19/12/2009

Avaliação descritiva final 2009- Angélica

Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Alex Reitz

Alex é um excelente aluno. Calmo, dedicado e participativo.
Demonstra grande interesse em todas as disciplinas, em especial Ciências.
Não demonstra dificuldades em nenhuma das matérias. Sempre atento às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho. Apresenta os deveres sempre feitos.
Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade.
Escreve com poucos erros ortográficos.
Procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos, mas pode melhor ainda mais no próximo, se bastante cobrado.
Não apresenta dificuldades na realização das operações matemáticas propostas.
A família está sempre presente, acompanhando a vida escolar do filho.




















Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Amanda Carolina Bulsoni

Amanda é uma excelente aluna, extremamente participativa, porém bastante conversadeira. Algumas vezes a conversa atrapalha um pouco sua concentração e consequentemente seu raciocínio.
Demonstra grande interesse em todas as disciplinas, em especial Língua Portuguesa. Adora ler e recitar poesias. Participa de todas as atividades propostas.
Não demonstra dificuldades em nenhuma das matérias. Sempre atenta às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho. Apresenta os deveres sempre feitos com muito capricho.
Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade.
Escreve com poucos erros ortográficos.
Procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Não apresenta dificuldades na realização das operações matemáticas propostas. Ainda não decorou a tabuada mas entende o seu processo e isso não atrapalha na resolução de cálculos onde seja preciso utilizar a tabuada.
A mãe acompanha a filha nas atividades escolares e cobra da mesma o estudo extra-classe.
Adora dançar mas este ano não pode participar das aulas devido os horários não serem compatíveis, a dança funcionava de manhã, mesmo horário das aulas da mesma.






Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Dalton Becker Vidal

Dalton é um aluno educado, calmo e comprometido. Durante os dois primeiros bimestres teve bastante dificuldade em realizar as atividades, porém foi constatado pela professora que o aluno precisava usar óculos. O mesmo com grau bastante elevado.
Demonstra algumas dificuldades principalmente em Língua Portuguesa, pois possui muitos erros ortográficos. Apresentou bastante melhora na escrita no decorrente ano.
Sempre atento às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho.
Apresenta os deveres sempre feitos.
Lê respeitando pontuação e necessita praticar mais a leitura  para obter  segurança na mesma.
Ainda possui dificuldade na produção textual mas procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Apresenta um pouco de dificuldade na realização das operações matemáticas propostas, principalmente na interpretação de problemas. Ainda não decorou a tabuada, porém entende seu processo.











Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Daniel Rodrigo da Silva Dal Pian

Não demonstra interesse pelos estudos.
Apresenta dificuldades originadas por falta de estudo e falta de realização das atividades propostas dentro e fora de sala de aula. Percebe-se claramente que o aluno não tem o hábito de estudar em casa.
Apresenta extrema dificuldade para trabalhar em grupo.
Apresenta dificuldades na leitura, em especial por falta do uso da leitura e da escrita fora do contexto escolar.
Demonstra dificuldades em todas as disciplinas, principalmente pela falta de interesse, pois tem capacidade de aprender os conteúdos.
Foi reprovado e acreditarmos que a reprovação contribuirá no seu crescimento pessoal e cognitivo.
É bastante desorganizado com seu material escolar.
A mãe é presente sempre que chamada, porém quando chamada para conversar sobre o filho, o mesmo sempre piora, tanto no comportamento quanto na aprendizagem.











Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Diana Alves do Nascimento

Demonstra interesse em todas as atividades propostas. 
Deixa de realizar os deveres de casa e trabalhos extra-classe algumas vezes.
Bastante insegura, sempre acha que não sabe, mesmo quando domina o conteúdo que está sendo trabalhado.
Lê obedecendo os critérios desejados, todavia ainda não domina muito bem a relação pontuação e tonicidade.
Escreve com alguns erros ortográficos, sendo que normalmente tratam-se da falta de leitura extra-classe. Ainda possui dificuldade na produção textual mas procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Apresenta bastante dificuldade na realização das operações matemáticas propostas, principalmente na interpretação de problemas.










Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Eduardo Schilichiting

Eduardo é um excelente aluno. Calmo, dedicado e participativo.
Demonstra grande interesse em todas as disciplinas, em especial Educação Física.
Possui habilidade para o futebol e já treina profissionalmente.
Não demonstra dificuldades em nenhuma das matérias.
Sempre atento às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho. Apresenta os deveres sempre feitos. Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade. Escreve com poucos erros ortográficos.
Precisa observar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Não apresenta dificuldades na realização das operações matemáticas propostas.















Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Luana Vanzuita

Luana não demonstra nenhum interesse pelos estudos. Frequentemente deixa de realizar as atividades solicitadas, tanto em sala de aula quanto em casa.
Apresenta deficiência na leitura, normalmente não respeita a tonicidade das palavras nem a pontuação nos textos. Escreve com muitos erros ortográficos, não utiliza pontuação e ainda não faz uso correto da acentuação.
Apresenta dificuldades no raciocínio lógico, na realização de operações, especialmente divisão e na elaboração de situações problema. Demonstra que não memorizou a tabuada, o que certamente dificulta a realização das operações de multiplicação e divisão.
Suas faltas são freqüentes. A escola precisa acompanhar esta freqüência. 
Foi reprovada e acreditarmos que a reprovação contribuirá no seu crescimento pessoal e cognitivo.
















Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Helena Till

Helena é uma boa aluna, extremamente participativa.
Demonstra grande interesse em todas as disciplinas, em especial Língua Portuguesa. Participa de todas as atividades propostas.
Sempre atenta às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho. Apresenta um pouco de dificuldade na resolução de problemas matemáticos. Apresenta os deveres sempre feitos com muito capricho.
Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade.
Escreve com poucos erros ortográficos.
Procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Os pais acompanham a filha nas atividades escolares e cobram da mesma o estudo extra-classe.
Adora dançar mas este ano não pode participar das aulas devido os horários não serem compatíveis, a dança funcionava de manhã, mesmo horário das aulas da mesma.






Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Jéssica Becker Rosa

Jéssica é uma excelente aluna, extremamente participativa, porém bastante conversadeira. Algumas vezes a conversa atrapalha um pouco sua concentração.
Demonstra grande interesse em todas as disciplinas, em especial Língua Portuguesa. Adora ler e recitar poesias. Participa de todas as atividades propostas.
Não demonstra dificuldades em nenhuma das matérias. Sempre atenta às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho. Apresenta os deveres sempre feitos com muito capricho.
Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade.
Escreve com poucos erros ortográficos.
Procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Não apresenta dificuldades na realização das operações matemáticas propostas. Ainda não decorou a tabuada mas entende o seu processo e isso não atrapalha na resolução de cálculos onde seja preciso utilizá-la.
A mãe acompanha a filha nas atividades escolares e cobra da mesma o estudo extra-classe.
Adora dançar mas este ano não pode participar das aulas devido os horários não serem compatíveis, a dança funcionava de manhã, mesmo horário das aulas da mesma.



Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Samanta de Lima

Samanta é uma excelente aluna, extremamente participativa, porém bastante conversadeira. Algumas vezes a conversa atrapalha um pouco sua concentração e consequentemente seu raciocínio.
Acredito que o excesso de atividades extra-classe (dança, teatro, fanfarra, coral, vôlei...) tenham atrapalhado seu desempenho escolar este ano.
Muitas vezes deixou de realizar seus deveres e trabalhos extra-classe. Sempre esquecia algum material em casa e diversas vezes deixou de assinar bilhetes, trabalhos e provas.
Conversei com o pai sobre o isso mas o mesmo não se manifestou sobre o assunto, concordou mas a menina continuou fazendo tudo ao mesmo tempo.
Demonstra interesse em todas as disciplinas, em especial Língua Portuguesa. Adora ler e recitar poesias. Participa de todas as atividades propostas.
Não demonstra dificuldades em nenhuma das matérias. Sempre atenta às explicações, realiza as atividades propostas.
Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade.
Escreve com poucos erros ortográficos.
Procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Não apresenta dificuldades na realização das operações matemáticas propostas. Ainda não decorou a tabuada mas entende o seu processo e isso não atrapalha na resolução de cálculos onde seja preciso utilizar a tabuada.

Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Sharla Louise Schreder Silva

Sharla é uma excelente aluna, extremamente participativa.
Demonstra grande interesse em todas as disciplinas, em especial Língua Portuguesa. Adora ler e recitar poesias. Participa de todas as atividades propostas.
Não demonstra dificuldades em nenhuma das matérias. Sempre atenta às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho. Apresenta os deveres sempre feitos com muito capricho.
Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade.
Escreve com poucos erros ortográficos.
Procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Não apresenta dificuldades na realização das operações matemáticas propostas. Ainda não decorou a tabuada mas entende o seu processo e isso não atrapalha na resolução de cálculos onde seja preciso utilizar a tabuada.
A mãe acompanha a filha nas atividades escolares e cobra da mesma o estudo extra-classe.




Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Joyce Model Rosa

É uma menina muito meiga, caprichosa e atenciosa. Realiza todas as atividades solicitadas com capricho e atenção. Demonstra interesse em aprender e constantemente procura a professora para tirar dúvidas, o que é excelente.
Possui extrema dificuldade, principalmente no que se trata de memorização.
Apresentou um pequeno avanço no desenvolvimento cognitivo em 2009, mas não o suficiente para ser aprovada.Terminou o ano com muitas dificuldades em quase todas as  matérias.
Apresenta a dificuldade de concentração.
Participou das aulas de apoio pedagógico no horário de aula (retirada de sala). Estas aulas atrapalharam seu desenvolvimento em sala e a mãe pediu para que a mesma não continuasse o apoio. É muito importante que a aluna já inicie o ano de 2010 com o apoio pedagógico.
A mãe levou a menina ao neurologista e o mesmo encaminhou para a psicóloga para juntos darem um diagnóstico da mesma.
Foi reprovada e acreditarmos que a reprovação contribuirá no seu crescimento pessoal e cognitivo.




Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Kauane Kálita Felisbino

É uma menina muito meiga, caprichosa e atenciosa. Realiza todas as atividades solicitadas com capricho e atenção. Demonstra interesse em aprender e constantemente procura a professora para tirar dúvidas, o que é excelente.
Apresentou um grande desenvolvimento cognitivo em 2009, e terminou o ano sem grandes dificuldades em nenhuma das matérias. Apesar de ter iniciado o ano com muitas dificuldades nos conhecimentos básicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Durante o ano de 2009 participou de aulas de apoio pedagógico no período de aula. Estas aulas tiveram um bom resultado com a aluna e a mesma terminou o ano dominando os conhecimentos básicos necessários para o seu desenvolvimento escolar.








Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Luci Vânia Cardozo

Luci Vânia não demonstrou muito interesse em aprender este ano.Foi aprovada pelo conselho por acharmos que a reprovação não contribuiria em seu crescimento pessoal e cognitivo.
Escreve com alguns erros ortográficos que diminuíram durante o ano de 2009,mas podem diminuir ainda mais se tiver atenção à leitura e à escrita.
Apresentou progressos na estruturação de seus textos e nos aspectos relativos à pontuação e acentuação das palavras,mas necessita de cobrança constante neste aspecto.
Na disciplina Matemática apresenta algumas dificuldades na construção de situações problemae na interpretação dos mesmos.








Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Rafaela Santos Schramm

Demonstra interesse nas atividades propostas. 
Deixa de realizar os deveres de casa algumas vezes.
Bastante insegura, sempre acha que não sabe, mesmo quando domina o conteúdo que está sendo trabalhado.
Lê obedecendo os critérios desejados, todavia necessita melhorar pontuação e tonicidade.
Muitas vezes faz questionamentos ou comentários fora do contexto. Nunca entende o que lhe é dito, sendo necessário repetir várias vezas.
Escreve com alguns erros ortográficos, sendo que normalmente tratam-se de reprodução da fala e falta de leitura extra-classe.
Ainda não consegue escrever textos com estruturação, pontuação e coerência e sequência lógica.
Possui extrema dificuldade no raciocínio lógico-matemático.
Foi reprovada e acreditarmos que a reprovação contribuirá no seu crescimento pessoal e cognitivo.





Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Ramon Muller

Ramon é um aluno calmo, muito meigo e atencioso. Participa de todas as atividades propostas, demonstrando grande interesse pelos estudos.
É um aluno bastante dedicado.
Realiza com atenção as atividade propostas.
Possui bom raciocínio lógico matemático. Apresenta muitas dificuldades ortográficas, com trocas d-t, t-d, d-p, v-f, f-v , g-c, etc. Estas dificuldades surgem somente na escrita.Acredito  que o aluno seja  portador de dislexia leve, porém não há nada comprovado ainda.
A mãe encaminhou o menino tanto para fonoaudiólogo quanto para o neurologista.








Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Rosane Camargo

É uma menina muito meiga, caprichosa e atenciosa. Realiza todas as atividades solicitadas com capricho e atenção. Demonstra interesse em aprender e constantemente procura a professora para tirar dúvidas, o que é excelente.
Apresentou um grande desenvolvimento cognitivo em 2009, e terminou o ano com algumas dificuldades.
Apesar de ter iniciado o ano com muitas dificuldades nos conhecimentos básicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, demonstrou alguns avanços.
Durante o ano de 2009 participou de aulas de apoio pedagógico no conta turno escolar. Estas aulas tiveram um pequeno resultado com a aluna e a mesma terminou o ano dominando alguns dos conhecimentos básicos para o seu desenvolvimento escolar.
Apresenta  dificuldade de concentração.
Sua história de vida é bastante complexa, mora no abrigo das meninas. Foi abusada, engravidou e não tinha condições de cuidar da criança, perdendo sua guarda. Passou por diversas escolas e alguns anos sem freqüentá-la, retornando em 2009. É bastante doente, fazendo uso de muitos remédios de faixa preta.
No ano de 2010 frequentará as aulas da EJA o que será bastante interessante para a Rosane. Estará com adolescentes da sua idade e o contexto dos conhecimentos da EJA será mais adequado para a mesma.



Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Willian Gomes da Silva


É um menino muito meigo e atencioso. Realiza todas as atividades solicitadas com. Demonstrou interesse em aprender durante os dois primeiros bimestres mas com a separação dos pais e do irmão ficou muito abalado. Nos dois últimos bimestres relaxou nas atividades e não fazia o que era proposto. Deixou de fazer os deveres e tornou-se mais agressivo e impaciente.
Possui extrema dificuldade, principalmente na leitura e escrita. Sua letra é muito pequena e quase não se entende.
Apresentou um pequeno avanço no desenvolvimento cognitivo em 2009, mas não o suficiente para ser aprovado. Terminou o ano com muitas dificuldades em quase todas as  matérias.
Apresenta dificuldade de concentração.
Participou das aulas de apoio pedagógico no horário de aula (retirada de sala). É muito importante que o aluno já inicie o ano de 2010 com o apoio pedagógico.
Foi reprovado por acreditarmos que a reprovação contribuirá no seu crescimento pessoal e cognitivo.




Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa
Professora: Thaís Helena Marques Cortiço Coradini
4ª série A – Período Matutino

Avaliação Final do ano de 2009

Aluno: Mayara Marciani Mendez

Amanda é uma excelente aluna, extremamente participativa, porém bastante conversadeira.
Demonstra grande interesse em todas as disciplinas, em especial Língua Portuguesa. Adora ler e recitar poesias. Participa de todas as atividades propostas.
Não demonstra dificuldades em nenhuma das matérias. Sempre atenta às explicações, realiza as atividades propostas com atenção e capricho. Apresenta os deveres sempre feitos com muito capricho.
Lê bem, respeitando pontuação e tonicidade.
Escreve com poucos erros ortográficos.
Procura observar e respeitar quesitos como pontuação, paragrafação e estruturação de seus textos.
Não apresenta dificuldades na realização das operações matemáticas propostas. Ainda não decorou a tabuada mas entende o seu processo e isso não atrapalha na resolução de cálculos onde seja preciso utilizar a tabuada.
Mayara mora no Abrigo das Meninas. Está bastante revoltada e muitas vezes desconta sua raiva nos colegas e até na professora. Precisa saber dos seus limites. È muito meiga e carinhosa. Sua confiança precisa ser conquistada todos os dias.