25/03/2010

PROJETO LIXO

PROJETO LIXO

PROJETO CONHECENDO O LIXO
FAIXA ETÁRIA: 6 ANOS
PROFESSORAS:
PERIODICIDADE: SEMANAL
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
DURAÇÃO: 3 MESES
JUSTIFICATIVA
No bairro onde a escola está localizada existe um ECOPONTO(conteiners apropriados e devidamente identificados para coleta seletiva do lixo) através do qual é realizada a COLETA SELETIVA DE LIXO, porém percebe-se que a comunidade tem dificuldade em realiza-la e utilizar o ecoponto de forma correta. Pretendemos com este trabalho, desenvolver nos alunos e conseqüentemente em todos do seu convívio, o interesse, a importância e a necessidade em realizar este tipo de coleta do lixo, tanto para posterior reciclagem do material,quanto para que este procedimento se torne instrumento de efetiva atuação local.
OBJETIVOS:
Compreender que os problemasª ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas;
Possibilitar aosª alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade;
Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problemaª do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo, na escola, em casa e espaços em comum.
CONTEÚDOS:
Manutenção e preservação dos§ espaços coletivos e meio ambiente;
Coleta seletiva de lixo;§
Reciclagem§ de materiais;
Estudo do meio.§

RECURSOS E MATERIAS:
• Livros didáticos e paradidáticos sobre o assunto;
• Audiovisual sobre o lixo e a reciclagem;
• Passeio pedagógico ao Centro de Ecologia e Cidadania;
• Lixeiras seletivas nas salas.
ETAPAS PREVISTAS:
Roda de conversa para apresentação do© projeto; Compartilhar objetivos e produto final; Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto através de questionamentos orais com registro(realizado pela professora) das informações levantadas;
Livro de© história sobre reciclagem e registro( dos alunos) através de desenho – ½ folha de sulfite; Roda de conversa sobre o estudo do meio(passeio à praça para visita ao ecoponto instalado no bairro) e necessidade da autorização dos pais para este passeio;
: Estudo do meio (visita ao ecoponto); Registro do passeio através© de um texto coletivo onde a professora desempenhará o papel de escriba;
© Leitura do livro “COELHOS” que trata especificamente dos conteiners para a coleta; Colocação das lixeiras nas salas;
Roda de conversa sobre© especificidades de cada contêiner para coleta seletiva; Recorte e colagem de cada tipo de material em seu respectivo contêiner;
Roda de conversa sobre a© coleta seletiva em espaços da escola (lanche, secretaria, sala de aula, cozinha...); Coleta seletiva no lanche;
Texto coletivo sobre a coleta© seletiva do lixo;
Audiovisual com debate;©
Trazer um material de casa© “limpo” para ser reciclado na escola – colocação nas respectivas lixeiras;
© Passeio ao Centro de Ecologia e Cidadania;
Apreciação dos registros com© fotos e desenhos;

Montagem do painel;
Apresentação do resultado do projeto para as outras turmas.