30/12/2009

3°PLANEJAMENTO ANUAL 2009 - 3º ANO

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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

SÉRIE: 3º ANO  

PLANEJAMENTO ANUAL -2009
                      
Apresentação

A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade

Objetivo Geral

Objetivamos através de atividades lúdicas proporcionar aos educandos uma aprendizagem significativa e prazerosa. Através de um planejamento diário e continuo e através de projetos a serem desenvolvidos durante todo o ano.

Língua Portuguesa


Habilidades
LINGUAGEM ORAL: USOS E FORMAS
·       Formula hipóteses e perguntas sobre temas discutidos, respondendo ao que se pede sem sair do assunto tratado, fazendo uso das regras das situações comunicativas de diálogo, conversação e debate.
·       Conta e reconta, nas Rodas de Textos Orais, fatos, acontecimentos do cotidiano e notícias de jornal (TV, impresso ou Internet), recuperando todas as partes dos textos-fonte, emitindo juízo de valor e percebendo as lacunas ou imprecisões ao escutá-los.
·       Participa de situações comunicativas, tais como simulação de programa de rádio e televisão (novela,  programa de auditório, entre outros); discursos políticos (simulação do horário de propaganda política), nas quais envolva o público, planejamento da fala, uso de recursos auxiliares.
·       Utiliza a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas, tais como entrevistas com a comunidade escolar e extra-escolar sobre uma determinada temática; seminários e exposição oral de assuntos estudados.
·       Produz textos orais, individuais e /ou coletivos, a partir de temas propostos e livres, apresentando e explicando para o grupo, na sala de aula.
PRÁTICAS DE LEITURA
·       Compreende frases com estrutura sintática simples.
·       Lê e interpreta textos.
·       Realiza leitura do texto, identificando o assunto principal.
·       Utiliza diferentes estratégias de leitura adequadas ao gênero e ao suporte em que o texto é veiculado.
·       Localizar informações em textos de diferentes gêneros.
·       Emprega dados obtidos por meio da leitura para confirmação ou retificação das suposições de sentido feitas anteriormente.
·       Identifica e compara características de diferentes gêneros textuais.
·       Resume e reconta uma história.
·       Distingue o que é título, autor, ilustrador.
·       Identifica e sabe usar o índice de um livro.
·       Utiliza indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização tipográfica).
·       Utiliza recursos para resolver dúvidas na compreensão: consulta professora ou colegas, formulação de suposição a ser verificada adiante.
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
·       Escreve textos de tradição oral: poemas, quadrinhas, parlenda, cantigas de roda e trava-língua usando procedimentos da produção escrita para planejar, escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
·       Escreve recados, avisos, bilhetes e cartas usando procedimentos da produção escrita para planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
·       Utiliza-se da escrita ortográfica para escrever lenda e fábula, usando procedimentos da produção tais como planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
·       Escreve regras de jogos, usando procedimentos da produção escrita tais como planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
·       Reescreve contos africanos, usando procedimentos da produção escrita tais como planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
ASPECTOS NOTACIONAIS
·       Domina a natureza do sistema alfabético, fazendo uso do sistema ortográfico.
·       Escreve fazendo segmentação de palavras e de uma linha para outra.
·       Divide o texto em frases, utilizando recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação, e reticências.
·       Utiliza vírgula nas listas e enumerações.
·       Domina as convenções gráficas do sistema de escrita: orientação, alinhamento da escrita e segmentação dos espaços em branco.
·       Compreende algumas regularidades e irregularidades ortográficas.
·       Escreve com legibilidade.
·       Utiliza o sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação, e reticências.
ASPECTOS DISCURSIVOS
·       Produz textos considerando o destinatário, a finalidade e a característica do gênero.
·       Substitui gradativamente o uso do de “e”, “ai”, “dá”, por recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc.
·       Produz texto com certa coerência e coesão.
·       Produz textos curtos adequados ao gênero, ao objetivo do texto, ao destinatário, às convenções gráficas apropriadas ao gênero, as convenções ortográficas, aos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc..
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
·       Analisa a qualidade da produção oral, adequando a linguagem utilizada à situação comunicativa, considerando a presença de elementos necessários à compreensão de quem participa da situação.
·       Identifica o uso da linguagem oral nas diversas situações comunicativas: o uso formal e informal da fala, planejando-a,
·       Compreende algumas regularidades e irregularidades ortográficas.
·       Reconhece o uso de recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação, e reticências.
·       Reflete e discute sobre a adequação do texto ao gênero, ao objetivo do texto, ao destinatário, às convenções gráficas apropriadas ao gênero, as convenções ortográficas, aos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc.
·       Relê, revisa e reconstrói o texto do ponto de vista das convenções gráficas e das convenções ortográficas, analisando a concordância verbal e a concordância nominal.
·       Faz uso do dicionário para encontrar o significado da palavra.
Conteúdos

·       Textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas,  contos de fada, contos afriicanos e índigenas, noticias de jornais, etc.
·       Textos de tradição oral: Parlendas, travalínguas, advinhas, cantigas de rodas, poemas, poesias, piada(anedota),etc
·       Modos de comunicação: recados, avisos, bilhetes e cartas
·       Tipologia textual (identificando título, autor, o tema ou a idéia principal, gênero, o suporte, ilustrador).
·       Índice (indentificação e uso)
·       Situações comunicativas: simulação de programas de rádio, televisão, discursos políticos, etc.
·       Uso da linguagem oral para contar fatos e acontecimentos do cotidiano, noticias de jornal (TV, impresso ou internet), emitindo juízo de valor.
·       Uso da linguagem oral para entrevistas com a comunidade escolar e extra-escolar, seminário e exposições orais sobre assuntos estudados.
·       Convenções gráficas do sistema de escrita.
·       Recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final , exclamação, interrogação e reticências.
·       Sistema ortográfico (dificuldades)
·       Separação silábica
·       Escrita e reescrita de textos.
·       Produção, leitura e interpretação de  textos simples.
·       Acentuação gráfica (marca de tonicidade)
·       Pontuação
·       Introdução do uso de conectivos
·       Grafema e fonema.
·       Verbo
·       Adjetivos
·       Pronome (gênero e número)
·       Classes gramaticais: substantivo próprio e comum
·       Concordância nominal (substantivo e adjetivos)
·       Concordância nominal (substantivo e artigo)
·       Concordância verbal
·       Uso do dicionário


Estratégias
·                  Narração de acontecimentos, fatos, histórias, quadrinhas, poemas advinhas, etc.
·                  Participação de situações, jogos, discussões, relatos que necessitem de explicar e argumentar suas idéias
·                  Participação em situações do cotidiano nas quais se faz necessário o uso da escrita.
·                  Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento sobre o sistema de escrita em linguagem materna.
·                  Estimulo aos alunos para organizarem apresentações em eventos promovidos pela escola como: culminância de um período de trabalho, dias festivos, etc.
·       simulação de programas de rádio, televisão, discursos políticos, etc.
·                  Leitura de textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas, mitos, contos, noticias, etc.
·                  Produção de textos a partir de figuras, outros textos ou outras formas de comunicação.
·                  Análise lingüística/sonora das palavras, sílabas, frases, textos
·                  Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento
·                  Atividades de cruzadinhas, caça palavras, ditado, ditado recortado, bingos de  letras/palavras, dominó palavra/letra/figura, dentre outros.
·                  Elaboração de hipóteses a respeito do conteúdo do texto antes ou durante a leitura.
·                  Confecção de cartazes e álbuns.
·                  Manejo de variados textos em função dos diferentes objetivos.
·                  Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas em quadrinhos, etc.  previamente apresentadas ao grupo.
 
Matemática

Habilidades

NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
·       Realiza contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, cinco em cinco, dez em dez.
·       Compõe, decompõe, lê e escreve números.
·       Identifica a idéia de números ordinais em situações diversas.
·       Percebe as regularidades nas seqüências numéricas para nomear, ler e escrever.
OPERAÇOES COM NÚMEROS NATURAIS
·       Utiliza cálculo mental.
·       Utiliza a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental.
·       Resolve e interpreta problemas envolvendo adição de três ou mais parcelas e subtração.
·       Resolve e interpreta problemas envolvendo de multiplicação e divisão.
·       Resolve e interpreta problemas envolvendo unidade, dezena e centena.
·       Resolve e interpreta problemas empregando dúzia, metade e dobro.
·       Resolve e interpreta problemas empregando medidas.
·       Resolve e interpreta problemas empregando o Sistema Monetário nacional.
·       Formula situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações.
·       Reconhece que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por mais de uma operação.
·       Utiliza sinais convencionais (+, -, x, :, =).
·       Utiliza estimativa para avaliar a adequação de um resultado.
·       Faz uso da calculadora para o desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de cálculos.
MEDIDAS E GRANDEZAS
·       Lê horas comparando relógios digitais e de ponteiros.
·       Utiliza diversos registros de tempo: calendários, linhas de tempo, agenda.
·       Percebe a necessidade de unidades padronizadas em situações do cotidiano.
·       Identifica o centímetro na divisão do metro.
·       Relaciona o metro e o centímetro em situações reais.
·       Reconhece a utilização do quilo em situações reais.
·       Identifica a ação de comprar e vender em situações do dia a dia.
·       Usa corretamente os nomes de cédulas e moedas.
·       Escreve os nomes das cédulas e moedas em situações cotidianas.
ESPAÇO E FORMA
·       Descreve oralmente objetos vistos de cima.
·       Constrói maquetes e painéis que reflitam os espaços, locais e características ambientais.
·       Representa posições no espaço, utilizando maquetes.
·       Identifica objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência.
·       Percebe e identifica a simetria em aspectos do dia-a-dia.
·       Reconhece em diferentes objetos as várias formas dos sólidos geométricos.
·       Reconhece dentre as formas espaciais as que rolam das que não rolam.
·       Constrói o cubo e o bloco retangular a partir das planificações.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
·       Organiza dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras/colunas
Conteúdos

·                  Seqüência numérica (escrita e leitura dos números até 99)
·                   Composição e decomposição
·                   Leitura e escrita de números por extenso.
·                   Adição (três ou mais parcelas)
·                   Subtração
·                   Cálculo mental
·                   Multiplicação.
·                   Divisão.
·                   Fração
·                   Noção de tempo: dia, semana, mês, ano, bimestre, semestre
·                   Medidas de tempo: hora e meia hora
·                   Medidas de massa: quilo e meio quilo.
·                   Medidas de comprimento: metro e centimentro.
·                   Formas espaciais: prismas, pirâmide, bloco retangular.
·                   Formas espaciais redondas: esfera, cilindro, cone
·                   Ordem  crescente e decrescente.
·                   Algarismos romanos.
·                   Números ordinais
·                   Sistema de numeração decimal
·                   Problema envolvendo: unidade, dezena e centena, dúzia, metade e dobro
·                   Gráficos
·                   Tabelas.
·                  Sistema monetário nacional.
·                  Uso da calculadora  (verificação e controle).

Estratégias

·                  Atividades com complementação de  seqüências numéricas.
·                  Representação a partir de informações obtidas através de imagens diversas.
·                  Utilização de calendário diariamente.
·                  Propor desafios que possibilitem  a criança resolver situações didáticas.
·                  Atividades com complementação de  seqüências numéricas.
·                  Manejo de objetos e observação de suas formas.
·                  Observação de elementos naturais que se identifiquem com figuras geométricas.
·                  Completar tabelas
·                  Marcação do tempo por meio de calendários.
·                  Utilizar jogos e brincadeiras que possibilitem a criança resolver situações problemas
·                  Realizar situações que propiciem a relação entre cédulas e moedas.
 
Ciências

Habilidades

SER HUMANO E SAÚDE
·       Entende a função da água no nosso corpo.
·       Cuida da higiene, das tarefas escolares.
·       Valoriza os modos saudáveis de alimentação, do cuidado com o corpo e com os dentes, da organização e limpeza do espaço.
·       Classifica os alimentos mais comuns segundo a função de seus nutrientes.
·       Comenta criticamente os hábitos alimentares,
·       Compreende a importância da higiene da água e dos alimentos.
·       Pesquisa as formas de transmissão de parasitoses intestinais, medidas de tratamento e prevenção.
·       Toma consciência do esquema geral do corpo, percebendo limites e capacidades.
·       Identifica os órgãos dos aparelhos reprodutores femininos e masculinos.
AMBIENTE
·       Observa exemplos das cadeias alimentares, identificando os produtores, consumidores e decompositores.
·       Reconhece as transformações ambientais que ocorrem naturalmente, descreve e registra.
·       Compreende a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
·       Participa de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
·       Reconhece a Terra como corpo celeste em movimento.
·       Distingue corpos celestes (estrelas e cometas) e iluminados (planetas e satélites).
·       Reconhece os movimentos da Terra (rotação e translação) e da Lua e suas conseqüências sobre o ambiente terrestre (ocorrência de dias e noites estações do ano eclipses, marés)
·       Localiza o Brasil e o continente americano no mapa-múndi.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
·       Investiga processos artesanais ou industriais da produção de objetos e alimentos, reconhecendo a matéria-prima, algumas etapas e características de determinados processos.
·       Utiliza os pontos cardeais como sistema de referência e orientação no espaço terrestre.
Conteúdos

·                  A água
·                  Higiene
·                  Alimentação
·                  Aparelho reprodutor
·                  Cadeia alimentar
·                  Meio ambiente (transformações)
·                  Planeta Terra (movimentos)
·                  Sistema solar (a lua)
·                  Corpos celestes (estrelas, cometas) e iluminados (planetas e satélites)
·                  Brasil
·                  Pontos cardeais
·                  Matérias primas.
·                   

Estratégias

·                  Assistir e discutir os filmes.
·                  Observação de recursos naturais do nosso dia-a-dia.
·                  Observação os ambientes naturais e os construídos pelo homem;
·                  Realizar trabalhos para que a criança conheça o seu corpo e o que acontece com ele em determinadas situações, partindo de idéias de representações que as crianças  possuem, o professor pode oferecer meios para que as crianças busquem maiores informações e possam reformular suas idéias iniciais.
·                  Confecção de cartazes e álbuns.
·                  Brincadeira e jogos
·                  Leitura de interpretação de textos e histórias que envolvam o meio ambiente.
·                  Aplicar jogos didáticos: caça-palavras, baralho ecológico, cruzadinha, dominó, etc.
·                  Confecção de álbuns.
·                  Pesquisas
·                   
História/Geografia

Habilidades

HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO
·       Levanta diferenças e semelhanças entre as pessoas e os grupos sociais que convivem no bairro, nos aspectos sociais, econômicos e culturais (diferentes profissões, divisão de trabalhos e atividades em geral entre idades e sexos, origem, religião, alimentação, vestimenta, habitação)
·       Identifica seu bairro como urbano, caracterizando o seu cotidiano.
·       Comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.
·       Identifica modificações que aconteceram no seu bairro no decorrer do tempo.
·       Compreende a importância de preservação dos patrimônios (praças, parques, jardins, escolas) para o bem estar da sua comunidade.
·       Percebe-se como agente construtor da história pessoal, e da sua comunidade.
·       Associa os costumes da comunidade local ao modo de vida dos povos que formaram a sociedade brasileira (europeus, africanos e indígenas).
·       Localiza grupos indígenas do seu estado, identificando seu modo de vida social, cultural, artístico e religioso.
TUDO É NATUREZA
·       Identifica a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
·       Relaciona as mudanças das paisagens naturais à ação do homem e/ou do tempo.
O LUGAR E A PAISAGEM
·       Investiga as condições do lugar em que vive (moradia, asfalto, saneamento básicos, postos de saúde, escolas, lugares de lazer, tratamento do lixo).
·       Identifica as normas do lugar de vivência (como se deve agir na rua, na escola, em casa) e como essas regras são expressas nas relações sociais e na própria paisagem local;
Conteúdos

·                  Identidade (Quem sou eu?)
·                  Regras Sociais
·                  A escola
·                  A Família
·                  Noção de relatividade das distâncias: Casa/Escola
·                  O Bairro
·                  Identidade no espaço e no tempo
·                  Vida e cultura
·                  Vida e trabalho
·                  África e o modo de vida africano
·                  Identidade étnico-racial/cultural
·                  Meio ambiente: preservação do espaço

Estratégias

·                  Promover excursões no espaço externo da instituição.
·                  Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras, ampliando o repertório histórico e cultural das crianças.
·                  Entrevista com pessoas da  família, da comunidade e da escola;
·                  Exposição dos trabalhos.
·                  Conversas e discussões
·                  Jogos/Brincadeiras/desenhos
·                  Listagem de regras de convivência.
·                  Confecção de cartazes e mural
·                  Pesquisas
·                  Assistir à filmes
·                  Sugerir a observação do saneamento básico na sua cada, rua e bairro.
·                  Elaboração listas com hábitos de lazer, músicas, danças e brincadeiras existentes na  comunidade.
·                  Manuseio de mapas, atlas e globo terrestre.
·                  Problematizar a realidade onde vive e suas relações com o ambiente na sociedade, na natureza para que possa intervir de forma crítica e consciente.
·                  Utilizar sucatas, cartazes e desenhos relacionados ao meio ambiente.
·                  Observação de recursos naturais do nosso dia-a-dia.
·                  Aplicar jogos didáticos: caça-palavras, baralho ecológico, cruzadinha, dominó, etc.
·                  Cantar  músicas e recitar versos em defesa da natureza.
·                  Listar profissões e profissionais.
·                  Apresentação de teatro e fantoches
·                  Dobraduras/Pinturas/Desenhos

Avaliação

A avaliação no 3º ano do Ensino Fundamental deve ser contínua e sistemática, destinando-se a auxiliar o processo de aprendizagem e a fortalecer a auto-estima. Desse modo, quaisquer instrumentos de avaliação utilizados nesta etapa deverão, obrigatoriamente, levar em consideração a idade dos alunos e serem utilizados como ferramentas para a construção de uma sólida base para o aprendizado nas etapas subseqüentes.
Os instrumentos de avaliação são selecionados pelo professor conforme a natureza do conteúdo e o tratamento metodológico adotado, devendo o professor, durante o bimestre, utilizar mais de um processo de avaliação.
O processo avaliativo valoriza o progresso do aluno, onde ele compreende conceitos, desenvolve atitudes e procedimentos relativos ao seu cotidiano acadêmico / educacional, com o objetivo de alcançar habilidades do saber pensar e do aprender.

Recursos

·                  Livros, massa de modelar, papéis variados, sucatas, cola, tesoura, lápis de cera, lápis de cor, caderno, cd, aparelho de DVD, DVD, lápis, borracha, tintas, cami, bonecos de fantoche, etc.