PLANEJAMENTO ANUAL
Emei Carlos Drummond de Andrade
Sala: Agrupamento 3 – C manhã
Professora: Luciana cunha Risso
Infância
(Alguma poesia)!
...E eu não sabia que a minha história
era mais bonita que a de Robinson Crosoé.
Carlos Drummond de Andrade
CARACTERIZAÇÃO DA SALA
O agrupamento 3 – C está formado com vinte e seis alunos sendo vinte e um meninos e cinco meninas, nos quais alguns freqüentam outra unidade educacional a tarde e outros ficam com os familiares, a maioria são de classe médio-baixa, onde os responsáveis pela criança precisam trabalharem o dia todo para o sustento da família.
Algumas crianças conseguem manifestar suas preferências, seus desejos e desagrados, através da forma verbal ou chorando.
Algumas crianças são independentes do adulto, se trocam, vão ao banheiro sozinhas, se alimentam sozinhas, faz sua higiene sozinhas, sob a orientação de um adulto, outras crianças precisam da colaboração e orientação de um adulto para executar as tarefas dadas.
Todas as crianças participam das brincadeiras, das atividades desenvolvidas em sala realizadas pela professora, nas quais são realizadas de acordo com sua capacidade.
Ao brincar de faz-de-conta cada criança cria sua brincadeira, algumas crianças preferem ficarem sozinhas, outras em grupos. Ao terminar a brincadeiras todos organizam os brinquedos sob a orientação da professora.
Ao brincar no parque as crianças pulam, correm, brincam no tanque de areia, sobem em arvores pequenas, rolam pneus, interagem com outras crianças de idades maiores se maiores dificuldades.
Algumas já reconhecem a primeira letra do nome, reconhecem números, manuseiam cola, guache giz de cera, lápis de cor e outras materias sem dificuldades.
As crianças têm um pouco de dificuldades em respeitar as regras por elas criadas, “regras de convívio”, onde o grupo tem o que pode e que não pode fazer.
OBJETIVOS GERAIS
· Preparar para a cidadania dentro da compreensão teórica e prática dos direitos e deveres da pessoa humana, da família e demais elementos que integram o convívio social, desenvolvendo atitudes de solidariedade, diálogo, cooperação e repúdio as injustiças no respeito mútuo;
· Através do reconhecimento dos diferentes ambientes possibilitando a criança o conhecimento de si e do outro, proporcionando a construção de sua identidade;
· Ampliar o conhecimento da criança através do mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística e corporal.
· Compreender o ambiente natural e social em todos os aspectos em que se fundamenta a sociedade;
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Valorização da relação adulto/criança e criança/criança, para o desenvolvimento da sua autonomia;
· Proporcionar a criança um conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocínio lógico;
· Promover a vinculação do discurso oral com o texto escrito;
· Promover a integração do grupo, a socialização das crianças e o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla, fina e coordenação viso motora);
· Organizar atividades para que a criança amplie seus conhecimentos na compreensão do mundo no qual está inserida;
· Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
· Reconhecimento do próprio corpo e aceitação das diferenças entre os colegas;
· Observação e exploração do meio ambiente;
· Ampliação da comunicação visual, verbal, corporal e escrita nas diferentes relações sociais;
· Levar a criança a perceber as diferenças que existem entre elas;
· Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação para termos uma vida saudável;
· Incentivar a curiosidade natural, estimular as atitudes científicas, investigativas e questionadoras;
· Proporcionar trocas entre as crianças de brinquedos;
· Descobrir e explorar o seu corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
· Realizar atividade de volta à calma, com o intuito de relaxar corporalmente;
1º SEMESTRE
PROJETO IDENTIDADE
· Nome da criança;
· Nome da turma escolha;
· Eu e outro;
· A minha família;
· A minha escola;
· Higiene e Saúde;
· Esquema corporal;
· Jogos educativos e de regra;
· Troca de bagagem cultural;
2º SEMESTRE
PROJETO OLIMPIADAS
· História da Olimpíada;
· Meio físico e social
· Relação do homem com o meio-ambiente;
· Reino animal, mineral e vegetal;
· Usos e Costumes
· Observação e identificação das diversidades culturais existentes na sala de aula;
3º SEMESTRE
PROJETO ELEIÇÃO
· Cidadania.
METODOLOGIA
Oferecer à criança a oportunidade de participação, para expor seu centro de interesse de aprender, através do brincar, da construção do seu conhecimento, expressão de seus sentimentos e emoções.
Sendo assim, concebe a criança como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento e como sujeito da construção do seu conhecimento, de forma de mediadora.
ESTRATÉGIAS
· Conversação, música, história, brincadeira;
· Comparar fotos;
· Impressão das mãos e dos pés;
· Brincar de casinha;
· Citar nomes das pessoas da família;
· Pesquisa com a família sobre a história do nome da criança;
· Pesquisa “Quando era bebê...”;
· Porta-retrato com varias fases dão desenvolvimento da criança;
· Recorte e colagem;
· Interpretação oral da história;
· Desenho livre;
· Desenho de observação;
· Pintura livre;
· Massa de modelar;
· Pesquisa sobre a Páscoa;
· Pintura no rosto;
· Confecção de máscara;
· Leitura das pesquisas em sala;
· Apresentação do alfabeto;
· Apresentação dos numerais;
· Apresentação das bandeiras dos paises participantes;
· Localização do país Japão no mapa;
· Pesquisa dos países que irão participar da olimpíada;
· Pesquisa do esporte que a criança mais gosta;
· Pesquisa sobre as modalidades esportivas;
· Livro da turma sobre as Olimpíadas 2008 no Japão;
· Local da realização da olimpíada de 2008;
· Modalidades Esportivas;
· Os paises participantes;
· Bandeira dos paises participantes;
· Competição para melhor ilustrar as regras de alguns esportes;
· Pesquisa das origens das crianças e de seus familiares;
· Tirar das crianças o que sabem sobre eleição;
· A parir do que relatarem completar com uma explicação simples o que é e no que implica uma eleição;
· Fazer uma eleição entre os alunos para que entendam melhor o tema;
· Levá-los a entender e a refletir sobre os nossos direitos e a importância do nossos deveres para termos nossos direitos respeitados;
LINGUAGENS
· Linguagem corporal;
· Linguagem oral;
· Linguagem simbólica;
· Linguagem escrita;
· Linguagem numérica;
· Linguagem musical;
AVALIAÇÃO E REGISTRO
O processo de avaliação da aprendizagem será continua e consistem na observação da construção das competências cognitivas do aluno, suas experiências sócio-culturais e as etapas de estruturação de seu pensamente.
A verificação do desenvolvimento global da criança será escrita em relatórios em cada fim do semestre.