25/03/2010

projeto sobre carnaval

alunos atendidos: primeira série

objetivos:

Deseja-se que a criança seja capaz de:

- Reconhecer o Carnaval como a maior expressão da cultura e da arte do povo brasileiro;

- Expressar-se livremente sobre o tema;

- Observar e participar culturalmente desta manifestação folclórica;

Desenvolvimento:

• Atividades lúdicas:

- Vídeo informativo

- Biblioteca (textos informativos)

- Ed. Artística: A arte presente no carnaval, (quebra cabeça com o tema).

- Ed. Física: Músicas e dança - baile de carnaval

Português

- Músicas de carnaval

- Palavras relativas ao carnaval

- Vogais encontradas nas letras, encontros vocálicos, consoantes.

- Pesquisa sobre as escolas de samba de São Paulo preferida das crianças

- Pesquisa sobre o que as crianças sabem sobre as manifestações carnavalescas no Brasil

• Matemática

- A escola mais votada entre as crianças

- As escolas vencedoras de São Paulo e Rio de Janeiro

- As cores do carnaval

- As formas geométricas

- numerais

- Valor do dinheiro (0,1; 0,5; 0,10; 0,50 centavos e 1 real).

• História e Geografia

- O Carnaval no Brasil

- Os sambódromos

- Carnaval, a expressão popular.

- O trabalho dos envolvidos nos trabalhos das escolas de samba e de rua

• Ciências

- As campanhas existentes em relação aos agravos à saúde a pela não observância dos excessos cometidos durante o carnaval

• Avaliação

- Foi realizada uma Avaliação Diagnóstica UNIFICADA para todas as crianças das 1a.s séries com o objetivo de se fazer uma observação do nível de alfabetização em que eles estavam.

- Observação da participação nas atividades em grupo e desempenho individual

PROJETO CARNAVAL DO BRASIL

Justificativa:

Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:

Levar as crianças através deste projeto a:

* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:

* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;

* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;

* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;

* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;

* Desenvolver o gosto pela leitura;

* Trabalhar o raciocínio e a memória;

* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;

* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;

* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;

* Estimular o ritmo;

* Despertar e educar a atenção e a observação;

* Proporcionar liberdade de auto-expressão;

* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;

* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;

* Trabalhar com seqüência de numeração;

* Desenvolver a percepção usual do número;

* Trabalhar com psicomotricidade;

* Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos:

* O Carnaval;

* Linguagem oral e escrita;

* O fazer artístico;

* Apreciação musical

* Expressividade

* Equilíbrio e coordenação;

* Número e sistema de numeração

Estratégias:

*Música

* Poemas;

* Parlendas;

* Painéis;

* Pesquisa;

* Dança,

* Desenho;

* Pintura;

* Festa de carnaval;

* Brincadeiras infantis;

* Jogos diversos;

* Ditado;

* Recorte e colagem;

* Carta enigmática

* Literatura infantil;

* Vídeos;

* Cds;

* Fantoches;

* Máscaras;

* Murais informativos;

* Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma:

Quinze dias.

Alunos atendidos: Jardim e Pré escola

PROJETO CARNAVAL

Alunos atendidos: Pré II

Mês de atuação: FEVEREIRO

Dias de aplicação: terças e quintas-feiras

Objetivos:

Conhecer as características do Carnaval;ü

Promover a socialização dos alunos;ü

Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;ü

Descrição do projeto:

Rodinha: Como é esta festa?

Como são as vestimentas?

E a música, como é?

Quem já ouviu marchinhas de carnaval?

Músicas: Marchinhas de Carnaval.

Artes: Confecção de máscaras e enfeites:

Criação de fantasias de Carnaval através de recortes de revistas;

Atividades integradas: Introdução das letras que iniciam algumas palavras do projeto como: C de Carnaval, M de Máscara e F de Fantasia;

Leitura de poemas:

Atividades de percepção;

Assistir um desfile de Carnaval;

Recorte/colagem/pintura;

Culminância: Um baile de Carnaval (matinê) na escola. Estarão caracterizados para o baile.

Recurso de apoio: VIDEO - Gravação de um desfile de escola de samba;

CD de marchinhas de Carnaval.