19/01/2010

91.PROJETO_Cantos_Contos_e_Brincadeiras

 

Projeto – Cantos, contos e brincadeiras

 

1.   Apresentação

Escola:

Período: Agosto, setembro e outubro de 2006

Turma: Jardim 2

Professora responsável: Vanessa

 

2.   Justificativa

Toda a criança brinca. Ela necessita deste espaço para se desenvolver. 

É brincando que os bebês descobrem como as coisas funcionam e assim começam a se relacionar com a vida, perceber os objetos e o espaço que seu corpo ocupa no mundo em que vive. 

A criança simboliza. Brinca de faz-de-conta, representa papéis, “recria” situações que lhe foram agradáveis ou não. Só que quando a criança recria estas situações, faz da forma que ela suporta, não correndo riscos reais. Através do faz-de-conta, a criança traz para perto de si uma situação vivida e a adapta à sua realidade e necessidade emocional.

Assim sendo, usaremos, músicas, fábulas, lendas, histórias e antigos brinquedos e brincadeiras para transmitir a aprendizagem, unindo o lúdico ao agradável. 

 

3.   Objetivos

Que a criança:

3.1             – Valorize a leitura através do conhecimento de contos, histórias, lendas e fábulas, diversificando seu universo criativo.

3.2             comece a incluir outras pessoas em suas brincadeiras brincando com o outro e não mais ao lado do outro. 

3.3             – Conheça os brinquedos de antigamente e veja neles a riqueza de se criar com simples recursos.

3.4             – Se mostre tolerante às frustrações quando perde no jogo, percebendo o direito do outro, e entenda que o importante é brincar.

 

4.   Conteúdos

4.1         – Conceituais

·        Vivenciar brincadeiras  antigas, construir brinquedos, sucatas ,descobrindo assim o prazer na simplicidade e na criatividade.

·        Construir jogos,  regras próprias e oralizá-los.

·        Vivenciar histórias, contos e músicas, interessando-se  assim, pelas atividades propostas em sala de aula e no dia a dia escolar.

·        Incentivar o gosto pelas artes através da bibliografia de Cândido Portinari, artista cujas obras mostravam principalmente o brincar infantil.

·        Conhecer a diversidade cultural das várias regiões do país percebendo que cada  região possui suas características assim sendo,  brincadeiras, músicas e brinquedos próprios.

·        Conhecer diversas músicas, usando-as  no cotidiano, diminuindo a timidez e ampliando sua oralidade.

·        Construir brinquedos com suas próprias mãos, valorizando assim seu próprio trabalho.

·                  Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.

·                  Criar e inventar outras cantigas de roda.

 

4.2         – Procedimentais

 

·        Ouvir músicas e historias relacionadas à diversidade cultural.

·        Cantar com amigos e familiares as músicas aprendidas.

·        Participar de danças típicas, ou temáticas.

·        Confeccionar brinquedos artesanais.

·        Confeccionar instrumentos musicais para a bandinha coletiva da turma que será usada durante o canto.

·        Dramatizar histórias relacionadas ao projeto.

·        Participar de jogos coletivos, e brincadeiras folclóricas.

·        Reproduzir telas de Portinari de acordo com a interpretação individual de cada criança.

·       Realizar atividades diversificadas no caderno que envolvam as histórias, músicas, e brincadeiras relacionadas ao tema do projeto.

·                  Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.

·                  Proporcionar a leitura e a escrita das canções.

·                  Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

 

4.3         – Atitudinais

                           

·      Proporcionar o brincar pelo prazer e não pela competição através das brincadeiras folclóricas e de pequenos jogos respeitando as regras e melhorando o convívio com as pessoas.

·      Trazer para perto de si através do faz-de-conta, uma situação vivida adaptando-a a sua realidade e necessidade emocional.

·      Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

·      Valorizar o ato brincar, respeitando o próximo e as regras.

·      Transmitir conhecimentos aprendidos para família, incentivando o brincar coletivo aumentando assim a afetividade.

·      Vivenciar o companheirismo e o espírito de equipe em diversas situações.

·      Conhecer brinquedos que hoje não são tão conhecidos, valorizando a simplicidade e a criatividade.

 

 

 

5.   Desenvolvimento - Áreas do conhecimento

5.1         – Língua Portuguesa – escrita/oral

·        Roda de conversa sobre os temas do projeto.

·        Jogos envolvendo músicas, contos e jogos estudados.

·        Narrações, poesias, quadrinhas, letras de músicas, adivinhas sobre o tema.

·        Cruzadinhas, caça-palavras e atividades de ligar.

·        Leitura de textos informativos de livros e internet sobre o assunto.

·        Leitura de curiosidades sobre os brinquedos antigos, e sobre a vida de Candido Portinari.

·        Nomes dos brinquedos, músicas e histórias aprendidas.

·        Escrita das palavras enfatizando sempre: letra inicial, final, n° de letras e de sílabas.

·        Escrita espontânea.

·        Conhecimento de palavras e expressões usadas nas histórias e nas músicas.

·        Nomes dos estados onde os brinquedos, músicas e histórias são oriundos.

·        Poesias

·        Pesquisas com pais, mães, avós sobre as antigas brincadeiras.

 

 

 

 

5.2         – Matemática

·      Seqüências de formas e cores

·      Formas geométricas (confecção de um livro de histórias)

·      Situação problema envolvendo o tema e os numerais

·      Jogo da memória (tema do projeto)

·      Estatísticas (Número de personagens, números em parlendas, canções).

·      Receitas (gastronomia das histórias contadas)

 

5.3         – Artes Visuais

·      Confecção de brinquedos folclóricos (bilboquê, cavalo de madeira, diabolô, peteca, pipa, pe-de-lata)

·      Cartazes com músicas, textos, nomes de personagens

·      Releituras de obras do artista Candido Portinari que retratavam brincadeiras antigas

·      Pintura a gesso (personagens das histórias, e das músicas)

·      Modelagem com argila

·      Confecção de convites para a exposição final

·      Recorte, colagem, quebra-cabeça, desenho e pintura

·      Confecção de máscaras

·      Confecção de fantoches

·      Confecção de instrumentos musicais para a banda do jardim 2

·      Dramatização

·      Fantoches

 

 

 

5.4         - Natureza e Sociedade

·        Pesquisa com os pais e familiares sobre as brincadeiras e músicas do passado

·        Conversas e relatos sobre os resultados da pesquisa

·        Conversas e relatos das histórias e das músicas aprendidas

·        Culinária dos contos de fadas (trazer para nossa mesa algum dos pratos das histórias)

·        Pesquisa  sobre os brinquedos, brincadeiras, músicas típicas do mundo através da internet e relato e apresentação para os alunos via computador

 

 

 

 

5.5         – Identidade e autonomia

 

·        Reconto de histórias

·        Desinibição diante da participação em dramatizações

·        Fazer seu próprio brinquedo

 

 

5.6         – Música

·                   músicas e danças relacionadas ao tema

·                   criação da banda do jardim 2

·                   campeonato de Karaoquê

 

5.7         – Movimento

·        Jogos de antigamente

·        Circuitos de obstáculos

·        Caminhadas em torno da escola cantando as antigas músicas

·        Coreografias a partir de músicas temáticas (forró, valsa, anos 60 etc)

 

 

6.   Produção final:

·        No final do projeto, haverá uma exposição de grande parte de atividades produzidas pelas crianças e também de uma coreografia e uma peça de teatro.

 

 

7.   Sugestões de leitura

·                   Apostilas de jogos e brincadeiras (computador)

·                   Textos da pasta educação ( computador)

 

8.   Recursos Materiais

·        Projetos pedagógicos dinâmicos

·        Coleção “Baú do professor”

·        Coleção “Arte no cotidiano escolar”

·        Internet (dados a coletar e posteriormente anexados ao projeto)