25/03/2010

Projeto – Cantos, contos e brincadeiras

Projeto – Cantos, contos e brincadeiras

1. Apresentação

Escola:

Período: Agosto, setembro e outubro de 2006

Turma: Jardim 2

Professora responsável: Vanessa

2. Justificativa

Toda a criança brinca. Ela necessita deste espaço para se desenvolver.

É brincando que os bebês descobrem como as coisas funcionam e assim começam a se relacionar com a vida, perceber os objetos e o espaço que seu corpo ocupa no mundo em que vive.

A criança simboliza. Brinca de faz-de-conta, representa papéis, “recria” situações que lhe foram agradáveis ou não. Só que quando a criança recria estas situações, faz da forma que ela suporta, não correndo riscos reais. Através do faz-de-conta, a criança traz para perto de si uma situação vivida e a adapta à sua realidade e necessidade emocional.

Assim sendo, usaremos, músicas, fábulas, lendas, histórias e antigos brinquedos e brincadeiras para transmitir a aprendizagem, unindo o lúdico ao agradável.

3. Objetivos

Que a criança:

3.1 – Valorize a leitura através do conhecimento de contos, histórias, lendas e fábulas, diversificando seu universo criativo.

3.2 – comece a incluir outras pessoas em suas brincadeiras brincando com o outro e não mais ao lado do outro.

3.3 – Conheça os brinquedos de antigamente e veja neles a riqueza de se criar com simples recursos.

3.4 – Se mostre tolerante às frustrações quando perde no jogo, percebendo o direito do outro, e entenda que o importante é brincar.

4. Conteúdos

4.1 – Conceituais

· Vivenciar brincadeiras antigas, construir brinquedos, sucatas ,descobrindo assim o prazer na simplicidade e na criatividade.

· Construir jogos, regras próprias e oralizá-los.

· Vivenciar histórias, contos e músicas, interessando-se assim, pelas atividades propostas em sala de aula e no dia a dia escolar.

· Incentivar o gosto pelas artes através da bibliografia de Cândido Portinari, artista cujas obras mostravam principalmente o brincar infantil.

· Conhecer a diversidade cultural das várias regiões do país percebendo que cada região possui suas características assim sendo, brincadeiras, músicas e brinquedos próprios.

· Conhecer diversas músicas, usando-as no cotidiano, diminuindo a timidez e ampliando sua oralidade.

· Construir brinquedos com suas próprias mãos, valorizando assim seu próprio trabalho.

· Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.

· Criar e inventar outras cantigas de roda.

4.2 – Procedimentais

· Ouvir músicas e historias relacionadas à diversidade cultural.

· Cantar com amigos e familiares as músicas aprendidas.

· Participar de danças típicas, ou temáticas.

· Confeccionar brinquedos artesanais.

· Confeccionar instrumentos musicais para a bandinha coletiva da turma que será usada durante o canto.

· Dramatizar histórias relacionadas ao projeto.

· Participar de jogos coletivos, e brincadeiras folclóricas.

· Reproduzir telas de Portinari de acordo com a interpretação individual de cada criança.

· Realizar atividades diversificadas no caderno que envolvam as histórias, músicas, e brincadeiras relacionadas ao tema do projeto.

· Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.

· Proporcionar a leitura e a escrita das canções.

· Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

4.3 – Atitudinais

· Proporcionar o brincar pelo prazer e não pela competição através das brincadeiras folclóricas e de pequenos jogos respeitando as regras e melhorando o convívio com as pessoas.

· Trazer para perto de si através do faz-de-conta, uma situação vivida adaptando-a a sua realidade e necessidade emocional.

· Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

· Valorizar o ato brincar, respeitando o próximo e as regras.

· Transmitir conhecimentos aprendidos para família, incentivando o brincar coletivo aumentando assim a afetividade.

· Vivenciar o companheirismo e o espírito de equipe em diversas situações.

· Conhecer brinquedos que hoje não são tão conhecidos, valorizando a simplicidade e a criatividade.

5. Desenvolvimento - Áreas do conhecimento

5.1 – Língua Portuguesa – escrita/oral

· Roda de conversa sobre os temas do projeto.

· Jogos envolvendo músicas, contos e jogos estudados.

· Narrações, poesias, quadrinhas, letras de músicas, adivinhas sobre o tema.

· Cruzadinhas, caça-palavras e atividades de ligar.

· Leitura de textos informativos de livros e internet sobre o assunto.

· Leitura de curiosidades sobre os brinquedos antigos, e sobre a vida de Candido Portinari.

· Nomes dos brinquedos, músicas e histórias aprendidas.

· Escrita das palavras enfatizando sempre: letra inicial, final, n° de letras e de sílabas.

· Escrita espontânea.

· Conhecimento de palavras e expressões usadas nas histórias e nas músicas.

· Nomes dos estados onde os brinquedos, músicas e histórias são oriundos.

· Poesias

· Pesquisas com pais, mães, avós sobre as antigas brincadeiras.

5.2 – Matemática

· Seqüências de formas e cores

· Formas geométricas (confecção de um livro de histórias)

· Situação problema envolvendo o tema e os numerais

· Jogo da memória (tema do projeto)

· Estatísticas (Número de personagens, números em parlendas, canções).

· Receitas (gastronomia das histórias contadas)

5.3 – Artes Visuais

· Confecção de brinquedos folclóricos (bilboquê, cavalo de madeira, diabolô, peteca, pipa, pe-de-lata)

· Cartazes com músicas, textos, nomes de personagens

· Releituras de obras do artista Candido Portinari que retratavam brincadeiras antigas

· Pintura a gesso (personagens das histórias, e das músicas)

· Modelagem com argila

· Confecção de convites para a exposição final

· Recorte, colagem, quebra-cabeça, desenho e pintura

· Confecção de máscaras

· Confecção de fantoches

· Confecção de instrumentos musicais para a banda do jardim 2

· Dramatização

· Fantoches

5.4 - Natureza e Sociedade

· Pesquisa com os pais e familiares sobre as brincadeiras e músicas do passado

· Conversas e relatos sobre os resultados da pesquisa

· Conversas e relatos das histórias e das músicas aprendidas

· Culinária dos contos de fadas (trazer para nossa mesa algum dos pratos das histórias)

· Pesquisa sobre os brinquedos, brincadeiras, músicas típicas do mundo através da internet e relato e apresentação para os alunos via computador

5.5 – Identidade e autonomia

  • Reconto de histórias
  • Desinibição diante da participação em dramatizações
  • Fazer seu próprio brinquedo

5.6 – Música

· músicas e danças relacionadas ao tema

· criação da banda do jardim 2

· campeonato de Karaoquê

5.7 – Movimento

· Jogos de antigamente

· Circuitos de obstáculos

· Caminhadas em torno da escola cantando as antigas músicas

· Coreografias a partir de músicas temáticas (forró, valsa, anos 60 etc)

6. Produção final:

· No final do projeto, haverá uma exposição de grande parte de atividades produzidas pelas crianças e também de uma coreografia e uma peça de teatro.

7. Sugestões de leitura

· Apostilas de jogos e brincadeiras (computador)

· Textos da pasta educação ( computador)

8. Recursos Materiais

· Projetos pedagógicos dinâmicos

· Coleção “Baú do professor”

· Coleção “Arte no cotidiano escolar”

· Internet (dados a coletar e posteriormente anexados ao projeto)