07/03/2010

SARAU PO+ëTICO

 

PROJETO  SARAU POÉTICO

 

DURAÇÃO:mês de abril

PRODUTO FINAL: apresentação das poesias, escolhidas pelos alunos, em um sarau poético.

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores.

A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos.

As poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.

Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta o público infantil e possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do conhecimento.

ESTRATÉGIAS:

Durante todo o desenvolvimento do projeto os alunos estarão pesquisando e lendo poesias de diferentes autores. Os próprios alunos irão selecionar as poesias que farão parte da coletânea.

Terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes portadores desse gênero textual: livros, revistas, periódicos, jornais, cadernos de antologia, páginas da internet...

Em todas as etapas da  elaboração e execução do projeto os alunos farão leituras silenciosas e em voz alta para os amigos da própria sala ou de outras turmas do mesmo grupo série. Com isso garantiremos a socialização de conhecimentos, as trocas e o intercâmbio entre os alunos além de respeitar a função social da leitura.

Em todo o desenvolvimento do projeto serão apresentados desafios para que surja curiosidade e necessidade de busca de novas informações e conhecimentos  gerando  a necessidade de pesquisas.

A finalização do projeto será a apresentação de um sarau poético para outra turma do mesmo grupo série e/ou aberta a comunidade, dependendo das condições que tenhamos.

AVALIAÇÃO- Observação constante do desempenho individual, em dupla no coletivo.

SUGESTÃO: VISITA A UMA BIBLIOTECA PÚBLICA