DCN – ENSINO FUNDAMENTAL
RESOLUÇÃO CNE/CEB 2/98 (11/09/98)
Alterada pela Res. CEB 1 de 31/01/2006
DCN-São o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, que orientarão as escolas brasileiras dos Sistemas de Ensino, na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.
I- Escolas- norteadores das suas ações pedagógicas, os princípios:
§ Ético da autonomia, responsabilidade e respeito ao bem comum;
§ Político- direitos e deveres da cidadania;
§ Estético da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
II- P.Pedagógica – reconhecer a importância da identidade pessoal dos alunos, professores e outros profissionais e a identidade da Unidade Educacional.
III- Escolas- reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação entre processos de conhecimento com os de linguagens os afetivos.
- distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado;
- diversas experiências de vida dos alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar.
múltiplas formas de diálogos
Ø contribuir para constituição de identidade afirmativas, persistentes ;
Ø capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias – valores indispensáveis à vida cidadã.
IV- Todas as escolas garantia de acesso BNC
BNC + PD integrada em torno do paradigma curricular, estabelecendo relação entre o EF e:
Trabalho
A- VIDA CIDADÃ Saúde
Sexualidade
Vida familiar
Meio ambiente
B- ÁREAS DO CONHECIMENTO LP/ M/ H /G/ C/ LE/ A/ EF
V- Escolas – explicitar nas P. Curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária.
VI- Escolas – PD para enriquecer e complementar a BNC.
Introdução de projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
VII- Escolas trabalhar em clima de cooperação entre a Direção e as equipes docentes
Ø Haja condições favoráveis à adoção, execução, avaliação e aperfeiçoamento das estratégias educacionais.
Ø Uso adequado do espaço físico, horário e calendário escolar.
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Diretrizes Curriculares Nacionais
Ensino Fundamental