30/12/2009

PLANEJAMENTO ANUAL

PLANO DE ENSINO
Ano de 2.008














E.M. Prof.ª Maria Olívia de Mello
















Prof.ª Ana Maria Ribas de Oliveira


PLANEJAMENTO ANUAL - ANO DE 2008

Escola: E.M. "Profª. Maria Olívia de Mello"
Série: 3ª II - Turno: diurno - (I)
Professora: Ana Maria Ribas de Oliveira

PORTUGUÊS

OBJETIVOS GERAIS:

Ampliar os horizontes de ação da criança possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e valores culturais que já tem, buscando informações, responsabilidades, desenvolver noções, elaborar condutas, criatividade, espírito crítico, perceber relações entre conhecimentos adquiridos e construir com mais clareza suas categorias de análise.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Levar o aluno à leitura, a interpretação de diferentes tipos de textos, adquirirem a competência de leitor para obter informações, recriar, observar, comparar e compreender.
- Levar o aluno a:
·        Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas que lhe é destinado.
·        Desenvolver capacidade de interpretação da mensagem transmitida, principalmente se esta for veiculada pelos meios de comunicação.
·        Ler autonomamente diferentes gêneros de textos.                 
·        Estabelecer relações entre informações do texto e outras de senso comum.
·        Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, interpretando e considerando os das outras pessoas e respeitando os diferentes modos de falar;
·        Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la à intenções e situações
comunicativas que requeiram o domínio de registros formais.
·        Produzir textos escritos, coesos e coerentes, ajustados a objetivos do tema abordado;
·        Escrever textos com domínio da separação de palavras e utilização de pontuação para dividir o texto em frases;
·        Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrito para o momento;
·        Fazer uso do dicionário para resolver problemas relativos ao significado de palavras.

1° BIMESTRE

CONTEÚDOS:

1 - Leitura Oral, silenciosa e coletiva de textos diferenciados:
- Jornalístico (notícias)
- Fábulas;
- Narrativas infanto-juvenis;
- Textos Práticos (receita, anúncio).
- Texto informativo

2Conversas, Relatos, comentários orais, debates e dramatizações.

3 - Produção de textos:
- Produção de frases.
- Ampliar frases.
- Descrição de figuras com modelos
- Rima.
- Diálogos em balões.
- Tipos de balões.

4 - Gramática de forma assistemática:
- Alfabeto: ordem alfabética, letra maiúscula e minúscula.
- Sinônimos
- Acentuação e Pontuação.
- Antônimos
- Sílabas Tônicas
- Encontros vocálicos (HIATOS E DITONGOS)
- Encontros Consonantais (mesma sílaba e sílabas separadas)
- Ortografia: - grafia das letras do alfabeto;
- F/V; T/D; P/B; M antes de P e B e M final;
- O, U OU L.
- H inicial/ H em dígrafos
- LH e LIA;
             
2° BIMESTRE

CONTEÚDOS:

1 - Leitura e interpretação de textos diversos:
- Jornalísticos (notícias e entrevistas).
- Literários (narrativas infanto-juvenis; contos, fábulas).
- Texto Prático: Receita
- Humorístico (história em quadrinhos).
- Entrevista.
- Informativos.

2 - Atividades de Linguagem Oral e Escrita: Conversas, relatos, comentários, debates e dramatizações.

3 - Produção de textos:
- Reescrita de histórias a partir de leituras e interpretação de narrativas.
- Produção de texto a partir de uma seqüência lógica.
- Escrever receitas a partir de ingredientes dados.
- Reprodução de Histórias (contos, filme assistido).
- Bilhete
- Convite

4 - Gramática de forma assistemática:
- Encontro consonantal
- grafos
- Tipos de frases - afirmativas, negativa, exclamativa e interrogativa.
- Acentuação e Pontuação
- Substantivos Próprios, comuns, masculino e feminino.
- Substantivo Singular e Plural, Aumentativo e Diminutivo.
- Substantivos Simples, Composto, primitivos/derivados,
- Artigos definidos e indefinidos.
- Ortografia: - Z/S. S/SS, C/Ç, C/G, Gue/Gue, Que/Que, G/J.

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

1 - Conversas espontâneas e Relatos, Comentários e Debates.
             
2 - Leitura Oral, silenciosa e Interpretação de textos diferenciados:
- Texto Jornalístico
- Textos práticos (conta de água e luz, cheque, propaganda, bula, carta, telegrama, nota fiscal).
- Folclórico (parlendas/ trava-línguas/trovinhas/adivinhações.)
- Produção de textos:
- Reescrita (contos ou filme assistido)
- Trava-língua - (reescrita)
- Elaborar adivinhações.
- Carta e telegramas.

3 - Gramática de forma assistemática:
- Adjetivos, adjetivos pátrios.
- Pronomes Pessoais: Caso reto e oblíquo
- Ortografia: Sons do X.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

1 - Leitura Oral, silenciosa e Interpretação oral e escrita de textos diversos:
- Jornalísticos (notícias e títulos)
- Literário: Narrativa, Lendas, fábulas.
- Humorísticos: anedotas
- Poemas

2 - Conversas Relatos, Comentários, Debates e Dramatizações.
- Produção de textos:
- Redigir carta formal e informal.
- Escrever uma carta fazendo um convite.
- Confecção de um livro de história com ilustração do aluno.
- História com início
- Cartão Postal
- Transcrição de relato de histórias vivenciadas.

3 - Gramática de forma assistemática:
- Pronome pessoal de tratamento.
- Verbos (concordância verbal)
- Sujeito e predicado
- Numeral
- Ortografia:
- Uso do Mal ou mau; sobre/sob; atrás/traz
- Palavras com consoantes seguidas de r e consoante seguida de l.
- Palavras terminadas em ao e am;
- Revisar as dificuldades ortográficas necessárias.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
- Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões.
- Reconhecimento do valor da língua escrita como meio de informação e transmissão da cultura.
- Interesse em tomar emprestado livro do acervo da classe e da biblioteca escolar.
- lnteresse por fazer leituras de jornais da cidade ou jornal infantil (Folhinha e Estadinho)
- Desperto aos diferentes modos de falar.
- Respeito às pessoas diferentes.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

(I) - Estratégias:
- Leitura silenciosa, oral, individual e coletiva.
- Dramatização espontânea e dirigida de textos estudados em sala ou narrados pela professora.
- Histórias em quadrinhos (gibis e tiras de quadrinhas de jornais diversos).
- Atividades de fixação Oral e Escrita preparada em folhas digitadas ou na lousa quando necessário.
- Utilização de jornais, revistas, gibis, almanaques, etc...
- Trabalho em grupo;
- Confecção de cartazes;
- Troca de bilhetes e recados.
- Ensino Individualizado de acordo com a necessidade de cada um;
- Visitas e Passeios programados pela SECET.

II) - Recursos Didáticos:
- Livros didáticos.
- Jornais e revistas.
- Dicionários.
- Textos variados.
- Rótulos.
- Vídeos.
- Histórias em Quadrinhos (jornalzinho infantil).
- Livros de literatura infantil.
- Proposta curricular.
- P.C.Ns para consulta do professor.
- Apostilas de Projetos em datas especiais pela SECET.

Ill) - Processo de Avaliação:
Será contínua e constante, aplicando-se vários instrumentos de avaliação como:
- Observação nas atividades diárias, interesse do aluno, participação.
- Aplicação de atividades específicas em determinados períodos.
- Organização do seu dia-a-dia.
- Auto-avaliação

IV) - Processo de Recuperação:
- Recuperação feita no cotidiano, após observação na realização dos conteúdos desenvolvidos.
- Recuperação paralela.
- Recuperação no final de cada bimestre, após os resultados alcançados nas provas.



Observação: Este Plano de Ensino pode sofrer alterações no decorrer do ano letivo, de acordo com as avaliações feitas para verificar o rendimento da classe e também poderá ser retomado a estágios anteriores se necessitar de revisão de conteúdos.








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Prof.ª Ana Maria Ribas de Oliveira





MATEMÁTICA


OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver no aluno a capacidade de:
- Abstrar, generalizar, criar.
- Analisar e estabelecer relações entre o conhecimento científico e situações problemas da
Sociedade.
- Adquirir e dominar a linguagem e o raciocínio lógico matemático.
- Exercitar-se no campo Numérico e Geométrico

1° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Espera-se que o aluno:
- Compreenda a estrutura do Sistema de Numeração decimal, através da leitura, escrita e ordenação, composição e decomposição de números naturais.
- Identificar os termos da Adição: parcelas e soma.
- Efetuar adição sem e com reagrupamento, até a quarta ordem.
- Identifique, em situação problema, as idéias envolvidas na adição de números naturais e compreender assim, o significado dessa operação.
- Reconheça as propriedades da adição na construção dos fatos fundamentais, na exploração de técnicas operatórias no exercício da estimativa e do calculo mental.
- Determine somas e diferenças, analisarem, interpretarem formulas e resolver problemas que envolvam os significados dessa operação.
- Leia e empregue números ordinais.
- Leia e escreva números no sistema de Numeração Romano.
- Conheça e represente a unidade monetária brasileira (real).

CONTEÚDOS:

1- Fazendo uma revisão de conteúdos do ano anterior – Sistema de Numeração Decimal – Primeira Classe

2- Contando e Escrevendo no Sistema de Numeração Decimal:
- Número e Numeral.         
- Introdução da 4a ordem.  
- Leitura e Escrita de números até 2.500
- Composição e decomposição
- Antecessor e Sucessor
- Valor Posicional do algarismo
- Números Ordinais e Romanos.

3- Operações com números naturais: adição
- Utilização do algoritmo para efetuar estas operações sem reagrupamento e com reagrupamento.
- Terminologia
- Prova real
- Resolução gradual das dificuldades
- Resolução das situações problemas que envolvam esta operação ligados à vida real.

4- Geometria:
- Reconhecendo os sólidos geométricos.

5- Sistema Monetário Brasileiro.
- Leitura e Escrita

6- Tratamento da Informação:
- Tabelas
- Listas
- Gráficos envolvendo situações problemas.

2° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Espera-se que o aluno:
- Compreenda a estrutura do sistema de numeração decimal, através da leitura, escrita e ordenação, composição e decomposição de números naturais.
- Identificar a subtração e os termos;
- Reconhecer a adição e a subtração como operações inversas;
- Efetue a subtração sem e com reagrupamento, usando o algoritmo.
- Construa a técnica operatória da Multiplicação;
- Efetue multiplicações utilizando a técnica operatória sem e com reagrupamento;
- Identifiquem em situações problemas, a idéia da multiplicação de números naturais como uma soma reiterada de parcelas iguais, aplicando para tanto a técnica operatória para multiplicar números.
- Identifique os termos da multiplicação;
- Resolva situações problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação.
- Construa e leia gráfico e tabelas.
- Desenvolva a idéia de que medir significa comparar grandezas da mesma natureza.

CONTEÚDOS:

1- Contando e Escrevendo no Sistema de Numeração Decimal:
- Leitura e Escrita de Numerais até 5.000
- Composição e decomposição dos Números
- Valor posicional.

2- Operação com Números Naturais: Adição, Subtração e Multiplicação.
- Algoritmo (ampliação das técnicas operatórias em que os dois fatores superam 10).
- Utilização da Adição, subtração e multiplicação na resolução de situação-problema.
- Noção de medidas de comprimento com utilização de unidades padronizadas.
- Noções intuitivas de medidas de tempo: hora, dia, mês e ano.

3- Geometria:
- Estudo informal de figuras planas e seus elementos.

4- Tratamento de Informações:
- Tabelas
- Listas
- Gráficos
- Envolvimento em situação problema
- Sistema Monetário Brasileiro

3° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Espera-se que o aluno:
- Reconheça e identifique as ordens, classes dos números até a 3a ordem.
- Reconheça e use algumas propriedades da multiplicação;
- Calcule o dobro, triplo e o quádruplo de um número;
- Efetue a multiplicação por 10,100 e 1.000;
- Efetue a multiplicação de dois números maiores que 10;
- Identifique e resolva divisões exatas e não exatas de até seis algarismos por um número no divisor. (técnica operatória).
- Reconheça a multiplicação e a divisão como operações inversas;
- Associe a metade, a Terça parte, a Quarta parte, a Quinta parte, a Sexta parte às divisões por 2,3 4. 5. 6.
- Identifique situação problema, as idéias envolvidas na divisão de números naturais e compreenda assim o significado dessa operação.
- Perceber regularidade de tabelas, gráficos.
- Reconhecimento do metro como medida padronizada;

CONTEÚDO:

1- S.N. D (ordens, classes, leitura e escrita até 7.500).

2- Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.

3- Medidas
- Medidas comprimento utilizando unidades padronizadas.

4- Geometria
- Planificação dos sólidos geométricos.
- Identificação de polígonos; classificação quanto ao número de lados e ângulos.

5- Tratamento de Informação
- Tabelas
- Listas
- Gráficos
- Sistema Monetário Brasileiro.

4.º BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Espera-se que o aluno:
- Efetue a divisão de um número natural até seis algarismos por um ou dois algarismos no divisor;
- Reconheça quantidades menores que a unidade.
- Represente um número fracionário menor que a unidade.
- Ler e escrever números fracionários;
- Identificar números inteiros representados por frações;
- Resolva problemas do cotidiano usando os conhecimentos adquiridos;
- Identificar quantidades que possam ser indicadas por meio de frações ou notações decimais que surgem no cotidiano;
- Distinguir a parte inteira da parte decimal de um número decimal;
- Classifique os polígonos quanto ao número de lados.

CONTEÚDOS:

1- S.N.D (ordens, classes, leitura e escrita de números até 10.000)

2- Números Racionais:
- Frações - Parte de um inteiro;
- Frações com denominadores iguais;
- Fração de uma quantidade
- Termos de uma Fração;
- Frações e leitura;
- Adição e subtração de frações;
- A escrita Decimal: décimos, centésimos e milésimos;
- Valor posicional dos números decimais.                                                                                        - Adição e subtração com números decimais.
- Multiplicação e divisão de um número decimal por 10. 100 ou 1.000.

3- Medidas:
- Problemas que envolvam medidas (tempo, comprimento, massa e capacidade).
- Trabalho específico com perímetro.
- Revisão do estudo do sistema financeiro.

4- Geometria:
- Sólidos geométricos.

5-Tratamento de Informação:
- Tabelas
- Gráficos
- Listas

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
- Apreciação da limpeza, ordem, precisão e correção na elaboração e na apresentação dos trabalhos.
- Interesse da leitura de tabelas e gráficos como forma de obter informações.
- Perseverança, esforço e disciplina na busca de resultados.
- Confiança em suas possibilidades para propor e resolver problemas.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Uso de fichas coloridas
- Manipulação de material concreto
- Uso de cartazes com Ordem e Classes.
- Atividades dirigidas em folhas de exercícios com atividades lúdicas
- Jogos
- Ensino Individualizado.
- Pesquisa a partir de um tema ou assunto estudado;
- Debates e discussões em grupo;
- Passeios e excursões.
- Desenhos

RECURSOS DIDÁTICOS
- Fichas
- Cartazes
- Material dourado e cuisinaire
- Jornais, revistas, panfletos e embalagens de produtos.
- Livros didáticos
- Proposta de matemática - atividades selecionadas do AM.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- Será contínuo e permanente aplicando-se para tanto vários instrumentos de avaliação como:
- Observação nas atividades diárias (participação, interesse, organização e responsabilidade com os deveres).
- Aplicação de atividades específicas para avaliar em determinado período.
- Auto-avaliação.





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Prof.ª Ana Maria Ribas de Oliveira

CIÊNCIAS E PROGRAMAS DE SAÚDE


OBJETIVOS GERAIS:

O aluno deverá ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio da identificação de fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do homem.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O aluno deverá:
- Compreender, valorizar e respeitar o meio ambiente e a vida;
- Perceber a si mesmo inserido numa comunidade que apresenta necessidades e espera atuações coletivas na resolução de problemas;
- Conhecer e examinar as questões básicas em relação ao meio ambiente de sua comunidade do ponto de vista locai, regional e nacional;
- Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na Terra, evitando seu desperdício;
- Compreender as relações entre os seres vivos e o meio ambiente;
- Perceber a importância do modo de prevenção de doenças como meio para manter o estado de saúde, condicionado por fatores físicos, mentais e sociais;
- Utilizar alimentação saudável e adequada.

1° BIMESTRE

CONTEÚDOS:

PLANETA TERRA E MEIO AMBIENTE
- O céu e a Terra
- O que existe na Terra
- A matéria muda de estado
- A superfície terrestre e suas transformações
- A água e a vida na Terra. 

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

- O Ar em movimento;
- Previsão de tempo
DESCOBRINDO AS PLANTAS
- AS Plantas e o ambiente;
- Dos que as plantas necessitam para viver;
- Como as plantas se reproduzem

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS:

DESCOBRINDO OS ANIMAIS
- Os animais e o ambiente;
- Como os animais se reproduzem;
- Como é a vida - Cadeia Alimentar.


4° BIMESTRE

CONTEÚDOS:

SER HUMANO E SAÚDE
- Como as pessoas nascem, crescem e vivem;
- Alimentos e saúde;
- Higiene e Saúde
- Saneamento básico e Saúde;
- Os vermes e a nossa Saúde;
- Acidentes e primeiros socorros.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS
O aluno deverá:
- Valorizar a importância de preservação ambiental.
- Reconhecer-se como parte integrante da natureza;
- Valorizar a vida em sua diversidade.
- Valorizar o aprendizado a partir de observações ambientais e explorar os seus sentidos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

I)     Estratégia:
- Experiências;
- Pesquisas em livros, revistas e jornais.
- Observação do ambiente pré-determinado.

Passeios - aula de Educação Ambiental
- Folhas mimiografadas, xerocadas e digitadas para leituras suplementares e exercícios.
- Cartazes e desenhos.
- Palestras;
- Diálogos espontâneos, troca de conhecimentos entre os próprios alunos.

II) Recursos Didáticos:
- Vídeos
- Desenhos
- Livros didáticos;
- Livros com sugestões de atividades e Maneiras Lúdicas de estudar ciências.
Revistas, jornais, textos informativos, cartazes, orientações sobre campanhas.


III) Processo de avaliação:
Será contínuo e permanente, aplicando-se para tanto vários instrumentos dê avaliação como:
- Observação do aluno nas atividades escritas a serem realizadas, na participação espontânea durante as aulas.
- Avaliação escrita.
- Auto-avaliação.


Observação: Durante o ano letivo o planejamento de ciências poderá haver modificações de acordo com o rendimento dos alunos. As aulas serão de leituras e experiências práticas de acordo com as possibilidades oferecidas pela escola.





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Prof.ª Ana Maria Ribas de Oliveira


GEOGRAFIA

OBJETIVOS GERAIS

Ampliar os horizontes de ação da criança possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e valores culturais que já tem, buscando informações e responsabilidade, desenvolver noções, elaborar condutas, criatividade, espírito crítico, perceber relações entre conhecimentos adquiridos com mais clareza suas categorias de análise.

1° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Construir a noção de lugar com base na vivência do aluno;
- Localizar os quarteirões e as ruas onde fica a escola, sua casa, praça, igreja, estabelecimentos comerciais.
- Localizar os bairros, tomando como pontos de referência a escola ou o centro da cidade.
- Localizar os bairros periféricos e o centro da cidade.

CONTEÚDOS:
1- A inserção do lugar do aluno no espaço brasileiro.       
- A sua rua
- Caminho escola / casa.
- Quarteirão da casa.
- Quarteirão da escola.
- A Cidade (centro e bairros)

2° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar área urbana e área rural;
- Caracterizar a interdependência entre o urbano e o rural;
- Localizar o município no Estado, identificar onde está inserto.
- Localizar municípios vizinhos e identificar os limites naturais e artificiais do município;
- Observar a ocupação do espaço (urbano e rural), identificando as zonas que compõem o município.
- Perceber a complementaridade entre campo e cidade.


CONTEÚDOS:
2- Conhecendo o Município: Lugares e Sociedade
- O município e seus espaços — Espaço rural e urbano;
- As relações entre as pessoas no Município
- As condições de vida da sociedade;
- Os limites entre os municípios
- O governo dos Municípios;

3° BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O aluno deverá:
- Orientar-se no espaço (pontos cardeais e colaterais)
- Identificar o município como parte de unidade administrativa maior: o estado;
- Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal;
- Apontar o estado em que está inserido o seu município;
- Reconhecer os poderes legislativo e executivo do município.
- Reconhecer a importância da escolha dos representantes da população;


CONTEÚDOS:
- Os pontos cardeais e colaterais
- Os municípios fazem parte de um espaço maior: o estado;
- Os estados que compõem o país;
- O Brasil faz parte da América do Sul;
- O governo municipal;
- A importância do voto;

4° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar as atividades econômicas do município: agricultura, pecuária e comércio.
- Identificar o clima próprio da região, relacionando-o aos meses do ano e suas influências na agricultura;
- Reconhecer a importância do clima, do solo e do relevo para a agricultura e a pecuária;
- Reconhecer a importância da atividade extrativa no fornecimento de matérias-primas;
- Reconhecer diferentes tipos de indústrias;

CONTEÚDOS:
- A natureza no lugar onde vivemos;
- Os recursos naturais e a natureza transformada
- Clima, hidrografia, relevo e vegetação;
- As atividades econômicas do município.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
- Identificação dos motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza:
- Por meio do trabalho;
- Da tecnologia;
- Da cultura;
- Da política, no passado e no presente.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

l) Estratégia:
- Coleta de dados através de relatos de pessoas do convívio
- Aulas expositivas.                                       
- Pesquisas.                                                
- Filmes.                                                
- Passeios; excursões.                                    
- Leitura no próprio livro didático para colher informações;
- Leituras complementares sobre o seu próprio município;

II) RECURSOS DIDÁTICOS:
- Cartazes.
- Jornais e revistas.
- Livros didáticos.
- Jornal mural (ilustração de textos)
- Mapas e gráficos.
- Material para desenho de plantas e construção de maquetes.
- Calendários
- Globo terrestre e vídeo.
- P.C.Ns para consulta da professora
- Atividades sugeridas pela Oficina Pedagógica.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Será contínuo e permanente, aplicando-se para tanto vários instrumentos de avaliação como:
- Observação nas atividades a serem realizadas no dia-a-dia, participação e organização das aulas e atividades sugeridas para casa.
- Aplicação de atividades específicas em determinados períodos.

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO:
Será feita no cotidiano das aulas, após observação na realização do desenvolvimento dos conteúdos com atividades escritas e orais.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

OBJETIVOS GERAIS:
Ampliar os conhecimentos de ação da criança possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e valores culturais que já tem, buscando informações, responsabilidades, desenvolver noções, elaborar condutas, criatividade, espírito crítico, perceber relações entre conhecimentos adquiridos e construir com mais clareza suas categorias de análise.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Propiciar oportunidades para o desenvolvimento da criança, da criatividade espontânea.
- Desenvolver o senso crítico no 'fazer" artístico.
- Perceber que no criar e desenvolver encontra-se uma forma de satisfação e lazer.

CONTEÚDOS:
1- Recortes com tesoura e com as mãos.               
2- Colagem de papéis, casquinhas de lápis de cor, etc...
3- Modelagem.                                 
4- Trabalho com papéis (cartões, dobraduras, cartazes, enfeites)
5- Expressão corporal (dramatização, jogos)
6-Música.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS;
- Prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas.
- Interesse e respeito pela produção dos colegas e de outras pessoas.
- Interesse em concentrar-se para ouvir músicas diferentes do seu cotidiano (clássicas)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

I) Estratégias:
- Letras de músicas.
- Cantos de hinos Pátrios
- Colagens.
- Desenhos livres e dirigidos.
- Dança e músicas regionais.
- Músicas Clássicas.

II) Recursos Didáticos:
- Livros
- Cola
- Lápis de cor
- Papel
- Desenho livre.
- Retratar uma pintura em exposição.

ll) Processo de avaliação
- Observação constante, tendo como referencial o processo que o aluno está vivenciando.
- Participação, interesse e o desenvolvimento global.
- Observar organização, participação em trabalhos de grupo.
- Capricho, zelo em todas e qualquer atividades de pintura, colagem, reprodução de desenhos.



COMPONENTE CURRICULAR - ENSINO RELIGIOSO

Objetivos Gerais:
- O Ensino Religioso não deverá ser tendencioso com ideologias religiosas definidas, mas preparar a criança para exercer a cidadania, respeitando a si mesmo e ao seu próximo.
- O aluno deverá acreditar que Deus é o firme fundamento para todas as coisas, e, que a escola deve trabalhar no sentido de preparar a criança para reconhecer Deus como Criador e dono de todas as coisas.

Objetivos Específicos:
- Nas aulas de Ensino Religioso espera-se que a criança seja capaz de desenvolver e compreender:
- A cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civil e social, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdios às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
- De maneira prática, responsável e construtiva, as diferenças e situações sociais, utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e de tomar decisões coletivas;
- Que o homem, criado por Deus, deve ser pessoa integrante, dependente e agente transformador do ambiente, contribuindo ativamente para a melhoria e preservação da Natureza criada por Deus.
- A desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.
- Que devemos desenvolver dentro de nós o respeito, o amor e a valorização dos seres humanos.

Conteúdos:

I - Ética
- Conceito de justiça para uma sociedade mais justa.
- Atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas.
- Adotar, no dia-a-dia, atitudes de: solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações;
- Conceito de honestidade e como viver em uma sociedade democrática e solidária.

II - O Mundo criado por Deus:
- Direitos e deveres do homem para com as coisas que Deus criou;
- A Natureza e todos os seres vivos: presente de Deus; criação de Deus nosso Pai.
- Trabalho: Jesus nos ensinou a trabalhar; todo trabalho honesto desempenhado pelo homem é digno.
- Deus me conhece: lê meus pensamentos, preciso vigiar e ouvir a Voz de Deus.
- Hábito da Oração, momento que se deve ter para falar com Deus.
- É preciso crescer para viver bem no: tamanho, inteligência, amor, responsabilidade...
- Cuidado e respeito pelo nosso corpo.                           
- O mundo que eu vejo e o mundo que eu queria e quero deixar aos meus descendentes;
- Atitudes que nos afasta de Deus e atitudes que devemos adotar para sermos verdadeiros
Cristãos.                                             

III - Educação Cristã - Datas Comemorativas:
Dia Internacional da Mulher,
- Páscoa - Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
- Dia das Mães - Respeito e Solidariedade com os afazeres domésticos.
- Corpus Christi.                                     
- Meio Ambiente - Amor às coisas que Deus criou.           
- Dia dos Pais.
- Dia das Crianças - Direitos e deveres de uma criança para sua formação física e espiritual. ,
- Dia da Pátria: Amor e deveres com a Pátria.
- Proclamação da República - Direitos Humanos, políticos e cidadania.
- Dia da Bandeira - Amor e Respeito aos símbolos da Pátria.
- Dia da Consciência Negra.
- Natal

Conteúdos Atitudinais:
- Adquirir prazer e ser capaz de relacionar-se conscientemente com a Família, vizinhos, colegas e seus irmãos fraternalmente como Jesus nos ensinou.
- Reconhecer-se como uma pessoa humana criada e chamada a ser filho de Deus e que Ele nos fez à sua imagem e semelhança.

Procedimentos Metodológicos:

l - Estratégias:
- Leitura e esclarecimento sobre o tema que será abordado naquela aula.
- Textos digitados com comentários orais e espontâneos.
- CD de músicas religiosas onde se abordará algum assunto e será discutido oralmente e de maneira espontânea.
- Desenhos livres sobre o Tema central da aula.
- Textos variados (narrativos, quadrinho, poesia, música)

II - Recursos:
- Livros do acervo da escola;
- Apostilas de Ensino Religioso.
- Vídeo ou história narrada de livros infantis.
- CD

III - Processo de Avaliação
- Observando o interesse e as mudanças de comportamento adquiridas durante todo o processo do Ensino Religioso.

Observação: As aulas de Ensino Religiosas deverão seguir uma proposta de acordo com a realidade na qual os alunos da série estão inseridos.









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Profª. Ana Maria Ribas de Oliveira


















HISTÓRIA

OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver no aluno a capacidade de observar, e analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade, tendo em vista a sua transformação, a compreensão do espaço produzido pela sociedade em que vivemos suas desigualdades e contradições, as relações de produção, que nela se desenvolvem a apropriação que esta faz na natureza.

1° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Através de levantamento de dados, de questionamento, de pesquisa e entrevistas o aluno deverá:
- Relacionar as diversas fases de sua vida.
- Analisar e comparar diversas fases de sua vida e da sua família sempre ligando o passado e o presente.
- Relacionar fatos da história do Brasil às datas em que são comemorados.
- Identificar os índios como os primeiros habitantes do Brasil.
- Reconhecer hábitos e costumes das comunidades indígenas do Brasil.
- Reconhecer os principais fatos da chegada dos portugueses ao Brasil.
- Compreender o significado histórico de cada data comemorativa.

CONTEÚDOS:

1- História da vida do aluno:
- A criança e a família

2- O Brasil tem uma história
- Fatos e datas importantes da história do Brasil.
- Os Índios.
- Costumes Indígenas.
- A chegada dos portugueses ao Brasil.              

3- Datas comemorativas:
- Carnaval
- Dia Internacional da Mulher.
- Tiradentes.
- Descobrimento do Brasil.
- Páscoa.

2° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá:
- Analisar a formação da população de seu município.
- Identificar a importância da migração para a formação da população do município.
- Identificar os movimentos migratórios no Brasil no final do século XIX.

Conteúdos:
1- Identificação do movimento migratório no Brasil, no final do século XIX.
2- Pontos comuns entre os diferentes grupos migratórios.
3- Datas comemorativas:
- 1° de Maio-Dia do Trabalho
- 13 de Maio - Dia da Abolição dos Escravos
- 9 de Junho - Dia do Anchieta.
- Festa Junina.
4- Resgatando o Patriotismo.



3° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Relacionar os fatos importantes que fazem a história do município traçando um elo entre o passado e presente e sua formação.
- Relacionar os principais pontos de atividades que fazem a vida da escola, etc.)
- Comparar a cidade de ontem e hoje, observando sua evolução.
- Reconhecer a importância cultural do folclore (lendas e tradições do município)
- Compreender o significado histórico das datas comemorativas e participar com sentimento cívico e patriótico dos eventos relativos às datas comemoradas na escola e na cidade.

CONTEÚDOS:

1- A história do município:
- Formação da população
- Lendas e tradições.
2- Datas Comemorativas:
- Dia dos Pais - Projeto Dia dos Pais.
- Dia do Folclore.
- Dia do Soldado.
- Semana da Pátria.
- Semana da Árvore.
- Início da Primavera.

4° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar causas e conseqüências da Proclamação da República no Brasil.
- Reconhecer a República como um governo dirigido por um presidente escolhido pelo povo.
- Compreender o significado e a importância das datas comemorativas.
- Discutir questões relativas aos direitos humanos e cotidianos escolar, relações de poder na escola.
- Garantir um espaço para discussões sobre: a fome, a miséria, a violência, a exploração, evasão escolar, etc...

CONTEÚDOS:
1- Proclamação da República.
2- Bandeira Nacional.
3- Símbolos Nacionais (Hinos Pátrios. Selos Nacionais e Armas Nacionais)
4- Datas Comemorativas:
- Dia da Criança
- Dia do Professor
- Proclamação da República
- Dia da Bandeira

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
Busca de informações em diferentes tipos de fontes: entrevistas, pesquisas bibliográficas, imagens, etc...

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

I) ESTRATÉGIA
Através de:
- Conversas, relatos, comentários e debates.
- Livro didático;
- Leitura silenciosa, oral, individual e coletiva.
- Dramatização.
- Trabalho em grupo.
- História em quadrinhos.
- Ensino individualizado.
- Visitas e passeios.
- Utilização de jornais, revistas (leitura informativa).

II) RECURSOS DIDÁTICOS
- Livros didáticos e paradidáticos
- Jornais e revistas
- Textos variados.
- Vídeos
- Fotografias.
- P.C. N
- Mapas
- Cartazes

III) PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Será contínuo e permanente, aplicando-se para tanto vários instrumentos de avaliação como:
- Observação das atividades diárias.
- Aplicação de atividades específicas em determinados períodos.
- Auto-avaliação
- Trabalho em grupo.

IV) PROCESSO DE RECUPERAÇÃO
- Recuperação feita no cotidiano, após observação na realização dos conteúdos desenvolvidos.
- Recuperação paralela.
- Recuperação no final de cada bimestre, após os resultados de cada avaliação feita.











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Prof.ª Ana Maria Ribas de Oliveira