13/01/2010

CNE/CEB 2/98

DCN – ENSINO FUNDAMENTAL
RESOLUÇÃO CNE/CEB 2/98       (11/09/98)
              Alterada pela Res. CEB 1 de 31/01/2006


DCN-São o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, que orientarão as escolas brasileiras dos Sistemas de Ensino, na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.



I- Escolas- norteadores das suas ações pedagógicas, os                                 princípios:

§     Ético da autonomia, responsabilidade e respeito ao bem comum;
§     Político- direitos e deveres da cidadania;
§     Estético da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.


II- P.Pedagógica – reconhecer a importância da identidade pessoal dos alunos, professores e outros profissionais e a identidade da Unidade Educacional.
III- Escolas- reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação entre processos de conhecimento com os de linguagens os afetivos.


- distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado;
-  diversas experiências de vida dos alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar.



                 múltiplas formas de diálogos

Ø     contribuir para constituição de identidade afirmativas, persistentes ;
Ø     capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias – valores indispensáveis à vida cidadã.



IV- Todas as escolas        garantia de acesso       BNC

BNC  +  PD      integrada em torno do paradigma curricular, estabelecendo relação entre o EF e:
                                            Trabalho
A-            VIDA CIDADà                  Saúde
                                                                               Sexualidade
                                                                                      Vida familiar
                                                                                      Meio ambiente
                                                                                     
                                                       
             
B-            ÁREAS DO CONHECIMENTO      LP/ M/ H /G/   C/ LE/ A/ EF


V- Escolas – explicitar nas P. Curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária.


VI- Escolas – PD para enriquecer e complementar a BNC.
Introdução de projetos e atividades do interesse de suas comunidades.


VII- Escolas                     trabalhar em clima de cooperação entre a Direção e as equipes docentes

Ø     Haja condições favoráveis à adoção, execução, avaliação e aperfeiçoamento das estratégias educacionais.

Ø     Uso adequado do espaço físico, horário e calendário escolar.
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Diretrizes Curriculares Nacionais
Ensino Fundamental