ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:GEOGRAFIA
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
· Identificar as semelhanças e diferenças entre os tipos de solos(cor, granulado,permeabilidade).
· Identificar semelhanças e diferenças entre os tipos de rochas(cor,brilho,dureza) e reconhecer a importância destas características na escola e aplicação no cotidiano.
· Reconhecer e utilizar os elementos da cartografia(título, legenda, símbolo e escala) na leitura de mapas.
| · As paisagens urbanas e rurais, suas características e relações.
· O papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais.
· Formas de relevo nas diferentes paisagens brasileiras.
|
Tratamento Didático | Avaliação |
· Textos informativos; · Pesquisas; · Leitura cartográfica; · Recursos audiovisuais; · Visita a FESB para conhecer as diferentes rochas e tipos de solo;
| · Contínua; · Individual; · Bimestral; · Participação oral; |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:CIÊNCIAS
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
· Compreender o corpo humano como um conjunto integrado, percebendo que a saúde depende do bem-estar físico, psíquico e social;
· Caracterizar espaços do planeta considerando as condições de qualidade de vida;
· Reconhecer que os seres vivos estão ameaçados de extinção em decorrência de atividades humanas;
· Reconhecer que a atividade agrícola requer a correção e a adubação da terra para o plantio;
· Reconhecer-se como parte integrante do ecossistema, estando atento para as questões de poluição e desperdício, compreendendo a importância dos “4RS”:repensar, reduzir, reutilizar e reciclar para a preservação do meio ambiente; | Ambiente: · O solo e suas diferentes composições; · Conservação do solo; · Biomas;
Ser humano e saúde; · Preservação do meio ambiente para manutenção da vida em busca de qualidade de vida; |
Tratamento Didático | Avaliação |
· Textos informativos; · Aulas expositivas; · Roda de conversa; · Experiências; · Recursos audiovisuais; · Registro escrito através de resumo; · Pesquisa; | · Registro escrito; · Observação diária; · Organização oral das idéias; |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:MATEMÁTICA
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
· Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, tabelas, gráficos, listas de acordo com as exigências do assunto em estudo; · Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal para a leitura, escrita, comparação, composição, valor posicional, e arredondamento de números naturais de qualquer ordem e grandeza; · Resolver e formular situações-problemas contextualizadas utilizando números naturais; · Identificar grandezas mensuráveis no cotidiano diário; · Fazer estimativas empregando unidades usuais de medidas; · Efetuar adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais, empregando técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos. · Explorar idéia de probabilidade. · Fazer estimativas, arredondamentos, aproximações e utilizar o cálculo mental nas operações. · Perceber elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas. · Classificar triângulos e quadriláteros e identificá-los em objetos reais. | Números naturais e sistema de numeração decimal
· Leitura e escrita de números.
Operações com números naturais
· Algoritmos · Sistematização das quatro operações · Desafios · Situações-problema · Cálculo mental
Espaço e Forma
· Reconhecimento das figuras geométricas (polígonos) e suas características
Grandezas e Medidas
· Identificar e fazer uso das unidades de medida de tempo, massa, comprimento e capacidade.
Tratamento da informação
· Gráficos e tabelas.
|
Tratamento Didático | Avaliação |
· Atividades xerocopiadas · Atividades na lousa · Cálculo mental. · Jogos · Leitura de informação. · Escrita de informações em gráficos e tabelas.
| · Registros escritos · Observação diária. |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:Educação Física
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
· Cooperar na realização de atividades lúdicas e jogos respeitando as regras e as diferenças individuais.
· Executar diferentes movimentos relacionados ao equilíbrio,tonicidade,lateralidade e espacialidade,aprimorando sua dinâmica global,percebendo a importância de hábitos posturais corretos.
|
Atividades rítmicas e expressivas. Conhecimento sobre o corpo. Esportes, jogos, lutas e ginásticas
· Jogos cooperativos e competitivos. · Reconhecimento de seus limites.
· Respeito ao limite do próximo.
· Obediências as regras.
|
Tratamento Didático | Avaliação |
· Recursos: bola, corda e peteca. · Roda de conversa para análise do aproveitamento e comportamento do grupo.
|
· Observação e participação do grupo |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:Arte
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
· Identificar e contextualizar as linguagens artísticas (artes visuais e música),executando o fazer,o fruir e o conhecer artístico.
|
Artes visuais:
· Vida e obra de Cândido Portinari e Pablo Picasso.
Música:
· Contribuição das culturas africana e indígena nas músicas do folclore brasileiro.
|
Tratamento Didático | Avaliação |
· Biografias. · Releitura das Obras de Portinari e Picasso. · Textos informativos. · Apreciação
|
· Observação diária. · Cumprimento das atividades propostas. |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:História
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo (CONTEÚDO) |
· Reconhecer relações que a coletividade estabelece-nos aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, em diversos momentos históricos. · Identificar, por meio da dimensão histórica, as diversas formas de apropriação e utilização da terra. · Contextualizar os períodos históricos (colonização) a partir dos costumes e mentalidades pontuando alguns fatos. (Descobrimento do Brasil).
|
História das organizações populacionais. Deslocamentos populacionais. Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos. Organizações políticas e administrativas urbanas.
· Época das grandes navegações. · Vinda dos portugueses. · Tentativa de escravizar os índios. · A escravidão dos negros. |
Tratamento Didático | Avaliação |
· Leitura compartilhada. · Roda de conversa. · Sistematização das discussões em resumos escritos. · Leitura cartográfica. · Recursos áudios-visuais. · Projeto Negro e indígena.
| · Observação diária. · Registro escrito · Participação oral. |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:Língua portuguesa
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
· Expressar-se oralmente e/ou por escrito, sendo capaz de argumentar, utilizando a linguagem adequada. · Identificar e distinguir, a partir da leitura, os elementos que organizam e estruturam os diferentes gêneros de texto e sua intencionalidade. · Socializar a experiência de leitura em pares, por meio de diferentes estratégias. · Localizar informações contidas no texto lido, sabendo interpretá-las. · Comparar textos com o mesmo assunto e diferentes abordagens. · Estabelecer relações entre língua oral e escrita. · Identificar e utilizar as convenções da escrita. · Produzir textos de acordo com sua função, organização e estrutura, pressupondo a intenção e o interlocutor. · Revisar os próprios textos, com orientação do professor. · Perceber a utilização dos recursos coesivos (e,mais,ou,nem,também,ele,ela,etc.) em textos lidos e em suas produções textuais.
|
Linguagem oral
· Conto/reconto. · Contar fatos com seqüência lógica. · Expressar opiniões. · Comunicar-se
Linguagem escrita
· Reescrita. · Revisão; · Produção textual. · Fazer-se entender por meio da escrita. · Identificação das características peculiares dos gênero textuais trabalhados. |
Tratamento Didático | Avaliação |
· Leitura individual e/ou compartilhada. · Produção textual individual e os grupo/dupla. · Auto-correção. · Atividades de fixação baseadas, mas dificuldades apresentadas nas reescritas. · Recursos áudios-visuais · Leitura de imagem. · Interpretação de informações. · Análise de textos bem escrito.
|
· Observações diárias. · Registro escrito. · Participação oral. · Comprimento das produções. |
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
|
|
Tratamento Didático | Avaliação |
|
|
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FERNANDO AMOS SIRIANI
Planejamento Bimestral:1º BIMESTRE
Professora:____________________________________________________Disciplina:
Objetivo Bimestral (FOCO) | Bloco de conteúdo ( CONTEÚDO) |
|
|
Tratamento Didático | Avaliação |
|
|