01/01/2010

planejamento e assuntos para 1° ANOnancy

            Escola :                                                                            Ano: 2009

Professora :Nancy Borges

Série: 1° Ano de Escolarização                       Turmas: A , B                  Turno : Matutino e Vespertino

Área do Conhecimento: Ciências      Bimestre: I

 

Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Propiciar meios para que o aluno observe o corpo humano e reconheça

. e identifique as semelhanças e diferenças entre as pessoas .

Competências

Habilidades

Conteúdos

 

Estratégias

 

Recursos

                          

Avaliação

 

 

 

-Identificação de algumas transformações do corpo do ser humano nas diferentes fases e a  importância dos hábitos de saúde, higiene,

alimentação para manu -tenção da qualidade de vida.

 

 

-Identificação dos acontecimentos cíclicos na

vida do homem e na natureza, obedecendo a

uma seqüências de fatos observáveis.

 

 

 

·                      1 -Observa as pessoas e identifica as semelhanças e diferenças entre elas, registra as informações por meio de desenhos, sob orientação da professora.

·                      2-  Reconhece que o corpo humano é formado por três partes: cabeça, tronco e membros.

·                        5 Analisa as diferenças e semelhanças entre o corpo feminino e o corpo masculino.

·                       

 

 

·                                                                

·                                                              - Identidade do corpo e do espaço (Quem sou eu?)

·                                                              - O corpo e seus movimentos

·                                                              - Ciclo da vida

 

 

·                    

·                    

·                   -Assistir e discutir os filmes.

·                   -Observação de recursos naturais do nosso dia-a-dia.

·                   -Observação os ambientes naturais e os construídos pelo homem;

·                   -Realizar trabalhos para que a criança conheça o seu corpo e o que acontece com ele em determinadas situações, partindo de idéias de representações que as crianças  possuem, o professor pode oferecer meios para que as crianças busquem maiores informações e possam reformular suas idéias iniciais.

·                   Leitura de interpretação de textos

·                   Confecção de cartazes e álbuns.

·                   Brincadeira e jogos

 

 

Jornais, revistas, cartazes, quadro branco, piloto , papel ofício, papel metro, carrtolina, livros, lápis,  caderno  ,sucatas,  tinta, mime ógrafo,  aálcool, stencil, atividades mimeografadas, Cds, fitas cassete,  micro sistem,  hidrocor, fita cassete, cola, tesoura, ,filmes, vídeos (documentários) , televisão, transpa -rências,  retroprojetor

 

 

 

-         Observação direta dos grupos com  registro dos resultados.

-         Observação e inter -venção nas discussões.

-         Análise dos trabalhos individuais e

       em grupos

-         Análise das produções escritas dos alunos.                      ( relatórios, pesqui-sas, textos)

-         Exposição de desenhos  , trabalhos no mural.

-         Comentários

-         Auto - avaliação

-         Avaliação escrita.

 

 

 

 

Escola :.....................................                                                                           Ano: 2009

Professora: Nancy Borges

Série: 1° Ano de Escolarização                       Turmas: A , B                  Turno : Matutino e Vespertino

Área do Conhecimento:Geografia  Bimestre: I

 

                    Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Propiciar meios para que o aluno reconheça a escola como

                     espaço coletivo de convivência , valorizando  atitudes de manutenção e preservação.

Competências

Habilidades

Conteúdos

 

Estratégias

 

Avaliação

                          

Recursos

 

 

-Identificação de suas características e de seus

grupos de convivência.

 

- Identificação de transfor-

mações e permanências nos costumes da família e da escola.

 

- Participação nas tradições culturais existentes na famí-

lia e nas transmitidas e resga

tadas através da escola.

 

-Identificação das atividades produtivas de seus grupos de convívio, percebendo que as

profissões e as necessidades humanas vão mudando com o passar do tempo.

 

 

·                    

O LUGAR E A PAISAGEM

·                   1- Reconhece a escola como um espaço coletivo de convivência.

·                   2-Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos (escola, casa, comunidade).

·                   3-Reconhece os papéis das pessoas que atuam na escola.

·                   4-Identifica os responsáveis por determinadas tarefas do seu cotidiano (família, escola e comunidade).

 

 

 

 

Regras Sociais

Família

Escola

As pessoas que fazem parte da Escola

Estatuto da Criança e do Adolescente.

Noção de relatividade das distâncias: Casa/Escola

 

 

 

·                   Conversas e discussões

·                   Jogos

·                   Brincadeiras

·                   Listagem de regras de convivência.

·                   Promover exposição dos trabalhos dos alunos.

·                   Confecção de cartazes e mural

·                   Pesquisas

·                   Entrevistas

 

 

 

A avaliação no 1º ano do Ensino Fundamental deve ser contínua e sistemática, destinando-se a auxiliar o processo de aprendizagem e a fortalecer a auto-estima. Desse modo, quaisquer instrumentos de avaliação utilizados nesta etapa deverão, obrigatoriamente, levar em consideração a idade dos alunos e serem utilizados como ferramentas para a construção de uma sólida base para o aprendizado nas etapas subseqüentes.

Os instrumentos de avaliação são selecionados pelo professor conforme a natureza do conteúdo e o tratamento metodológico adotado, devendo o professor, durante o bimestre, utilizar mais de um processo de avaliação.

O processo avaliativo valoriza o progresso do aluno, onde ele compreende conceitos, desenvolve atitudes e procedimentos relativos ao seu cotidiano acadêmico / educacional, com o objetivo de alcançar habilidades do saber pensar e do aprender.

 

 

 

·                   Livros

·                   Papéis variados

·                   Sucata

·                   Cola

·                   Tesoura

·                   Lápis de cera

·                   Lápis de cor

·                   Caderno

·                   Cd

·                   Aparelho de DVD

·                   Dvd

·                   Lápis

·                   Borracha

·                   Cami

·                   Bonecos de fantoche

·                   Fitas de vídeo

·                   Aparelho de vídeo

·                   Retroprojetor

·                   Transparências

 

 

 

 

 


Escola :.....................................                                                                           Ano: 2009

Professora:  Nancy Borges

Série: 1° Ano de Escolarização                       Turmas: A , B                  Turno : Matutino e Vespertino

Área do Conhecimento: História    Bimestre: I

 

                             Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Possibilitar a  compreensão de temas ou fatos históricos, ampliando o

                          discernimento do aluno na identificação das especificidades  das realidades históricas a partir da relação  com outros

                           contextos temporais e espaciais.

 

Competências

Habilidades

Conteúdos

 

Estratégias

 

Recursos                          

Avaliação

 

 

-Identificação de suas características e de seus

·                   grupos de convivência.

·                    

 

- Participação nas tradições culturais existentes na famí-

lia e nas transmitidas e resga

tadas através da escola.

 

Reconhecimento das semelhanças e  diferenças culturais (étnicos, sociais,

religiosas e de gênero) entre o modo de ser e de viver tanto na comunidade em que vive,como em outras.

 

-Reconhecimento e respeito às diferenças

étnicas que compõem a sociedade brasileira,

em particular quanto ao seu papel histórico e social.

·                   4-Reconhece os papéis das pessoas que atuam na escola.

 

·                   5Percebe a escola como um espaço coletivo de convivência.

 

7-Localiza no tempo e no espaço, aspectos da história e cultura afro-brasileira e Africana.

8-Identifica a cultura indígena como elemento de contribuição na formação da sociedade brasileira.

 

-Identidade: (Quem sou eu?)

-Identidade étinico- racial/ cultural

-A escola

 

·                            Confecção de cartazes.

·                      Promover excursões no espaço externo da instituição.

·                      Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras, ampliando o repertório histórico e cultural das crianças.

·                      Assistir a filmes

·                      Textos informativos e literários.

·                      Entrevista com pessoas da  família, da comunidade e da escola;

·                      Exposição dos trabalhos.

 

Jornais,revista, quadro branco, piloto , papel ofício, papel metro, papel carmem, mimeógrafo, álcool ,stencil, livros,cartolina, crepom, cola, hidrocor, lápis,  caderno, sucata, fita cassete, Cds, micro sistem, filmes, vídeos e televisão.mural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Observação direta  com  registro  geral .

-   Observação e     inter-venção  nas discussões.

-         Análise das produções escritas dos alunos.                      ( relatórios, pesqui -sas, textos)

-         Exposição de dese -nhos  e trabalhos no mural.

-         Comentários

-         Auto-avaliação

-         Avaliação escrita.

 

 

 

PLANO  DE    ENSINO

 

Escola :.....................................                                                                           Ano: 2009

Professora:Nancy Borges

Série: 1° Ano de Escolarização                       Turmas: A , B                  Turno : Matutino e Vespertino

Área do Conhecimento:Matemática       Bimestre: I

 

                   Objetivo Geral da Área do Conhecimento:Explorar situações problemas e propiciar avanço progressivo

                      dessa exploração tendo em vista a realização de ações mentais.

 

 

Competências

Habilidades

  Conteúdos

 

Estratégias

 

Recursos

 

Avaliação

 

 

 

Identificação de critérios de classificação, de

seriação, de ordenação e de conservação de

quantidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reconhecimento da estrutura do sistema

decimal através do material concreto.

 

NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

1-Desenvolve conceitos de classificação, de seriação, de ordenação e de conservação de quantidade

 

 

 

-

 

 

-2-Faz uso de conceitos de maior, menor, mais, menos, pertence, não pertence, igual, diferente, direita, esquerda, em cima, em baixo,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3-Compara coleções pela quantidade de elementos, ordenando-as pela grandeza da medida.

 

4-Descobre diferentes possibilidades de agrupamentos.

 

 

 

 

 

5-Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em outras situações do cotidiano.

6-Identifica números em diferentes contextos.

7-Faz contagens utilizando material concreto.

8-Identifica elementos comuns entre conjuntos.

9-Percebe partes comuns em desenhos.

 

NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Conservação de quantidades

- Classificação de elementos

- Correspondência um a um, estabelecendo comparação de quantidade.

 

 

 

 

 

 

--Números naturais/quantidades: classificação, seriação, seqüência (ordenação), comparação  e conservação de  quantidades

-Ordenação de objetos/números

 

-Tamanho de objetos: maior x menor;  longo x curto; fino x grosso; estreito x largo.

-Identificação de pertence e não pertence ao grupo

-Posições dos objetos: em cima x embaixo (no meio – entre); perto x longe; atrás x na frente; primeiro x ultimo.

-Noção de lateralidade (dentro, fora, embaixo, direita e esquerda),

 

Conjuntos

(pertence ou não-pertence)

-Intersecção

 

 

 

 

 

 

-Ordenação Agrupamento de objetos de acordo com suas semelhanças e diferenças (classificação).

Reconhecimento de cores.

 

 

 

Sistema de Numeração

Números pares e ímpares

Sucessor e antecessor

 

 

 

 

Identificação de números em diferentes contextos

 

-Utilização jogos e brincadeiras que possibilitem a criança reconhecer o número identificado, em diferentes situações de uso social.

-Propor desafios que possibilitem  a criança resolver situações didáticas.

-Utilização  de diversas formas e materiais para realizar contagem, seja no cotidiano escolar ou através de atividades lúdicas.;

-Utilização da contagem oral nas brincadeiras e jogos e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

-Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram       Utilização de       calendário diariamente   e interpretação.

-Brincadeiras e jogos com a utilização de materiais diversos para efetuar contagem e comparação do número numa série.

-Jogos com utilização de objetos e materiais diversos para identificação da pertinência a determinado grupo ou não.

Elaborar listas e tabelas simples para comunicar informações

 

Construir  e representar as formas geométricas

Jornais, calendário revistas, cartazes, quadro branco, piloto  , papel ofício, papel metro, carrtolina,  livros, lápis,  caderno,  mimeógrafo,  álcool, stencil,     atividades mimeografadas ,  hidrocor, cola, tesoura, computador ,impressora,mídias para computador , caixa de papelão para contagem, tampinhas, figurinhas.

-Observação direta nas atividades com

registro(geral ).

-Análise das pro-

duções escritas dos    alunos.( indivi-

duais e em grupos)

-Observação das situações criadas pelos alunos

-Comentários

-Auto- avaliação diária.

 

Construção e desenvolvimento das estruturasde adição, subtração, utilizando-os na resolução de situações

problemas por diversos procedimentos (

cálculo mental e técnicas convencionais)

 

OPERAÇOES COM NÚMEROS NATURAIS

·                  1-Resolve problemas com desenhos e números

·                  2- Associa a idéia de somar (juntar) e subtrair (tirar).

5-Desenvolve noções de calculo mental como ferramenta para resolver problemas de adição.

 

 

 

 

-Adição

Subtração.

 

 

 

 

 

Comparação de grandezas da mesma natureza

com base na percepção e na estimativa

( comprimento).

 

 

Percepção das unidades de medida de tempo

estabelecendo noções de duração na sua vida.

 

 

·        GRANDEZAS E MEDIDAS

·                  1 Utiliza partes do corpo para medir (palmos, pés, etc.).

     2 Reconhece o calendário e sua função.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Medidas não convencionais

 

Noção de Tempo

Semana, mês e ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estabelecimento de relações de semelhança e

diferença quanto á forma, tamanho e localização no espaço.

 

ESPAÇO E FORMA

·          1 Observa formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem, identificando suas características:

arredondadas ou não, simétricas ou não, etc.

·           2 Representa as formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem (o quadrado, o circulo,

·           o triângulo e retângulo)

ESPAÇO E FORMA

Relações de semelhança e diferença:

maior que, menor que, mais pesado que,mais perto de;

mais comprido, menos comprido, mesmo

comprimento;

mais próximo de, mais distante de;

Formas planas:

quadrado, retângulo e circulo.

- Figuras não plana: sólidos geométricos.

 

 

 

Identificação e interpretação das informações

organizadas em listas tabelas e gráficos

barras/colunas.

 

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

·                   1 Constrói e ilustra com ajuda gráficos de barras.

·                   2 Compreende que os gráficos são usados para mostrar dados e organizar informações.

 

 

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

 

Gráficos

 

 

 

 


 

 

 

 

PLANO  DE    ENSINO

 

Escola :.....................................                                                                           Ano: 2009

Professora: Nancy Borges

Série: 1° Ano de Escolarização                       Turmas: A , B                  Turno : Matutino e Vespertino

Área do Conhecimento: Língua Portuguesa       Bimestre: I

 

Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Trabalhar a linguagem oral e escrita de maneira a garantir , progressivamente,

a aprendizagem  , efetuando a superação de dificuldades e assegurando a formação de alunos leitores e  produtores de textos.

Competências

Habilidades

Conteúdos

 

Estratégias

 

Avaliação

                          

Recursos

 

Linguagem Oral

- Utilização das diferentes modalidades de linguagem que respondam às necessidades

emotivas, sensitivas e descritivas.

- Utilização da expressão oral para trocar idéias, experiências e sentimentos, observando as regras próprias das situações comunicativas   de diálogo, conversação e debate.

- Construção de textos orais a partir de um   assunto/tema em diferentes modalidades de linguagem, obedecendo a uma seqüência  lógica de pensamento.

- Demonstração de atitude de ouvinte atento, sendo capaz de compreender e recontar o que ouviu, preservando o sentido do texto ouvido.

-Reprodução de situações e experiências vividas com clareza e seqüência temporal e/ou  causal.

- Argumentação em defesa das suas idéias,enunciando suas razões, levantando suas próprias questões e pontos de vista.

 

 

 

 

 

LEITURA

- Leitura, compreensão e interpretação das diversas linguagens que nos cercam

(verbal/não verbal).

- Localização de informações pertinentes de diferentes textos, a partir de questionamentos  (interpretação).

- Leitura em diferentes suportes textuais, identificando suas diferenças, considerando o  destinatário e a finalidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Linguagem Oral:

      Usos e Formas

1-  Utiliza a fala para comunicar desejos, sentimentos e necessidades.

2  -Interage e participa das conversas, discussões, debates, jogos e brincadeiras com os colegas da             sala, observando e respeitando as regras de convivência.

10-  Ouve e oraliza cantigas de roda, percebendo a sonoridade e a musicalidade deste texto-fonte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LINGUAGEM ESCRITA:    USOS E FORMAS

PRÁTICAS DE LEITURA

1-Reconhece e valoriza a função social da leitura.

2-Participa, cotidianamente, de Cantinhos ou Roda de Leitura, acompanhando e apreciando as leituras feitas pela professora, manuseando livros e outros  impressos, tentando “ler” ou adivinhar o que está escrito.

3- Demonstra atitudes como gostar de ler e se interessar pela leitura e pelos livros.

4-Reconhece a estrutura e organização textual dos gêneros e seus suportes textuais que circulam socialmente: parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, fabulas, nomes próprios, regras de convivência  / combinados; livro (didático e paradidático), dicionário, mural escolar, cartazes, Internet

 

 

-Textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas, mitos, contos, noticias, etc.

-Textos a partir de figuras, outros textos ou outras formas de comunicação.

-Alfabeto (vogais e consoantes)

-Escrita e reescrita de textos, frases e palavras.

-Uso da linguagem oral para brincar, conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos

-Associação de sons às letras iniciais das palavras representadas por figuras

-Diferenciação dos sons (letras)

 

 

-Narração de recados, acontecimentos e fatos.

Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas em quadrinhos, etc.  previamente apresentadas ao grupo.

-Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

-Participação em situações do cotidiano nas quais se faz necessário o uso da escrita.

-Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento sobre o sistema de escrita em linguagem materna.

-Estimulo aos alunos para organizarem apresentações em eventos promovidos pela escola como: culminância de um período de trabalho, dias festivos, etc.

-Manejo de variados textos em função dos diferentes objetivos.

-Elaboração de hipóteses a respeito do conteúdo do texto antes ou durante a leitura.

-Coleta de letras, palavras ou sílabas, através do recorte e da colagem para formar palavras ou frases.

-Leitura de textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas, mitos, contos, noticias, etc.

-Produção de textos a partir de figuras, outros textos ou outras formas de comunicação.

-Participação de situações, jogos e brincadeiras que necessitem de explicar e argumentar suas idéias

-Análise lingüística das palavras, sílabas, frases, textos

-Relato de experiências vividas

-Atividades a partir de músicas cantadas e ouvidas

-Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional

-Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento

-Manuseio de letras móveis, proporcionando a formação de palavras significativas

-Confecção de cartazes e álbuns.

-Atividades de cruzadinhas, caça palavras, ditado, ditado recortado e outros.

 

 

-Observação direta

com  registro dos resultados.

Observação e intervenção nas discussões.

-Auto-avaliação

-Comentários

-Avaliação escrita

Análise dos trabalhos individuais e     em grupos

-Análise das produções escritas dos alunos.

( relatórios, pesquisas, textos)

 

-Jornais, revistas, quadro branco, piloto, papel ofício, papel metro, livros,

livros de literatura, cola, rótulos, jogos educativos hidrocor, fita cassete, Cds, micro sistem, filmes, vídeos e televisão.

 

 

ESCRITA

Compreensão da funcionalidade da escrita,através de diversos usos da língua em seu  cotidiano.

- Percepção do uso da escrita como transmissão de idéias em diferentes topologias  da língua em uso.

 

 

 

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO

·                 1-Aprende a usar e valorizar os materiais e objetos de escrita presente no cotidiano da cultura escolar.

·                 2-Produz, coletivamente, as regras de convivência / o combinado da sala, sendo a professora a escriba.

·                 7-Escreve textos espontâneos, utilizando desenho, garatujas ou rabiscos e letras aleatórias (escrita présilábica).

 

 

·                    

·                    

·                    

ANÁLISE LINGÜÍSTICA

- Escrita e leitura, utilizando o conhecimento  de que dispõe, sobre o sistema de registro da  língua em uso.

- Percepção da noção de tonicidade e de como  está relacionada à ortografia e à acentuação gráfica.

- Estabelecimento de relações ( semelhanças e  diferenças) entre as palavras.

 

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

8-Observa listas de palavras, contando os números de letras, as letras inicial e final da palavra; os números de consoantes e vogais; os números de sílabas, as sílabas inicial e final.

·                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

Conteúdos para 1° Ano

 

                            PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA

 

Nº aulas

MARÇO E ABRIL

1

NOÇÃO DE MAIOR E MENOR

2

NOÇÃO DE BAIXO E ALTO

3

 

4

NOÇÃO DE CURTO E COMPRIDO

5

NOÇÃO DE QUANTIDADE

6

NUMERAL 1 E CORRESPONDÊNCIA

7

NUMERAL 2 E QUANTIDADE 2

8

NUMERAL  2 E CORRESPONDÊNCIA

9

NUMERAL 3 , CONJUNTOS E PROBLEMINHAS COM NUMERAL 3

10

NUMERAL 4 E PROBLEMINHAS

11

NUMERAL 5 

12

PROBLEMINHAS COM DESENHO

13

NUMERAL 6  E REVISÃO

14

NUMERAL 7 E CORRESPONDÊNCIA DE CONJUNTOS

15

CORRESPONDÊNCIA E PROBLEMINHAS

16

NUMERAL 8 E QUANTIDADE 8

17

REVISÃO, LIGAR OS NUMERAIS ÀS QUANTIDADES

18

ZERO , COLEÇÃO VAZIA

19

NUMERAL 9

20

NUMERAL 9 E QUANTIDADE 9

21

LIGAR PONTINHOS PARA FORMAR FIGURAS (NUMERAL 9)

22

CONTAR COLEÇÕES ATÉ 10

 

Nº aulas

MAIO E JUNHO

1

UNIÃO DE COLEÇÕES, LIGAR PONTINHOS ATÉ 9

2

CONTAR  COLEÇÕES ATÉ10

3

DEZENA E UNIDADES

4

DEZENA

5

UNIÃO DE COLEÇÕES (   3 ITENS )

6

UNIÃO DE COLEÇÕES (   2 ITENS )

7

(   2 ITENS ) SUBIR E DESCER ESCADINHAS

8

ÚLTIMO ITEM

9

LIGAR  NUMERAIS ATÉ I9

10

2 ITENS, SOMA E SUBTRAÇÃO

11

2 ITENS, SOMA E SUBTRAÇÃO

12

2 ITENS, SOMA E SUBTRAÇÃO

13

ORDENAR COLEÇÕES EM ORDEM CRESCENTE

14

NOÇÃO DE PARES ,DEZENA E UNIDADES

 

 

 

 

 

 

 

Nº aulas

JULHO

1

NUMERAIS ATÉ I9

2

CORRESPONDENCIA, DEZENA E UNIDADES

3

SÓ OS 3 PRIMEIROS  ITENS, SOMA DE FIGURAS

4

OS 2 ÚLTIMOS  ITENS

5

OS 2 ÚLTIMOS  ITENS

6

NÚMEROS PARES E O QUE SE USA  AOS  PARES

7

AGOSTO

 

8

SOMA E SUBTRAÇÃO

9

NÚMEROS ÍMPARES E VIZINHOS

10

DEZENA, NÚMEROS PARES E ÍMPARES VIZINHOS

11

PROBLEMAS ATRAVÉS DE DESENHO

12

DEZENA E UNIDADES

13

CONTINHAS ,NÚMEROS VIZINHOS

14

SOMA PARA ENCONTRAR O NUMERAL 4 E PROBLEMINHAS

15

PROBLEMINHAS

16

NUMERAIS ATÉ 29

17

DEZENA E UNIDADES

18

DEZENA E NUMERAIS ATÉ 29

19

SOMA E SUBTRAÇÃO E DECOMPOR NUMEROS E DEZENA

20

NUMERAIS ATÉ 39 E DECOMPOR NUMEROS

21

NUMERAIS ATÉ 39

 

 

SETEMBRO

 

 

 

1

COLEÇÕES

2

NÚMEROS PARES E ÍMPARES (OS 2 ÚLTIMOS  ITENS )

3

DEZENA ,ORDENAR NÚMEROS

4

NÚMEROS PARES E ORDEM CRESCENTE

5

NÚMEROS PARES E ÍMPARES

6

NUMERAIS ATÉ 49 E COMPOR NUMEROS

7

DÚZIA E MEIA DÚZIA

8

CONJUNTOS E VIZINHOS

9

NUMERAIS ATÉ 50

10

 

 

OUTUBRO,NOVEMBRO E DEZEMBRO

 

1

CONTINHAS

2

NÚMEROS PARES E ÍMPARES ,DÚZIA

3

NÚMEROS PARES E ÍMPARES

4

NUMERAIS ATÉ 59

5

DEZENA E MEIA DEZENA

6

 

7

 

8

APRENDO MATEMÁTICA MODERNA

VOLUME 3 ( de 50 até 100)

9

NUMERAIS ATÉ 50,DEZENAS E UNIDADES

10

UNIÃO DE COLEÇÕES E DOBRO

11

ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 3

12

PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO

13

SOMA E SUBTRAÇÃO

14

MULTIPLICAÇÃO

15

DOBRO

16

SOMA E SUBTRAÇÃO

17

PROBLEMINHAS COM SOMA

18

LIGAR PONTINHOS PARA FORMAR FIGURA DE 20 ATÉ 59

19

ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 5

20

DOBRO

21

SOMA E SUBTRAÇÃO

22

NUMERAIS ATÉ 60, DECOMPOR NUMEROS E DEZENA, SEQUENCIA DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES

 

 

 

 

 

23

DEZENAS E UNIDADES, NÚMEROS PARES E ÍMPARES

24

DEZENA E MEIA DEZENA

25

PROBLEMINHAS COM SUBTRAÇÃO

26

SEQUENCIA DE NÚMEROS DE 2 EM 2 , DE 3 EM 3 E DE 4 EM 4

27

ORDEM CRESCENTE E ORDEM DECRESCENTE

28

NUMERAIS ATÉ 70,ORDEM DECRESCENTE, PROBLEMINHAS COM SOMA

29

SEQUENCIA DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES

30

PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO

31

SOMA E SUBTRAÇÃO

32

SOMA E SUBTRAÇÃO ACHANDO O VALOR DESCONHECIDO

33

ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 8

34

DEZENAS E UNIDADES, NÚMEROS PARES E ÍMPARES, NUMERAIS ATÉ 89

35

ORDEM DECRESCENTE ,PROBLEMINHAS COM SUBTRAÇÃO COM NUMERAIS ATÉ 89

36

NUMERAIS ATÉ 90, ORDEM CRESCENTE, E DECOMPOR NUMEROS EM DEZENAS E UNIDADES

37

SOMA E SUBTRAÇÃO

38

SOMA , SUBTRAÇÃO E DOBRO

39

PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO

40

ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 10

 

DÚZIA E MEIA DÚZIA

 

PROBLEMINHAS COM SOMA

 

ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 12

 

PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO

 

SEQUENCIA DE NÚMEROS DE 2 EM 2 ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE

 

NUMERAIS ATÉ 100

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTUGUÊS

 

Utilização de todas as modalidades textuais para atingir as metas ( quadrinhas,parlendas, listas, etc)

 

 

 

MARÇO

1

Revisão das vogais, nome do aluno

2

Vogais ,introdução da palavra PATO, nome do coleguinha

3

Ditado de vogais e da palavra PATO

4

Vocabulário da palavra PATO, separação de sílabas, int de BOLA

5

Vocabulário da palavra pato, reconhecimento de sílabas , separação de sílabas

6

Vocabulário da palavra PATO ,revisão das vogais, separação de sílabas,  int de DADO

7

Div. e vocabulário da palavra BOLA, separação de sílabas , introdução  da palavra DADO

8

Vocabulário da palavra BOLA, reconhecimento de sílabas

9

Vocabulário da palavra BOLA, separação de sílabas ,auto -ditado

10

Revisão do vocabulário anterior, divisão. e vocabulário da palavra DADO, separação de sílabas, sílabas ajudantes da e do

11

Formação de frases  com o vocabulário anterior ,int de MENINO

 

12

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

 

Vocabulário da palavra DADO, separação de sílabas e contagem de sílabas

13

Revisão do vocabulário anterior, separação de sílabas, sílabas ajudantes da e do divisão. e vocabulário da palavra MENINO

Sílabas:  ME, NI, NO

14

Formação de frases  com o vocabulário anterior ,int de MENINA

Sílabas:  ME, NI, NO

15

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas:  ME, NI, NO

16

Vocabulário da palavra MENINA, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: NA, NI, NO,

17

Formação de frases  com o vocabulário anterior ,int de IVO

Sílabas: NA, NI, NO,

18

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

19

Vocabulário da palavra DADO, separação de sílabas e contagem de sílabas

20

 

 


 

ABRIL

1

Encontros vocálicos, frases à vista de figuras

2

Revisão das vogais, separação de sílabas, vocabulário da palavra IVO, int de LATA

3

Formação de frases` a vista de figuras ,auto -ditado (vocabulário da palavra IVO)

4

Revisão do vocabulário anterior, feminino

5

Vocabulário da palavra Ivo, separação de sílabas e contagem de sílabas, feminino

6

Revisão das vogais, separação de sílabas, vocabulário da palavra LATA, int de SALA

7

Formação de frases` a vista de figuras ,auto -ditado (vocabulário da palavra LATA)

8

Revisão do vocabulário anterior Vocabulário da palavra LATA, separação de sílabas e contagem de sílabas

9

Vocabulário da palavra SALA, revisão das vogais, separação de sílabas,  int de MALA

10

Vocabulário da palavra SALA, separação de sílabas e contagem de sílabas

 

11

Formação de frases` a vista de figuras ,auto –ditado, separação de sílabas

12

Vocabulário da palavra SALA, separação de sílabas e contagem de sílabas

Sílabas: VA,VE, VI, VO, VU

 

Vocabulário da palavra MALA, revisão das vogais, separação de sílabas, int de CASA

13

Vocabulário da palavra MALA, separação de sílabas e contagem de sílabas

Sílabas: TA,TE, TI, TO, TU

14

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases a vista de figuras ,auto -ditado, separação de sílabas

15

Vocabulário da palavra CASA, separação de sílabas e contagem de sílabas, int de BONECA

Sílabas: CA, CO, CU e S  com som de Z

16

Vocabulário da palavra CASA, separação de sílabas

Sílabas: CA, CO, CU e S  com som de Z

17

Formação de frases` a vista de figuras ,auto –ditado, separação de sílabas Sílabas: CA, CO, CU e S  com som de Z

18

Vocabulário da palavra BONECA, contagem de sílabas e plural, int de CAQUI e LEQUE

Sílabas: NA,NE, NI, NO, NU ( DAR ÊNFASE ÀS SÍLABAS NE e CA)

19

Revisão do vocabulário anterior, plural, encontros vocálicos, ligar palavras às figuras

Sílabas: LA,LE, LI, LO, LU ,NA,NE, NI, NO, NU

20

Revisão das vogais, separação de sílabas, frases à vista de figuras e contagem de sílabas

Sílabas: BA,BE, BI, BO, BU ,NA,NE, NI, NO, NU

 

 

 

 

 

maio

1

Vocabulário das palavras CAQUI e LEQUE, Separação de sílabas int de GATA

2

Vocabulário das palavras CAQUI e LEQUE, separação de sílabas e contagem de sílabas

Sílabas: CA, CO, CU ,QUE ,QUI

3

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: CA, CO, CU ,QUE ,QUI

4

Formação de frases` a vista de figuras ,auto –ditado

Sílabas: CA, CO, CU ,QUE ,QUI

5

Vocabulário anterior, separação de sílabas , contagem de sílabas e plural

6

Vocabulário da palavra GATA, feminino, separação de sílabas, int de AVIÃO

7

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

Sílabas: PA,PE, PI, PO, PU

8

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: PA,PE, PI, PO, PU

9

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: PA,PE, PI, PO, PU

10

Vocabulário da palavra AVIÃO, feminino, separação de sílabas, introdução da palavra JANELA

11

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

12

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: CA, CO, CU

13

Consoantes e  ão ,revisão do vocabulário anterior, plural, aumentativo

14

Consoantes e  ão ligar palavras às figuras, aumentativo

15

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra JANELA

16

Revisão do vocabulário de GATA e AVIÃO revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas, aumentativo

17

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

18

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

19

 

 

 

 

 

Junho

1

Revisão do vocabulário de PATO,BOLA ,MENINO e MENINA, formação de frases, separação de sílabas

2

Revisão do vocabulário de DADO, IVO, LATA

plural, ligar palavras às figuras, aumentativo

3

Revisão do vocabulário de SALA ,MALA, CASA

4

Revisão do vocabulário de BONECA ,CAQUI, LEQUE, aumentativo

5

Revisão do vocabulário de GATA e AVIÃO revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas

6

 

7

AVALIAÇÃO

8

 

9

 

 

 

julho

1

Revisão do vocabulário de PATO,BOLA ,MENINO e MENINA, formação de frases, separação de sílabas

2

Revisão do vocabulário de DADO, IVO, LATA

plural, ligar palavras às figuras, introdução de TOALHA

3

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

4

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU Encontros vocálicos

5

Revisão das vogais, separação de sílabas frases à vista de figuras e contagem de sílabas

6

Vocabulário da palavra TOALHA, feminino, separação de sílabas, int de ESCOLA

7

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU ,LHA  e LHO

8

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU ,LHA  e LHO

9

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas

10

aumentativo, separação de sílabas, vocabulário da palavra, ESCOLA, int de CHAVE

11

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas AS,E S,I S,O S, U S,GA,GO, GU

12

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

AS,E S,I S,O S, U S,GA,GO, GU

13

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas AS,E S,I S,O S, U S,GA,GO, GU

14

 

15

 

 

 

16

 

17

 

18

 

19

 

 

 

 

 

 

 

AGOSTO

1

, aumentativo, separação de sílabas, vocabulário da palavra CHAVE ,int de GEMA

2

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU

3

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

4

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: TA,TE, TI, TO, TU

5

Encontros vocálicos, frases à vista de figuras

6

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra GEMA, int de RATO

7

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: LA,LE, LI, LO, LU

8

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras e contagem de sílabas

9

, aumentativo, feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra RATO, int de CADEIRA

Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU ,RA,RE, RI, RO,RU

10

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU ,RA,RE, RI, RO,RU

11

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU ,RA,RE, RI, RO,RU

Sílabas: CA, CO, CU

12

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra CADEIRA, int de  CINEMA

R entre vogais

13

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: MA,ME, MI, MO, UM, R entre vogais

14

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: MA,ME, MI, MO, UM, R entre vogais

15

Masculino, separação de sílabas, vocabulário da palavra CINEMA, int de  GALINHA

Sílabas: MA,ME, MI, MO, UM, R entre vogais

16

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: DA,DE, DI, DO, DU

17

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

18

Vocabulário da palavra GALINHA, feminino, separação de sílabas, diminutivo, int de FACA

NHA e NHO

19

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: CA, CO, CU, QUE,QUI

20

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

 

 

 

 

 

 

 

SETEMBRO

 

 

1

Vocabulário da palavra FACA, feminino, separação de sílabas, int de LAÇO

772

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU

3

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: FA,FE, FI, FO, FU

4

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas

5

diminutivo, separação de sílabas, vocabulário da palavra LAÇO, int de BRAÇO

Sílabas: ÇA,CE, CI, ÇO, ÇU

6

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

Sílabas: ÇA,CE, CI, ÇO, ÇU

7

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: ÇA,CE, CI, ÇO, ÇU

8

Vocabulário da palavra BRAÇO, diminutivo, separação de sílabas, int de ZEBRA

Sílabas: BRA, BRE, BRI, BRO, BRU

9

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas : TRA, TRE, TRI, TRO, TRU

10

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: CRA, C RE, CRI, CRO, CRU

11

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra ZEBRA, int de PEIXE

Sílabas:

12

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas,  ZA ZE ZI , ZO ,ZU  ,PRA, PRE, PRI, PRO, PRU

13

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

ZA ZE ZI , ZO ,ZU, REVISÃO DOS ENCONTOS CONSONANTAIS

14

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra PEIXE, int de SOL

ZA ZE ZI , ZO ,ZU , REVISÃO DOS ENCONTOS CONSONANTAIS

15

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas XA,XE,XI, XO, XU,  e H MUDO

16

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras XA,XE,XI, XO, XU, e  H MUDO

17

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas

18

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra SOL, int de PINTO e TAMBOR

19

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas AL, EL ,IL, OL, UL

 

 

 

 

OUTUBRO

 

 

1

 

2

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas

AL, EL ,IL, OL, UL

3

Feminino, separação de sílabas, vocabulário das palavras PINTO e TAMBOR, int de QUADRO

AL, EL ,IL, OL, UL

4

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas

BA, BE, BI ,BO ,BU ,AN, EN, IN, ON, UN

5

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

BA, BE, BI ,BO ,BU ,AN, EN, IN, ON, UN

6

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas

AM ,EM, IM, OM ,UM  no final das palavras (M ANTES DE P E B)

7

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra QUADRO, int de ÁRVORE

AM ,EM, IM, OM ,UM  no final das palavras (M ANTES DE P E B)

8

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas QUA QUO , DRA ,DRE, DRI,,DRO,DRU

9

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

QUA QUO, DRA ,DRE, DRI,,DRO,DRU

10

Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas

11

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra ÁRVORE, int de CARRO ,OSSO

Sílabas: AR ER IR OR IR OR UR

12

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: AR ER IR OR IR OR UR

13

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: AR ER IR OR IR OR UR

14

Feminino, separação de sílabas, vocabulário das palavras CARRO ,OSSO, int de NARIZ

Sílabas: RR e SS

15

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: RR e SS

16

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: RR e SS

17

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra NARIZ int de FOGUETE

Z NO FINAL DA PALAVRA

18

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Z NO FINAL DA PALAVRA

19

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Z NO FINAL DA PALAVRA

 

 

 

 

 

NOVEMBRO

 

 

1

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra FOGUETE, int de RÉGUA

2

Encontros vocálicos, frases à vista de figuras

Sílabas: GUE e GUI , GA, GO, GU

3

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: GUE e GUI , GA, GO, GU

4

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: GUE e GUI , GA, GO, GU

5

Vocabulário da palavra RÉGUA, separação de sílabas, int de FLECHA

Sílabas: GUA e GUO , SA,SE, SI, SO, SU

6

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: GUA e GUO , SA,SE, SI, SO, SU

7

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: GUA e GUO , SA,SE, SI, SO, SU

8

Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra FLECHA

Sílabas: FLA,FLE, FLI,FLO,FLU

9

Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: FLA,FLE, FLI,FLO,FLU

10

Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras

Sílabas: FLA,FLE, FLI,FLO,FLU

11

 

12

Sílabas: CA, CO, CU e S  com som de Z

13

RR, R ENTRE VOGAIS

14

X COM VÁRIOS SONS ,NS NO FINAL DAS PALAVRAS

15

X COM VÁRIOS SONS, NS NO FINAL DAS PALAVRAS

16

 

17

 

18

 

19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEZEMBRO

 

 

1

AVALIAÇÕES

 

 

 

Ciências

I Unidade

Habilidades

1ª : Identificar semelhanças diferenças entre os seres vivos

2ª : Observar o ciclo de desenvolvimento do ser humano (infância, adolescência, fase adulta  e velhice )

3ª : Identificar e  descrever algumas transformações dos corpos, dos hábitos e das necessidades básicas dos seres   humanos nas  fases da vida

4ª : Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam, utilizando dados de observação

5ª : Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos para a identificação das características de diversos ambientes

Conteúdos

Seres vivos e sem vida

Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam

Ciclo de desenvolvimento do ser humano

Saúde e vacinas

Verminose ( profilaxia)

O corpo humano

Os sentidos

                                  

 

História

I Unidade

Habilidades

1ª : Conhecer o passado da sua escola e de sua localidade

2ª : Identificar transformações e permanências nos costumes da família e da escola

3ª : Reconhecer semelhanças e diferenças sociais e culturais relacionadas ao cotidiano existente no grupo escolar

4ª : Identificar a família como grupo social

5ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte

Conteúdos

 

Família

Escola

Comunidade

Páscoa

Castro Alves

Dia do circo

Dia do Índio

Tiradentes

Descobrimento 

Brasília

 

 

 

GEOGRAFIA

I Unidade

Habilidades

1ª : Compreender existência de diferentes regras de convivência

2ª : Respeitar e valorizar patrimônio ambiental e cultural da sociedade

3ª : Reconhecer seus direitos e deveres de cidadão

4ª : Caracterizar a paisagem natural do local de vivência: origem, organização transformações sofridas ao longo dos tempos

5ª : Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência

Conteúdos

Regras de convivência

Direitos e deveres

Paisagem natural do local

O homem e o meio ambiente

Dia e noite

Pontos cardeais

Acidentes Geográficos

 

Como podem ser os dias ( ensolarado, chuvosos, ventosos e nublados)

Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência

 

2ª parte

Ciências

                                      II Unidade

Habilidades

1ª : Estabelecer relações entre condições de  alimentação ( origem dos alimentos)

2ª : Reconhecer a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental na preservação da saúde humana

3ª : Identificar os recursos naturais do local onde vive

4ª : Perceber a presença do ar e da água na natureza, bem como a importância do solo para os seres vivos

5ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante

 

 

Conteúdos

Clima

Recursos naturais:

Ar puro e poluído

Água potável e poluída

Onde encontramos água na natureza

Importância da água

Parte sólida e líquida da Terra

As plantas e o meio ambiente

Reflorestamento

Cuidados com as plantas

Plantas , aquáticas, terrestres e aéreas

Utilidades das plantas

Plantas que dão frutos

Partes das plantas

Sementes e mudas

Germinação

Jardim ,horta e pomar

 

                                     

 

 

História

II Unidade

Habilidades

1ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte

2ª : Identificar na comunidade diferentes hábitos de lazer, músicas, danças brincadeiras

3ª : Identificar na comunidade as atividades econômicas e diferentes representações religiosas posteridade ,simultaneidade, contemporaneidade

( linha do tempo)

4ª : Comparar acontecimentos no tempo , tendo como referencia as noções de anterioridade ,

5ª : Reconhecer a si mesmo como sujeito construtor de história partir do estudo de sua família e de sua comunidade

Conteúdos

Dia do trabalho

Dia das Mães

Anchieta

Festas Juninas

Férias Escolares

Independência da Bahia

Sua história

História de sua família

História de sua comunidade

 

 

GEOGRAFIA

 

II Unidade

Habilidades

1ª : Localizar-se no seu espaço de vivência utilizando:

relação topologica :frente , atras ,vizinho, perto, longe

relaçao projetiva: esquerda ,direita

relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)

coordenadas:( coluna , fila)

2ª : Desenhar trajetos percorridos

3ª : Identificar e reconhecer aspectos que caracterizam  o indivíduo e o grupo a qual pertence

4ª : Valorizar a atitude de manutenção e preservação do espaço coletivo e do meio ambiente

5ª : Analisar os diferentes modos de vida do indivíduo em diferentes culturas

Conteúdos

 

Relação topológica :frente , atrás ,vizinho, perto, longe

Relaçao projetiva: esquerda ,direita

Relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)

Meios de transporte

Desenhar trajetos percorridos

Sinais de Trânsito

O indivíduo e o grupo a qual pertence

Preservação do espaço coletivo e do meio ambiente

Serviços Públicos

Meios de Comunicação

 

3ª parte

   III Unidade

Ciencias

Habilidades

1ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante

2ª : Reconhecer os estados físicos da matéria em elementos do cotidiano (pedra, água do rio, ar atmosférico, gás de cozinha.) realizando experimentos simples

3ª : Identificar os agentes de transformação do meio ambiente

4ª : Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente

5ª : Compreender que o ambiente natural e cultural  influenciam nossos hábitos de alimentação e higiene

Conteúdos

Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante

Agentes de transformação do meio ambiente

Reconhecer os estados físicos da matéria

Hábitos  de higiene

O lixo

Alimentação

 

 

História

III Unidade

Habilidades

1ª : Estabelecer relações entre o presente e o passado

2ª : Conhecer e respeitar a diversidade de grupos sociais existentes no Brasil, em diferentes tempos

3ª : Reconhecer a história como um processo , que se constrói  a partir das relações estabelecidas pelas pessoas no tempo e no espaço

4ª : Identificar aspectos, sujeitos e obras e acontecimentos do passado

5ª : Estabelecer relação entre sua comunidade e outras, marcando semelhanças e diferenças

Conteúdos

Dia do Estudante

Dia dos Pais

Dia do Soldado

Dia da Pátria

Dia do Folclore

Dia da Árvore

Primavera

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA

III Unidade

Habilidades

1ª : Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas

2ª : Observar que a paisagem possui elementos construídos pelo homem e elementos da natureza

3ª : Perceber que a paisagem se modifica com o passar do tempo

4ª : Reconhecer a organização do espaço geográfico como fruto do trabalho e da relação entre os seres humanos

5ª : Entender que as moradias deveriam ser adaptadas ao clima ,as condições do lugar e as necessidades das pessoas que nela habitam

Conteúdos

Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas

Modificação da  paisagem

Tipos de moradia

Estações do Ano

Meses e dias da semana

Principais movimentos da Terra

 

4ª parte

 

 

Ciências

 

 

 

 

 

IV Unidade

Habilidades

1ª : Identificar semelhanças diferenças e características dos animais

2ª : Comparar o comportamento e o corpo  do ser humano ao de outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças

3ª : Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente

4ª : Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza

5ª : Reconhecer a cadeia alimentar como relação de dependência entre animais e vegetais para manter  o equilíbrio do ecossistema

Conteúdos

Animais que põem ovos

Animais que nascem da barriga da mãe

Como os animais se locomovem

Produtos que os animais fornecem

Animais úteis e nocivos

Animais selvagens e domésticos

Animais aquáticos e terrestres

Animais de duas e de quatro patas

Animais com ossos e sem ossos

Cadeia alimentar

Identificar semelhanças diferenças e características dos animais

Estabelecer semelhanças e diferenças entre o corpo  do ser humano e o de outros animais

Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente

 

Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza

História

I V Unidade

Habilidades

1ª : Reconhecer o negro , o índio e o branco como elementos da formação do povo brasileiro

2ª : Respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais nos aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais

3ª : Identificar mudanças e permanências nos hábitos das pessoas (  família , escola e comunidade)

4ª : Identificar diferenças e semelhanças entre os ambientes urbanos e rurais

5ª : Discutir ética e cidadania à partir da análise de situações do cotidiano

Conteúdos

Semana dos animais (A partir de 4 /10 )

Dia das Crianças (  12/ 10 )

Dia do Professor ( 15/ 10  )

Dia do Aviador ( 23/ 10 )

Semana do livro (23 a 29 /10   )

Dia da Proclamação  da República (  15/11 )

Dia da Bandeira (19 /11  )

Dia de ações de Graças (   )

Dia da Conceição da Praia ( 8 /12)

Dia de Natal( 25/12 )

Elementos  formadores do povo brasileiro

Hábitos das pessoas na  família , escola e comunidade

Ambientes urbanos e rurais

Ética e cidadania

Geografia

IV Unidade

Habilidades

1ª : Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e de viver, tanto em seu bairro

( diferenças étnicas, sociais , religiosas, de gênero) como em outras localidades

2ª : Conhecer e respeitar os diferentes tipos de organização familiar

3ª : Saber que homens, mulheres, crianças, desempenham diferentes papéis de acordo com a organização e cultura da família

4ª : Conhecer e respeitar a diversidade cultural do povo brasileiro

5ª : Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de  lazer

Conteúdos

Pluralidade cultural

Os diferentes tipos de organização familiar

Os diferentes papéis que homens, mulheres, crianças, desempenham na família

Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de  lazer