30/12/2009

PLANEJAMENTO ANUAL 2009

Objetivos Gerais da Educação Infantil

 

 

              A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e aplicar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 

 

1- Linguagem Oral e Escrita

 

Objetivo Específico

 

  • Aplicar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivencias, ouvir as outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivencia de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
  • Interessar-se por escrever palavras ainda que não de forma convencional.
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-lo nas diversas situações do cotidiano.
  • Construção da base alfabética.
  • Reconhecer as letra e saber nomeá-las e utiliza-las de acordo como seu valor sonoro, ainda que não convencionalmente.

 

Conteúdo

 

a.    Conversas informais;

b.    Roda da novidade;

c.    Reconto de histórias/ hora da história;

d.    Dramatizações;

e.    Utilização do alfabeto móvel;

f.      Noções de apresentações das letras que compõem o nome próprio;

g.    Confecção de crachás de identificação;

h.    Apresentação das letras do alfabeto partindo do nome da criança;

i.       Datas comemorativas;

j.       Conversas informais;

k.    Roda da novidade;

l.       Hora da história;

m.  Reconto de histórias;

n.    Dramatizações;

o.    Observação e relatos de gravuras;

p.    Seqüênciação de cenas;

q.    Nome próprio (som inicial);

r.      Desenvolvimento do lúdico;

s.    Datas comemorativas;

t.      Parlendas;

u.    Poesias;

v.     Desenvolvimento do lúdico;

w.   Datas comemorativas;

 

Avaliação

 

·       Será feita diariamente de forma contínua e sistematizada tendo sempre como base diagnóstica prévia realizada com os alunos e sendo retomado tudo aquilo que não foi totalmente assimilado pela criança.

 

 

2- Artes Visuais

 

Objetivo Específico

 

  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas, com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

 

Conteúdo

a.    Coordenação;

b.    Pinturas a dedo, com guache;

c.    Colagens de papel crepom, lantejoulas, etc;

d.    Desenhos livres;

e.    Cor;

f.      Massa de modelar;

g.    Monta - tudo;

h.    Vídeos;

i.       Pinturas com giz de cera, lápis de cor, guache

j.       Colagens de sementes, algodão, palitos de fósforo;

k.    Recortes de revista, de figuras;

l.       Desenhos livres;

m.  Cor;

n.    Pinturas com lápis de cor, giz de cera;

o.    Colagens de aparas de lápis, folhas de arvores, algodão, etc;

p.    Recortes de revista;

q.    Desenhos livres;

r.      Cor;

s.    Espaço;

t.      Volume;

u.    Colagens de palitos, macarrão, sementes;

v.     Recortes de revista e traçados determinados;

w.   Desenhos livres;

x.     Cor;

y.     Espaço;

z.      Volume;

aa.               Massa de modelar;

bb.               Monta - tudo;

cc.                Vídeos;

 

Estratégia

 

·       Saber apreciar suas próprias produções e a dos outros, conhecimento da diversidade de produções artísticas. Observação dos elementos constituintes da linguagem visual (linha, forma, contraste, texturas).

 

Avaliação

 

·       Deve buscar entender o processo de cada criança, a significação que cada trabalho comporta, afastando julgamentos, como feio ou bonito, certo ou errado, que utilizados dessa maneira em nada auxiliam o processo educativo. Deve explicar suas conquistas e as etapas do seu processo criativo.

 

 

3- Natureza e Sociedade

 

Objetivo Específico

 

  • Interessar-se e demonstra curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confortando idéias;
  • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
  • Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

 

Conteúdo

a.    Datas comemorativas;

b.    Higiene/noções

c.    Doce/salgado

d.    Hino nacional

e.    Projetos: Páscoa, Índio;

f.      Histórias: Sítio do Pica Pau Amarelo, Os Três Porquinhos, Tayná, Pocahontas;

g.    Sol/ chuva;

h.    Esquema corporal;

i.       Hino nacional;

j.       Alimentação;

k.    Estações do ano;

l.       Projetos: Dia das Mães, Festa das Nações, Festa Junina, Meio Ambiente;

m.  Dia/noite;

n.    Órgãos do sentido;

o.    Estações do ano;

p.    Esquema corporal;

q.    Alimentação;

r.      Plantas;

s.    Utilidade com a água;

t.      Hino nacional;

u.    Projetos: Pais, Folclore, Semana da Pátria, Primavera, Trânsito, Dia do Idoso;

v.     Histórias: Branca de Neve, A Bela Adormecida, João e o Pé de Feijão;

w.   Órgãos do sentido;

x.     Estações do ano;

y.     Esquema corporal;

z.      Animais;

aa.               Alimentação;

bb.               Hino nacional;

cc.                Projetos: Semana dos Bons Dentes, Criança, Professor, Bandeira (Brasil), Ação de Graças, Natal;

dd.               Histórias: Clássicos Bíblicos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Matemática

 

Objetivo Específico

 

  • Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
  • Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações – problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e linguagem matemática.
  • Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

 

Þ Conteúdo

a.    Cores;

b.    Formas geométricas;

c.    Distancia (longe/perto);

d.    Quantidade (pouco/muito);

e.    Posição (dentro/fora)

f.      Direção (direita/esquerda);

g.    Textura (áspero/liso/macio);

h.    ®Numerais;

i.       Quantidade;

j.       Direção;

k.    Altura (alto/baixo);

l.       Espessura (grosso/fino);

m.  Associação (números a quantidade);

n.    ®Posição;

o.    Quantidade;

p.    Direção;

q.    Altura;

r.      Associação;

s.    Igual e diferente;

t.      Tamanho;

u.    Temperatura (quente/frio);

v.     Posição;

w.   Peso (leve/pesado);

x.     Curto/comprido;

y.     Dentro/fora

z.      Direção;

aa.               Associação;

bb.               Conjunto (elemento);

cc.                Igual/diferente;

dd.               Direção linhas;

ee.               Noção de metade.