LÍNGUA PORTUGUESA
2ª SÉRIE / 3º ANO
OBJETIVO GERAL
Utilizar a linguagem oral e escrita com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
LÍNGUA ORAL
- Organizar e socializar atividades que possibilitem ao aluno narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim.
PRÁTICA DE LEITURA
- Construir uma rotina de trabalho pedagógico com atividades de leitura em voz alta que favoreçam a eficácia comunicativa através de textos de diversos gêneros.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- Favorecer a reflexão sobre a importância dos conceitos básicos da Língua Portuguesa: ortografia, regras de acentuação e pontuação através dos diferentes gêneros textuais.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª SÉRIE / 3º ANO
1º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto.
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias;
- Leitura para fluência, ritmo e entonação.
Texto Literário em prosa | Agenda, conto e piada |
Texto Literário em verso | Letras de música, acróstico e poesia |
Texto Epistolar | Bilhete |
Texto Publicitário | Anúncio |
Texto Instrucional | Regras de convivência, listas e calendário |
Texto Jornalístico | Entrevista |
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- Nome completo;
- Segmentação da escrita em palavras;
- Agrupamento de palavras com a mesma letra;
- Lista temática;
- Pequenos textos a partir de gravura;
- Seqüência do alfabeto;
- Ampliação de frases;
- Revisão de pontuação (ponto final, vírgula e travessão);
- Paragrafação e margem;
- Encontro vocálico e consonantal;
- Palavras com dígrafos;
- Palavras com mesmo som de S, R, L, Z no final.
2º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto;
- Ampliação do vocabulário;
- Narrar histórias com começo, meio e fim.
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias;
- Leitura para fluência, ritmo e entonação.
Texto Literário em prosa
| Conto, fábula e poema |
Texto Literário em verso
| Quadrinha e letra de música |
Texto Epistolar
| Cartão |
Texto Publicitário
| Cartaz |
Texto Instrucional
| Receitas e calendário |
Texto Jornalístico
| Notícias |
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- De palavras com apoio de desenho;
- Reescrever textos com letra cursiva;
- Completar textos empregando a rima;
- Palavra a partir de desenho;
- Palavras com dígrafos;
- Palavras que apresentem SS, Ç, C e S com som de Z;
- Empregar letra maiúscula em nome próprio;
- Empregar ponto final na escrita de frases;
- Sinônimo e antônimo.
-
3º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto;
- Ampliação do vocabulário.
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias;
- Leitura para fluência, ritmo e entonação;
- Reconhecer o número de versos de um poema.
Texto Literário em prosa
| Poema, lenda, mito e parlendas |
Texto Literário em verso | Letra de música, trava-língua, adivinha |
Texto Epistolar
| Convite |
Texto Publicitário
| Propaganda |
Texto Instrucional
| Regras de jogo e calendário |
Texto Jornalístico
| Gráfico e tabela |
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- Palavras que contenham sílabas com nasalação (são, nhão, lhão,...);
- Palavras com dígrafos;
- Ampliar frases;
- Ordenar frases considerando a temporalidade;
- Ordenar histórias em gravuras;
- Empregar travessão em diálogo;
- Empregar vírgula quando enumerar elementos;
- Iniciar frases com letra maiúscula;
- Adjetivos;
- Acentuação.
-
4º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto;
- Ampliação do vocabulário.
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias;
- Leitura para fluência, ritmo e entonação;
- Atribuir título ao texto.
Texto Literário em prosa | Conto, diário* e história em quadrinhos |
Texto Literário em verso
| Letras de música e poesia |
Texto Epistolar
| Bilhete e carta |
Texto Instrucional
| Instruções de uso e calendário |
Texto Publicitário
| Propaganda e outdoor |
Texto Jornalístico
| Gráfico e tabela |
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
*Diário: pessoal, de classe, de viagem, etc.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- Uso adequado de M e N intermediário;
- Encontro Consonantal;
- Substantivo;
- Criar início e título para história;
- Texto a partir de gravura;
- Ponto de interrogação e exclamação;
- Substantivo coletivo;
- Introdução aos verbos.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª SÉRIE / 3º ANO
- Utilizar uma expressão oral fluente, expondo suas idéias com clareza, boa seqüência, relatos de experiências pessoais, histórias familiares, etc;
- Reconhecer as diferenças entre a linguagem oral e escrita;
- Escutar atentamente histórias lidas;
- Reconhecer a leitura como uma forma de comunicação entre ele e o autor, identificando sua intenção e as idéias básicas apresentadas no texto;
- Ler de forma compreensiva com bom nível interpretativo;
- Reconhecer no texto a relação causa-conseqüência em ação de personagens;
- Escrever texto considerando as características do gênero solicitado;
- Escrever textos empregando conectivos que assinalem a temporalidade e causalidade;
- Escrever texto considerando o destinatário (bilhete, carta, cartão);
- Reconhecer a divisão textual de histórias em parágrafos;
- Estabelecer no interior de texto, relação entre fato e vida real;
- Empregar adjetivos na produção textual, adequados ao contexto;
- Participar de atividades em grupo expressando suas opiniões e conhecimento acerca do tema.
MATEMÁTICA
2ª SÉRIE / 3º ANO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um ensino matemático que contribua para o exercício da cidadania, estimulando o interesse, a curiosidade e a capacidade para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Construir e ampliar o significado de número natural, bem como interpretar e produzir escritas numéricas, utilizando os diferentes significados das operações fundamentais na resolução de situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos.
ESPAÇO E FORMA
- Identificar formas e figuras geométricas, percebendo suas semelhanças e diferenças em situações que envolvam descrições orais, construções, comparações e representações.
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Identificar medidas de tempo (calendário e relógio), massa, volume e comprimento, bem como reconhecer cédulas e moedas que circulam em nosso País.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Valorizar o uso de tabelas e gráficos como meio de sintetizar informações, bem como ler, interpretar e construir formas pessoais de registro para comunicar informações.
-
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MATEMÁTICA – 2ª SÉRIE / 3º ANO
1º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Seqüência numérica até 500;
- História dos números;
- Relação entre quantidades;
- Seriação numérica;
- Registro de quantidades;
- Leitura e escrita de números;
- Ordem crescente e decrescente;
- Sucessor e antecessor;
- Unidade, dezena e centena;
- Pares e ímpares;
- Valor posicional dos algarismos;
- Operações: adição e subtração;
- Medida de tempo: Calendário escolar;
- Medida de comprimento;
- Geometria: esferas e cilindros;
- Gráficos e tabelas;
- Tabuada do 2.
2º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Seqüência numérica até 800;
- Leitura, escrita de números;
- Valor posicional dos algarismos;
- Agrupamento de 10 em 10;
- Pares e ímpares;
- Antecessor e sucessor;
- Unidade, dezena e centena;
- Operações: Adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Números ordinais até 30;
- Medida de tempo e calendário;
- Medida de capacidade;
- Geometria: Cubos e quadrados;
- Sistema monetário;
- Gráfico e tabela;
- Dobro e metade;
- Tabuada do 3.
3º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Seqüência numérica até 1.000;
- Leitura e escrita de números;
- Valor posicional dos algarismos;
- Pares e ímpares;
- Antecessor e sucessor;
- Dobro e triplo;
- Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problema simples;
- Números Romanos até 20;
- Medida de tempo: calendário e relógio;
- Medida de massa;
- Sistema monetário brasileiro;
- Geometria: retângulos e paralelepípedos;
- Gráficos e tabelas;
- Tabuada do 4.
4º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Leitura e escrita de números;
- Valor posicional dos algarismos;
- Pares e ímpares;
- Antecessor e sucessor;
- Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problema;
- Composição de quantidades;
- Geometria: Pirâmides e prismas;
- Medidas de tempo: calendário e horas;
- Medidas de volume;
- Gráficos e tabelas;
- Tabuada do 5 e revisão de todas.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
MATEMÁTICA – 2ª SÉRIE / 3º ANO
- Comunicar-se matematicamente, representando e apresentando resultados, com argumentação e precisão;
- Relacionar a matemática com o cotidiano e as demais áreas do conhecimento;
- Proporcionar aos alunos situações desafiadoras com a finalidade de resolver problemas.
- Construir o significado do número natural a partir dos seus diferentes usos no contexto social, que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos;
- Levar o aluno a adquirir, conscientemente técnicas de cálculo;
- Resolver situações-problema e construir, a partir deles, o significado das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações;
- Interpretar e produzir escritas numéricas, utilizando-se da linguagem oral, de registros e da linguagem matemática;
- Utilizar convenientemente as quatro operações na resolução de situações-problema;
- Compreender os princípios decimais e posicionais do sistema de numeração estabelecendo relações entre números;
- Refletir sobre grandezas numéricas;
- Estabelecer pontos de referência para posicionar-se e situar-se no espaço;
- Reconhecer a necessidade do uso de medidas padrão de comprimento, volume e massa;
- Utilizar informações sobre tempo e temperatura;
- Relacionar calendário e o relógio, interpretando e fazendo leitura;
- Promover coleta e tratamento de dados e informações bem como, interpretar dados apresentados sob a forma de tabelas e gráficos.
- Reconhecer cédulas e moedas de sistema monetário vigente compondo e decompondo valores;
- Identificar geometricamente em objetos e modelos sólidos, cubos, cones, cilindros e esferas, classificando-os.
HISTÓRIA
2ª SÉRIE / 3º ANO
OBJETIVO GERAL
Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEXTO SOCIAL
- Desenvolver idéias e valores como responsabilidade, liberdade, iniciativa, cooperação em relação a si próprio e a comunidade; distinguindo o modo de vida do diversos grupos sociais e os diferentes tipos de trabalho, hábitos e costumes.
MEIO URBANO E RURAL
- Estabelecer relações sócio-econômicas existentes entre os meio urbano e rural, conhecendo os diferentes grupos sociais e valorizando a modo de vida de seus habitantes.
O HOMEM E A PAISAGEM
- Perceber que a organização dos espaços onde as pessoas vivem e trabalham dão origem a diferentes tipos de paisagens.
HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
- Reconhecer os direitos dos negros de serem sujeitos de sua própria história e da história de sua comunidade.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
HISTÓRIA – 2ª SÉRIE / 3º ANO
1º BIMESTRE
CONTEXTO SOCIAL
- Eu e família;
- Escola;
- Bairro;
- Moradia;
- Profissões dos moradores dos bairros.
2º BIMESTRE
MEIO URBANO
- Surgimento das cidades;
- Levantamento das principais instituições da cidade: escolas, creches, orfanatos, hospitais, posto de saúde, centros de lazer, fábricas;
- Grupos sociais que compõem cidade.
3º BIMESTRE
MEIO RURAL
- Atividades econômicas;
- Educação;
- Cultura;
- Meios de comunicação;
- Meios de transporte.
4º BIMESTRE
O HOMEM E A PAISAGEM
- Elementos da paisagem;
- A paisagem se modifica;
- O trabalho das pessoas e as paisagens;
- Como os lugares estão organizados;
- História e cultura afro-brasileira.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
HISTÓRIA – 2ª SÉRIE/ 3º ANO
- Apresentar aos colegas sua família através de relatos orais e desenhos;
- Pesquisar com familiares a origem de sua família;
- Evidenciar a importância do convívio social para a construção da própria história;
- Informar-se sobre diferentes formas de organização familiar;
- Recolher depoimentos de pessoas sobre o histórico da escola onde estuda;
- Valorizar a escola, interagindo com os colegas e professores com respeito;
- Reconhecer a existência e a importância do trabalho, estabelecendo a relação trabalho-salário na sociedade atual;
- Valorizar o meio urbano de sua comunidade, entendendo que as cidades surgiram decorrentes das necessidades coletivas do homem;
- Identificar o próprio grupo social de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
- Pesquisar na comunidade as diversas profissões dos moradores;
- Conhecer as principais instituições da cidade escolas, creches, hospitais, etc;
- Valorizar o meio rural como fonte de subsistência, indispensável para a economia local;
- Reconhecer a importância dos elementos naturais para a vida humana, compreendendo que o homem é agente transformador do meio;
- Respeitar as culturas presentes na comunidade sinopense oriundas de diversas regiões brasileiras;
- Promover o resgate e a valorização da cultura negra como um dos elementos formadores da própria cultura brasileira.
GEOGRAFIA
2ª SÉRIE/3º ANO
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
LOCALIZAÇÃO ESPACIAL
- Compreender a espacialidade do município e do bairro, conscientizando-se da necessidade de conhecer e respeitar os sinais de trânsito, zelando pela integridade física e mental de todos os transeuntes.
MEIO URBANO
- Compreender o papel do homem urbano na construção do território e na transformação da paisagem onde está inserido, identificando e avaliando as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos.
MEIO RURAL
- Perceber a importância do homem do campo na economia local e que valoriza o meio ambiente onde está inserido, compreendendo que depende dos seus recursos naturais para sobreviver.
ESPAÇO GEOGRÁFICO
- Conhecer o ambiente em que vivemos, suas necessidades, bem como, a preservação da natureza atentando para as questões locais e a organização do espaço geográfico do município, estudando suas dinâmicas e interações.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE/3º ANO
1º BIMESTRE
LOCALIZAÇÃO ESPACIAL
- Bairro;
- Localização;
- Quarteirão da escola;
- Serviços públicos do bairro;
- Endereço da casa e da escola;
- Trânsito: sinalização básica.
2º BIMESTRE
MEIO URBANO
- Bairros de Sinop;
- Tipos de cidades;
- Limpeza e conservação da cidade;
- Trânsito: poluição sonora e atmosférica;
- Estações do ano.
3º BIMESTRE
MEIO RURAL
- Atividades desenvolvidas no meio rural (econômico e cultural);
- Meios de transporte;
- Meios de comunicação;
- Elementos naturais.
4º BIMESTRE
ESPAÇO GEOGRÁFICO
- O meio ambiente;
- Relevo;
- Hidrografia;
- Clima;
- Vegetação.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE/3ºANO
- Perceber a localização do bairro como um referencial próximo e os principais serviços públicos existentes;
- Reconhecer a sinalização básica existente no bairro que garantam aos transeuntes a circulação com segurança;
- Perceber-se como cidadão atuante inserido na comunidade, contribuindo com a limpeza e conservação do bairro;
- Reconhecer a necessidade de serviços públicos, como água encanada, rede de esgoto, energia elétrica e coleta de lixo para garantir a qualidade de vida das pessoas;
- Saber locomover-se com segurança no trajeto de casa até a escola, orientando-se através de pontos de referências;
- Identificar as características de diferentes tipos de bairro;
- Perceber que os bairros sofrem transformações ao longo do tempo;
- Relacionar o trânsito à necessidade de circulação de pessoas e produtos;
- Identificar os diferentes meios de comunicação e sua utilidade;
- Identificar formas de agressão ao ambiente e saber como evitá-las;
- Reconhecer a paisagem natural da região (relevo, hidrografia, clima e vegetação);
- Compreender que os homens se relacionam entre si e com a natureza para suprir necessidades, ocasionando: poluição, preservação ou transformação;
- Conhecer e utilizar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem do município, seus processos de construção, suas relações, problemas e contradições.
CIÊNCIAS
2ª SÉRIE / 3º ANO
OBJETIVO GERAL
Conhecer características e comportamentos dos seres vivos, condições do ambiente onde vive e fenômenos da natureza, valorizando a diversidade de vida e percebendo-se como agente transformador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CORPO HUMANO
- Identificar e valorizar algumas características do corpo humano respeitando as diferenças entre gêneros e pessoas portadoras de deficiências, estabelecendo relação entre a falta de asseio corporal, higiene ambiental e a ocorrência de doenças no homem.
DOENÇAS TÍPICAS
- Distinguir doenças típicas da região e correlacioná-las aos maus hábitos de higiene da população.
RECURSOS NATURAIS
- Compreender o meio ambiente como um todo, onde o homem está inserido sendo dependente dos recursos naturais e entendendo a necessidade da preservação da natureza para sua sobrevivência.
PLANTAS E ANIMAIS
- Identificar e classificar os animais e vegetais de diferentes ambientes quanto à reprodução e utilidade, relacionando suas características ao ambiente em que vivem.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CIÊNCIAS – 2ª SÉRIE / 3º ANO
1º BIMESTRE
CORPO HUMANO
- Desenvolvimento;
- Fases da vida;
- Saúde e higiene;
- Alimentação.
DOENÇAS TÍPICAS
- Dengue;
- Febre amarela;
- Verminoses.
2º BIMESTRE
RECURSOS NATURAIS
- Água;
- Ar;
- Solo;
- Luz solar;
- Seres vivos e não vivos;
- Preservação.
3º BIMESTRE
PLANTAS
- Partes e funções;
- Reprodução;
- Utilidades;
- Tipos de plantas.
4º BIMESTRE
ANIMAIS
- Vertebrados e invertebrados;
- Úteis e nocivos;
- Domésticos e selvagens.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
CIÊNCIAS – 2ª SÉRIE / 3º ANO
- Apreciar o próprio corpo, desenvolvendo a auto-estima;
- Desenvolver algumas idéias sobre o corpo humano como um todo integrado e dinamicamente articulado;
- Conhecer como é composta uma alimentação saudável;
- Entender a importância da limpeza do corpo e do ambiente para a saúde;
- Conhecer a importância da higiene bucal na prevenção de cáries;
- Reconhecer a importância da vacinação como proteção às doenças infantis, respeitando a orientação médica;
- Reconhecer a necessidade de higiene do ambiente em que vivemos para evitar doenças regionais;
- Associar a presença de verminoses no ser humano à falta de hábitos saudáveis;
- Conhece os estados físicos da água;
- Entender o ciclo da água no ambiente;
- Reconhecer a água como solvente universal;
- Perceber que o ar existe e que está presente em quase tudo que os rodeia;
- Perceber que existe ar no corpo do ser humano e de outros animais;
- Entender como ocorre a formação do solo;
- Conhecer a importância do solo para os seres humanos na obtenção dos alimentos;
- Identificar o sol como principal fonte de luz e calor na Terra;
- Valorizar a diversidade vegetal existente no planeta;
- Compreender que as plantas apresentam ciclo vital;
- Identificar as diversas partes das plantas, bem como, ter noções das funções de cada uma dessas partes;
- Ter noção sobre as diversas formas de reprodução das plantas;
- Diferenciar animais vertebrados e invertebrados;
- Reconhecer a existência de animais nocivos ao homem, relacionando-os a falta de hábitos de higiene;
- Compreender que a criança portadora de deficiência tem iguais potencialidades e precisa de um ambiente acolhedor para interagir e crescer;
- Compreender o meio ambiente como um todo, onde o homem está inserido e depende dos seus recursos naturais para sobreviver, por meio de ações em Educação Ambiental.
EDUCAÇÃO FÍSICA
2ª SÉRIE / 3º ANO
OBJETIVO GERAL
Participar de diferentes atividades corporais, utilizando movimentos expressivos, estabelecendo relações de respeito a si e ao outro, bem como, de seu desempenho físico e de outros, sem discriminar características pessoais, físicas, sociais ou do gênero.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
RECONHECIMENTO CORPORAL E MOVIMENTOS CORPORAIS
- Descobrir as diferentes partes do corpo e suas possibilidades de expressão, explorando diferentes dinâmicas de movimentos, conhecendo gradativamente os limites do seu corpo.
SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO MÚTUO E BRINCADEIRAS
- Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais com maneiras eficazes de crescimento coletivo.
HABILIDADES MOTORAS, JOGOS RECREATIVOS, COGNITIVOS, COOPERATIVOS E LÚDICOS
- Perceber as diferentes sensações, limites, potencialidades e integridade do próprio corpo, estabelecendo noções de lateralidade, relacionando com as estruturas espaciais e desenvolvimento cognitivo.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE / 3º ANO
1º BIMESTRE
- Socialização;
- Avaliação Antropométrica; peso, altura, envergadura;
- Capacidade Física: resistência, flexibilidade, coordenação, velocidade, agilidade, equilíbrio, força;
- Orientação espaço temporal: lateralidade, direção, trajetória, localização, velocidade de ação e reação;
- Jogos sensoriais: percepção tátil, visual, auditiva;
- Xadrez;
- Tema livre.
2º BIMESTRE
- Noções de primeiros socorros;
- Jogos cooperativos;
- Ginástica: (psicomotricidade);
- Atividades com o corpo;
- Atividades com materiais (corda, bastão, arcos e bolas);
- Xadrez;
- Tema livre.
3º BIMESTRE
- Avaliação Antropométrica;
- Danças: danças folclóricas, expressão corporal: (usando o lúdico, mímicas, teatro), jogos rítmicos, danças recreativas;
- Jogos recreativos;
- Coordenação-motora (ampla e fina);
- Viso-motora;
- Jogos de Mesas;
- Tema Livre.
4º BIMESTRE
- Jogos intelectuais;
- Xadrez (recreação);
- Jogos recreativos;
- Tema Livre.
Temas livres: projetos e atividades desenvolvidas pelo professor, condizentes com a realidade e necessidade de cada unidade escolar.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE / 3º ANO
- Reconhecer a importância da atividade física para o seu desenvolvimento integral;
- Reconhecer o jogo como manifestação humana, relacionando com sua participação na sociedade;
- Reconhecer o seu corpo no todo e em partes e respectivos movimentos;
- Adotar a atividade física como forma de expressão, de relacionamento e bem estar biopsicossocial;
- Perceber a importância de um relacionamento interpessoal sadio;
- Desenvolver sua criatividade, autocontrole e respeito das individualidades.
ARTES
2ª SÉRIE / 3º ANO
OBJETIVO GERAL
Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ARTES VISUAIS
- Reconhecer diferentes possibilidades de produções artísticas, através de materiais variados;
- Criação e construção de formas plásticas e visuais;
- Respeitar e valorizar suas produções e de outros.
DANÇA
- Explorar diferentes ritmos (danças folclóricas, populares, regionais, nacionais e internacionais);
- Desenvolver as capacidades físico-motoras, estimulando a criatividade e improvisação;
- Respeitar a diferença motriz e o desempenho individual de cada um.
MÚSICA
- Desenvolver o senso rítmico através do esquema corporal;
- Explorar fontes sonoras;
- Identificar e reproduzir sons do mundo natural e cultural.
TEATRO
- Desenvolver capacidades através de atividades de expressão dramática;
- Proporcionar um melhor desempenho na verbalização.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ARTES - 2ª SÉRIE / 3º ANO
1° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Pintura (materiais diversos);
- Desenho livre ou orientado;
- Leitura (literatura infantil) e produções visuais.
DANÇA
- Corpo e espaço.
MÚSICA
- Som e silêncio (reconhecimento dos sons);
- Intensidade do som;
- História sonorizada;
- Jogos musicais;
- Canções ritmadas.
TEATRO
- Jogos de atenção, observação, concentração e improvisação.
2° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Recorte e colagem;
- Apreciação, estudo e releitura de obras de artistas nacionais e regionais;
- Histórias em quadrinhos (trabalhar a estética, margem, disposição, etc.).
DANÇA
- Variação do tempo: lento, moderado, acelerado, desaceleração;
- Movimentos primitivos e atuais.
MÚSICA
- Apreciação musical;
- Duração do som;
- Registro Gráfico;
- Jogos musicais;
- Canções ritmadas.
TEATRO
- Expressão corporal, plástica e sonora.
3° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Confecção de cartazes, cartões, convites;
- Dobraduras.
DANÇA
- Direção, duração, tamanho e plano;
- História da dança (iniciação).
MÚSICA
- Altura do som;
- Registro gráfico;
- Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
- Folclore (jogos musicais e canções ritmadas).
TEATRO
- Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).
4° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Confecções de objetos utilizando materiais diversos (jornal, serragem, madeira, cola e materiais recicláveis);
- Produções informatizadas.
DANÇA
- Gestos e movimentos (imitação, improvisação, recriação);
- Criação de pequenas coreografias.
MÚSICA
- Montagem de partituras criativas;
- Timbre do som;
- Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
- Jogos musicais e canções ritmadas.
TEATRO
- Jogos improvisação com estabelecimento de regras.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
ARTES - 2ª SÉRIE / 3º ANO
- Reconhecer a importância da arte para o desenvolvimento intelectual;
- Compreender as atividades artísticas como registro de idéias, apreciando com sensibilidade as produções;
- Expressar emoções, sentimentos e atitudes, através das artes visuais;
- Produzir e valorizar trabalhos artísticos;
- Experimentar materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes através de trabalhos pessoais, expressando sua criatividade;
- Estimular a percepção visual, a coordenação motora, e a concepção de movimento organizado e integrado;
- Compreender a estrutura e o funcionamento do seu corpo dentro da dança, interessando-se pela mesma como atividade coletiva;
- Apreciar as diversas danças como manifestações culturais;
- Criar e interpretar com musicalidade, desenvolvendo a imaginação e a relação entre emoções e idéias musicais em produções com a voz, com o corpo, com os diversos materiais sonoros e instrumentos;
- Despertar a percepção dos diferentes sons presentes em seu cotidiano;
- Utilizar os conhecimentos básicos da linguagem e grafia musical, como meio de comunicação e expressão de idéias e sentimentos;
- Perceber as relações entre as produções musicais, as características expressivas e intencionalidade de compositores e intérpretes;
- Relacionar estilos, movimentos artísticos, períodos, músicos e respectivas produções no contexto histórico, social e geográfico;
- Conhecer, valorizar e saber utilizar registros de obras musicais, respeitando as diferentes realidades culturais;
- Desenvolver a habilidade de atenção, concentração, observação, articulando devidamente o discurso falado e o escrito, a expressão do corpo, as expressões plásticas, visuais e sonoras;
- Saber organizar-se em grupos, colaborando com o respeito e a solidariedade;
- Apreciar as diversas formas de teatro produzidas nas culturas.