19/01/2010

Jogos de sala de aula

1. Jogo do “MOVIMENTO”

1.1. Movimento a partir de marcações rítmicas simples

. a partir de batimentos corporais ou instrumentais fazer deslocamentos de forma a ocupar todo o espaço;

. quando o ritmo pára, fazer uma estátua com níveis e formas diferentes:

- níveis (alto, baixo, médio)

- formas (abertas, fechadas, estreitas, largas, contorcidas)  

2. Jogo “O QUE FIXEI”

A turma é dividida em dois grupos.

- Cada aluno do primeiro grupo fixa um ponto da sala à sua escolha. Os elementos do outro grupo são observadores.

. A um som determinado cada um vai caminhar em direcção a esse ponto, em linha recta e sem desviar o olhar.

. Quando o som parar, fica em estátua, fixando o ponto escolhido; os colegas vão descobrir o ponto que cada um escolheu.

. Agora inverte-se o jogo o grupo observador actua enquanto o outro observa.

3.              Jogo do Olhar

Deslocações no espaço em diferentes direcções e sentidos, ao som de um ritmo.

Ao sinal STOP os alunos param e olham fixamente nos olhos do colega que está mais próximo.

Recomeça o jogo. No movimento dado pelo ritmo procurar-se-á que os alunos olhem para colegas diferentes, pois o principal objectivo deste jogo é a desinibição.

4. Jogo da “MEMORIZAÇÃO”

Objectivos:

- Fixar pequenas frases propostas pelo professor

- Desenvolver a dicção

- Permitir a desinibição (falar perante os outros)

Ex.: “Tenho um gato

Tenho um gato preto

O meu gato preto bebe leite

O meu gato preto bebe leite pasteurizado”

- Primeiro as frases são ditas colectivamente, depois individualmente, de forma expressiva:

. usando dinâmicas diferentes (forte, fraco, crescendo, decrescendo)

. usando diferentes entoações (interrogativa, declarativa, exclamativa, imperativa...)

. usando andamentos diferentes (rápido, lento...)

- Em roda, cada elemento vai sucessivamente dizendo as frases de maneira expressiva. No final das quatro frases, todos dizem simultaneamente a palavra GATO (e ou MIAU)
 
5.              Jogo canção - “OS ANIMAIS”

5.1. Objectivos:

- Identificar e marcar o rítmo de pequenas frases, utilizando a percussão corporal, voz e movimentos

- Cantar

- Associar movimentos à pulsação

- Improvisar atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos (palavras ou gravuras)

- Desenhar e recortar, criando máscaras de animais

5. 2. O ritmo

Um chim-pan-zé com o seu bo - né

5. 3. Desenvolvimento:

. As frases são lidas em várias expressões e dinâmicas

- só com palavras

- com palmas e palavras

- só com palmas

. As frases rítmicas são lidas em diferentes níveis corporais

. Cada grupo diz a sua frase

. Todos os grupos dizem, ao mesmo tempo, a sua frase.

5.4 - Expressão plástica

As crianças vão construir em cartolina as máscaras dos animais de que irão representar na canção.

5. 5. Canção “OS ANIMAIS”

4.5.1. Canta-se a canção

No jardim Zoológico Vamos todos juntos

Há muitos animais Ajudar os animais

São nossos amigos São nossos amigos

O que é bom demais O que é bom demais

5.5.2. Para a compreensão da forma (ABACA) canta-se a canção da seguinte maneira:

- as crianças, em círculo cantam a canção (A).

- batendo os ritmos próprios de cada animal (B, C, D, E) com o nível corporal respectivo, as crianças mascaradas, vão ao centro: primeiro os elefantes, depois os cangurus, os passarinhos e oa chimpanzés, alternando sempre com a canção.

6. Jogo “Gestos”

- As crianças dispostas em fila indiana, de costas para a professora.

- A professora faz uma sequência de quatro gestos gestos (a imitar os animais do jogo anterior) para a primeira criança da fila.

- Esta passa essa sequência ao segundo aluno, e assim sucessivamente, até ao fim.

- No final confronta-se a sequência do último aluno com a do início, para ver se houve e onde, falha na ordem inicial.

7. Jogo “O NOVELO”

1ª fase do jogo - Ao som de uma música suave as crianças movimentam-se no espaço brincando com o novelo de lã (atirá-lo ao ar, rodá-lo na mão, embalá-lo, rodá-lo no chão, etc.). Ao mesmo tempo os alunos vão dizendo, individualmente, tudo que quiserem sobre si próprios (o seu nome, o nome dos seu melhor amigo, aquilo de que mais gosta, aquilo de que não gosta, falar da escola, do recreio, da rua, de casa, enfim tudo o que quiser dizer. Também têm direito a não dizer nada).

2ª fase - O novelo será o que cada um quiser. O aluno dirá aos colegas o que representa o seu novelo.

3ª fase - Canção “As Pombinhas da Catrina”.

As crianças estão sentadas, em círculo. Cada criança tem o seu novelo. Canta-se a canção marcando a pulsação que é marcada pela passagem do novelo, com a mão direita, para o colega da direita.

Não é um jogo fácil e requer muita concentração.

4ª fase - As crianças fazem um círculo. Uma fica no meio. As crianças à volta vão lançando o seu novelo umas para as outras deixando soltar-se a lã. Esta ao fim de algum tempo vai formar uma teia, que no fim servirá como momento de reflexão e conversa sobre o que sugere o efeito produzido pelo emaranhado de fios.