25/03/2010

PROJETO LIVRO NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM


 1-PROJETO


 Este projeto analisa um assunto que vem sendo cada vez mais debatido nos dias atuais: o do preconceito social e/ou racial. Esse tema dissemina-se rapidamente, principalmente pelo fato da sociedade ter passado a exigir um maior comprometimento e solidariedade social, pedindo cada vez mais uma postura política e eticamente correta e socialmente justa, independente da raça, cor, religião ou situação econômica dos envolvidos. Nesse novo contexto, a sociedade não está mais voltada apenas para a satisfação pessoal e sim para o coletivo e a escola, inserida nessa sociedade, deve discutir de forma lúdica, mas séria e responsável, levando os alunos à reflexão a partir dos fatos. 


  1.2-OBJETIVOS:


 •              Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola; 


•              Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro e fora da família; 


•              Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo; 


•              Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos; 


•              Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem


entre as pessoas; 


•              Abordar um problema social que é camuflado nos dias de hoje na nossa


sociedade;


•              Estimular a reflexão sobre esse assunto.


 1.3-METODOLOGIA


      Escolhemos a metodologia construtivista por considerarmos ser a mais adequada, pois promove uma proposta lúdica e concreta de ensinar, possibilitando aos alunos uma interação total, facilitando assim a compreensão do conteúdo apresentado e a realização das atividades propostas.


 2-INTRODUÇÃO


    Sendo um projeto educacional,  tentamos propiciar um momento investigativo-dialógico: isto é, um momento no qual as crianças  refletissem melhor (poucas são as pessoas que se questionam e refletem sobre os preconceitos que presenciam e/ou vivenciam) e promovemos essa valiosa oportunidade para que as crianças aprendessem a fazer isso,  compartilhada e dialogicamente, para que, desenvolvendo o discernimento sobre o tema escolhido, passassem a analisar os fatos, podendo optar por agir criticamente contra posturas preconceituosas e que a realização dessa experiência possa e deva encaminhar para uma conduta individual cada vez melhor.


 Assim, procuramos humildemente provocar a reflexão, seja para questionar na escola, em casa e/ou na vida e, desta forma, contribuir de maneira importante para a formação de cidadãos mais completos, conscientes e éticos, no exercício da sua capacidade de julgamento, elemento fundamental de uma sociedade mais justa e igualitária.


Nossa proposta, ao escolhermos trabalhar com o livro NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM,de Regina Otero e Regina Rennó,  foi também incentivarmos o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas coletivamente e diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos (normalmente presente entre crianças desta faixa etária: de 6 a 11 anos) . 


Inicialmente, fizemos a apresentação do livro NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM e ressaltamos o amor ao próximo.     


Em seguida, fizemos a leitura preditiva do livro e uma breve interpretação coletiva e oral do texto. 


Perguntamos às crianças o que entenderam sobre a estória e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.


Falamos sobre a celebração da amizade, que viver em fraternidade é melhor que brigar. E que uma das maneiras de viver bem é sendo honesto e falando a verdade. 


Conversamos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser, que cada um possui características próprias e como é importante saber respeitá-las.


E a partir da percepção das nossas diferenças, reconhecermos os valores dos outros e, principalmente, a necessidade de ajudarmos, para vivermos sempre em união, pois é muito bom saber trabalhar com o colega.


 Sugerimos então as seguintes atividades:


 •              de pesquisar pessoas diferentes em revistas velhas,  recortando e colando na folha de sulfite.


•              Depois, incentivando a criatividade, pedimos que desenhassem sobre o projeton que estamos desenvolvendo.


•              E, para concluir, propusemos uma dobradura divertida e colorida que expressasse a nossa alegria com a realização deste trabalho.


•              3.0-ATIVIDADES


                3.1- ATIVIDADE 1- COLAGEM: procedimentos e estratégias.


 Material 


•              Livro Ninguém é igual a Ninguém de Regina Otero e Regina Rennó.; 


•              Textos diversificados sobre o tema  Amizade e Fraternidade; 


•              Revistas para recortar.


•              Tesoura e cola


•              Revistas para recortar.


 Execução 


 •              Sensibilização: 


 Sendo um projeto interdisciplinar que aborda as disciplinas de CMES: Geografia e História do Ensino Fundamental, coordenamos as atividades com a leitura preditiva do livro NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM de Regina Otero e Regina Rennó.


•              Este projeto tencionará desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo. 


 •              Concretização: 


 * Para estimular a criatividade dos alunos, após a leitura, pedimos que procurassem em revistas figuras que pudessem expressar o conteúdo apresentado, recortassem e colassem na folha de atividades.


•              Incentivando a leitura compartilhada por meio do livro e valorizando a pesquisa.


 3.2-ATIVIDADE  2


 •              2.3- DESENHO: procedimentos e estratégias.


 Material 


•              Lápis de cor;


•              Folha de atividade;


 Execução 


 •              Sensibilização: 


  coordenamos esta atividade, promovendo a criatividade de cada criança através do desenho individual, possibilitando que se sentissem livres para a aplicação natural e sincera de uma linguagem não-verbal sobre o complexo conteúdo abordado.


•              Concretização: 


 Elas desenharam, transferindo suas idéias sobre a confraternização para a folha de atividades.


 3.3-ATIVIDADE  3


 •              2.1- DOBRADURA: procedimentos e estratégias.


Material 


•              Lápis de cor;


•              Folha de sulfite para recortar;


•              Folha de atividade.


•              Tesoura e cola


Execução 


•              Sensibilização: 


 nesse terceira proposta, procuramos levar às crianças uma outra possibilidade de expressão que foi bastante apreciada: trabalhar com dobradura.


•              Concretização: 


 Elas se saíram brilhantemente, desenhando as feições e tentando retratar com riqueza de detalhes a diversidade populacional que encontramos em nosso país