30/12/2009

PLANEJAMENTO 3ª FASE DO 1º CICLO.2009

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

 

2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Utilizar a linguagem oral e escrita com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

LÍNGUA ORAL

 

-        Organizar e socializar atividades que possibilitem ao aluno narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim.

 

PRÁTICA DE LEITURA

 

-        Construir uma rotina de trabalho pedagógico com atividades de leitura em voz alta que favoreçam a eficácia comunicativa através de textos de diversos gêneros.

 

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

 

-        Favorecer a reflexão sobre a importância dos conceitos básicos da Língua Portuguesa: ortografia, regras de acentuação e pontuação através dos diferentes gêneros textuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

1º BIMESTRE

LÍNGUA ORAL

 

-        Articulação correta das palavras;

-        Clareza e objetividade;

-        Seqüência lógica;

-        Ouvir com atenção;

-        Entonação adequada ao texto.

 

PRÁTICA DE LEITURA

 

-        Leitura para apreensão das idéias;

-        Leitura para fluência, ritmo e entonação.

Texto Literário em prosa

Agenda, conto e piada

Texto Literário em verso

Letras de música, acróstico e poesia

Texto Epistolar

Bilhete

Texto Publicitário

Anúncio

Texto Instrucional

Regras de convivência, listas e calendário

Texto Jornalístico

Entrevista

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

 

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-        Nome completo;

-        Segmentação da escrita em palavras;

-        Agrupamento de palavras com a mesma letra;

-        Lista temática;

-        Pequenos textos a partir de gravura;

-        Seqüência do alfabeto;

-        Ampliação de frases;

-        Revisão de pontuação (ponto final, vírgula e travessão);

-        Paragrafação e margem;

-        Encontro vocálico e consonantal;

-        Palavras com dígrafos;

-        Palavras com mesmo som de S, R, L, Z no final.

 

 

2º BIMESTRE

LÍNGUA ORAL

 

-        Articulação correta das palavras;

-        Clareza e objetividade;

-        Seqüência lógica;

-        Ouvir com atenção;

-        Entonação adequada ao texto;

-        Ampliação do vocabulário;

-        Narrar histórias com começo, meio e fim.

 

PRÁTICA DE LEITURA

 

-        Leitura para apreensão das idéias;

-        Leitura para fluência, ritmo e entonação.

 

Texto Literário em prosa

 

Conto, fábula e poema

Texto Literário em verso

 

Quadrinha e letra de música

Texto Epistolar

 

Cartão

Texto Publicitário

 

Cartaz

Texto Instrucional

 

Receitas e calendário

Texto Jornalístico

 

Notícias

 

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

 

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

 

-        De palavras com apoio de desenho;

-        Reescrever textos com letra cursiva;

-        Completar textos empregando a rima;

-        Palavra a partir de desenho;

-        Palavras com dígrafos;

-        Palavras que apresentem SS, Ç, C e S com som de Z;

-        Empregar letra maiúscula em nome próprio;

-        Empregar ponto final na escrita de frases;

-        Sinônimo e antônimo.

-         

3º BIMESTRE

LÍNGUA ORAL

 

-        Articulação correta das palavras;

-        Clareza e objetividade;

-        Seqüência lógica;

-        Ouvir com atenção;

-        Entonação adequada ao texto;

-        Ampliação do vocabulário.

 

PRÁTICA DE LEITURA

 

-        Leitura para apreensão das idéias;

-        Leitura para fluência, ritmo e entonação;

-        Reconhecer o número de versos de um poema.

 

Texto Literário em prosa

 

Poema, lenda, mito e parlendas

Texto Literário em verso

Letra de música, trava-língua, adivinha

Texto Epistolar

 

Convite

Texto Publicitário

 

Propaganda

Texto Instrucional

 

Regras de jogo e calendário

Texto Jornalístico

 

Gráfico e tabela

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

 

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

 

-        Palavras que contenham sílabas com nasalação (são, nhão, lhão,...);

-        Palavras com dígrafos;

-        Ampliar frases;

-        Ordenar frases considerando a temporalidade;

-        Ordenar histórias em gravuras;

-        Empregar travessão em diálogo;

-        Empregar vírgula quando enumerar elementos;

-        Iniciar frases com letra maiúscula;

-        Adjetivos;

-        Acentuação.

-         

4º BIMESTRE

 

LÍNGUA ORAL

 

-        Articulação correta das palavras;

-        Clareza e objetividade;

-        Seqüência lógica;

-        Ouvir com atenção;

-        Entonação adequada ao texto;

-        Ampliação do vocabulário.

 

PRÁTICA DE LEITURA

 

-        Leitura para apreensão das idéias;

-        Leitura para fluência, ritmo e entonação;

-        Atribuir título ao texto.

 

Texto Literário em prosa

Conto, diário* e história em quadrinhos

Texto Literário em verso

 

Letras de música e poesia

Texto Epistolar

 

Bilhete e carta

Texto Instrucional

 

Instruções de uso e calendário

Texto Publicitário

 

Propaganda e outdoor

Texto Jornalístico

 

Gráfico e tabela

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

           *Diário: pessoal, de classe, de viagem, etc.

 

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

 

-        Uso adequado de M e N intermediário;

-        Encontro Consonantal;

-        Substantivo;

-        Criar início e título para história;

-        Texto a partir de gravura;

-        Ponto de interrogação e exclamação;

-        Substantivo coletivo;

-        Introdução aos verbos.

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

-        Utilizar uma expressão oral fluente, expondo suas idéias com clareza, boa seqüência, relatos de experiências pessoais, histórias familiares, etc;

-        Reconhecer as diferenças entre a linguagem oral e escrita;

-        Escutar atentamente histórias lidas;

-        Reconhecer a leitura como uma forma de comunicação entre ele e o autor, identificando sua intenção e as idéias básicas apresentadas no texto;

-        Ler de forma compreensiva com bom nível interpretativo;

-        Reconhecer no texto a relação causa-conseqüência em ação de personagens;

-        Escrever texto considerando as características do gênero solicitado;

-        Escrever textos empregando conectivos que assinalem a temporalidade e causalidade;

-        Escrever texto considerando o destinatário (bilhete, carta, cartão);

-        Reconhecer a divisão textual de histórias em parágrafos;

-        Estabelecer no interior de texto, relação entre fato e vida real;

-        Empregar adjetivos na produção textual, adequados ao contexto;

-        Participar de atividades em grupo expressando suas opiniões e conhecimento acerca do tema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   MATEMÁTICA

 

 

 

2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Proporcionar um ensino matemático que contribua para o exercício da cidadania, estimulando o interesse, a curiosidade e a capacidade para resolver problemas.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

NÚMEROS E OPERAÇÕES

 

-        Construir e ampliar o significado de número natural, bem como interpretar e produzir escritas numéricas, utilizando os diferentes significados das operações fundamentais na resolução de situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos.

 

ESPAÇO E FORMA

 

-        Identificar formas e figuras geométricas, percebendo suas semelhanças e diferenças em situações que envolvam descrições orais, construções, comparações e representações.

 

GRANDEZAS E MEDIDAS

 

-        Identificar medidas de tempo (calendário e relógio), massa, volume e comprimento, bem como reconhecer cédulas e moedas que circulam em nosso País.

 

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

 

-         Valorizar o uso de tabelas e gráficos como meio de sintetizar informações, bem como ler, interpretar e construir formas pessoais de registro para comunicar informações.

 

 

-          

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

MATEMÁTICA – 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

1º BIMESTRE

-        Sistema de numeração decimal;

-        Seqüência numérica até 500;

-        História dos números;

-        Relação entre quantidades;

-        Seriação numérica;

-        Registro de quantidades;

-        Leitura e escrita de números;

-        Ordem crescente e decrescente;

-        Sucessor e antecessor;

-        Unidade, dezena e centena;

-        Pares e ímpares;

-        Valor posicional dos algarismos;

-        Operações: adição e subtração;

-        Medida de tempo: Calendário escolar;

-        Medida de comprimento;

-        Geometria: esferas e cilindros;

-        Gráficos e tabelas;

-        Tabuada do 2.

 

2º BIMESTRE

-        Sistema de numeração decimal;

-        Seqüência numérica até 800;

-        Leitura, escrita de números;

-        Valor posicional dos algarismos;

-        Agrupamento de 10 em 10;

-        Pares e ímpares;

-        Antecessor e sucessor;

-        Unidade, dezena e centena;

-        Operações: Adição, subtração, multiplicação e divisão;

-        Números ordinais até 30;

-        Medida de tempo e calendário;

-        Medida de capacidade;

-        Geometria: Cubos e quadrados;

-        Sistema monetário;

-        Gráfico e tabela;

-        Dobro e metade;

-        Tabuada do 3.

 

 

 

3º BIMESTRE

-        Sistema de numeração decimal;

-        Seqüência numérica até 1.000;

-        Leitura e escrita de números;

-        Valor posicional dos algarismos;

-        Pares e ímpares;

-        Antecessor e sucessor;

-        Dobro e triplo;

-         Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problema simples;

-        Números Romanos até 20;

-        Medida de tempo: calendário e relógio;

-        Medida de massa;

-        Sistema monetário brasileiro;

-        Geometria: retângulos e paralelepípedos;

-        Gráficos e tabelas;

-        Tabuada do 4.

 

 

 

4º BIMESTRE

-        Sistema de numeração decimal;

-        Leitura e escrita de números;

-        Valor posicional dos algarismos;

-        Pares e ímpares;

-        Antecessor e sucessor;

-        Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problema;

-        Composição de quantidades;

-        Geometria: Pirâmides e prismas;

-        Medidas de tempo: calendário e horas;

-        Medidas de volume;

-        Gráficos e tabelas;

-        Tabuada do 5 e revisão de todas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
MATEMÁTICA – 2ª SÉRIE / 3º ANO
 

 

 

-                   Comunicar-se matematicamente, representando e apresentando resultados, com argumentação e precisão;

-                   Relacionar a matemática com o cotidiano e as demais áreas do conhecimento;

-                   Proporcionar aos alunos situações desafiadoras com a finalidade de resolver problemas.

-                   Construir o significado do número natural a partir dos seus diferentes usos no contexto social, que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos;

-                   Levar o aluno a adquirir, conscientemente técnicas de cálculo;

-                   Resolver situações-problema e construir, a partir deles, o significado das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações;

-                   Interpretar e produzir escritas numéricas, utilizando-se da linguagem oral, de registros e da linguagem matemática;

-        Utilizar convenientemente as quatro operações na resolução de situações-problema;

-        Compreender os princípios decimais e posicionais do sistema de numeração estabelecendo relações entre números;

-        Refletir sobre grandezas numéricas;

-        Estabelecer pontos de referência para posicionar-se e situar-se no espaço;

-        Reconhecer a necessidade do uso de medidas padrão de comprimento, volume e massa;

-        Utilizar informações sobre tempo e temperatura;

-        Relacionar calendário e o relógio, interpretando e fazendo leitura;

-         Promover coleta e tratamento de dados e informações bem como, interpretar dados apresentados sob a forma de tabelas e gráficos.

-        Reconhecer cédulas e moedas de sistema monetário vigente compondo e decompondo valores;

-        Identificar geometricamente em objetos e modelos sólidos, cubos, cones, cilindros e esferas, classificando-os.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRIA

 

 

 

 

2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

              Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

CONTEXTO SOCIAL

 

-        Desenvolver idéias e valores como responsabilidade, liberdade, iniciativa, cooperação em relação a si próprio e a comunidade; distinguindo o modo de vida do diversos grupos sociais e os diferentes tipos de trabalho, hábitos e costumes.

 

MEIO URBANO E RURAL

 

-        Estabelecer relações sócio-econômicas existentes entre os meio urbano e rural, conhecendo os diferentes grupos sociais e valorizando a modo de vida de seus habitantes.

 

 

O HOMEM E A PAISAGEM

 

-        Perceber que a organização dos espaços onde as pessoas vivem e trabalham dão origem a diferentes tipos de paisagens.

 

 

HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

 

-        Reconhecer os direitos dos negros de serem sujeitos de sua própria história e da história de sua comunidade.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

HISTÓRIA – 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

1º BIMESTRE

CONTEXTO SOCIAL

-        Eu e família;

-        Escola;

-        Bairro;

-        Moradia;

-        Profissões dos moradores dos bairros.

 

 

2º BIMESTRE

MEIO URBANO

-        Surgimento das cidades;

-        Levantamento das principais instituições da cidade: escolas, creches, orfanatos, hospitais, posto de saúde, centros de lazer, fábricas;

-        Grupos sociais que compõem cidade.

 

 

3º BIMESTRE

MEIO RURAL

-        Atividades econômicas;

-        Educação;

-        Cultura;

-        Meios de comunicação;

-        Meios de transporte.

 

 

 

4º BIMESTRE

O HOMEM E A PAISAGEM

-        Elementos da paisagem;

-        A paisagem se modifica;

-        O trabalho das pessoas e as paisagens;

-        Como os lugares estão organizados;

-        História e cultura afro-brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

HISTÓRIA – 2ª SÉRIE/ 3º ANO

 

 

 

-        Apresentar aos colegas sua família através de relatos orais e desenhos;

-        Pesquisar com familiares a origem de sua família;

-        Evidenciar a importância do convívio social para a construção da própria história;

-        Informar-se sobre diferentes formas de organização familiar;

-        Recolher depoimentos de pessoas sobre o histórico da escola onde estuda;

-        Valorizar a escola, interagindo com os colegas e professores com respeito;

-        Reconhecer a existência e a importância do trabalho, estabelecendo a relação trabalho-salário na sociedade atual;

-        Valorizar o meio urbano de sua comunidade, entendendo que as cidades surgiram decorrentes das necessidades coletivas do homem;

-        Identificar o próprio grupo social de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;

-        Pesquisar na comunidade as diversas profissões dos moradores;

-        Conhecer as principais instituições da cidade escolas, creches, hospitais, etc;

-        Valorizar o meio rural como fonte de subsistência, indispensável para a economia local;

-        Reconhecer a importância dos elementos naturais para a vida humana, compreendendo que o homem é agente transformador do meio;

-        Respeitar as culturas presentes na comunidade sinopense oriundas de diversas regiões brasileiras;

-        Promover o resgate e a valorização da cultura negra como um dos elementos formadores da própria cultura brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA

 

 

2ª SÉRIE/3º ANO

 

 

OBJETIVO GERAL

 

 

Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

 

-        Compreender a espacialidade do município e do bairro, conscientizando-se da necessidade de conhecer e respeitar os sinais de trânsito, zelando pela integridade física e mental de todos os transeuntes.

 

MEIO URBANO

 

-        Compreender o papel do homem urbano na construção do território e na transformação da paisagem onde está inserido, identificando e avaliando as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos.

 

MEIO RURAL

 

-        Perceber a importância do homem do campo na economia local e que valoriza o meio ambiente onde está inserido, compreendendo que depende dos seus recursos naturais para sobreviver.

 

ESPAÇO GEOGRÁFICO

 

-        Conhecer o ambiente em que vivemos, suas necessidades, bem como, a preservação da natureza atentando para as questões locais e a organização do espaço geográfico do município, estudando suas dinâmicas e interações.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE/3º ANO

 

 

1º BIMESTRE

LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

-        Bairro;

-        Localização;

-        Quarteirão da escola;

-        Serviços públicos do bairro;

-        Endereço da casa e da escola;

-        Trânsito: sinalização básica.

 

 

 

2º BIMESTRE

MEIO URBANO

-        Bairros de Sinop;

-        Tipos de cidades;

-        Limpeza e conservação da cidade;

-        Trânsito: poluição sonora e atmosférica;

-        Estações do ano.

 

 

 

3º BIMESTRE

MEIO RURAL

-        Atividades desenvolvidas no meio rural (econômico e cultural);

-        Meios de transporte;

-        Meios de comunicação;

-        Elementos naturais.

 

 

 

4º BIMESTRE

ESPAÇO GEOGRÁFICO

-        O meio ambiente;

-        Relevo;

-        Hidrografia;

-        Clima;

-        Vegetação.

 

 

 

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE/3ºANO

 

 

 

-        Perceber a localização do bairro como um referencial próximo e os principais serviços públicos existentes;

-        Reconhecer a sinalização básica existente no bairro que garantam aos transeuntes a circulação com segurança;

-        Perceber-se como cidadão atuante inserido na comunidade, contribuindo com a limpeza e conservação do bairro;

-        Reconhecer a necessidade de serviços públicos, como água encanada, rede de esgoto, energia elétrica e coleta de lixo para garantir a qualidade de vida das pessoas;

-        Saber locomover-se com segurança no trajeto de casa até a escola, orientando-se através de pontos de referências;

-        Identificar as características de diferentes tipos de bairro;

-        Perceber que os bairros sofrem transformações ao longo do tempo;

-        Relacionar o trânsito à necessidade de circulação de pessoas e produtos;

-        Identificar os diferentes meios de comunicação e sua utilidade;

-        Identificar formas de agressão ao ambiente e saber como evitá-las;

-        Reconhecer a paisagem natural da região (relevo, hidrografia, clima e vegetação);

-        Compreender que os homens se relacionam entre si e com a natureza para suprir necessidades, ocasionando: poluição, preservação ou transformação;

-        Conhecer e utilizar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem do município, seus processos de construção, suas relações, problemas e contradições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIAS

 

 

 

2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

 

              Conhecer características e comportamentos dos seres vivos, condições do ambiente onde vive e fenômenos da natureza, valorizando a diversidade de vida e percebendo-se como agente transformador.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

CORPO HUMANO

 

-        Identificar e valorizar algumas características do corpo humano respeitando as diferenças entre gêneros e pessoas portadoras de deficiências, estabelecendo relação entre a falta de asseio corporal, higiene ambiental e a ocorrência de doenças no homem.

 

DOENÇAS TÍPICAS

 

-        Distinguir doenças típicas da região e correlacioná-las aos maus hábitos de higiene da população.

 

RECURSOS NATURAIS

 

-        Compreender o meio ambiente como um todo, onde o homem está inserido sendo dependente dos recursos naturais e entendendo a necessidade da preservação da natureza para sua sobrevivência.

 

PLANTAS E ANIMAIS

 

-        Identificar e classificar os animais e vegetais de diferentes ambientes quanto à reprodução e utilidade, relacionando suas características ao ambiente em que vivem.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CIÊNCIAS – 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

1º BIMESTRE

CORPO HUMANO

-        Desenvolvimento;

-        Fases da vida;

-        Saúde e higiene;

-        Alimentação.

 

DOENÇAS TÍPICAS

-        Dengue;

-        Febre amarela;

-        Verminoses.

 

 

2º BIMESTRE

RECURSOS NATURAIS

-        Água;

-        Ar;

-        Solo;

-        Luz solar;

-        Seres vivos e não vivos;

-        Preservação.

 

 

3º BIMESTRE

PLANTAS

-        Partes e funções;

-        Reprodução;

-        Utilidades;

-        Tipos de plantas.

 

 

4º BIMESTRE

ANIMAIS

-        Vertebrados e invertebrados;

-        Úteis e nocivos;

-        Domésticos e selvagens.

 

 

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

CIÊNCIAS – 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

-        Apreciar o próprio corpo, desenvolvendo a auto-estima;

-        Desenvolver algumas idéias sobre o corpo humano como um todo integrado e dinamicamente articulado;

-        Conhecer como é composta uma alimentação saudável;

-        Entender a importância da limpeza do corpo e do ambiente para a saúde;

-        Conhecer a importância da higiene bucal na prevenção de cáries;

-        Reconhecer a importância da vacinação como proteção às doenças infantis, respeitando a orientação médica;

-        Reconhecer a necessidade de higiene do ambiente em que vivemos para evitar doenças regionais;

-        Associar a presença de verminoses no ser humano à falta de hábitos saudáveis;

-        Conhece os estados físicos da água;

-        Entender o ciclo da água no ambiente;

-        Reconhecer a água como solvente universal;

-        Perceber que o ar existe e que está presente em quase tudo que os rodeia;

-        Perceber que existe ar no corpo do ser humano e de outros animais;

-        Entender como ocorre a formação do solo;

-        Conhecer a importância do solo para os seres humanos na obtenção dos alimentos;

-        Identificar o sol como principal fonte de luz e calor na Terra;

-        Valorizar a diversidade vegetal existente no planeta;

-        Compreender que as plantas apresentam ciclo vital;

-        Identificar as diversas partes das plantas, bem como, ter noções das funções de cada uma dessas partes;

-        Ter noção sobre as diversas formas de reprodução das plantas;

-        Diferenciar animais vertebrados e invertebrados;

-        Reconhecer a existência de animais nocivos ao homem, relacionando-os a falta de hábitos de higiene;

-        Compreender que a criança portadora de deficiência tem iguais potencialidades e precisa de um ambiente acolhedor para interagir e crescer;

-        Compreender o meio ambiente como um todo, onde o homem está inserido e depende dos seus recursos naturais para sobreviver, por meio de ações em Educação Ambiental.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

 

2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

 

Participar de diferentes atividades corporais, utilizando movimentos expressivos, estabelecendo relações de respeito a si e ao outro, bem como, de seu desempenho físico e de outros, sem discriminar características pessoais, físicas, sociais ou do gênero.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

RECONHECIMENTO CORPORAL E MOVIMENTOS CORPORAIS

 

-        Descobrir as diferentes partes do corpo e suas possibilidades de expressão, explorando diferentes dinâmicas de movimentos, conhecendo gradativamente os limites do seu corpo.

 

 

SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO MÚTUO E BRINCADEIRAS

 

-        Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais com maneiras eficazes de crescimento coletivo.

 

HABILIDADES MOTORAS, JOGOS RECREATIVOS, COGNITIVOS, COOPERATIVOS E LÚDICOS

 

-        Perceber as diferentes sensações, limites, potencialidades e integridade do próprio corpo, estabelecendo noções de lateralidade, relacionando com as estruturas espaciais e desenvolvimento cognitivo.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

1º BIMESTRE

-        Socialização;

-        Avaliação Antropométrica; peso, altura, envergadura;

-        Capacidade Física: resistência, flexibilidade, coordenação, velocidade, agilidade, equilíbrio, força;

-        Orientação espaço temporal: lateralidade, direção, trajetória, localização, velocidade de ação e reação;

-        Jogos sensoriais: percepção tátil, visual, auditiva;

-        Xadrez;

-        Tema livre.

 

2º BIMESTRE

-        Noções de primeiros socorros;

-        Jogos cooperativos;

-        Ginástica: (psicomotricidade);

-        Atividades com o corpo;

-        Atividades com materiais (corda, bastão, arcos e bolas);

-        Xadrez;

-        Tema livre.

 

3º BIMESTRE

-        Avaliação Antropométrica;

-        Danças: danças folclóricas, expressão corporal: (usando o lúdico, mímicas, teatro), jogos rítmicos, danças recreativas;

-        Jogos recreativos;

-        Coordenação-motora (ampla e fina);

-        Viso-motora;

-        Jogos de Mesas;

-        Tema Livre.

 

4º BIMESTRE

-        Jogos intelectuais;

-        Xadrez (recreação);

-        Jogos recreativos;

-        Tema Livre.

 

Temas livres: projetos e atividades desenvolvidas pelo professor, condizentes com a realidade e necessidade de cada unidade escolar.

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

-        Reconhecer a importância da atividade física para o seu desenvolvimento integral;

 

-        Reconhecer o jogo como manifestação humana, relacionando com sua participação na sociedade;

 

-        Reconhecer o seu corpo no todo e em partes e respectivos movimentos;

 

-        Adotar a atividade física como forma de expressão, de relacionamento e bem estar biopsicossocial;

 

-        Perceber a importância de um relacionamento interpessoal sadio;

 

-        Desenvolver sua criatividade, autocontrole e respeito das individualidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARTES

 

 

 

 

2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

              Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

ARTES VISUAIS

-        Reconhecer diferentes possibilidades de produções artísticas, através de materiais variados;

-        Criação e construção de formas plásticas e visuais;

-        Respeitar e valorizar suas produções e de outros.

 

DANÇA

-        Explorar diferentes ritmos (danças folclóricas, populares, regionais, nacionais e internacionais);

-        Desenvolver as capacidades físico-motoras, estimulando a criatividade e improvisação;

-        Respeitar a diferença motriz e o desempenho individual de cada um.

 

MÚSICA

-        Desenvolver o senso rítmico através do esquema corporal;

-        Explorar fontes sonoras;

-        Identificar e reproduzir sons do mundo natural e cultural.

 

TEATRO

-        Desenvolver capacidades através de atividades de expressão dramática;

-        Proporcionar um melhor desempenho na verbalização.

 

 

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ARTES - 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

1° BIMESTRE

ARTES VISUAIS

-        Pintura (materiais diversos);

-        Desenho livre ou orientado;

-        Leitura (literatura infantil) e produções visuais.

 

DANÇA

-        Corpo e espaço.

 

MÚSICA

-        Som e silêncio (reconhecimento dos sons);

-        Intensidade do som;

-        História sonorizada;

-        Jogos musicais;

-        Canções ritmadas.

 

TEATRO

-        Jogos de atenção, observação, concentração e improvisação.

 

2° BIMESTRE

ARTES VISUAIS

-        Recorte e colagem;

-        Apreciação, estudo e releitura de obras de artistas nacionais e regionais;

-        Histórias em quadrinhos (trabalhar a estética, margem, disposição, etc.).

 

DANÇA

-        Variação do tempo: lento, moderado, acelerado, desaceleração;

-        Movimentos primitivos e atuais.

 

MÚSICA

-        Apreciação musical;

-        Duração do som;

-        Registro Gráfico;

-        Jogos musicais;

-        Canções ritmadas.

 

TEATRO

-        Expressão corporal, plástica e sonora.

 

 

3° BIMESTRE

ARTES VISUAIS

-        Confecção de cartazes, cartões, convites;

-        Dobraduras.

 

DANÇA

-        Direção, duração, tamanho e plano;

-        História da dança (iniciação).

 

MÚSICA

-        Altura do som;

-        Registro gráfico;

-        Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);

-        Folclore (jogos musicais e canções ritmadas).

 

TEATRO

-        Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).

 

 

 

4° BIMESTRE

ARTES VISUAIS

-        Confecções de objetos utilizando materiais diversos (jornal, serragem, madeira, cola e materiais recicláveis);

-        Produções informatizadas.

 

DANÇA

-        Gestos e movimentos (imitação, improvisação, recriação);

-        Criação de pequenas coreografias.

 

MÚSICA

-        Montagem de partituras criativas;

-        Timbre do som;

-        Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);

-        Jogos musicais e canções ritmadas.

 

TEATRO

-        Jogos improvisação com estabelecimento de regras.

 

 

 

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

ARTES - 2ª SÉRIE / 3º ANO

 

 

 

 

-        Reconhecer a importância da arte para o desenvolvimento intelectual;

-        Compreender as atividades artísticas como registro de idéias, apreciando com sensibilidade as produções;

-        Expressar emoções, sentimentos e atitudes, através das artes visuais;

-        Produzir e valorizar trabalhos artísticos;

-        Experimentar materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes através de trabalhos pessoais, expressando sua criatividade;

-        Estimular a percepção visual, a coordenação motora, e a concepção de movimento organizado e integrado;

-        Compreender a estrutura e o funcionamento do seu corpo dentro da dança, interessando-se pela mesma como atividade coletiva;

-        Apreciar as diversas danças como manifestações culturais;

-        Criar e interpretar com musicalidade, desenvolvendo a imaginação e a relação entre emoções e idéias musicais em produções com a voz, com o corpo, com os diversos materiais sonoros e instrumentos;

-        Despertar a percepção dos diferentes sons presentes em seu cotidiano;

-        Utilizar os conhecimentos básicos da linguagem e grafia musical, como meio de comunicação e expressão de idéias e sentimentos;

-        Perceber as relações entre as produções musicais, as características expressivas e intencionalidade de compositores e intérpretes;

-        Relacionar estilos, movimentos artísticos, períodos, músicos e respectivas produções no contexto histórico, social e geográfico;

-        Conhecer, valorizar e saber utilizar registros de obras musicais, respeitando as diferentes realidades culturais;

-        Desenvolver a habilidade de atenção, concentração, observação, articulando devidamente o discurso falado e o escrito, a expressão do corpo, as expressões plásticas, visuais e sonoras;

-        Saber organizar-se em grupos, colaborando com o respeito e a solidariedade;

-        Apreciar as diversas formas de teatro produzidas nas culturas.