COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES | ||||
SEGUNDA CHAMADA DE CIÊNCIAS | ||||
3º Trimestre - 2009 | ||||
PROFESSORA: | NOTA: | |||
ALUNO (A): | N.º: | 4º ANO | TURMA: | |
ASS. DO RESPONSÁVEL: | DATA: |
Objetivos: . Compreender a importância e conservação dos alimentos. . Conhecer algumas formas de conservar alimentos. . Identificar as origens dos alimentos. . Reconhecer e valorizar hábitos alimentares saudáveis. . Identificar os órgãos do sistema digestório e suas funções. |
1-) Leia o texto com atenção: Alimento para a vida
Dieta é o conjunto de alimentos que uma pessoa come habitualmente. Para que ela seja saudável, ela deve ser completa e equilibrada. Isto quer dizer que, quando contém todos os nutrientes de que necessitamos, está completa e, quando fornece a quantidade de nutrientes que precisamos, a dieta está equilibrada.
Para isso devemos manter diariamente uma alimentação variada e ricas em nutrientes como frutas, verduras, legumes, cereais, carne, ovos, leite, água e sais minerais.
Alimentar-se bem não é comer em grande quantidade apenas para matar a fome. Comer bem é preocupar-se com a qualidade e variedade dos alimentos.
Responda:
a-) Por que precisamos comer?
____________________________________________________________________________
b-) Por que o texto diz que a alimentação deve ser completa e equilibrada?
____________________________________________________________________________
c-) Para você, o que significa alimentar-se bem?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
2-) Antes da invenção da geladeira, as pessoas usavam diferentes processos para preservar os alimentos. Esses processos são utilizados ainda nos dias de hoje, por nós e por grandes industrias alimentícias.
Quais eram os processos?
____________________________________________________________________________
Escolha um deles e explique como era feito.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
3-) Qual é a importância dos alimentos industrializados?
Dê dois exemplos de alimentos industrializados.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
4-) Complete a tabela da origem dos alimentos:
Origem_________________ | Origem __________________ | Origem _________________ |
· Ovos · ______________ · ______________ | · Verduras · _________________ · _________________ | · Água · ________________ |
5-) Camila não gosta de verduras e frutas por isso Marcos está explicando porque devemos comer esses alimentos. Complete o balão com a explicação adequada:
6-) Numere na ordem em que acontecem as etapas da digestão:
( ) Nessa etapa, o organismo absorve os nutrientes de que necessita de parte da pasta alimentar no intestino delgado.
( ) A mastigação é feita pelos dentes e com o auxílio da saliva forma o bolo alimentar.
( ) A eliminação dos restos não aproveitados dos alimentos acontece através do ânus.
( ) No estômago o bolo alimentar mistura-se a outras substâncias digestivas transformando-se numa pasta líquida.
7-) Dê o nome dos órgãos indicados do sistema digestório:
.
Boa Prova!