Atividades
- Textos informativos
- Músicas relacionadas ao tema
- Pesquisas
- Jogos
- Conversas e debates
- Preparação de palestras e /ou entrevistas
- Confecção de murais e cartazes
- Recorte e colagem de gravuras , palavras
- Cartazes com regras de higiene
- Caça - palavras
- Palavras Cruzadas
- Quebra-cabeça
- Bonecos
- Calendários
- Literatura infantil
- Atividades Matemáticas
- Fichas com palavras e novos vocabulários
- Dobraduras
- Dinâmicas de grupo
- Seqüência de figuras (ordenação)
- Reprodução de histórias
- Recontos
- Desenhos
Apresentação do projeto:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.
O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.
Objetivos:
- Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
- Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
- Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
- Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
- Estabelecer uma relação com a sociedade;
- Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
- Conhecer seus antepassados;
- Identificar tipos de moradia e formas de construções;
- Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Procedimentos:
- Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Ler diferentes tipos de textos;
- Produzir textos;
- Realizar atividades diárias de higiene;
- Entender o papel da escovação dentária;
- Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
- Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
- Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
- Montar painéis;
- Construir cartazes;
- Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
- Elaborar com os alunos regras de higiene;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Dramatizar histórias;
- Organizar entrevistas e pesquisas;
- Registrar experiências vividas pelo grupo.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
- Leitura e interpretação de texto e histórias;
- Formação de palavras e frases;
- Produções de texto;
- Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)
- Introdução a letra cursiva;
- Ordem alfabética;
- Pontuação
- Rimas
- Gênero, número e grau do substantivo
- Sílabas e números de letras.
Matemática
- Seqüência numérica;
- números pares e ímpares;
- Ordem crescente e decrescente;
- Números ordinais;
- Noções das 4 operações fundamentais;
- Situações- problemas;
- Formas geométricas;
- Altura, peso, maior, menor
- Sucessor e antecessor
Ciências
- Partes do corpo;
- Cuidados com o corpo ;
- Prevenção as doenças;
- Órgãos do sentido e suas utilidades;
- Cuidados ao meio ambiente;
- Limpeza e conservação do meio onde vivem.
História e Geografia
- Árvore genealógica;
- Membros Integrante da família;
- Localização da moradia;
- Partes da casa;
- Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
- Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
Atividades
- Textos informativos
- Músicas relacionadas ao tema
- Pesquisas
- Jogos
- Conversas e debates
- Preparação de palestras e /ou entrevistas
- Confecção de murais e cartazes
- Recorte e colagem de gravuras , palavras
- Cartazes com regras de higiene
- Caça - palavras
- Palavras Cruzadas
- Quebra-cabeça
- Bonecos
- Calendários
- Literatura infantil
- Atividades Matemáticas
- Fichas com palavras e novos vocabulários
- Dobraduras
- Dinâmicas de grupo
- Seqüência de figuras (ordenação)
- Reprodução de histórias
- Recontos
- Desenhos
Material didático/ recursos
- Livros didáticos,
- CDs/ som
- Sucatas
- Papéis diversos
- Internet/computador/softwares
- Folhas xerocadas
- Tintas e pincéis
- Lápis coloridos e giz de cera
- Hidrocor
- Máquina fotográfica
- Painéis
- Vídeo
- Revista/ jornais
- Livros de literatura infantil
- Cola
- Tesoura
- Tecidos
- Produtos de higiene
- Produtos de limpeza
- Argila
- Espelho
Eventos relacionados ao projeto:
- Exposição dos bonecos de cada criança
- Palestras com médicos ou dentistas
- Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema
- Dramatização de peças com bonecos, fantoches
- Exposição de fotos do Projeto;
- Exposição de cartazes confeccionados.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
- Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
- Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
- Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.