05/03/2010

Projeto Sem Água não há Vida

PROJETO SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA

A água em nosso corpo

Você sabia que a quantidade de água que temos em nosso corpo corresponde a 70% do nosso peso?

Essa água é utilizada de várias maneiras: como meio de transporte dos nutrientes, como meio onde ocorrem as transformações de materiais que mantêm o organismo funcionando, como condutor dos restos tóxicos que saem do organismo.

Diariamente perdemos cerca de 2 litros de água, eliminando-a pela transpiração, pela respiração, pela urina.

Para que o organismo não fique desidratado, essa quantidade de água precisa ser reposta. Isso ocorre quando ingerimos água ou alimentos que contêm água..

v                      Um copo de água tem 250 ml de líquido. Quantos copos de água uma pessoa deve tomar por dia para satisfazer as necessidades básicas do organismo?

ALIMENTO

ÁGUA (VOLUME)

1 cacho de uva (350 g)

280 ml

1 pote de iogurte (200 g)

160 ml

1 laranja (180 g)

160 ml

1 batata cozida (150 g)

120 ml

1 maçã (150 g)

120 ml

100 g de alface

95 ml

100 g de tomate

95 ml

100 g de brócolis

90 ml

100 g de beterraba

90 ml

1 fatia de melão (90 g)

85 ml

100 g de espinafre

80 ml

100 g de macarrão

70 ml

100 g de carne

55 ml

v                      Quem segue uma dieta normal com café da manhã, lanche, almoço, outro lanche e jantar consome de 500 a 800 ml de água. Nesse caso, quantos copos de água a pessoa precisa tomar em um dia para satisfazer sua necessidade diária?

A quantidade de água presente nos alimentos varia bastante. Observe na tabela ao lado quanto de água você estará ingerindo ao consumir certos alimentos.

ALIMENTO

ÁGUA (VOLUME)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

v                      Na tabela a quantidade de alguns alimentos é diferente de 100 gramas. Faça os cálculos e descubra quantos mililitros de água há em 100 gramas desses alimentos e monte uma nova tabela com os valores aproximados encontrados.

Quando há falta de água em nosso organismo, sentimos sede. Essa sensação é resultado da mensagem enviada pelo cérebro ao organismo, lembrando-o da necessidade de reposição de água, que, caso não ocorra, pode resultar em desidratação.

v                      Pesquise o que é desidratação.

 

A água de beber

A água que se bebe deve ser tratada. Isso significa que, para não fazer mal à saúde, a água fornecida à população das cidades precisa passar por um tratamento que garanta que ela esteja livre de sujeira e micróbios. Desse processo faz parte a adição de cloro à água e, em muitas cidades, também flúor, para prevenir as cáries dentárias.

Nas regiões onde a água não é tratada, as pessoas devem adquirir o costume de ferver a água durante dois minutos e, depois de fria, agitá-la bem; ou adicionar a cada litro de água 1 ou 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, que é distribuído nos postos de saúde ou pode ser adquirido em farmácias.

v                      Faça uma pesquisa para saber por que a adição de hipoclorito de sódio à água torna-a própria para o consumo humano.

 

Onde está a água do planeta?

A água é tão abundante no nosso planeta, que ocupa 71% da sua superfície. Entretanto 97,2% dessa água é salgada e está nos oceanos e mares. Dos 2,8% de água doce, 2,2% encontram-se em forma de geleiras e neves eternas e apenas 0,6%acha-se no ar (na forma de vapor ou nuvens), em lagos, rios ou lençóis subterrâneos.

Assim,de toda água do planeta, uma quantidade muito pequena é de fácil acesso e própria para o consumo humano.

v                      Faça um gráfico de colunas com os dados apresentados acima.

 

Economia doméstica

Um banho de ducha com duração de 15 minutos consome 135 litros de água. Um banho de chuveiro elétrico com o mesmo tempo de duração consome 30% a menos de água.

RESPONDA:

a)                                             Quantos litros de água gasta um banho de 15 minutos com chuveiro elétrico?

b)                                             Um banho de ducha, com duração de 10 minutos, consome quantos litros de água?

c)                                              Qual a diferença de consumo entre a ducha e o chuveiro elétrico em um banho de 15 minutos?

d)                                             E em um banho de 10 minutos?

Em uma lavagem de um carro em 30 minutos com mangueira, são gastos até 560 litros de água. Usando-se balde, economiza-se 90% de água.

RESPONDA:

a)                                               Quantos litros são economizados, trocando-se a mangueira pelo balde na lavagem de um carro em 30 minutos?

b)                                               Como fazer para economizar um pouco mais?

Quando alguém escova os dentes com a torneira aberta durante todo o tempo, gasta até 80 litros de água. Se você abrir a torneira só na hora de enxaguar a boca, economiza 25% de água.

RESPONDA

a)                                              Quantos litros de água são economizados abrindo a torneira só na hora de enxaguar a boca?

b)                                              Represente em forma de fração o gasto de água de alguém que escova os dentes abrindo a torneira só na hora de enxaguar a boca.

v                      Calcule as porcentagens indicadas e faça um cartaz incentivando a economia de água nas situações mencionadas.

v                      Junto com os colegas, promova na escola uma campanha pela economia de água. Utilizem na campanha os cartazes que vocês fizeram.

 

Fatos importantes relacionados à água

§                                   Potes de barro surgiram por volta de 9000 a.C.

§                                   A irrigação começou a ser utilizada em 5000 a.C., na Mesopotâmia e no Egito, juntamente com os canais de drenagem de áreas pantanosas do delta do Nilo e dos leitos dos rios Tigre e Eufrates.

§                                   A cerâmica propriamente dita (com o surgimento do pote de barro cozido) apareceu em 7 000a.C. e passou a ser fundamental para o armazenamento da água.

§                                   A primeira represa para armazenar água foi construída no Egito, em 2900 a.C., para abastecer a capital. A primeira represa de pedra foi construída pelos assírios, em 1 300a.C.

§                                   O primeiro sistema eficiente de distribuição de água surgiu em 2 500a.C., na Índia, e incluía canais para levar água às casas e um sistema completo de coleta de esgoto.

§                                   O primeiro aqueduto conhecido foi construído em 700a.C., para abastecer a cidade de Jerusalém. Em 691a.C., na Assíria, foi construído um canal de 80 km e um aqueduto de 330 m.

§                                   A primeira usina de dessalinização surgiu no Chile no século XVIII. Em 1949 foi instalada no Kuwait uma usina de dessalinização com grande capacidade de produção.

§                                   A primeira estação de tratamento de água foi inaugurada em 1829, em Londres.

§                                   A adição de cloro à água teve início no século XIX, e a do flúor, em 1951.

§                                   Dois físicos americanos descobriram um meio de provocar chuvas artificiais em 1946.

v                      Pesquise o significado de:

a)                                                               represa;

b)                                                               coleta de esgoto;

c)                                                                 aqueduto;

d)                                                               usina de dessalinização;

e)                                                               estação de tratamento de água;

f)                                                                  chuvas artificiais.

v                      Faça uma linha do tempo e situe nela os fatos acima relacionados à água. Crie uma legenda para indicar o tempo antes de Cristo e depois de Cristo.