25/03/2010

projeto animais que despertam nossa curiosidade EI

clip_image001

I-Educação Infantil

II-Justificativa

As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes às do homem. O estudo dos animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza. A criança sai do conceito eu para conhecer o outro, o que é muito saudável. Ao estudar os animais, os alunos aprendem sua própria natureza, as

particularidades do outro, o meio ambiente, a cidadania e a responsabilidade.

III-Perfil do grupo: Crianças de 5 anos de idade em processo de alfabetização, participativas e com grande interesse em aprender.

IV-Objetivos

Conceituais

- comparar os tipos de animais através da observação;

- refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;

- identificar as características específicas de cada grupo de animais;

- ampliar o vocabulário;

- identificar os nomes dos animais estudados.

Procedimentais

- coletar dados por meio de pesquisas e observações;

- elaborar sucatas;

- associar escrita de nomes, letras e textos;

- produzir trabalhos de artes;

- desenvolver a memória;

- classificar os animais;

- elaborar painéis.

Atitudinais

- preocupar-se com a preservação dos animais;

- classificar diferentes animais pelas suas características;

- socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;

- apresentar atitudes de cuidado e respeito com os animais.

- fazer cópias

V-Janelas

Linguagem oral e escrita;

Movimento;

Matemática;

Natureza e sociedade;

Artes visuais

VI-Etapas

1-Organizar as crianças em roda. Conversar sobre o nosso projeto. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais para confeccionarmos um mural. Pedir para a criança fazer um pergunta sobre um animal para fazermos uma pesquisa.

2-Ilustrar o texto da coruja

“A coruja tem olhos muito grandes que não se mexem, por isso sua cabeça fica balançando para ver tudo a sua volta. Tem um ouvido muito desenvolvido o que permite que encontre sua presa no meio da escuridão.”

3-Montar com letras encontradas em revistas os nomes dos animais (jacaré, moréia, morcego).

4-Cruzadinha com o nome de todos os animais.

5-Ligar os animais a seus nomes. (tamanduá, naja, jacaré)

6-Ligar os nomes dos animais com as palavras que rimam.(jacaré-pé, tubarão-coração, moréia-geléia, naja-viaja).

7-O que é o que é dos animais

8-Colocar em ordem as frases dos animais.

9-Desembaralhar os nomes dos animais (moréia, naja, morcego).

10-Completar os nomes dos animais com as letras que estão faltando.

11-Procurar no texto sobre morcegos as palavras em destaque.

“Os morcegos passam o dia pendurado de cabeça para baixo em árvores e grutas a dormir. Eles gritam quando voam. Saem todas as noites das grutas ao mesmo tempo. A maioria dos morcegos comem insetos.”

12-Copiar a história da moréia.

“A moréia é um peixe parecido com uma serpente. Tem uns dentes muito aguçados e alimenta-se de pequenos peixes. Passa o dia escondida e só sai à noite para alimentar-se.”

13-Fazer o morcego de sucata

14-Depois da leitura sobre o texto do tamanduá, fazer uma história coletiva.

“O tamanduá é um bicho diferente. Os tamanduás não têm dentes, eles usam suas garras para abrirem os formigueiros e depois usam sua língua comprida e pegajosa para chegar lá dentro. Ele pode apanhar 500 formigas só com uma lambida.”

15-Mostrar uma foto de um morcego, de uma naja e de um tubarão e pedir para as crianças reproduzirem os desenhos.

16-No texto sobre o tubarão procurar: Uma palavra que comece com s, Uma palavra com 9 letras. Uma palavra com 7 letras

“Os tubarões comem animais de qualquer tipo. Eles são muito velozes. Possuem

um bom sentido do olfato, por isso, encontram seus alimentos. Eles precisam

estar nadando o tempo inteiro senão afundam”.

17-Fazer um texto coletivo sobre a naja

“A naja não tem ouvidos. É a cobra famosa que os encantadores de serpentes

exibem nas praças. Seu veneno é muito violento. Ela se alimenta de roedores,

anfíbios e as vezes de passarinhos.”

Aproveitar e explicar o que é um anfíbio.

18-Fazer a cobra de sucata.

19-Copiar a história da preguiça.

“A preguiça é o animal mais vagaroso do mundo. Passa a maior parte do seu

tempo pendurada nas árvores de cabeça para baixo dormindo. Só acorda à noite

e muito pouco. A preguiça não tem dentes e só come folhas de embaúba”.

20-Procurar em revistas palavras que iniciem com as mesmas letras dos nomes

dos animais.

21-Caça palavras com todos os nomes dos animais.

22-Ilustrar o texto sobre o jacaré.

“Os jacarés passam a maior parte do seu tempo na água. São muito ferozes. Eles conseguem flutuar de maneira que seus olhos e narinas fiquem na superfície da água. Por isso os outros animais não conseguem ver os jacarés.”

23-Fazer o jacaré de sucata.

24-Apresentação final: exposição de todas as sucatas

VII-Avaliação: Observação do comportamento das crianças. Hábitos de trabalho,

relacionamento com os colegas e professora, cumprimento das atividades,

atitudes positivas e negativas com relação às atividades escolares,

capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo.

VIII-Duração: Aproximadamente um semestre