SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
SÉRIE: 3º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL -2009
Apresentação
A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade
Objetivo Geral
Objetivamos através de atividades lúdicas proporcionar aos educandos uma aprendizagem significativa e prazerosa. Através de um planejamento diário e continuo e através de projetos a serem desenvolvidos durante todo o ano.
Língua Portuguesa
Habilidades
LINGUAGEM ORAL: USOS E FORMAS
· Formula hipóteses e perguntas sobre temas discutidos, respondendo ao que se pede sem sair do assunto tratado, fazendo uso das regras das situações comunicativas de diálogo, conversação e debate.
· Conta e reconta, nas Rodas de Textos Orais, fatos, acontecimentos do cotidiano e notícias de jornal (TV, impresso ou Internet), recuperando todas as partes dos textos-fonte, emitindo juízo de valor e percebendo as lacunas ou imprecisões ao escutá-los.
· Participa de situações comunicativas, tais como simulação de programa de rádio e televisão (novela, programa de auditório, entre outros); discursos políticos (simulação do horário de propaganda política), nas quais envolva o público, planejamento da fala, uso de recursos auxiliares.
· Utiliza a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas, tais como entrevistas com a comunidade escolar e extra-escolar sobre uma determinada temática; seminários e exposição oral de assuntos estudados.
· Produz textos orais, individuais e /ou coletivos, a partir de temas propostos e livres, apresentando e explicando para o grupo, na sala de aula.
PRÁTICAS DE LEITURA
· Compreende frases com estrutura sintática simples.
· Lê e interpreta textos.
· Realiza leitura do texto, identificando o assunto principal.
· Utiliza diferentes estratégias de leitura adequadas ao gênero e ao suporte em que o texto é veiculado.
· Localizar informações em textos de diferentes gêneros.
· Emprega dados obtidos por meio da leitura para confirmação ou retificação das suposições de sentido feitas anteriormente.
· Identifica e compara características de diferentes gêneros textuais.
· Resume e reconta uma história.
· Distingue o que é título, autor, ilustrador.
· Identifica e sabe usar o índice de um livro.
· Utiliza indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização tipográfica).
· Utiliza recursos para resolver dúvidas na compreensão: consulta professora ou colegas, formulação de suposição a ser verificada adiante.
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
· Escreve textos de tradição oral: poemas, quadrinhas, parlenda, cantigas de roda e trava-língua usando procedimentos da produção escrita para planejar, escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
· Escreve recados, avisos, bilhetes e cartas usando procedimentos da produção escrita para planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
· Utiliza-se da escrita ortográfica para escrever lenda e fábula, usando procedimentos da produção tais como planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
· Escreve regras de jogos, usando procedimentos da produção escrita tais como planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
· Reescreve contos africanos, usando procedimentos da produção escrita tais como planejar para escrever, fazer rascunhos, revisar o texto, reler o que está escrito e reescrevê-lo corretamente.
ASPECTOS NOTACIONAIS
· Domina a natureza do sistema alfabético, fazendo uso do sistema ortográfico.
· Escreve fazendo segmentação de palavras e de uma linha para outra.
· Divide o texto em frases, utilizando recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação, e reticências.
· Utiliza vírgula nas listas e enumerações.
· Domina as convenções gráficas do sistema de escrita: orientação, alinhamento da escrita e segmentação dos espaços em branco.
· Compreende algumas regularidades e irregularidades ortográficas.
· Escreve com legibilidade.
· Utiliza o sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação, e reticências.
ASPECTOS DISCURSIVOS
· Produz textos considerando o destinatário, a finalidade e a característica do gênero.
· Substitui gradativamente o uso do de “e”, “ai”, “dá”, por recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc.
· Produz texto com certa coerência e coesão.
· Produz textos curtos adequados ao gênero, ao objetivo do texto, ao destinatário, às convenções gráficas apropriadas ao gênero, as convenções ortográficas, aos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc..
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
· Analisa a qualidade da produção oral, adequando a linguagem utilizada à situação comunicativa, considerando a presença de elementos necessários à compreensão de quem participa da situação.
· Identifica o uso da linguagem oral nas diversas situações comunicativas: o uso formal e informal da fala, planejando-a,
· Compreende algumas regularidades e irregularidades ortográficas.
· Reconhece o uso de recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação, e reticências.
· Reflete e discute sobre a adequação do texto ao gênero, ao objetivo do texto, ao destinatário, às convenções gráficas apropriadas ao gênero, as convenções ortográficas, aos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc.
· Relê, revisa e reconstrói o texto do ponto de vista das convenções gráficas e das convenções ortográficas, analisando a concordância verbal e a concordância nominal.
· Faz uso do dicionário para encontrar o significado da palavra.
Conteúdos
· Textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas, contos de fada, contos afriicanos e índigenas, noticias de jornais, etc.
· Textos de tradição oral: Parlendas, travalínguas, advinhas, cantigas de rodas, poemas, poesias, piada(anedota),etc
· Modos de comunicação: recados, avisos, bilhetes e cartas
· Tipologia textual (identificando título, autor, o tema ou a idéia principal, gênero, o suporte, ilustrador).
· Índice (indentificação e uso)
· Situações comunicativas: simulação de programas de rádio, televisão, discursos políticos, etc.
· Uso da linguagem oral para contar fatos e acontecimentos do cotidiano, noticias de jornal (TV, impresso ou internet), emitindo juízo de valor.
· Uso da linguagem oral para entrevistas com a comunidade escolar e extra-escolar, seminário e exposições orais sobre assuntos estudados.
· Convenções gráficas do sistema de escrita.
· Recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final , exclamação, interrogação e reticências.
· Sistema ortográfico (dificuldades)
· Separação silábica
· Escrita e reescrita de textos.
· Produção, leitura e interpretação de textos simples.
· Acentuação gráfica (marca de tonicidade)
· Pontuação
· Introdução do uso de conectivos
· Grafema e fonema.
· Verbo
· Adjetivos
· Pronome (gênero e número)
· Classes gramaticais: substantivo próprio e comum
· Concordância nominal (substantivo e adjetivos)
· Concordância nominal (substantivo e artigo)
· Concordância verbal
· Uso do dicionário
Estratégias
· Narração de acontecimentos, fatos, histórias, quadrinhas, poemas advinhas, etc.
· Participação de situações, jogos, discussões, relatos que necessitem de explicar e argumentar suas idéias
· Participação em situações do cotidiano nas quais se faz necessário o uso da escrita.
· Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento sobre o sistema de escrita em linguagem materna.
· Estimulo aos alunos para organizarem apresentações em eventos promovidos pela escola como: culminância de um período de trabalho, dias festivos, etc.
· simulação de programas de rádio, televisão, discursos políticos, etc.
· Leitura de textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas, mitos, contos, noticias, etc.
· Produção de textos a partir de figuras, outros textos ou outras formas de comunicação.
· Análise lingüística/sonora das palavras, sílabas, frases, textos
· Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento
· Atividades de cruzadinhas, caça palavras, ditado, ditado recortado, bingos de letras/palavras, dominó palavra/letra/figura, dentre outros.
· Elaboração de hipóteses a respeito do conteúdo do texto antes ou durante a leitura.
· Confecção de cartazes e álbuns.
· Manejo de variados textos em função dos diferentes objetivos.
· Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas em quadrinhos, etc. previamente apresentadas ao grupo.
Matemática
Habilidades
NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
· Realiza contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, cinco em cinco, dez em dez.
· Compõe, decompõe, lê e escreve números.
· Identifica a idéia de números ordinais em situações diversas.
· Percebe as regularidades nas seqüências numéricas para nomear, ler e escrever.
OPERAÇOES COM NÚMEROS NATURAIS
· Utiliza cálculo mental.
· Utiliza a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental.
· Resolve e interpreta problemas envolvendo adição de três ou mais parcelas e subtração.
· Resolve e interpreta problemas envolvendo de multiplicação e divisão.
· Resolve e interpreta problemas envolvendo unidade, dezena e centena.
· Resolve e interpreta problemas empregando dúzia, metade e dobro.
· Resolve e interpreta problemas empregando medidas.
· Resolve e interpreta problemas empregando o Sistema Monetário nacional.
· Formula situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações.
· Reconhece que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por mais de uma operação.
· Utiliza sinais convencionais (+, -, x, :, =).
· Utiliza estimativa para avaliar a adequação de um resultado.
· Faz uso da calculadora para o desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de cálculos.
MEDIDAS E GRANDEZAS
· Lê horas comparando relógios digitais e de ponteiros.
· Utiliza diversos registros de tempo: calendários, linhas de tempo, agenda.
· Percebe a necessidade de unidades padronizadas em situações do cotidiano.
· Identifica o centímetro na divisão do metro.
· Relaciona o metro e o centímetro em situações reais.
· Reconhece a utilização do quilo em situações reais.
· Identifica a ação de comprar e vender em situações do dia a dia.
· Usa corretamente os nomes de cédulas e moedas.
· Escreve os nomes das cédulas e moedas em situações cotidianas.
ESPAÇO E FORMA
· Descreve oralmente objetos vistos de cima.
· Constrói maquetes e painéis que reflitam os espaços, locais e características ambientais.
· Representa posições no espaço, utilizando maquetes.
· Identifica objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência.
· Percebe e identifica a simetria em aspectos do dia-a-dia.
· Reconhece em diferentes objetos as várias formas dos sólidos geométricos.
· Reconhece dentre as formas espaciais as que rolam das que não rolam.
· Constrói o cubo e o bloco retangular a partir das planificações.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
· Organiza dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras/colunas
Conteúdos
· Seqüência numérica (escrita e leitura dos números até 99)
· Composição e decomposição
· Leitura e escrita de números por extenso.
· Adição (três ou mais parcelas)
· Subtração
· Cálculo mental
· Multiplicação.
· Divisão.
· Fração
· Noção de tempo: dia, semana, mês, ano, bimestre, semestre
· Medidas de tempo: hora e meia hora
· Medidas de massa: quilo e meio quilo.
· Medidas de comprimento: metro e centimentro.
· Formas espaciais: prismas, pirâmide, bloco retangular.
· Formas espaciais redondas: esfera, cilindro, cone
· Ordem crescente e decrescente.
· Algarismos romanos.
· Números ordinais
· Sistema de numeração decimal
· Problema envolvendo: unidade, dezena e centena, dúzia, metade e dobro
· Gráficos
· Tabelas.
· Sistema monetário nacional.
· Uso da calculadora (verificação e controle).
Estratégias
· Atividades com complementação de seqüências numéricas.
· Representação a partir de informações obtidas através de imagens diversas.
· Utilização de calendário diariamente.
· Propor desafios que possibilitem a criança resolver situações didáticas.
· Atividades com complementação de seqüências numéricas.
· Manejo de objetos e observação de suas formas.
· Observação de elementos naturais que se identifiquem com figuras geométricas.
· Completar tabelas
· Marcação do tempo por meio de calendários.
· Utilizar jogos e brincadeiras que possibilitem a criança resolver situações problemas
· Realizar situações que propiciem a relação entre cédulas e moedas.
Ciências
Habilidades
SER HUMANO E SAÚDE
· Entende a função da água no nosso corpo.
· Cuida da higiene, das tarefas escolares.
· Valoriza os modos saudáveis de alimentação, do cuidado com o corpo e com os dentes, da organização e limpeza do espaço.
· Classifica os alimentos mais comuns segundo a função de seus nutrientes.
· Comenta criticamente os hábitos alimentares,
· Compreende a importância da higiene da água e dos alimentos.
· Pesquisa as formas de transmissão de parasitoses intestinais, medidas de tratamento e prevenção.
· Toma consciência do esquema geral do corpo, percebendo limites e capacidades.
· Identifica os órgãos dos aparelhos reprodutores femininos e masculinos.
AMBIENTE
· Observa exemplos das cadeias alimentares, identificando os produtores, consumidores e decompositores.
· Reconhece as transformações ambientais que ocorrem naturalmente, descreve e registra.
· Compreende a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
· Participa de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
· Reconhece a Terra como corpo celeste em movimento.
· Distingue corpos celestes (estrelas e cometas) e iluminados (planetas e satélites).
· Reconhece os movimentos da Terra (rotação e translação) e da Lua e suas conseqüências sobre o ambiente terrestre (ocorrência de dias e noites estações do ano eclipses, marés)
· Localiza o Brasil e o continente americano no mapa-múndi.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
· Investiga processos artesanais ou industriais da produção de objetos e alimentos, reconhecendo a matéria-prima, algumas etapas e características de determinados processos.
· Utiliza os pontos cardeais como sistema de referência e orientação no espaço terrestre.
Conteúdos
· A água
· Higiene
· Alimentação
· Aparelho reprodutor
· Cadeia alimentar
· Meio ambiente (transformações)
· Planeta Terra (movimentos)
· Sistema solar (a lua)
· Corpos celestes (estrelas, cometas) e iluminados (planetas e satélites)
· Brasil
· Pontos cardeais
· Matérias primas.
·
Estratégias
· Assistir e discutir os filmes.
· Observação de recursos naturais do nosso dia-a-dia.
· Observação os ambientes naturais e os construídos pelo homem;
· Realizar trabalhos para que a criança conheça o seu corpo e o que acontece com ele em determinadas situações, partindo de idéias de representações que as crianças possuem, o professor pode oferecer meios para que as crianças busquem maiores informações e possam reformular suas idéias iniciais.
· Confecção de cartazes e álbuns.
· Brincadeira e jogos
· Leitura de interpretação de textos e histórias que envolvam o meio ambiente.
· Aplicar jogos didáticos: caça-palavras, baralho ecológico, cruzadinha, dominó, etc.
· Confecção de álbuns.
· Pesquisas
·
História/Geografia
Habilidades
HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO
· Levanta diferenças e semelhanças entre as pessoas e os grupos sociais que convivem no bairro, nos aspectos sociais, econômicos e culturais (diferentes profissões, divisão de trabalhos e atividades em geral entre idades e sexos, origem, religião, alimentação, vestimenta, habitação)
· Identifica seu bairro como urbano, caracterizando o seu cotidiano.
· Comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.
· Identifica modificações que aconteceram no seu bairro no decorrer do tempo.
· Compreende a importância de preservação dos patrimônios (praças, parques, jardins, escolas) para o bem estar da sua comunidade.
· Percebe-se como agente construtor da história pessoal, e da sua comunidade.
· Associa os costumes da comunidade local ao modo de vida dos povos que formaram a sociedade brasileira (europeus, africanos e indígenas).
· Localiza grupos indígenas do seu estado, identificando seu modo de vida social, cultural, artístico e religioso.
TUDO É NATUREZA
· Identifica a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
· Relaciona as mudanças das paisagens naturais à ação do homem e/ou do tempo.
O LUGAR E A PAISAGEM
· Investiga as condições do lugar em que vive (moradia, asfalto, saneamento básicos, postos de saúde, escolas, lugares de lazer, tratamento do lixo).
· Identifica as normas do lugar de vivência (como se deve agir na rua, na escola, em casa) e como essas regras são expressas nas relações sociais e na própria paisagem local;
Conteúdos
· Identidade (Quem sou eu?)
· Regras Sociais
· A escola
· A Família
· Noção de relatividade das distâncias: Casa/Escola
· O Bairro
· Identidade no espaço e no tempo
· Vida e cultura
· Vida e trabalho
· África e o modo de vida africano
· Identidade étnico-racial/cultural
· Meio ambiente: preservação do espaço
Estratégias
· Promover excursões no espaço externo da instituição.
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras, ampliando o repertório histórico e cultural das crianças.
· Entrevista com pessoas da família, da comunidade e da escola;
· Exposição dos trabalhos.
· Conversas e discussões
· Jogos/Brincadeiras/desenhos
· Listagem de regras de convivência.
· Confecção de cartazes e mural
· Pesquisas
· Assistir à filmes
· Sugerir a observação do saneamento básico na sua cada, rua e bairro.
· Elaboração listas com hábitos de lazer, músicas, danças e brincadeiras existentes na comunidade.
· Manuseio de mapas, atlas e globo terrestre.
· Problematizar a realidade onde vive e suas relações com o ambiente na sociedade, na natureza para que possa intervir de forma crítica e consciente.
· Utilizar sucatas, cartazes e desenhos relacionados ao meio ambiente.
· Observação de recursos naturais do nosso dia-a-dia.
· Aplicar jogos didáticos: caça-palavras, baralho ecológico, cruzadinha, dominó, etc.
· Cantar músicas e recitar versos em defesa da natureza.
· Listar profissões e profissionais.
· Apresentação de teatro e fantoches
· Dobraduras/Pinturas/Desenhos
Avaliação
A avaliação no 3º ano do Ensino Fundamental deve ser contínua e sistemática, destinando-se a auxiliar o processo de aprendizagem e a fortalecer a auto-estima. Desse modo, quaisquer instrumentos de avaliação utilizados nesta etapa deverão, obrigatoriamente, levar em consideração a idade dos alunos e serem utilizados como ferramentas para a construção de uma sólida base para o aprendizado nas etapas subseqüentes.
Os instrumentos de avaliação são selecionados pelo professor conforme a natureza do conteúdo e o tratamento metodológico adotado, devendo o professor, durante o bimestre, utilizar mais de um processo de avaliação.
O processo avaliativo valoriza o progresso do aluno, onde ele compreende conceitos, desenvolve atitudes e procedimentos relativos ao seu cotidiano acadêmico / educacional, com o objetivo de alcançar habilidades do saber pensar e do aprender.
Recursos
· Livros, massa de modelar, papéis variados, sucatas, cola, tesoura, lápis de cera, lápis de cor, caderno, cd, aparelho de DVD, DVD, lápis, borracha, tintas, cami, bonecos de fantoche, etc.