25/03/2010

Projeto: Pré-adolescência

Escola Municipal “Olavo de Oliveira Ferreira”

Série:4ª

Projeto: Pré-adolescência

Tema: Tempo de namorar

Objetivos:

  • Refletir sobre as relações de amizade e “namoro”.
  • Dar oportunidade ao aluno de verbalizar as expectativas desta fase da vida.
  • Refletir a respeito das transformações que ocorrerão nesta fase.
  • Dar oportunidade à expressão de idéias e sentimentos pessoais a respeito do amor.

Duração:

04 (horas) aula

Desenvolvimento:

Estudo do texto: O primeiro amor

  • Vocabulário
  • Interpretação escrita
  • Redação; Carta
  • Gramática Relacionamento

O primeiro amor

No dia seguinte, Chiquita vai para a escola sozinha. Ela estava magoada envergonhada...

Logo que colocou a mochila embaixo da carteira, Chiquita encontrou um bilhete. Leu ficou vermelha, colocou no bolso, não mostrou para as amigas.

Ficou distraída o tempo todo, estava morrendo de vontade de reler aquelas palavras. Ela mal podia ver, não esperava por aquela revelação. Não podia dizer que estivesse achatado ruim, pelo contrário... Mal conseguia se conter para não olhar para o lado esquerdo e encontrar aquele olhar. A professora explicava sobre o universo e ela viajava.

Ainda bem que a professora estava empolgada explicando sobre os planetas.

Apesar de estar preocupada com outra coisa Chiquita tinha medo de acabar saindo-se mal nas avaliações. Seria um escândalo. Logo ela, tão boa na matéria de ciências! Agora estava distante, só pensava em poemas românticos. Os bilhetinhos estava no bolso, uma vontade de ler novamente. Interessante, era um bilhete comum por que significa tanto?

Não tão comum assim, trazia uma declaração de amor e um convite para um bate papo na portaria da escola às doze horas, se ela quisesse namorar de verdade.

Pedrinho era um amigo de infância será que ela deveria responder p bilhete?

No banheiro talvez, durante o intervalo. Chiquinha não teve dúvidas, escreveu o bilhetinho.

Quando Pedrinho retornou, a resposta estava na carteira, bem dobradinho embaixo de estojo. Quase no fim da aula, Chiquita olhou para trás e encontrou o olhar de Pedrinho. Quantas vezes eles se olharam, mas aquele olhar era diferente...Tocaram sorrisos, uma certa ternura... A professora percebeu e pediu que Chiquita olhasse para frente. Ela estava explicando sobre a pesquisa da semana, todas as questões estavam relacionadas com a matéria do dia “Descobrindo os mistério do Universo”.

2- Preencha o quadro abaixo:

Estas palavras

Eu não entendi

Agora descobri o

Significado delas.

   

3- Interpretação escrita:

a) Qual foi a reação de Chiquita ao receber o bilhete?

b) O que você imagina estar escrito no bilhete?

c) Por que esse bilhete erão tão importante para Chiquita?

d) Que decisão Chiquita tomou durante o intervalo para a merenda?

e) Explique, com suas palavras, a frase do texto.

“Quantas vezes eles se olharam, mas aquele olhar era diferente”...

Redação:

Agora, escreva uma cartinha para um suposto “namorado(a)”. Expresse nesta carta, todo o seu sentimento. Ele não precisa ser real agora, quem sabe no futuro...