COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES | |||
2ªChamada de Ciências | |||
3º TRIMESTRE / 2009 | |||
Nome: Sérgio | Nº. | 4º ANO | TURMA |
Professora: Monica | NOTA: | ||
Assinatura do Responsável: | DATA: |
Objetivos:
· Reconhecer a importância dos seres decompositores na natureza.
· Identificar a posição dos integrantes numa cadeia alimentar.
· Diferenciar ecossistemas aquáticos e terrestres.
· Conhecer algumas relações ecológicas.
1) Observe o esquema e responda às questões:
a) Quem é o produtor?_________________________
b) Quem são os consumidores?__________________________________________________
c) Como é chamada a relação alimentar existente entre eles?
___________________________________________________________________________
d) A cadeia alimentar mostrada acima está completa ou falta algum componente? Por quê?
__________________________________________________________________________
2) Era uma vez uma lagarta
que só comia plantinhas.
Um dia, a lagarta o passarinho comeu.
Mas veja só que, em outro dia,
o gato foi atrás do passarinho
e comeu-o inteirinho.
Mas o gato também morreu.
Seu corpo na terra apodreceu
E, nessa terra, uma linda plantinha nasceu.
a) O que poema representa? Justifique a sua resposta:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
b) Como são chamados os seres responsáveis pelos acontecimentos da frase que está grifada? Qual é importância desses seres para a natureza?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
3) Qual é a posição ocupada pelo ser humano na cadeia alimentar: produtor, consumidor ou decompositor? Por quê?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
4) Associe cada relação de forma correta:
Mutualismo( M ) Parasitismo ( P ) Comensalismo( C ) Competição ( CO)
Nesse tipo de relação ecológica os dois seres vivos se beneficiam, pois há uma ajuda mútua. Exemplo: cupim e madeira . ( )
Relação ecológica na qual os organismos competem por recursos do ambiente, quando não há quantidades suficientes para todos os organismos.Exemplo: busca de alimentos em uma floresta. ( )
Nessa relação ecológica, um organismo se instala no corpo do outro, prejudicando-o . Exemplo: O piolho. ( )
Relação ecológica na qual um organismo se beneficia sem prejudicar o outro. Exemplo: O tubarão e a rêmora. ( )
5) Imagine uma relação alimentar que comece com o capim, que é comido por um coelho, que depois é comido por um lobo. Após um tempo, o lobo morreu e sofreu a ação dos decompositores.
a) Represente essa cadeia alimentar com as flechas
____________________________________________________________________________
b) Na cadeia alimentar representada por você, escreva o nome :
Produtor: __________________________________
Consumidores: _______________________________________________________
Decompositores: _____________________________________________________
6) Um ecossistema é um conjunto formado pelos seres vivos e não-vivos de um determinado lugar.
Pensando na afirmação acima, faça um desenho que represente cada ecossistema, identificando em cada um os seres vivos e não-vivos
Ecossistema Aquático | Ecossistema Terrestre |
a) Você concorda ou discorda com a frase abaixo? Justifique a sua resposta:
“ Em todos os ecossistemas, os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente onde vivem.”
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________