Avaliação de Português
4º Ano
Texto
As vantagens da caminhada
Uma universidade de Londres pesquisou sobre a perda de peso durante as caminhadas e as aulas de Educação Física.
• Em qual delas se perde mais peso?
LONDRES, Reino Unido — As crianças ganham mais benefícios com uma caminhada até a escola do que nas aulas de Educação Física, é a conclusão de um estudo. O esforço de caminhar de casa para a escola e vice- versa, cinco vezes por semana, “queima mais calorias do que as duas horas de Educação Física recomendada pelos padrões da escola nacional inglesa.”
[...] Os pais devem encorajar seus filhos a caminhar ou ir de bicicleta ao invés de fazer o percurso de carro.
[...] A proporção de crianças com sobrepeso aumentou em 7% nos últimos cinco anos. Mais da metade delas não fazem as recomendadas duas horas de esportes por semana.
O número de crianças que vão para a escola de carro dobrou nos últimos 20 anos, sendo que a maioria mora a menos de três quilômetros do colégio. “As crianças estão ficando mais e mais gordas, e a mensagem para os pais é que se eles conseguirem fazer seus filhos caminharem então poderão beneficiar em muito sua saúde”, disse o professor Roger Mackett.
As vantagens da caminhada para a escola, em relação às aulas de Educação Física, são mais claras entre os rapazes adolescentes, que queimaram um terço a mais de calorias durante suas jornadas do que nas duas horas de educação física.
O estudo concluiu: “Criar nas crianças o hábito de caminhar pode encorajá-las a praticar mais exercícios no fim de semana, quando muitos deles ficam bastante inativos, particularmente as meninas”. Provavelmente os pais irão descobrir que seus filhos estão muito dispostos a mudar e fazer o trajeto a pé. Um estudo de uma empresa de transporte descobriu que muitas crianças que vão de carro para a escola preferiam caminhar ou ir de bicicleta com os amigos.
A empresa disse que uma solução para os pais que estão preocupados com a segurança, mas têm pouco tempo para acompanhar seus filhos, seria programar um sistema de rodízios com outras famílias para fazer um “comboio a pé”.
O tempo, 28/10/2003 (Texto adaptado)
Vocabulário
inativos – sem atividade
rodízios – revezamentos
sobrepeso – peso acima do normal
comboio – meio de transporte; trem
1. O texto que você leu é uma reportagem.
Assinale as características desse tipo de texto.
( ) A reportagem conta histórias fantasiosas com personagens e Acontecimentos inventados.
( ) Uma reportagem é publicada em jornais, revistas, programas de rádio e televisão.
( ) A reportagem representa também a investigação de um fato e envolve opiniões de pessoas que
entendem do assunto.
2. Assinale a alternativa que apresenta as informações contidas no texto.
( ) As aulas de Educação Física queimam mais calorias do que as caminhadas.
( ) O esforço de caminhar de casa para a escola e vice-versa, cinco vezes por semana, queima mais calorias do que as duas horas de Educação Física.
3. De acordo com o texto, qual é a solução para os pais que estão preocupados com a segurança e não têm tempo para acompanhar seus filhos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Releia.
Os pais devem encorajar seus filhos a caminhar ou ir de bicicleta ao invés de fazer o percurso de carro.
As palavras em destaque são:
( ) substantivos.
( ) adjetivos.
( ) verbos.
5. Passe os verbos para o infinito e escreva-os na coluna adequada.
ganham | queimam | devem |
aumentou | dobrou | mora |
estão | poderão | conseguirem |
disse | concluiu | ficam |
irão | descobriu | seria |
AR | ER | IR |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6. Sublinhe o verbo de cada frase e escreva o que se pede sobre ele.
a) Ontem o atleta correu três quilômetros.
Infinitivo:___________________ Terminação:_______________ Tempo: ___________________
( ) 1ª conjugação ( ) 2ª conjugação ( ) 3ª conjugação
b) A criança precisa de muitas vitaminas para uma boa saúde.
Infinitivo:___________________ Terminação:_______________ Tempo: ___________________
( ) 1ª conjugação ( ) 2ª conjugação ( ) 3ª conjugação
7. Sublinhe as palavras que têm erros de ortografia e reescreva as frases fazendo as alterações necessárias.
a) As crianças deceram as escadas corendo.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b) Pessoas com ecesso de peso precisam se preocupar em fazer uma alimentação saudáveu e praticar exercícios físicos.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
c) Os adolecentes que estão em fase de crecimento fizeram inscrição para o curso de natação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Leia o texto.
Um problema mundial
No mundo todo existem milhões de pessoas que não têm o que comer e se alimentam mal.
Os filhos dessas pessoas nascem fracos e crescem com muitos problemas. Eles sofrem de um problema que atinge mais de 200 milhões de crianças menores de cinco anos: a desnutrição.
A distribuição desigual de alimentos entre os países e a pobreza estão entre as principais causas da desnutrição.
A desnutrição é responsável por um atraso físico e mental da criança e está relacionada a muitos problemas de saúde.
Além da baixa estatura, do peso baixo e de doenças, a desnutrição também está relacionada ao rendimento escolar fraco, como falta de atenção nas aulas e dificuldades de aprendizagem.
Texto adaptado
9. Este é um texto expositivo que procura:
( ) explicar as causas e as conseqüências da desnutrição nas crianças.
( ) mostrar que as crianças do mundo todo são bem alimentadas.
( ) contar quais são os maiores problemas do mundo.
11. Complete as frases fazendo as alterações nos verbos.
a) Mariana fez uma linda festa, cantou, dançou e dormiu feliz.
b) Eu________ uma linda festa, _________, ____________ e__________ feliz.
c) Nós _____________ uma linda festa, ___________, ____________ e____________ felizes.
d) Eles ____________ uma linda festa, ___________, ___________ e ______________ felizes.
12. Leia.
Na escola onde Ana estuda, existem muitos alunos decididos a ajudar crianças carentes.
A diretora programou um dia para uma equipe de voluntários visitar uma creche onde há menores que já passaram até fome. No mês que vem, será feita uma campanha para arrecadar roupas, alimentos e produtos de higiene. Os bens arrecadados serão levados até a creche em uma caminhonete da escola. Sem dúvida, é um gesto de solidariedade que deve ser imitado por muitos.
• As palavras em destaque são verbos que estão no presente, no passado e no futuro.
Copie um verbo, conforme o que se pede:
a) no presente: _____________________________
b) no passado: _____________________________
c) no futuro: _______________________________
d) no infinitivo: _____________________________
13. Reescreva as frases, passando os verbos para o passado.
a) O passarinho canta na gaiola e sente saudade da floresta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Eles estudam muito e acertam quase tudo na prova.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. PRODUÇÃO DE TEXTO
Escreva um texto contando a história de uma personagem que precisou se esforçar muito para vencer na vida. Lembre-se de escrever onde se passa a história, como são as personagens que participam dela, quais os problemas que aparecem e como eles são solucionados. Crie um final bonito para sua história.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.”
Mahatma Gandhi
Boa Prova!!!
Fonte: Projeto Buriti – Editora Moderna