13/01/2010

RESOLUÇÃO CNE/CEB 1/00

DCN – EJA
RESOLUÇÃO CNE/CEB 1/00       (05/07/00)



EJA- Modalidade da Educação Básica nas etapas EF e EM

“de modus”


modo- maneira própria


especificidade própria/ identidade própria


DCN EJA- Obrigatoriamente observadas na oferta e na estrutura dos componentes curriculares de EF e EM dos cursos.




§     DCN EF- Res. CNE 2/98        se estendem a EJA
                                                                                                  (modelo pedagógico próprio)
§     DCN EM- Res. CNE 3/98     


CURSOS E EXAMES

I – CURSOS


PRESENCIAL              SEMI-PRESENCIAL              A DISTÂNCIA



Cabe aos Sistemas de Ensino       definir a estrutura e a duração dos cursos



        CURSO SEMI-PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Só poderão ser avaliados para fins de certificação de conclusão       EM EXAMES PRESENCIAIS  -  INSTITUIÇÕES AUTORIZADAS, CREDENCIADAS E AVALIADAS PELO PODER PÚBLICO




        ESTUDOS DE  EJA- realizados em Instituições Estrangeiras
Poderão ser aproveitados mediante avaliação dos estudos e reclassificação dos alunos jovens e adultos, de acordo com as normas vigentes.


        CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO – cursos a distância emitidos por Instituições Estrangeiras, deverão ser REVALIDADOS
                                    Competência privativa da UNIÃO   (ouvido o CNE)


Escolas de EJA – qdo da autorização de seus cursos: 

Ø     Apresentarão aos órgãos responsáveis o Regimento Escolar para análise e avaliação.

Ø     P.Pedagógica para efeito de registro e arquivo histórico.



IDENTIDADE PRÓPRIA DA EJA- considerará:

·     as situações

·     os perfis dos estudantes

·     as faixas etárias

·     se pautará pelos princípios da equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação das DCNs e na proposição de um modelo pedagógico próprio.


MODELO PEDAGÓGICO PRÓPRIO- assegurar:

·     Qto a equidade – distribuição específica dos componentes curriculares.
·     Qto à diferença- valorização do mérito de cada qual.
·     Qto à proporcionalidade- disposição adequada dos componentes curriculares face as necessidades próprias da EJA


PROFISSIONAIS PARA EJA

·     Organização adequada à P.P.
·     Investigação dos problemas desta modalidade- oferecendo soluções teoricamente fundamentadas.
·     Práticas educativas que correlacionem teoria e prática.
·     Métodos e técnicas- códigos e linguagens apropriados


I – EXAMES             

Cabe aos Sistemas de Ensino       regulamentar os procedimentos para a estrutura e organização dos exames


E.F   L.Estrangeira              - oferta obrigatória e prestação facultativa.

E.M   L.Estrangeira- oferta e prestação obrigatória .


ü     O direito aos portadores de NEE.
ü     O direito às comunidades indígenas.




IDADE  EXIGIDA


REGULAR
EJA
CURSOS
EXAMES SUPLETIVOS
E.F.
6-14 anos
> 14 anos
(completos)
(+1)   15 anos
E.M.
15-17 anos
> 17 anos
(completos)
(+1)   18 anos

Diretrizes Curriculares Nacionais
EJA