25/03/2010

projeto identidade

Atividades

  • Textos informativos
  • Músicas relacionadas ao tema
  • Pesquisas
  • Jogos
  • Conversas e debates
  • Preparação de palestras e /ou entrevistas
  • Confecção de murais e cartazes
  • Recorte e colagem de gravuras , palavras
  • Cartazes com regras de higiene
  • Caça - palavras
  • Palavras Cruzadas
  • Quebra-cabeça
  • Bonecos
  • Calendários
  • Literatura infantil
  • Atividades Matemáticas
  • Fichas com palavras e novos vocabulários
  • Dobraduras
  • Dinâmicas de grupo
  • Seqüência de figuras (ordenação)
  • Reprodução de histórias
  • Recontos
  • Desenhos

Apresentação do projeto:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.
O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.

Objetivos:

  • Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
  • Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
  • Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
  • Estabelecer uma relação com a sociedade;
  • Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
  • Conhecer seus antepassados;
  • Identificar tipos de moradia e formas de construções;
  • Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.

Procedimentos:

  • Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Ler diferentes tipos de textos;
  • Produzir textos;
  • Realizar atividades diárias de higiene;
  • Entender o papel da escovação dentária;
  • Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
  • Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
  • Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
  • Montar painéis;
  • Construir cartazes;
  • Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
  • Elaborar com os alunos regras de higiene;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Dramatizar histórias;
  • Organizar entrevistas e pesquisas;
  • Registrar experiências vividas pelo grupo.

Conteúdos relacionados ao projeto:

Português

  • Leitura e interpretação de texto e histórias;
  • Formação de palavras e frases;
  • Produções de texto;
  • Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)
  • Introdução a letra cursiva;
  • Ordem alfabética;
  • Pontuação
  • Rimas
  • Gênero, número e grau do substantivo
  • Sílabas e números de letras.

Matemática

  • Seqüência numérica;
  • números pares e ímpares;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Números ordinais;
  • Noções das 4 operações fundamentais;
  • Situações- problemas;
  • Formas geométricas;
  • Altura, peso, maior, menor
  • Sucessor e antecessor

Ciências

  • Partes do corpo;
  • Cuidados com o corpo ;
  • Prevenção as doenças;
  • Órgãos do sentido e suas utilidades;
  • Cuidados ao meio ambiente;
  • Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia

  • Árvore genealógica;
  • Membros Integrante da família;
  • Localização da moradia;
  • Partes da casa;
  • Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
  • Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);

Atividades

  • Textos informativos
  • Músicas relacionadas ao tema
  • Pesquisas
  • Jogos
  • Conversas e debates
  • Preparação de palestras e /ou entrevistas
  • Confecção de murais e cartazes
  • Recorte e colagem de gravuras , palavras
  • Cartazes com regras de higiene
  • Caça - palavras
  • Palavras Cruzadas
  • Quebra-cabeça
  • Bonecos
  • Calendários
  • Literatura infantil
  • Atividades Matemáticas
  • Fichas com palavras e novos vocabulários
  • Dobraduras
  • Dinâmicas de grupo
  • Seqüência de figuras (ordenação)
  • Reprodução de histórias
  • Recontos
  • Desenhos

Material didático/ recursos

  • Livros didáticos,
  • CDs/ som
  • Sucatas
  • Papéis diversos
  • Internet/computador/softwares
  • Folhas xerocadas
  • Tintas e pincéis
  • Lápis coloridos e giz de cera
  • Hidrocor
  • Máquina fotográfica
  • Painéis
  • Vídeo
  • Revista/ jornais
  • Livros de literatura infantil
  • Cola
  • Tesoura
  • Tecidos
  • Produtos de higiene
  • Produtos de limpeza
  • Argila
  • Espelho

Eventos relacionados ao projeto:

  • Exposição dos bonecos de cada criança
  • Palestras com médicos ou dentistas
  • Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema
  • Dramatização de peças com bonecos, fantoches
  • Exposição de fotos do Projeto;
  • Exposição de cartazes confeccionados.

Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
  • Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
  • Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.