22/12/2009

O primeiro pêlo CLAUDIA

C. E. Constantino Fernandes

Nome:_________________________________________________________Nº_______Turma:________

Profª: Cláudia Sedano                                                                Valor: 6,0           Nota:  ____________

Avaliação de Português

                            

O PRIMEIRO PÊLO

 

              Elias, aquele pedacinho de gente, com a cara mais atrevida deste mundo, plantou-se diante do pai, que lia o jornal.

              - Pai, eu já sou um homem!

              Como o pai não desse sinal de ter ouvido, repetiu:

              - Pai, eu já sou um homem!

              - Você sempre foi, meu filho. Desde que nasceu – respondeu, afinal o pai.

              - Isso eu sei. Quero dizer, agora já sou grande.

              - Não me parece que você tenha crescido muito de ontem para hoje ...  – disse o pai, olhando o garoto de alto a baixo.

              - É que eu sou ... eu sou ...

              - Já sei. Você quer dizer que se tornou adulto.

              - É, é isso mesmo.

              - E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje?

              - O senhor está vendo aqui? – E apontava um pontinho preto no queixo. – Está vendo?

              - Não vejo nada. Venha mais perto. Ahnn! Será que estou vendo um pelinho aí?             

              - É o meu fio de barba, pai. Eu  já sou um homem.

              - Ora, meu filho! É apenas um fio, e um fio não faz uma barba toda. Aliás, lembra-se de sua avó, minha mãe? A vovó tinha uma verruguinha no queixo e três fios de barba. Veja bem: três fios. Nem por isso ela dizia que era homem!

              - Mas eu já sou um adul... Isso que o senhor disse. Por isso, preciso de aumento de mesada, quero chegar tarde em casa e levar a chave da porta.

              - É uma pena, é uma pena ... lamentou o pai, balançando a cabeça.

              - Pena porque ia dar-lhe um presente agora que você completa doze anos. Mas ... Preciso mudar de presente.

              - Mudar, pai?

              - Claro, quando você era menino, ia ganhar uma bicicleta dessas que você sempre quis. Mas, sendo um homem, vou dar a você um aparelho de barba.

              O garoto apoiou-se num pé, depois no outro, profundamente pensativo. Ah! Ia perder aquela sonhada bicicleta! Resolveu:

              - Pai, vamos fazer uma coisa. Eu deixo pra ficar homem mais tarde e o senhor me dá a bicicleta, certo?

              - Certo – concordou o pai. – E peça à sua mãe para tirar esse pelinho daí com uma pinça. Não fica bem um menino com barba de homem.

 

Mário Donato.

Estudo do Texto

1) Para afirmar que já é um homem, Elias dirige-se ao pai com segurança, com humildade ou com medo? Justifique com citações do texto.

 

2) Ao responder que o filho era homem desde que nasceu, o pai referia-se ao aspecto físico, psicológico ou social?

 

3) Por que Elias achava que já era adulto?

 

4) O fato de ser adulto, segundo Elias, dava-lhe alguns direitos. Quais?

 

5) Por que Elias resolveu “deixar para ficar homem mais tarde”?

6) _ Pai, eu já sou um homem!”

    “_ Você sempre foi, meu filho, desde que nasceu.”

Explique o que significa ser homem para as duas personagens:

a) filho:_______________________________________________________________________________

b) pai:________________________________________________________________________________

7) O narrador do texto é: (    )  narrador- observador    (    ) narrador-personagem  (    ) não há narrador

JUSTIFIQUE:__________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

8) O texto é composto por __________ parágrafos.

                                                              

GRAMÁTICA

1)    Dê a classe gramatical das palavras formadoras do título do texto:

____________________________________________________________________________________________2) Retire do 21º parágrafo:

a) uma interjeição_______________________________    b) um verbo__________________________________

c)um pronome demonstrativo__________________________d) um substantivo comum_____________________

 

3) Completar com os verbos entre parênteses no tempo e no modo solicitados.

a)    Se eu _______________________ do assunto, ____________________ com ele.

(entender – pretérito imperfeito do subjuntivo / falar – futuro do pretérito do indicativo)

b)    Ele _____________________ o exercício, assim que _______________ em casa.

(resolver – futuro do presente do indicativo / chegar – futuro do subjuntivo)

c)     Eles ________________ à cidade onde _______________ o produto que ____________________ .

( chegar – vender – fabricar – pretérito imperfeito do indicativo)

d)    Se tu me __________________ nos olhos, eu te _________________ a verdade.

(olhar – pretérito imperfeito do subjuntivo / contar – futuro do pretérito do indicativo)

e)    O chefe ___________________ que vocês ____________________ estes papéis.

(solicitar – presente do indicativo / assinar – presente do subjuntivo)

 

4)Dê o infintivo, o gerúndio e o particípio dos verbos.

 

INFINITIVO

GERÚNDIO

PARTICÍPIO

limpa

 

 

 

pertença

 

 

 

corra

 

 

 

venderam

 

 

 

bati

 

 

 

 

 

5)Observe os pronomes encontrados nos                         

quadrinhos e use V para as afirmativas verdadeiras



e F para as falsas.

 

( ) O pronome mim está se referindo à Mônica.

( ) O pronome possessivo sua refere-se à Magali.

( ) O pronome pessoal Ela, no terceiro balão, está

se referindo à Helena.

( ) No último balão, o pronome ela está se referindo

à Mônica.

( ) No último balão, o pronome ela está se

referindo à Magali.

 

6)No trecho: “Vou buscando meu amor para ver a vida passar”. A locução

sublinhada, apresenta o verbo na forma nominal de:

a) infinitivo

b) particípio

c) gerúndio

d) imperativo

 

 

 

 

 

 

 

 

7)(CEFET-RJ-2001)Observe o trecho: “Plantemos o feijão”. O verbo está

conjugado em qual tempo e modo:

a) Presente do indicativo

b) Presente do subjuntivo

c) Pretérito imperativo do subjuntivo

d) Pretérito imperativo do indicativo

 

8) Dê a classe gramatical dos termos grifados:

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Prezado aluno

              Acredite na grandeza  e na força da vida que existe dentro de si.  A vida nos apresenta desafios constantes que devem ser superados com inteligência, determinação, garra e muita persistência.

              Confie em Deus e nele deposite sua confiança, sua esperança . Continue firme nos caminhos do bem, da amizade, do amor, da luta constante ....

              Com sua participação consciente e responsável, você pode tornar o mundo mais feliz

Foi muito bom estar com você durante o ano. Valeu. E como valeu!Estarei sempre torcendo por você e pelo seu sucesso!

       Boas férias! Que  Jesus possa renascer em seu coração durante todos os dias do novo ano que se aproxima.

                      Com carinho.

                                 Professora Cláudia Sedano

 

 

 

 

 

Mônica! Acho que a

Helena não                                                     

gosta de mim!

 

 

Impressão

sua,

Magali!

 

 

Que nada!

Ela tá sempre

me dando uma

alfinetadinha!

 

 

Não sei

por quê...

eu acho

ela tão legal!