25/03/2010

projeto a escola entra em campo

3º ciclo do 1º segmento do Ensino fundamental
Matéria: Temas Transversais
Objetivo:
Desenvolverv competências no meio em que vive, assentado sobre a diversidade, a contextualização e a interdisciplinaridade, para sua inserção no mundo holístico.
Desenvolver e construir um raciocínio coerente, aguçando suav capacidade de argumentação ao expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Justificativa:
O objetivo dessa aula é levar o aluno a adquirir conhecimentos contextualizados, interagindo com o meio em que vive através de diferentes linguagens, conhecendo regras e técnicas do futebol, aceitando desafios para questionar a realidade problematizado-a, para se chegar a soluções e para tornar cidadãos críticos e participativos, utilizando diferentes linguagens para se expressar através de expressões e gírias futebolísticas, refletindo sobre as condutas humanas nas atitudes individuais e coletivas frente ao meio em que vive e acima de tudo sobre a importância do respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas, repudiando a discriminação e primando sempre pelo diálogo, pela cooperação, respeitando o outro, construindo sua identidade, canalizando o patriotismo e as regras de convivência, não só em sala de aula, mas em todos os momentos de nossas vidas.
Conteúdos:
Significado das palavras necessárias àv compreensão da música da Copa, com o uso de pistas contextuais;
Ampliaçãov do vocabulário, expressões típicas do futebol que saíram dos gramados para o cotidiano da nossa língua (Pisar na bola, driblar a situação, tirar o time de campo, estar na marca do pênalti, mandar para escanteio);
Textov extraverbal: Vinheta da Copa;
Produção de uma tabela com palavras, gírias ev expressões referentes ao futebol;
Cartaz com cena de faltas cometida em umv jogo.
Bandeira do Brasil com baner: O Penta é nosso!v

Estratégias:
Crachás com nomes dos alunos e professoras parav identificação.
Predição ou formulação de hipóteses quanto ao texto dav Vinheta da Copa, feita pela Globo, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos;
Pesquisa de opinião entre os alunos sobre regras dev convivência.
Debate sobre as regras do jogo, as quais os jogadores sãov submetidos e fazendo um paralelo das que devemos assumir em nosso dia-a-dia. A partir daí montar uma tabela do que pode e o que não pode ser feito em sala de aula.
Observação e discussão em dupla de uma gravura com situação quev envolva regras, após a discussão exercício para identificar os integrantes de um jogo.
Através de uma gravura onde estão dispostos os integrantes de umv jogo, enumerar as ações dos jogadores, que dentro desse contexto são animais.
Discussão sobre o patriotismo que surge na época da copa,v questionando por que não se mantém vivo em outros momentos.
Texte!! De olhov na Copa do Mundo, questões para competição entre dois grupos, Verde e Amarelo
Avaliação:
A avaliação será ser contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos, atividades escritas, observação, participação, interesse, cooperação, valorização e a capacidade de relacionar temas do cotidiano e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.
Bibliografia:
www.novaescola.com.br
www.klickeducacao.com.br
Revista Nova Escola / Abril de 2002
Livro: Gente da Escola Escola da Gente, Estudos Sociais
Autores: Marilia Barcelar, Irene Barcelos, Eliana Caboclo, José Silveira.