25/03/2010

projeto maternal cores e formas

clip_image001

1) Tema: Brincando com Cores e Formas

2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança

conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que

vive.

3) Justificativa

Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,

contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e

formas, possibilitando a criança identifica-las.

4) Perfil do grupo

Crianças de dois e três anos de idade, participativas e curiosas em contínuo

processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

5) Objetivos

- Conceituais:

• Identificar cores e formas.

• Nomear cores e formas.

• Ampliar vocabulário.

Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.

• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

- Procedimentais:

• Conhecer e nomear cores e formas.

• Aprender a usar as cores.

• Reproduzir cores e formas.

• Ampliar vocabulário.

• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.

• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de

expressão.

• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,

da colagem e da construção.

• Ampliar o conhecimento do mundo.

• Desenhar a partir do que foi observado.

- Atitudinais:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.

• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.

• Deleitar-se no momento de desenhar.

• Apreciar as artes visuais.

• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

6) Janelas:

• Linguagem oral e escrita.

• Artes visuais.

• Natureza e sociedade.

• Matemática.

• Movimento.

• Música.

7) Etapas

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e

interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre

as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).

- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando

suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico

(a cor da roupa da criança, etc.).

- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em

recipiente transparente para que observem o resultado.

- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir

que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:

Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais

suas cores?, Etc.

- Ouvir a música arco íris (Xuxa)

- Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança

na música;

- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;

- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;

- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.

- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.

- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.

- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.

- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.

- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar

as cores novas que descobriu;

- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;

- Brincar com massinha nas cores do arco íris;

- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando

mistura de cores de tinta guache com buchinha.

- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos

(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem

de peixinhos feitos com furador.

- Organizar um aquário na sala com um peixinho;

- Escolher um nome para o peixinho;

- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e

como proceder;

- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.

- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;

- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que

a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;

- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho

para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa

Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.

- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as

crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem

esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;

- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,

identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas

geométricas usadas;

- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e

cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os

colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos

cantinhos.

- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma

deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas

crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;

- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado

apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.

- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha

e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.

- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um

caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.

- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos

coloridos;

- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma

pinte como quiser.

- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.

Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários

amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar

um mosaico da bandeira.

- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.

- Realizar brincadeira no salão: usar um grande lençol e várias bolinhas

coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol

e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e

propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.

Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor

para guardar.

- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.

- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo

azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado

vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...

8) Avaliação

• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de

etapas.

9)Duração

• Aproximadamente dois meses junto com outras atividades trabalhadas também, ou seja, esse projeto NÃO deve ser trabalhado isoladamente !