18/12/2009

2ªChamada de Ciências- 4ºano-Cadeia e Relações

                   COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
2ªChamada de Ciências
3º TRIMESTRE / 2009

Nome: Sérgio

Nº.

4º ANO
TURMA
Professora: Monica
NOTA:
Assinatura do Responsável:
DATA:

Objetivos:
·       Reconhecer a importância dos seres decompositores na natureza.
·       Identificar a posição dos integrantes numa cadeia alimentar.
·       Diferenciar ecossistemas aquáticos e terrestres.
·       Conhecer algumas relações ecológicas.

1) Observe o esquema e responda às questões:

























a)   Quem é o produtor?_________________________
b) Quem são os consumidores?__________________________________________________

c) Como é chamada a relação alimentar existente entre eles?
___________________________________________________________________________

d) A cadeia alimentar mostrada acima está completa ou falta algum componente? Por quê?

__________________________________________________________________________ 


2) Era uma vez uma  lagarta
    que só comia plantinhas.
    Um dia, a lagarta o passarinho comeu.
    Mas veja só que, em outro dia,
    o gato foi atrás do passarinho
    e comeu-o inteirinho.
    Mas o gato também morreu.
    Seu corpo na terra apodreceu
    E, nessa terra, uma linda plantinha nasceu.

a) O que poema representa? Justifique a sua resposta:

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

b) Como são chamados os seres responsáveis pelos acontecimentos da frase que está grifada? Qual é importância  desses seres para a natureza?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

3) Qual é a posição ocupada pelo ser humano na cadeia alimentar: produtor, consumidor ou decompositor? Por quê?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________ 
____________________________________________________________________________

4) Associe cada relação de forma correta:

Mutualismo( M )            Parasitismo ( P )             Comensalismo( C )            Competição ( CO)

Nesse tipo de relação ecológica os dois seres vivos se beneficiam, pois há uma ajuda mútua. Exemplo: cupim e madeira . (       )

Relação ecológica na qual os organismos competem por recursos do ambiente, quando não há quantidades suficientes para todos os organismos.Exemplo: busca de alimentos em uma floresta. (       )

Nessa relação ecológica, um organismo se instala no corpo do outro, prejudicando-o . Exemplo: O piolho. (       )

Relação ecológica na qual um organismo se beneficia sem prejudicar o outro. Exemplo: O tubarão e a rêmora. (       )


5) Imagine uma relação alimentar que comece com  o capim, que é comido por um coelho, que  depois é comido por um lobo. Após um tempo, o lobo morreu e sofreu a ação dos decompositores.


a) Represente essa cadeia alimentar com as flechas

____________________________________________________________________________


b)   Na cadeia alimentar representada por você, escreva o nome :

Produtor: __________________________________

Consumidores: _______________________________________________________

Decompositores: _____________________________________________________


6) Um ecossistema é um conjunto formado pelos seres vivos e não-vivos de um determinado lugar.
     Pensando na afirmação acima, faça um desenho que represente cada ecossistema, identificando em cada um  os seres vivos e não-vivos


Ecossistema Aquático

Ecossistema Terrestre























a) Você concorda ou discorda com a frase abaixo? Justifique a sua resposta:

“ Em todos os ecossistemas, os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente onde vivem.”

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________