Projeto – Cantos, contos e brincadeiras
1. Apresentação
Escola:
Período: Agosto, setembro e outubro de 2006
Turma: Jardim 2
Professora responsável: Vanessa
2. Justificativa
Toda a criança brinca. Ela necessita deste espaço para se desenvolver.
É brincando que os bebês descobrem como as coisas funcionam e assim começam a se relacionar com a vida, perceber os objetos e o espaço que seu corpo ocupa no mundo em que vive.
A criança simboliza. Brinca de faz-de-conta, representa papéis, “recria” situações que lhe foram agradáveis ou não. Só que quando a criança recria estas situações, faz da forma que ela suporta, não correndo riscos reais. Através do faz-de-conta, a criança traz para perto de si uma situação vivida e a adapta à sua realidade e necessidade emocional.
Assim sendo, usaremos, músicas, fábulas, lendas, histórias e antigos brinquedos e brincadeiras para transmitir a aprendizagem, unindo o lúdico ao agradável.
3. Objetivos
Que a criança:
3.1 – Valorize a leitura através do conhecimento de contos, histórias, lendas e fábulas, diversificando seu universo criativo.
3.2 – comece a incluir outras pessoas em suas brincadeiras brincando com o outro e não mais ao lado do outro.
3.3 – Conheça os brinquedos de antigamente e veja neles a riqueza de se criar com simples recursos.
3.4 – Se mostre tolerante às frustrações quando perde no jogo, percebendo o direito do outro, e entenda que o importante é brincar.
4. Conteúdos
4.1 – Conceituais
· Vivenciar brincadeiras antigas, construir brinquedos, sucatas ,descobrindo assim o prazer na simplicidade e na criatividade.
· Construir jogos, regras próprias e oralizá-los.
· Vivenciar histórias, contos e músicas, interessando-se assim, pelas atividades propostas em sala de aula e no dia a dia escolar.
· Incentivar o gosto pelas artes através da bibliografia de Cândido Portinari, artista cujas obras mostravam principalmente o brincar infantil.
· Conhecer a diversidade cultural das várias regiões do país percebendo que cada região possui suas características assim sendo, brincadeiras, músicas e brinquedos próprios.
· Conhecer diversas músicas, usando-as no cotidiano, diminuindo a timidez e ampliando sua oralidade.
· Construir brinquedos com suas próprias mãos, valorizando assim seu próprio trabalho.
· Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.
· Criar e inventar outras cantigas de roda.
4.2 – Procedimentais
· Ouvir músicas e historias relacionadas à diversidade cultural.
· Cantar com amigos e familiares as músicas aprendidas.
· Participar de danças típicas, ou temáticas.
· Confeccionar brinquedos artesanais.
· Confeccionar instrumentos musicais para a bandinha coletiva da turma que será usada durante o canto.
· Dramatizar histórias relacionadas ao projeto.
· Participar de jogos coletivos, e brincadeiras folclóricas.
· Reproduzir telas de Portinari de acordo com a interpretação individual de cada criança.
· Realizar atividades diversificadas no caderno que envolvam as histórias, músicas, e brincadeiras relacionadas ao tema do projeto.
· Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
· Proporcionar a leitura e a escrita das canções.
· Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
4.3 – Atitudinais
· Proporcionar o brincar pelo prazer e não pela competição através das brincadeiras folclóricas e de pequenos jogos respeitando as regras e melhorando o convívio com as pessoas.
· Trazer para perto de si através do faz-de-conta, uma situação vivida adaptando-a a sua realidade e necessidade emocional.
· Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
· Valorizar o ato brincar, respeitando o próximo e as regras.
· Transmitir conhecimentos aprendidos para família, incentivando o brincar coletivo aumentando assim a afetividade.
· Vivenciar o companheirismo e o espírito de equipe em diversas situações.
· Conhecer brinquedos que hoje não são tão conhecidos, valorizando a simplicidade e a criatividade.
5. Desenvolvimento - Áreas do conhecimento
5.1 – Língua Portuguesa – escrita/oral
· Roda de conversa sobre os temas do projeto.
· Jogos envolvendo músicas, contos e jogos estudados.
· Narrações, poesias, quadrinhas, letras de músicas, adivinhas sobre o tema.
· Cruzadinhas, caça-palavras e atividades de ligar.
· Leitura de textos informativos de livros e internet sobre o assunto.
· Leitura de curiosidades sobre os brinquedos antigos, e sobre a vida de Candido Portinari.
· Nomes dos brinquedos, músicas e histórias aprendidas.
· Escrita das palavras enfatizando sempre: letra inicial, final, n° de letras e de sílabas.
· Escrita espontânea.
· Conhecimento de palavras e expressões usadas nas histórias e nas músicas.
· Nomes dos estados onde os brinquedos, músicas e histórias são oriundos.
· Poesias
· Pesquisas com pais, mães, avós sobre as antigas brincadeiras.
5.2 – Matemática
· Seqüências de formas e cores
· Formas geométricas (confecção de um livro de histórias)
· Situação problema envolvendo o tema e os numerais
· Jogo da memória (tema do projeto)
· Estatísticas (Número de personagens, números em parlendas, canções).
· Receitas (gastronomia das histórias contadas)
5.3 – Artes Visuais
· Confecção de brinquedos folclóricos (bilboquê, cavalo de madeira, diabolô, peteca, pipa, pe-de-lata)
· Cartazes com músicas, textos, nomes de personagens
· Releituras de obras do artista Candido Portinari que retratavam brincadeiras antigas
· Pintura a gesso (personagens das histórias, e das músicas)
· Modelagem com argila
· Confecção de convites para a exposição final
· Recorte, colagem, quebra-cabeça, desenho e pintura
· Confecção de máscaras
· Confecção de fantoches
· Confecção de instrumentos musicais para a banda do jardim 2
· Dramatização
· Fantoches
5.4 - Natureza e Sociedade
· Pesquisa com os pais e familiares sobre as brincadeiras e músicas do passado
· Conversas e relatos sobre os resultados da pesquisa
· Conversas e relatos das histórias e das músicas aprendidas
· Culinária dos contos de fadas (trazer para nossa mesa algum dos pratos das histórias)
· Pesquisa sobre os brinquedos, brincadeiras, músicas típicas do mundo através da internet e relato e apresentação para os alunos via computador
5.5 – Identidade e autonomia
· Reconto de histórias
· Desinibição diante da participação em dramatizações
· Fazer seu próprio brinquedo
5.6 – Música
· músicas e danças relacionadas ao tema
· criação da banda do jardim 2
· campeonato de Karaoquê
5.7 – Movimento
· Jogos de antigamente
· Circuitos de obstáculos
· Caminhadas em torno da escola cantando as antigas músicas
· Coreografias a partir de músicas temáticas (forró, valsa, anos 60 etc)
6. Produção final:
· No final do projeto, haverá uma exposição de grande parte de atividades produzidas pelas crianças e também de uma coreografia e uma peça de teatro.
7. Sugestões de leitura
· Apostilas de jogos e brincadeiras (computador)
· Textos da pasta educação ( computador)
8. Recursos Materiais
· Projetos pedagógicos dinâmicos
· Coleção “Baú do professor”
· Coleção “Arte no cotidiano escolar”
· Internet (dados a coletar e posteriormente anexados ao projeto)