18/12/2009

2ªChamadaCiên-alimentos e digestório


COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

SEGUNDA CHAMADA DE CIÊNCIAS
3º Trimestre - 2009
PROFESSORA:
NOTA:
ALUNO (A):
N.º:
4º ANO
TURMA:
ASS. DO RESPONSÁVEL:
DATA:


Objetivos:
. Compreender a importância e conservação dos alimentos.
. Conhecer algumas formas de conservar alimentos.
. Identificar as origens dos alimentos.
. Reconhecer e valorizar hábitos alimentares saudáveis.
. Identificar os órgãos do sistema digestório e suas funções.

1-) Leia o texto com atenção:               Alimento para a vida

              Dieta é o conjunto de alimentos que uma pessoa come habitualmente. Para que ela seja saudável, ela deve ser completa e equilibrada. Isto quer dizer que, quando contém todos os nutrientes de que necessitamos, está completa e, quando fornece a quantidade de nutrientes que precisamos, a dieta está equilibrada.
              Para isso devemos manter diariamente uma alimentação variada e ricas em nutrientes como frutas, verduras, legumes, cereais, carne, ovos, leite, água e sais minerais.
              Alimentar-se bem não é comer em grande quantidade apenas para matar a fome. Comer bem é preocupar-se com a qualidade e variedade dos alimentos.

Responda:

a-) Por que precisamos comer?

____________________________________________________________________________


b-) Por que o texto diz que a alimentação deve ser completa e equilibrada?

____________________________________________________________________________

c-) Para você, o que significa alimentar-se bem?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


2-) Antes da invenção da geladeira, as pessoas  usavam diferentes processos para preservar os alimentos. Esses processos são utilizados ainda nos dias de hoje, por nós e por grandes industrias alimentícias.
       Quais eram os processos?

____________________________________________________________________________

       Escolha um deles e explique como era feito.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

3-) Qual é a importância dos alimentos industrializados?
      Dê dois exemplos de alimentos industrializados.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

4-) Complete a tabela da origem dos alimentos:


Origem_________________

Origem __________________

Origem _________________


·       Ovos
·       ______________
·       ______________


·       Verduras
·       _________________
·       _________________

·       Água
·       ________________

5-) Camila não gosta de verduras e frutas por isso Marcos está explicando porque devemos comer esses alimentos. Complete o balão com a explicação adequada:





                                                     


6-)  Numere na ordem em que acontecem as etapas da digestão:

      (      ) Nessa etapa, o organismo absorve os nutrientes de que necessita de parte da pasta alimentar no intestino delgado.
      (      ) A mastigação é feita pelos dentes e com o auxílio da saliva forma o bolo alimentar.
      (      ) A eliminação dos restos não aproveitados dos alimentos acontece através do ânus.
      (      ) No estômago o bolo alimentar mistura-se a outras substâncias digestivas transformando-se numa pasta líquida.




7-) Dê o nome dos órgãos indicados do sistema digestório:






























.

                                                                                                                     Boa Prova!