alunos atendidos: primeira série
objetivos:
Deseja-se que a criança seja capaz de:
- Reconhecer o Carnaval como a maior expressão da cultura e da arte do povo brasileiro;
- Expressar-se livremente sobre o tema;
- Observar e participar culturalmente desta manifestação folclórica;
Desenvolvimento:
• Atividades lúdicas:
- Vídeo informativo
- Biblioteca (textos informativos)
- Ed. Artística: A arte presente no carnaval, (quebra cabeça com o tema).
- Ed. Física: Músicas e dança - baile de carnaval
Português
- Músicas de carnaval
- Palavras relativas ao carnaval
- Vogais encontradas nas letras, encontros vocálicos, consoantes.
- Pesquisa sobre as escolas de samba de São Paulo preferida das crianças
- Pesquisa sobre o que as crianças sabem sobre as manifestações carnavalescas no Brasil
• Matemática
- A escola mais votada entre as crianças
- As escolas vencedoras de São Paulo e Rio de Janeiro
- As cores do carnaval
- As formas geométricas
- numerais
- Valor do dinheiro (0,1; 0,5; 0,10; 0,50 centavos e 1 real).
• História e Geografia
- O Carnaval no Brasil
- Os sambódromos
- Carnaval, a expressão popular.
- O trabalho dos envolvidos nos trabalhos das escolas de samba e de rua
• Ciências
- As campanhas existentes em relação aos agravos à saúde a pela não observância dos excessos cometidos durante o carnaval
• Avaliação
- Foi realizada uma Avaliação Diagnóstica UNIFICADA para todas as crianças das 1a.s séries com o objetivo de se fazer uma observação do nível de alfabetização em que eles estavam.
- Observação da participação nas atividades em grupo e desempenho individual
PROJETO CARNAVAL DO BRASIL
Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Levar as crianças através deste projeto a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração
Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Cronograma:
Quinze dias.
Alunos atendidos: Jardim e Pré escola
PROJETO CARNAVAL
Alunos atendidos: Pré II
Mês de atuação: FEVEREIRO
Dias de aplicação: terças e quintas-feiras
Objetivos:
Conhecer as características do Carnaval;ü
Promover a socialização dos alunos;ü
Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;ü
Descrição do projeto:
Rodinha: Como é esta festa?
Como são as vestimentas?
E a música, como é?
Quem já ouviu marchinhas de carnaval?
Músicas: Marchinhas de Carnaval.
Artes: Confecção de máscaras e enfeites:
Criação de fantasias de Carnaval através de recortes de revistas;
Atividades integradas: Introdução das letras que iniciam algumas palavras do projeto como: C de Carnaval, M de Máscara e F de Fantasia;
Leitura de poemas:
Atividades de percepção;
Assistir um desfile de Carnaval;
Recorte/colagem/pintura;
Culminância: Um baile de Carnaval (matinê) na escola. Estarão caracterizados para o baile.
Recurso de apoio: VIDEO - Gravação de um desfile de escola de samba;
CD de marchinhas de Carnaval.