Escola : Ano: 2009
Professora :Nancy Borges
Série: 1° Ano de Escolarização Turmas: A , B Turno : Matutino e Vespertino
Área do Conhecimento: Ciências Bimestre: I
Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Propiciar meios para que o aluno observe o corpo humano e reconheça
. e identifique as semelhanças e diferenças entre as pessoas .
Competências | Habilidades | Conteúdos
| Estratégias
| Recursos
| Avaliação
|
-Identificação de algumas transformações do corpo do ser humano nas diferentes fases e a importância dos hábitos de saúde, higiene, alimentação para manu -tenção da qualidade de vida.
-Identificação dos acontecimentos cíclicos na vida do homem e na natureza, obedecendo a uma seqüências de fatos observáveis.
|
· 1 -Observa as pessoas e identifica as semelhanças e diferenças entre elas, registra as informações por meio de desenhos, sob orientação da professora. · 2- Reconhece que o corpo humano é formado por três partes: cabeça, tronco e membros. · 5 Analisa as diferenças e semelhanças entre o corpo feminino e o corpo masculino. ·
|
· · - Identidade do corpo e do espaço (Quem sou eu?) · - O corpo e seus movimentos · - Ciclo da vida
| · · · -Assistir e discutir os filmes. · -Observação de recursos naturais do nosso dia-a-dia. · -Observação os ambientes naturais e os construídos pelo homem; · -Realizar trabalhos para que a criança conheça o seu corpo e o que acontece com ele em determinadas situações, partindo de idéias de representações que as crianças possuem, o professor pode oferecer meios para que as crianças busquem maiores informações e possam reformular suas idéias iniciais. · Leitura de interpretação de textos · Confecção de cartazes e álbuns. · Brincadeira e jogos
|
Jornais, revistas, cartazes, quadro branco, piloto , papel ofício, papel metro, carrtolina, livros, lápis, caderno ,sucatas, tinta, mime ógrafo, aálcool, stencil, atividades mimeografadas, Cds, fitas cassete, micro sistem, hidrocor, fita cassete, cola, tesoura, ,filmes, vídeos (documentários) , televisão, transpa -rências, retroprojetor
|
- Observação direta dos grupos com registro dos resultados. - Observação e inter -venção nas discussões. - Análise dos trabalhos individuais e em grupos - Análise das produções escritas dos alunos. ( relatórios, pesqui-sas, textos) - Exposição de desenhos , trabalhos no mural. - Comentários - Auto - avaliação - Avaliação escrita.
|
Escola :..................................... Ano: 2009
Professora: Nancy Borges
Série: 1° Ano de Escolarização Turmas: A , B Turno : Matutino e Vespertino
Área do Conhecimento:Geografia Bimestre: I
Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Propiciar meios para que o aluno reconheça a escola como
espaço coletivo de convivência , valorizando atitudes de manutenção e preservação.
Competências | Habilidades | Conteúdos
| Estratégias
| Avaliação
| Recursos
|
-Identificação de suas características e de seus grupos de convivência.
- Identificação de transfor- mações e permanências nos costumes da família e da escola.
- Participação nas tradições culturais existentes na famí- lia e nas transmitidas e resga tadas através da escola.
-Identificação das atividades produtivas de seus grupos de convívio, percebendo que as profissões e as necessidades humanas vão mudando com o passar do tempo.
| · O LUGAR E A PAISAGEM · 1- Reconhece a escola como um espaço coletivo de convivência. · 2-Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos (escola, casa, comunidade). · 3-Reconhece os papéis das pessoas que atuam na escola. · 4-Identifica os responsáveis por determinadas tarefas do seu cotidiano (família, escola e comunidade).
|
Regras Sociais Família Escola As pessoas que fazem parte da Escola Estatuto da Criança e do Adolescente. Noção de relatividade das distâncias: Casa/Escola
|
· Conversas e discussões · Jogos · Brincadeiras · Listagem de regras de convivência. · Promover exposição dos trabalhos dos alunos. · Confecção de cartazes e mural · Pesquisas · Entrevistas
|
A avaliação no 1º ano do Ensino Fundamental deve ser contínua e sistemática, destinando-se a auxiliar o processo de aprendizagem e a fortalecer a auto-estima. Desse modo, quaisquer instrumentos de avaliação utilizados nesta etapa deverão, obrigatoriamente, levar em consideração a idade dos alunos e serem utilizados como ferramentas para a construção de uma sólida base para o aprendizado nas etapas subseqüentes. Os instrumentos de avaliação são selecionados pelo professor conforme a natureza do conteúdo e o tratamento metodológico adotado, devendo o professor, durante o bimestre, utilizar mais de um processo de avaliação. O processo avaliativo valoriza o progresso do aluno, onde ele compreende conceitos, desenvolve atitudes e procedimentos relativos ao seu cotidiano acadêmico / educacional, com o objetivo de alcançar habilidades do saber pensar e do aprender.
|
· Livros · Papéis variados · Sucata · Cola · Tesoura · Lápis de cera · Lápis de cor · Caderno · Cd · Aparelho de DVD · Dvd · Lápis · Borracha · Cami · Bonecos de fantoche · Fitas de vídeo · Aparelho de vídeo · Retroprojetor · Transparências
|
Escola :..................................... Ano: 2009
Professora: Nancy Borges
Série: 1° Ano de Escolarização Turmas: A , B Turno : Matutino e Vespertino
Área do Conhecimento: História Bimestre: I
Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Possibilitar a compreensão de temas ou fatos históricos, ampliando o
discernimento do aluno na identificação das especificidades das realidades históricas a partir da relação com outros
contextos temporais e espaciais.
Competências | Habilidades | Conteúdos
| Estratégias
| Recursos | Avaliação
|
-Identificação de suas características e de seus · grupos de convivência. ·
- Participação nas tradições culturais existentes na famí- lia e nas transmitidas e resga tadas através da escola.
Reconhecimento das semelhanças e diferenças culturais (étnicos, sociais, religiosas e de gênero) entre o modo de ser e de viver tanto na comunidade em que vive,como em outras.
-Reconhecimento e respeito às diferenças étnicas que compõem a sociedade brasileira, em particular quanto ao seu papel histórico e social. | · 4-Reconhece os papéis das pessoas que atuam na escola.
· 5Percebe a escola como um espaço coletivo de convivência.
7-Localiza no tempo e no espaço, aspectos da história e cultura afro-brasileira e Africana. 8-Identifica a cultura indígena como elemento de contribuição na formação da sociedade brasileira.
| -Identidade: (Quem sou eu?) -Identidade étinico- racial/ cultural -A escola
| · Confecção de cartazes. · Promover excursões no espaço externo da instituição. · Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras, ampliando o repertório histórico e cultural das crianças. · Assistir a filmes · Textos informativos e literários. · Entrevista com pessoas da família, da comunidade e da escola; · Exposição dos trabalhos.
| Jornais,revista, quadro branco, piloto , papel ofício, papel metro, papel carmem, mimeógrafo, álcool ,stencil, livros,cartolina, crepom, cola, hidrocor, lápis, caderno, sucata, fita cassete, Cds, micro sistem, filmes, vídeos e televisão.mural
| -Observação direta com registro geral . - Observação e inter-venção nas discussões. - Análise das produções escritas dos alunos. ( relatórios, pesqui -sas, textos) - Exposição de dese -nhos e trabalhos no mural. - Comentários - Auto-avaliação - Avaliação escrita. |
PLANO DE ENSINO
Escola :..................................... Ano: 2009
Professora:Nancy Borges
Série: 1° Ano de Escolarização Turmas: A , B Turno : Matutino e Vespertino
Área do Conhecimento:Matemática Bimestre: I
Objetivo Geral da Área do Conhecimento:Explorar situações problemas e propiciar avanço progressivo
dessa exploração tendo em vista a realização de ações mentais.
Competências | Habilidades | Conteúdos
| Estratégias
| Recursos
| Avaliação |
Identificação de critérios de classificação, de seriação, de ordenação e de conservação de quantidade.
Reconhecimento da estrutura do sistema decimal através do material concreto.
| NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL 1-Desenvolve conceitos de classificação, de seriação, de ordenação e de conservação de quantidade
-
-2-Faz uso de conceitos de maior, menor, mais, menos, pertence, não pertence, igual, diferente, direita, esquerda, em cima, em baixo,
3-Compara coleções pela quantidade de elementos, ordenando-as pela grandeza da medida.
4-Descobre diferentes possibilidades de agrupamentos.
5-Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em outras situações do cotidiano. 6-Identifica números em diferentes contextos. 7-Faz contagens utilizando material concreto. 8-Identifica elementos comuns entre conjuntos. 9-Percebe partes comuns em desenhos.
| NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Conservação de quantidades - Classificação de elementos - Correspondência um a um, estabelecendo comparação de quantidade.
--Números naturais/quantidades: classificação, seriação, seqüência (ordenação), comparação e conservação de quantidades -Ordenação de objetos/números
-Tamanho de objetos: maior x menor; longo x curto; fino x grosso; estreito x largo. -Identificação de pertence e não pertence ao grupo -Posições dos objetos: em cima x embaixo (no meio – entre); perto x longe; atrás x na frente; primeiro x ultimo. -Noção de lateralidade (dentro, fora, embaixo, direita e esquerda),
Conjuntos (pertence ou não-pertence) -Intersecção
-Ordenação Agrupamento de objetos de acordo com suas semelhanças e diferenças (classificação). Reconhecimento de cores.
Sistema de Numeração Números pares e ímpares Sucessor e antecessor
Identificação de números em diferentes contextos
| -Utilização jogos e brincadeiras que possibilitem a criança reconhecer o número identificado, em diferentes situações de uso social. -Propor desafios que possibilitem a criança resolver situações didáticas. -Utilização de diversas formas e materiais para realizar contagem, seja no cotidiano escolar ou através de atividades lúdicas.; -Utilização da contagem oral nas brincadeiras e jogos e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. -Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram Utilização de calendário diariamente e interpretação. -Brincadeiras e jogos com a utilização de materiais diversos para efetuar contagem e comparação do número numa série. -Jogos com utilização de objetos e materiais diversos para identificação da pertinência a determinado grupo ou não. Elaborar listas e tabelas simples para comunicar informações
Construir e representar as formas geométricas | Jornais, calendário revistas, cartazes, quadro branco, piloto , papel ofício, papel metro, carrtolina, livros, lápis, caderno, mimeógrafo, álcool, stencil, atividades mimeografadas , hidrocor, cola, tesoura, computador ,impressora,mídias para computador , caixa de papelão para contagem, tampinhas, figurinhas. | -Observação direta nas atividades com registro(geral ). -Análise das pro- duções escritas dos alunos.( indivi- duais e em grupos) -Observação das situações criadas pelos alunos -Comentários -Auto- avaliação diária.
|
Construção e desenvolvimento das estruturasde adição, subtração, utilizando-os na resolução de situações problemas por diversos procedimentos ( cálculo mental e técnicas convencionais)
| OPERAÇOES COM NÚMEROS NATURAIS · 1-Resolve problemas com desenhos e números · 2- Associa a idéia de somar (juntar) e subtrair (tirar). 5-Desenvolve noções de calculo mental como ferramenta para resolver problemas de adição. |
-Adição Subtração.
|
|
|
|
Comparação de grandezas da mesma natureza com base na percepção e na estimativa ( comprimento).
Percepção das unidades de medida de tempo estabelecendo noções de duração na sua vida.
| · GRANDEZAS E MEDIDAS · 1 Utiliza partes do corpo para medir (palmos, pés, etc.). 2 Reconhece o calendário e sua função. | GRANDEZAS E MEDIDAS Medidas não convencionais
Noção de Tempo Semana, mês e ano.
|
|
|
|
Estabelecimento de relações de semelhança e diferença quanto á forma, tamanho e localização no espaço.
| ESPAÇO E FORMA · 1 Observa formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem, identificando suas características: arredondadas ou não, simétricas ou não, etc. · 2 Representa as formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem (o quadrado, o circulo, · o triângulo e retângulo) | ESPAÇO E FORMA Relações de semelhança e diferença: maior que, menor que, mais pesado que,mais perto de; mais comprido, menos comprido, mesmo comprimento; mais próximo de, mais distante de; Formas planas: quadrado, retângulo e circulo. - Figuras não plana: sólidos geométricos. |
|
|
|
Identificação e interpretação das informações organizadas em listas tabelas e gráficos barras/colunas.
| TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO · 1 Constrói e ilustra com ajuda gráficos de barras. · 2 Compreende que os gráficos são usados para mostrar dados e organizar informações.
| TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Gráficos |
|
|
|
PLANO DE ENSINO
Escola :..................................... Ano: 2009
Professora: Nancy Borges
Série: 1° Ano de Escolarização Turmas: A , B Turno : Matutino e Vespertino
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa Bimestre: I
Objetivo Geral da Área do Conhecimento: Trabalhar a linguagem oral e escrita de maneira a garantir , progressivamente,
a aprendizagem , efetuando a superação de dificuldades e assegurando a formação de alunos leitores e produtores de textos.
Competências | Habilidades | Conteúdos
| Estratégias
| Avaliação
| Recursos
|
Linguagem Oral - Utilização das diferentes modalidades de linguagem que respondam às necessidades emotivas, sensitivas e descritivas. - Utilização da expressão oral para trocar idéias, experiências e sentimentos, observando as regras próprias das situações comunicativas de diálogo, conversação e debate. - Construção de textos orais a partir de um assunto/tema em diferentes modalidades de linguagem, obedecendo a uma seqüência lógica de pensamento. - Demonstração de atitude de ouvinte atento, sendo capaz de compreender e recontar o que ouviu, preservando o sentido do texto ouvido. -Reprodução de situações e experiências vividas com clareza e seqüência temporal e/ou causal. - Argumentação em defesa das suas idéias,enunciando suas razões, levantando suas próprias questões e pontos de vista.
LEITURA - Leitura, compreensão e interpretação das diversas linguagens que nos cercam (verbal/não verbal). - Localização de informações pertinentes de diferentes textos, a partir de questionamentos (interpretação). - Leitura em diferentes suportes textuais, identificando suas diferenças, considerando o destinatário e a finalidade.
| Linguagem Oral: Usos e Formas 1- Utiliza a fala para comunicar desejos, sentimentos e necessidades. 2 -Interage e participa das conversas, discussões, debates, jogos e brincadeiras com os colegas da sala, observando e respeitando as regras de convivência. 10- Ouve e oraliza cantigas de roda, percebendo a sonoridade e a musicalidade deste texto-fonte.
LINGUAGEM ESCRITA: USOS E FORMAS PRÁTICAS DE LEITURA 1-Reconhece e valoriza a função social da leitura. 2-Participa, cotidianamente, de Cantinhos ou Roda de Leitura, acompanhando e apreciando as leituras feitas pela professora, manuseando livros e outros impressos, tentando “ler” ou adivinhar o que está escrito. 3- Demonstra atitudes como gostar de ler e se interessar pela leitura e pelos livros. 4-Reconhece a estrutura e organização textual dos gêneros e seus suportes textuais que circulam socialmente: parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, fabulas, nomes próprios, regras de convivência / combinados; livro (didático e paradidático), dicionário, mural escolar, cartazes, Internet |
-Textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas, mitos, contos, noticias, etc. -Textos a partir de figuras, outros textos ou outras formas de comunicação. -Alfabeto (vogais e consoantes) -Escrita e reescrita de textos, frases e palavras. -Uso da linguagem oral para brincar, conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos -Associação de sons às letras iniciais das palavras representadas por figuras -Diferenciação dos sons (letras)
|
-Narração de recados, acontecimentos e fatos. Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas em quadrinhos, etc. previamente apresentadas ao grupo. -Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. -Participação em situações do cotidiano nas quais se faz necessário o uso da escrita. -Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento sobre o sistema de escrita em linguagem materna. -Estimulo aos alunos para organizarem apresentações em eventos promovidos pela escola como: culminância de um período de trabalho, dias festivos, etc. -Manejo de variados textos em função dos diferentes objetivos. -Elaboração de hipóteses a respeito do conteúdo do texto antes ou durante a leitura. -Coleta de letras, palavras ou sílabas, através do recorte e da colagem para formar palavras ou frases. -Leitura de textos narrativos: Literatura infantil, fábulas, lendas, mitos, contos, noticias, etc. -Produção de textos a partir de figuras, outros textos ou outras formas de comunicação. -Participação de situações, jogos e brincadeiras que necessitem de explicar e argumentar suas idéias -Análise lingüística das palavras, sílabas, frases, textos -Relato de experiências vividas -Atividades a partir de músicas cantadas e ouvidas -Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional -Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento -Manuseio de letras móveis, proporcionando a formação de palavras significativas -Confecção de cartazes e álbuns. -Atividades de cruzadinhas, caça palavras, ditado, ditado recortado e outros.
|
-Observação direta com registro dos resultados. Observação e intervenção nas discussões. -Auto-avaliação -Comentários -Avaliação escrita Análise dos trabalhos individuais e em grupos -Análise das produções escritas dos alunos. ( relatórios, pesquisas, textos)
| -Jornais, revistas, quadro branco, piloto, papel ofício, papel metro, livros, livros de literatura, cola, rótulos, jogos educativos hidrocor, fita cassete, Cds, micro sistem, filmes, vídeos e televisão.
|
ESCRITA Compreensão da funcionalidade da escrita,através de diversos usos da língua em seu cotidiano. - Percepção do uso da escrita como transmissão de idéias em diferentes topologias da língua em uso.
|
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO· 1-Aprende a usar e valorizar os materiais e objetos de escrita presente no cotidiano da cultura escolar. · 2-Produz, coletivamente, as regras de convivência / o combinado da sala, sendo a professora a escriba. · 7-Escreve textos espontâneos, utilizando desenho, garatujas ou rabiscos e letras aleatórias (escrita présilábica).
| · | · | · | |
ANÁLISE LINGÜÍSTICA - Escrita e leitura, utilizando o conhecimento de que dispõe, sobre o sistema de registro da língua em uso. - Percepção da noção de tonicidade e de como está relacionada à ortografia e à acentuação gráfica. - Estabelecimento de relações ( semelhanças e diferenças) entre as palavras.
| ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA 8-Observa listas de palavras, contando os números de letras, as letras inicial e final da palavra; os números de consoantes e vogais; os números de sílabas, as sílabas inicial e final. | · |
Conteúdos para 1° Ano
PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA
Nº aulas | MARÇO E ABRIL |
1 | NOÇÃO DE MAIOR E MENOR |
2 | NOÇÃO DE BAIXO E ALTO |
3 |
|
4 | NOÇÃO DE CURTO E COMPRIDO |
5 | NOÇÃO DE QUANTIDADE |
6 | NUMERAL 1 E CORRESPONDÊNCIA |
7 | NUMERAL 2 E QUANTIDADE 2 |
8 | NUMERAL 2 E CORRESPONDÊNCIA |
9 | NUMERAL 3 , CONJUNTOS E PROBLEMINHAS COM NUMERAL 3 |
10 | NUMERAL 4 E PROBLEMINHAS |
11 | NUMERAL 5 |
12 | PROBLEMINHAS COM DESENHO |
13 | NUMERAL 6 E REVISÃO |
14 | NUMERAL 7 E CORRESPONDÊNCIA DE CONJUNTOS |
15 | CORRESPONDÊNCIA E PROBLEMINHAS |
16 | NUMERAL 8 E QUANTIDADE 8 |
17 | REVISÃO, LIGAR OS NUMERAIS ÀS QUANTIDADES |
18 | ZERO , COLEÇÃO VAZIA |
19 | NUMERAL 9 |
20 | NUMERAL 9 E QUANTIDADE 9 |
21 | LIGAR PONTINHOS PARA FORMAR FIGURAS (NUMERAL 9) |
22 | CONTAR COLEÇÕES ATÉ 10 |
Nº aulas | MAIO E JUNHO |
1 | UNIÃO DE COLEÇÕES, LIGAR PONTINHOS ATÉ 9 |
2 | CONTAR COLEÇÕES ATÉ10 |
3 | DEZENA E UNIDADES |
4 | DEZENA |
5 | UNIÃO DE COLEÇÕES ( 3 ITENS ) |
6 | UNIÃO DE COLEÇÕES ( 2 ITENS ) |
7 | ( 2 ITENS ) SUBIR E DESCER ESCADINHAS |
8 | ÚLTIMO ITEM |
9 | LIGAR NUMERAIS ATÉ I9 |
10 | 2 ITENS, SOMA E SUBTRAÇÃO |
11 | 2 ITENS, SOMA E SUBTRAÇÃO |
12 | 2 ITENS, SOMA E SUBTRAÇÃO |
13 | ORDENAR COLEÇÕES EM ORDEM CRESCENTE |
14 | NOÇÃO DE PARES ,DEZENA E UNIDADES |
Nº aulas | JULHO |
1 | NUMERAIS ATÉ I9 |
2 | CORRESPONDENCIA, DEZENA E UNIDADES |
3 | SÓ OS 3 PRIMEIROS ITENS, SOMA DE FIGURAS |
4 | OS 2 ÚLTIMOS ITENS |
5 | OS 2 ÚLTIMOS ITENS |
6 | NÚMEROS PARES E O QUE SE USA AOS PARES |
7 | AGOSTO
|
8 | SOMA E SUBTRAÇÃO |
9 | NÚMEROS ÍMPARES E VIZINHOS |
10 | DEZENA, NÚMEROS PARES E ÍMPARES VIZINHOS |
11 | PROBLEMAS ATRAVÉS DE DESENHO |
12 | DEZENA E UNIDADES |
13 | CONTINHAS ,NÚMEROS VIZINHOS |
14 | SOMA PARA ENCONTRAR O NUMERAL 4 E PROBLEMINHAS |
15 | PROBLEMINHAS |
16 | NUMERAIS ATÉ 29 |
17 | DEZENA E UNIDADES |
18 | DEZENA E NUMERAIS ATÉ 29 |
19 | SOMA E SUBTRAÇÃO E DECOMPOR NUMEROS E DEZENA |
20 | NUMERAIS ATÉ 39 E DECOMPOR NUMEROS |
21 | NUMERAIS ATÉ 39 |
|
SETEMBRO
|
1 | COLEÇÕES |
2 | NÚMEROS PARES E ÍMPARES (OS 2 ÚLTIMOS ITENS ) |
3 | DEZENA ,ORDENAR NÚMEROS |
4 | NÚMEROS PARES E ORDEM CRESCENTE |
5 | NÚMEROS PARES E ÍMPARES |
6 | NUMERAIS ATÉ 49 E COMPOR NUMEROS |
7 | DÚZIA E MEIA DÚZIA |
8 | CONJUNTOS E VIZINHOS |
9 | NUMERAIS ATÉ 50 |
10 |
|
| OUTUBRO,NOVEMBRO E DEZEMBRO
|
1 | CONTINHAS |
2 | NÚMEROS PARES E ÍMPARES ,DÚZIA |
3 | NÚMEROS PARES E ÍMPARES |
4 | NUMERAIS ATÉ 59 |
5 | DEZENA E MEIA DEZENA |
6 |
|
7 |
|
8 | APRENDO MATEMÁTICA MODERNA VOLUME 3 ( de 50 até 100) |
9 | NUMERAIS ATÉ 50,DEZENAS E UNIDADES |
10 | UNIÃO DE COLEÇÕES E DOBRO |
11 | ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 3 |
12 | PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO |
13 | SOMA E SUBTRAÇÃO |
14 | MULTIPLICAÇÃO |
15 | DOBRO |
16 | SOMA E SUBTRAÇÃO |
17 | PROBLEMINHAS COM SOMA |
18 | LIGAR PONTINHOS PARA FORMAR FIGURA DE 20 ATÉ 59 |
19 | ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 5 |
20 | DOBRO |
21 | SOMA E SUBTRAÇÃO |
22 | NUMERAIS ATÉ 60, DECOMPOR NUMEROS E DEZENA, SEQUENCIA DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES |
|
|
|
|
23 | DEZENAS E UNIDADES, NÚMEROS PARES E ÍMPARES |
24 | DEZENA E MEIA DEZENA |
25 | PROBLEMINHAS COM SUBTRAÇÃO |
26 | SEQUENCIA DE NÚMEROS DE 2 EM 2 , DE 3 EM 3 E DE 4 EM 4 |
27 | ORDEM CRESCENTE E ORDEM DECRESCENTE |
28 | NUMERAIS ATÉ 70,ORDEM DECRESCENTE, PROBLEMINHAS COM SOMA |
29 | SEQUENCIA DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES |
30 | PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO |
31 | SOMA E SUBTRAÇÃO |
32 | SOMA E SUBTRAÇÃO ACHANDO O VALOR DESCONHECIDO |
33 | ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 8 |
34 | DEZENAS E UNIDADES, NÚMEROS PARES E ÍMPARES, NUMERAIS ATÉ 89 |
35 | ORDEM DECRESCENTE ,PROBLEMINHAS COM SUBTRAÇÃO COM NUMERAIS ATÉ 89 |
36 | NUMERAIS ATÉ 90, ORDEM CRESCENTE, E DECOMPOR NUMEROS EM DEZENAS E UNIDADES |
37 | SOMA E SUBTRAÇÃO |
38 | SOMA , SUBTRAÇÃO E DOBRO |
39 | PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO |
40 | ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 10 |
| DÚZIA E MEIA DÚZIA |
| PROBLEMINHAS COM SOMA |
| ALGARISMOS ROMANOS ATÉ 12 |
| PROBLEMINHAS COM SOMA E SUBTRAÇÃO |
| SEQUENCIA DE NÚMEROS DE 2 EM 2 ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE |
| NUMERAIS ATÉ 100 |
PORTUGUÊS
Utilização de todas as modalidades textuais para atingir as metas ( quadrinhas,parlendas, listas, etc)
| MARÇO |
1 | Revisão das vogais, nome do aluno |
2 | Vogais ,introdução da palavra PATO, nome do coleguinha |
3 | Ditado de vogais e da palavra PATO |
4 | Vocabulário da palavra PATO, separação de sílabas, int de BOLA |
5 | Vocabulário da palavra pato, reconhecimento de sílabas , separação de sílabas |
6 | Vocabulário da palavra PATO ,revisão das vogais, separação de sílabas, int de DADO |
7 | Div. e vocabulário da palavra BOLA, separação de sílabas , introdução da palavra DADO |
8 | Vocabulário da palavra BOLA, reconhecimento de sílabas |
9 | Vocabulário da palavra BOLA, separação de sílabas ,auto -ditado |
10 | Revisão do vocabulário anterior, divisão. e vocabulário da palavra DADO, separação de sílabas, sílabas ajudantes da e do |
11 | Formação de frases com o vocabulário anterior ,int de MENINO
|
12 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas |
| Vocabulário da palavra DADO, separação de sílabas e contagem de sílabas |
13 | Revisão do vocabulário anterior, separação de sílabas, sílabas ajudantes da e do divisão. e vocabulário da palavra MENINO Sílabas: ME, NI, NO |
14 | Formação de frases com o vocabulário anterior ,int de MENINA Sílabas: ME, NI, NO |
15 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: ME, NI, NO |
16 | Vocabulário da palavra MENINA, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: NA, NI, NO, |
17 | Formação de frases com o vocabulário anterior ,int de IVO Sílabas: NA, NI, NO, |
18 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas |
19 | Vocabulário da palavra DADO, separação de sílabas e contagem de sílabas |
20 |
|
| ABRIL |
1 | Encontros vocálicos, frases à vista de figuras |
2 | Revisão das vogais, separação de sílabas, vocabulário da palavra IVO, int de LATA |
3 | Formação de frases` a vista de figuras ,auto -ditado (vocabulário da palavra IVO) |
4 | Revisão do vocabulário anterior, feminino |
5 | Vocabulário da palavra Ivo, separação de sílabas e contagem de sílabas, feminino |
6 | Revisão das vogais, separação de sílabas, vocabulário da palavra LATA, int de SALA |
7 | Formação de frases` a vista de figuras ,auto -ditado (vocabulário da palavra LATA) |
8 | Revisão do vocabulário anterior Vocabulário da palavra LATA, separação de sílabas e contagem de sílabas |
9 | Vocabulário da palavra SALA, revisão das vogais, separação de sílabas, int de MALA |
10 | Vocabulário da palavra SALA, separação de sílabas e contagem de sílabas
|
11 | Formação de frases` a vista de figuras ,auto –ditado, separação de sílabas |
12 | Vocabulário da palavra SALA, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: VA,VE, VI, VO, VU |
| Vocabulário da palavra MALA, revisão das vogais, separação de sílabas, int de CASA |
13 | Vocabulário da palavra MALA, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: TA,TE, TI, TO, TU |
14 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases a vista de figuras ,auto -ditado, separação de sílabas |
15 | Vocabulário da palavra CASA, separação de sílabas e contagem de sílabas, int de BONECA Sílabas: CA, CO, CU e S com som de Z |
16 | Vocabulário da palavra CASA, separação de sílabas Sílabas: CA, CO, CU e S com som de Z |
17 | Formação de frases` a vista de figuras ,auto –ditado, separação de sílabas Sílabas: CA, CO, CU e S com som de Z |
18 | Vocabulário da palavra BONECA, contagem de sílabas e plural, int de CAQUI e LEQUE Sílabas: NA,NE, NI, NO, NU ( DAR ÊNFASE ÀS SÍLABAS NE e CA) |
19 | Revisão do vocabulário anterior, plural, encontros vocálicos, ligar palavras às figuras Sílabas: LA,LE, LI, LO, LU ,NA,NE, NI, NO, NU |
20 | Revisão das vogais, separação de sílabas, frases à vista de figuras e contagem de sílabas Sílabas: BA,BE, BI, BO, BU ,NA,NE, NI, NO, NU |
|
|
| maio |
1 | Vocabulário das palavras CAQUI e LEQUE, Separação de sílabas int de GATA |
2 | Vocabulário das palavras CAQUI e LEQUE, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: CA, CO, CU ,QUE ,QUI |
3 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: CA, CO, CU ,QUE ,QUI |
4 | Formação de frases` a vista de figuras ,auto –ditado Sílabas: CA, CO, CU ,QUE ,QUI |
5 | Vocabulário anterior, separação de sílabas , contagem de sílabas e plural |
6 | Vocabulário da palavra GATA, feminino, separação de sílabas, int de AVIÃO |
7 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: PA,PE, PI, PO, PU |
8 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: PA,PE, PI, PO, PU |
9 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: PA,PE, PI, PO, PU |
10 | Vocabulário da palavra AVIÃO, feminino, separação de sílabas, introdução da palavra JANELA |
11 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas |
12 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: CA, CO, CU |
13 | Consoantes e ão ,revisão do vocabulário anterior, plural, aumentativo |
14 | Consoantes e ão ligar palavras às figuras, aumentativo |
15 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra JANELA |
16 | Revisão do vocabulário de GATA e AVIÃO revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas, aumentativo |
17 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas |
18 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras |
19 |
|
|
|
| Junho |
1 | Revisão do vocabulário de PATO,BOLA ,MENINO e MENINA, formação de frases, separação de sílabas |
2 | Revisão do vocabulário de DADO, IVO, LATA plural, ligar palavras às figuras, aumentativo |
3 | Revisão do vocabulário de SALA ,MALA, CASA |
4 | Revisão do vocabulário de BONECA ,CAQUI, LEQUE, aumentativo |
5 | Revisão do vocabulário de GATA e AVIÃO revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas |
6 |
|
7 | AVALIAÇÃO |
8 |
|
9 |
|
| julho |
1 | Revisão do vocabulário de PATO,BOLA ,MENINO e MENINA, formação de frases, separação de sílabas |
2 | Revisão do vocabulário de DADO, IVO, LATA plural, ligar palavras às figuras, introdução de TOALHA |
3 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas |
4 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU Encontros vocálicos |
5 | Revisão das vogais, separação de sílabas frases à vista de figuras e contagem de sílabas |
6 | Vocabulário da palavra TOALHA, feminino, separação de sílabas, int de ESCOLA |
7 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU ,LHA e LHO |
8 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU ,LHA e LHO |
9 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas |
10 | aumentativo, separação de sílabas, vocabulário da palavra, ESCOLA, int de CHAVE |
11 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas AS,E S,I S,O S, U S,GA,GO, GU |
12 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras AS,E S,I S,O S, U S,GA,GO, GU |
13 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas AS,E S,I S,O S, U S,GA,GO, GU |
14 |
|
15 |
|
16 |
|
17 |
|
18 |
|
19 |
|
| AGOSTO |
1 | , aumentativo, separação de sílabas, vocabulário da palavra CHAVE ,int de GEMA |
2 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: SA,SE, SI, SO, SU |
3 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras |
4 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas Sílabas: TA,TE, TI, TO, TU |
5 | Encontros vocálicos, frases à vista de figuras |
6 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra GEMA, int de RATO |
7 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: LA,LE, LI, LO, LU |
8 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras e contagem de sílabas |
9 | , aumentativo, feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra RATO, int de CADEIRA Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU ,RA,RE, RI, RO,RU |
10 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU ,RA,RE, RI, RO,RU |
11 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU ,RA,RE, RI, RO,RU Sílabas: CA, CO, CU |
12 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra CADEIRA, int de CINEMA R entre vogais |
13 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: MA,ME, MI, MO, UM, R entre vogais |
14 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: MA,ME, MI, MO, UM, R entre vogais |
15 | Masculino, separação de sílabas, vocabulário da palavra CINEMA, int de GALINHA Sílabas: MA,ME, MI, MO, UM, R entre vogais |
16 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: DA,DE, DI, DO, DU |
17 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras |
18 | Vocabulário da palavra GALINHA, feminino, separação de sílabas, diminutivo, int de FACA NHA e NHO |
19 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: CA, CO, CU, QUE,QUI |
20 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras |
|
|
|
|
| SETEMBRO |
|
|
1 | Vocabulário da palavra FACA, feminino, separação de sílabas, int de LAÇO |
772 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: JA,JE, JI, JO, JU |
3 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: FA,FE, FI, FO, FU |
4 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas |
5 | diminutivo, separação de sílabas, vocabulário da palavra LAÇO, int de BRAÇO Sílabas: ÇA,CE, CI, ÇO, ÇU |
6 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: ÇA,CE, CI, ÇO, ÇU |
7 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: ÇA,CE, CI, ÇO, ÇU |
8 | Vocabulário da palavra BRAÇO, diminutivo, separação de sílabas, int de ZEBRA Sílabas: BRA, BRE, BRI, BRO, BRU |
9 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas : TRA, TRE, TRI, TRO, TRU |
10 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: CRA, C RE, CRI, CRO, CRU |
11 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra ZEBRA, int de PEIXE Sílabas: |
12 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas, ZA ZE ZI , ZO ,ZU ,PRA, PRE, PRI, PRO, PRU |
13 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras ZA ZE ZI , ZO ,ZU, REVISÃO DOS ENCONTOS CONSONANTAIS |
14 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra PEIXE, int de SOL ZA ZE ZI , ZO ,ZU , REVISÃO DOS ENCONTOS CONSONANTAIS |
15 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas XA,XE,XI, XO, XU, e H MUDO |
16 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras XA,XE,XI, XO, XU, e H MUDO |
17 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas |
18 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra SOL, int de PINTO e TAMBOR |
19 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas AL, EL ,IL, OL, UL |
|
|
| OUTUBRO |
|
|
1 |
|
2 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas AL, EL ,IL, OL, UL |
3 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário das palavras PINTO e TAMBOR, int de QUADRO AL, EL ,IL, OL, UL |
4 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas BA, BE, BI ,BO ,BU ,AN, EN, IN, ON, UN |
5 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras BA, BE, BI ,BO ,BU ,AN, EN, IN, ON, UN |
6 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas AM ,EM, IM, OM ,UM no final das palavras (M ANTES DE P E B) |
7 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra QUADRO, int de ÁRVORE AM ,EM, IM, OM ,UM no final das palavras (M ANTES DE P E B) |
8 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas QUA QUO , DRA ,DRE, DRI,,DRO,DRU |
9 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras QUA QUO, DRA ,DRE, DRI,,DRO,DRU |
10 | Revisão das vogais, separação de sílabas e contagem de sílabas |
11 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra ÁRVORE, int de CARRO ,OSSO Sílabas: AR ER IR OR IR OR UR |
12 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: AR ER IR OR IR OR UR |
13 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: AR ER IR OR IR OR UR |
14 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário das palavras CARRO ,OSSO, int de NARIZ Sílabas: RR e SS |
15 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: RR e SS |
16 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: RR e SS |
17 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra NARIZ int de FOGUETE Z NO FINAL DA PALAVRA |
18 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Z NO FINAL DA PALAVRA |
19 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Z NO FINAL DA PALAVRA |
|
|
| NOVEMBRO |
|
|
1 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra FOGUETE, int de RÉGUA |
2 | Encontros vocálicos, frases à vista de figuras Sílabas: GUE e GUI , GA, GO, GU |
3 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: GUE e GUI , GA, GO, GU |
4 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: GUE e GUI , GA, GO, GU |
5 | Vocabulário da palavra RÉGUA, separação de sílabas, int de FLECHA Sílabas: GUA e GUO , SA,SE, SI, SO, SU |
6 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: GUA e GUO , SA,SE, SI, SO, SU |
7 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: GUA e GUO , SA,SE, SI, SO, SU |
8 | Feminino, separação de sílabas, vocabulário da palavra FLECHA Sílabas: FLA,FLE, FLI,FLO,FLU |
9 | Revisão do vocabulário anterior, formação de frases, separação de sílabas Sílabas: FLA,FLE, FLI,FLO,FLU |
10 | Revisão do vocabulário anterior, plural, ligar palavras às figuras Sílabas: FLA,FLE, FLI,FLO,FLU |
11 |
|
12 | Sílabas: CA, CO, CU e S com som de Z |
13 | RR, R ENTRE VOGAIS |
14 | X COM VÁRIOS SONS ,NS NO FINAL DAS PALAVRAS |
15 | X COM VÁRIOS SONS, NS NO FINAL DAS PALAVRAS |
16 |
|
17 |
|
18 |
|
19 |
|
| DEZEMBRO |
|
|
1 | AVALIAÇÕES |
|
|
Ciências
I Unidade
Habilidades
1ª : Identificar semelhanças diferenças entre os seres vivos
2ª : Observar o ciclo de desenvolvimento do ser humano (infância, adolescência, fase adulta e velhice )
3ª : Identificar e descrever algumas transformações dos corpos, dos hábitos e das necessidades básicas dos seres humanos nas fases da vida
4ª : Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam, utilizando dados de observação
5ª : Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos para a identificação das características de diversos ambientes
Conteúdos
Seres vivos e sem vida
Identificar características que permitam a sobrevivência dos seres vivos nos ambientes que habitam
Ciclo de desenvolvimento do ser humano
Saúde e vacinas
Verminose ( profilaxia)
O corpo humano
Os sentidos
História
I Unidade
Habilidades
1ª : Conhecer o passado da sua escola e de sua localidade
2ª : Identificar transformações e permanências nos costumes da família e da escola
3ª : Reconhecer semelhanças e diferenças sociais e culturais relacionadas ao cotidiano existente no grupo escolar
4ª : Identificar a família como grupo social
5ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte
Conteúdos
Família
Escola
Comunidade
Páscoa
Castro Alves
Dia do circo
Dia do Índio
Tiradentes
Descobrimento
Brasília
GEOGRAFIA
I Unidade
Habilidades
1ª : Compreender existência de diferentes regras de convivência
2ª : Respeitar e valorizar patrimônio ambiental e cultural da sociedade
3ª : Reconhecer seus direitos e deveres de cidadão
4ª : Caracterizar a paisagem natural do local de vivência: origem, organização transformações sofridas ao longo dos tempos
5ª : Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência
Conteúdos
Regras de convivência
Direitos e deveres
Paisagem natural do local
O homem e o meio ambiente
Dia e noite
Pontos cardeais
Acidentes Geográficos
Como podem ser os dias ( ensolarado, chuvosos, ventosos e nublados)
Observar em mapas políticos atlas, globo terrestre, o local de vivência
2ª parte
Ciências
II Unidade
Habilidades
1ª : Estabelecer relações entre condições de alimentação ( origem dos alimentos)
2ª : Reconhecer a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental na preservação da saúde humana
3ª : Identificar os recursos naturais do local onde vive
4ª : Perceber a presença do ar e da água na natureza, bem como a importância do solo para os seres vivos
5ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
Conteúdos
Clima
Recursos naturais:
Ar puro e poluído
Água potável e poluída
Onde encontramos água na natureza
Importância da água
Parte sólida e líquida da Terra
As plantas e o meio ambiente
Reflorestamento
Cuidados com as plantas
Plantas , aquáticas, terrestres e aéreas
Utilidades das plantas
Plantas que dão frutos
Partes das plantas
Sementes e mudas
Germinação
Jardim ,horta e pomar
História
II Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer características da sua comunidade quanto a diferentes costumes alimentares, tipos de moradia, comunicação e transporte
2ª : Identificar na comunidade diferentes hábitos de lazer, músicas, danças brincadeiras
3ª : Identificar na comunidade as atividades econômicas e diferentes representações religiosas posteridade ,simultaneidade, contemporaneidade
( linha do tempo)
4ª : Comparar acontecimentos no tempo , tendo como referencia as noções de anterioridade ,
5ª : Reconhecer a si mesmo como sujeito construtor de história partir do estudo de sua família e de sua comunidade
Conteúdos
Dia do trabalho
Dia das Mães
Anchieta
Festas Juninas
Férias Escolares
Independência da Bahia
Sua história
História de sua família
História de sua comunidade
GEOGRAFIA
II Unidade
Habilidades
1ª : Localizar-se no seu espaço de vivência utilizando:
relação topologica :frente , atras ,vizinho, perto, longe
relaçao projetiva: esquerda ,direita
relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)
coordenadas:( coluna , fila)
2ª : Desenhar trajetos percorridos
3ª : Identificar e reconhecer aspectos que caracterizam o indivíduo e o grupo a qual pertence
4ª : Valorizar a atitude de manutenção e preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
5ª : Analisar os diferentes modos de vida do indivíduo em diferentes culturas
Conteúdos
Relação topológica :frente , atrás ,vizinho, perto, longe
Relaçao projetiva: esquerda ,direita
Relações euclidianas: medidas (metro, centímetro)
Meios de transporte
Desenhar trajetos percorridos
Sinais de Trânsito
O indivíduo e o grupo a qual pertence
Preservação do espaço coletivo e do meio ambiente
Serviços Públicos
Meios de Comunicação
3ª parte
III Unidade
Ciencias
Habilidades
1ª : Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
2ª : Reconhecer os estados físicos da matéria em elementos do cotidiano (pedra, água do rio, ar atmosférico, gás de cozinha.) realizando experimentos simples
3ª : Identificar os agentes de transformação do meio ambiente
4ª : Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente
5ª : Compreender que o ambiente natural e cultural influenciam nossos hábitos de alimentação e higiene
Conteúdos
Comparar os diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem e perceber-se como parte integrante
Agentes de transformação do meio ambiente
Reconhecer os estados físicos da matéria
Hábitos de higiene
O lixo
Alimentação
História
III Unidade
Habilidades
1ª : Estabelecer relações entre o presente e o passado
2ª : Conhecer e respeitar a diversidade de grupos sociais existentes no Brasil, em diferentes tempos
3ª : Reconhecer a história como um processo , que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas no tempo e no espaço
4ª : Identificar aspectos, sujeitos e obras e acontecimentos do passado
5ª : Estabelecer relação entre sua comunidade e outras, marcando semelhanças e diferenças
Conteúdos
Dia do Estudante
Dia dos Pais
Dia do Soldado
Dia da Pátria
Dia do Folclore
Dia da Árvore
Primavera
GEOGRAFIA
III Unidade
Habilidades
1ª : Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
2ª : Observar que a paisagem possui elementos construídos pelo homem e elementos da natureza
3ª : Perceber que a paisagem se modifica com o passar do tempo
4ª : Reconhecer a organização do espaço geográfico como fruto do trabalho e da relação entre os seres humanos
5ª : Entender que as moradias deveriam ser adaptadas ao clima ,as condições do lugar e as necessidades das pessoas que nela habitam
Conteúdos
Perceber a escola como um local de vivência e de relações entre pessoas
Modificação da paisagem
Tipos de moradia
Estações do Ano
Meses e dias da semana
Principais movimentos da Terra
4ª parte
Ciências
IV Unidade
Habilidades
1ª : Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
2ª : Comparar o comportamento e o corpo do ser humano ao de outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças
3ª : Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente
4ª : Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
5ª : Reconhecer a cadeia alimentar como relação de dependência entre animais e vegetais para manter o equilíbrio do ecossistema
Conteúdos
Animais que põem ovos
Animais que nascem da barriga da mãe
Como os animais se locomovem
Produtos que os animais fornecem
Animais úteis e nocivos
Animais selvagens e domésticos
Animais aquáticos e terrestres
Animais de duas e de quatro patas
Animais com ossos e sem ossos
Cadeia alimentar
Identificar semelhanças diferenças e características dos animais
Estabelecer semelhanças e diferenças entre o corpo do ser humano e o de outros animais
Estabelecer relações entre os animais, o homem e o ambiente
Perceber a importância dos animais no equilíbrio da natureza
História
I V Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer o negro , o índio e o branco como elementos da formação do povo brasileiro
2ª : Respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais nos aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais
3ª : Identificar mudanças e permanências nos hábitos das pessoas ( família , escola e comunidade)
4ª : Identificar diferenças e semelhanças entre os ambientes urbanos e rurais
5ª : Discutir ética e cidadania à partir da análise de situações do cotidiano
Conteúdos
Semana dos animais (A partir de 4 /10 )
Dia das Crianças ( 12/ 10 )
Dia do Professor ( 15/ 10 )
Dia do Aviador ( 23/ 10 )
Semana do livro (23 a 29 /10 )
Dia da Proclamação da República ( 15/11 )
Dia da Bandeira (19 /11 )
Dia de ações de Graças ( )
Dia da Conceição da Praia ( 8 /12)
Dia de Natal( 25/12 )
Elementos formadores do povo brasileiro
Hábitos das pessoas na família , escola e comunidade
Ambientes urbanos e rurais
Ética e cidadania
Geografia
IV Unidade
Habilidades
1ª : Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e de viver, tanto em seu bairro
( diferenças étnicas, sociais , religiosas, de gênero) como em outras localidades
2ª : Conhecer e respeitar os diferentes tipos de organização familiar
3ª : Saber que homens, mulheres, crianças, desempenham diferentes papéis de acordo com a organização e cultura da família
4ª : Conhecer e respeitar a diversidade cultural do povo brasileiro
5ª : Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de lazer
Conteúdos
Pluralidade cultural
Os diferentes tipos de organização familiar
Os diferentes papéis que homens, mulheres, crianças, desempenham na família
Perceber que a urbanização e o aumento da violência diminuíram o espaço das ruas como local de lazer