Objetivos Gerais da Educação Infantil
A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e aplicar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
1- Linguagem Oral e Escrita
Objetivo Específico
- Aplicar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivencias, ouvir as outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
- Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivencia de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
- Interessar-se por escrever palavras ainda que não de forma convencional.
- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-lo nas diversas situações do cotidiano.
- Construção da base alfabética.
- Reconhecer as letra e saber nomeá-las e utiliza-las de acordo como seu valor sonoro, ainda que não convencionalmente.
Conteúdo
a. Conversas informais;
b. Roda da novidade;
c. Reconto de histórias/ hora da história;
d. Dramatizações;
e. Utilização do alfabeto móvel;
f. Noções de apresentações das letras que compõem o nome próprio;
g. Confecção de crachás de identificação;
h. Apresentação das letras do alfabeto partindo do nome da criança;
i. Datas comemorativas;
j. Conversas informais;
k. Roda da novidade;
l. Hora da história;
m. Reconto de histórias;
n. Dramatizações;
o. Observação e relatos de gravuras;
p. Seqüênciação de cenas;
q. Nome próprio (som inicial);
r. Desenvolvimento do lúdico;
s. Datas comemorativas;
t. Parlendas;
u. Poesias;
v. Desenvolvimento do lúdico;
w. Datas comemorativas;
Avaliação
· Será feita diariamente de forma contínua e sistematizada tendo sempre como base diagnóstica prévia realizada com os alunos e sendo retomado tudo aquilo que não foi totalmente assimilado pela criança.
2- Artes Visuais
Objetivo Específico
- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas, com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Conteúdo
a. Coordenação;
b. Pinturas a dedo, com guache;
c. Colagens de papel crepom, lantejoulas, etc;
d. Desenhos livres;
e. Cor;
f. Massa de modelar;
g. Monta - tudo;
h. Vídeos;
i. Pinturas com giz de cera, lápis de cor, guache
j. Colagens de sementes, algodão, palitos de fósforo;
k. Recortes de revista, de figuras;
l. Desenhos livres;
m. Cor;
n. Pinturas com lápis de cor, giz de cera;
o. Colagens de aparas de lápis, folhas de arvores, algodão, etc;
p. Recortes de revista;
q. Desenhos livres;
r. Cor;
s. Espaço;
t. Volume;
u. Colagens de palitos, macarrão, sementes;
v. Recortes de revista e traçados determinados;
w. Desenhos livres;
x. Cor;
y. Espaço;
z. Volume;
aa. Massa de modelar;
bb. Monta - tudo;
cc. Vídeos;
Estratégia
· Saber apreciar suas próprias produções e a dos outros, conhecimento da diversidade de produções artísticas. Observação dos elementos constituintes da linguagem visual (linha, forma, contraste, texturas).
Avaliação
· Deve buscar entender o processo de cada criança, a significação que cada trabalho comporta, afastando julgamentos, como feio ou bonito, certo ou errado, que utilizados dessa maneira em nada auxiliam o processo educativo. Deve explicar suas conquistas e as etapas do seu processo criativo.
3- Natureza e Sociedade
Objetivo Específico
- Interessar-se e demonstra curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confortando idéias;
- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
- Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
Conteúdo
a. Datas comemorativas;
b. Higiene/noções
c. Doce/salgado
d. Hino nacional
e. Projetos: Páscoa, Índio;
f. Histórias: Sítio do Pica Pau Amarelo, Os Três Porquinhos, Tayná, Pocahontas;
g. Sol/ chuva;
h. Esquema corporal;
i. Hino nacional;
j. Alimentação;
k. Estações do ano;
l. Projetos: Dia das Mães, Festa das Nações, Festa Junina, Meio Ambiente;
m. Dia/noite;
n. Órgãos do sentido;
o. Estações do ano;
p. Esquema corporal;
q. Alimentação;
r. Plantas;
s. Utilidade com a água;
t. Hino nacional;
u. Projetos: Pais, Folclore, Semana da Pátria, Primavera, Trânsito, Dia do Idoso;
v. Histórias: Branca de Neve, A Bela Adormecida, João e o Pé de Feijão;
w. Órgãos do sentido;
x. Estações do ano;
y. Esquema corporal;
z. Animais;
aa. Alimentação;
bb. Hino nacional;
cc. Projetos: Semana dos Bons Dentes, Criança, Professor, Bandeira (Brasil), Ação de Graças, Natal;
dd. Histórias: Clássicos Bíblicos;
4- Matemática
Objetivo Específico
- Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
- Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações – problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e linguagem matemática.
- Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Þ Conteúdo
a. Cores;
b. Formas geométricas;
c. Distancia (longe/perto);
d. Quantidade (pouco/muito);
e. Posição (dentro/fora)
f. Direção (direita/esquerda);
g. Textura (áspero/liso/macio);
h. ®Numerais;
i. Quantidade;
j. Direção;
k. Altura (alto/baixo);
l. Espessura (grosso/fino);
m. Associação (números a quantidade);
n. ®Posição;
o. Quantidade;
p. Direção;
q. Altura;
r. Associação;
s. Igual e diferente;
t. Tamanho;
u. Temperatura (quente/frio);
v. Posição;
w. Peso (leve/pesado);
x. Curto/comprido;
y. Dentro/fora
z. Direção;
aa. Associação;
bb. Conjunto (elemento);
cc. Igual/diferente;
dd. Direção linhas;
ee. Noção de metade.