01/01/2010

Planejamento_Anual_-_1o._ano_-_2008[1]colegas

 

 

 

 

 

 

Planejamento Anual – 1º Ano – 2008

Profª. Alessandra Candido Miotto Pastorello

 

PERÍODO

RBC

COMPETENCIAS/ HABILIDADES

1º Bimestre

1.    Língua Portuguesa

1.1                     Nome e sobrenome (história, significado e escrita).

1.2                     As letras do alfabeto (vogais e consoantes)

1.3                     Estudo das letras (comparação e diferenciação de fonemas e grafemas).

1.4                     Alfabeto dos amigos (alunos da sala).

1.5                     Utilização do dicionário

1.6                     História da escrita.

1.7                     Linguagem escrita e sua importância na comunicação.

1.8                     Leitura de textos e identificação de palavras.

1.9                     Entrevista.

1.10  Gêneros literários (poema, texto informativo, adivinhas, parlenda, anúncios, texto jornalístico).

1.11  Leitura e interpretação de textos.

1.12  Escrita espontânea.

1.13  Tipos de linguagem (visual, oral e escrita).

1.14  A linguagem de sinais e sua função.

1.15  Rótulos.

1.16  Produção de texto coletivo.

1.17  Uso da letra inicial das palavras.

1.18  Biografias.

1.19  Rimas.

o        Utilizar a linguagem como meio de comunicação e de ampliação do pensamento.

o        Utilizar as diferentes linguagens (corporal, visual, oral e escrita) ajudadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido.

o        Conhecer os tipos de texto utilizados no cotidiano para comunicação.

o        Compreender a utilização do alfabeto na formação de palavras e frases.

o        Compreender a função social da escrita e sua importância para a comunicação formal.

 

2.      Matemática

2.1.                   Identificação dos números

2.2.                   Função dos números.

2.3.                   Idéia e representação de quantidade.

2.4.                   Correspondência entre números e quantidades

2.5.                   Ordenação (primeiro, último).

2.6.                   Uso de gráficos.

2.7.   Menor e Maior / menor que – maior que / pequeno – médio – grande.

2.8.                   Introdução à medida: comprimento

2.9.                   Comparação e registro e quantidades.

2.10.               História dos Números.

2.11.               Seqüência numérica.

2.12. Geometria: simetria e contorno / vista de cima, planta baixa, figuras geométricas.

2.13.               Representação de quantidades.

2.14.               Posição (antes / depois).

2.15.               Cálculo mental.

2.16.               Quebra-cabeça.

2.17.               Noção de tempo: hora

2.18.               Adição e Subtração.

2.19.               Identificação de códigos.

2.20. Número zero e números naturais de 1 a 20 e de 20 a 50.

2.21.               Classificação de objetos.

2.22.               Enigmas

2.23.               Divisão: idéia de dividir em quantidades iguais.

2.24.               Localização espacial.

o        Observar e explorar o ambiente que a cerca como um todo e em seus elementos.

o        Manipular, classificar elementos observados, levando em consideração seus atributos.

o        Classificar figuras geométricas segundo sua forma, verbalizando com vocabulário adequado.

o        Agrupar e desagrupar de diferentes maneiras.

o        Construir figuras geométricas utilizando objetos como base (régua).

 

3.      Ensino Religioso

3.1. História da Criação.

3.2. Atribuições de Adão: dar nomes aos animais, cuidar da Terra.

3.3. Cuidados para com os animais e com o ambiente.

3.4. Amigos de Jesus: discípulos, crianças e você.

3.5. Como ajudar um amigo.

3.6. O que fazer para ser amigo de Jesus.

3.7. Respeito aos educadores e aos colegas.

3.8. Direitos e deveres dos alunos e professores.

3.9. A Bíblia como fonte de ética e conduta.

3.10.      Leitura: fonte de conhecimento e lazer.

o        Reconhecer que Deus é nosso criador, por isso nos ama conhece as nossas necessidades e deseja ser nosso Amigo e Conselheiro.

 

4.    Ciências

4.1. Características das pessoas: físicas, de personalidade.

4.2. Desenvolvimento humano – gestação, crescimento.

4.3. Os animais e seus nomes.

4.4. O corpo humano e suas partes.

4.5. Características físicas: olhos, cabelo, pele.

4.6. Expressões faciais.

4.7. Órgãos dos sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

4.8. Propriedades dos objetos

4.9. Postura adequada para a saúde do corpo.

4.10.    Entonação de voz.

o        Conhecer seu corpo, templo do Espírito Santo, com hábitos saudáveis.

o        Identificar os órgãos responsáveis pelos sentidos e a utilização de cada um para honra de Deus.

o        Compreender a importância de hábitos sadios para a manutenção do corpo.

o        Descobrir e conhecer seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, valorizando hábitos de saúde.

 

5.    História e Geografia

5.1. Documentos pessoais (carteira de identidade, certidão de nascimento, ficha de matrícula).

5.2. Importância do nome e do sobrenome na história de vida.

5.3. Minha história.

5.4. Identificação do lugar onde vivo.

5.5. Meios de comunicação.

5.6. Amigos e grupos sociais.

5.7. Etnias que compõem os grupos sociais.

5.8. Regras de cortesia.

5.9. Biografia: Alexandre Graham Bell.

5.10.  Estudo do eu – minhas preferências.

5.11.  Pesquisa dos costumes de uma época.

5.12.  A história da escola.

5.13.  Funcionários da escola.

5.14.  Ambiente escolar.

5.15.  Localização da escola.

5.16.  Percurso para a escola.

5.17.  Educação – direito da criança.

5.18.  História da imprensa e da Bíblia (Gutenberg).

5.19.  Materiais utilizados para o registro da escrita: pele de cordeiro, tábua, pedra, argila, etc.

5.20.  Uso e cuidado com o material escolar.

o        Conhecer suas origens;

o        Reconhecer o espaço social onde vive.

o        Desenvolver atitudes de respeito para com o próximo e o ambiente tem suas relações sociais.

o        Ampliar o conhecimento de mundo reconhecendo os percursos realizados em seu dia-a-dia.

o        Conhecer a origem da Bíblia.

o        Conscientizar-se a respeito da melhoria da qualidade de vida no planeta.

 

 

6.    Artes

6.1. Desenho.

6.2. Auto-retrato.

6.3. Qualidades pessoais possíveis de serem retratadas.

6.4. Contorno do rosto.

6.5. Mural.

6.6. Pintura com diferentes materiais.

6.7. Produção de um jornal.

6.8. Ilustração de histórias.

6.9. Recorte e colagem.

 

o        Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

o        Conhecer diversas formas de expressão artística.

2º Bimestre

1.    Língua Portuguesa

1.1.  Linguagem oral, escrita e visual.

1.2.  Uso do til.

1.3.  Gêneros textuais: poema, adivinha, trava-língua, carta, texto informativo, propaganda, notícias, cardápio, receitas, histórias em quadrinhos, texto narrativo.

1.4.  Escrita espontânea.

1.5.  Leitura e interpretação de textos.

1.6.  Rótulos de alimentos.

1.7.  Alfabeto dos alimentos.

1.8.  Escrita dos nomes dos alimentos – quantidade de letras e sílabas.

1.9.  Leitura e escrita de textos e palavras.

1.10.    Interpretação de textos.

1.11.    Ordenação temporal.

1.12.    Rimas.

1.13.    Grupos de palavras.

1.14.    Estudo de sílabas.

1.15.    Símbolos.

1.16.    Ordenação de palavras.

1.17.    Registro de atividades.

o        Desenvolver e reconhecer as funções básicas e a estrutura da linguagem.

o        Ampliar o vocabulário significativo em adequação ao desenvolvimento articulatório.

o        Expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

 

2.    Matemática

2.1.  Contagem.

2.2.  Multiplicação (idéia de somar quantidades iguais).

2.3.  Direção.

2.4.  Menor – maior / mais – menos / dentro – fora.

2.5.  Geometria – ampliação de figuras.

2.6.  Mais novo – mais velho.

2.7.  Leitura de gráficos e tabelas.

2.8.  Ordem: crescente e decrescente.

2.9.  Seqüência numérica.

2.10.    Números naturais até 65.

2.11.    Adição e subtração.

2.12.    Sistema monetário / história do dinheiro.

2.13.    Agrupamentos.

2.14.    Pesquisa de preços.

2.15.    Formas e figuras geométricas.

2.16.    Pares – par e ímpar.

2.17.    Identificação de símbolos que representam quantidades.

2.18.    Manipulação de mosaicos.

o        Seriar segundo critério próprio e a partir de critério dado.

o        Reconhecer a utilidade dos números no cotidiano.

o        Compreender a ordem de crescimento e organização dos objetos.

o        Conhecer as operações básicas de adição e subtração.

o        Manipular figuras geométricas e relaciona-las aos objetos disponíveis.

 

 

3.    Ensino Religioso

3.1.  A família foi criada por Deus.

3.2.  O que posso fazer para ajudar minha família.

3.3.  Daniel e seus amigos.

3.4.  Escolhas e suas conseqüências.

3.5.  Medidas preventivas para manutenção da saúde.

3.6.  Pão para Elias, a viúva e o filho (confiança).

3.7.  A história das três árvores.

3.8.  Nossa responsabilidade para com o ambiente.

o        Reconhecer a natureza como obra criada por Deus.

o        Compreender que as atitudes tomadas e escolhas feitas sempre têm conseqüências.

o        Valorizar a história de vida de alguns personagens da bíblia tomando para si lições de fé e coragem.

 

 

4.    Ciências

4.1.  As famílias são diferentes.

4.2.  Higiene do corpo.

4.3.  Produtos de higiene.

4.4.  Origem dos alimentos.

4.5.  Propriedade dos objetos (roupas, móveis, etc.).

4.6.  As plantas: partes, funções e utilidade.

4.7.  Crescimento da planta.

4.8.  Horta, pomar e jardim.

4.9.  Produtos feitos de madeira e lã.

o        Reconhecer a natureza como obra criada por Deus, observando, explorando e interagindo com o meio ambiente, manifestando curiosidade, interesse e respeito, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente.

o        Conhecer os cuidados básicos para o cultivo das plantas.

o        Entender a interdependência que há entre o homem e o meio ambiente.

o        Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.

 

5.    História e Geografia

5.1.  Tipos de moradias.

5.2.  Profissões, roupas e instrumentos.

5.3.  Direção.

5.4.  Árvore Genealógica.

5.5.  Origem das escovas de dente.

5.6.  Como os alimentos eram armazenados e preparados na antiguidade.

5.7.  Características do campo e da cidade.

5.8.  Produção de alimentos e objetos no campo e na cidade.

5.9.  Máquinas e qualidade de vida.

5.10.    Lugares famosos da cidade onde vive.

5.11.    Manutenção e preservação do meio ambiente.

5.12.    Animais e plantas em extinção.

o        Compreender a importância da casa como local de abrigo e segurança.

o        Perceber diferentes tipos de moradia e os materiais empregados nas construções.

o        Conhecer origem de sua família e os membros que compõem sua árvore genealógica.

 

6.    Arte

6.1.  Desenho.

6.2.  Colagem.

6.3.  Ampliação de figuras.

6.4.  Estudo das cores.

6.5.  Pintura a dedo.

6.6.  Modelagem.

 

o        Produzir trabalho de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, d colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

3º Bimestre

1.    Língua Portuguesa

1.1.  Linguagem oral, escrita e visual.

1.2.  Gêneros textuais: texto narrativo, informativo, poema, anúncio, placas.

1.3.  Leitura e interpretação de texto.

1.4.  Alfabeto dos animais.

1.5.  Escrita espontânea.

1.6.  Escrita de palavras e frases.

1.7.  Masculino e feminino.

1.8.  Pesquisa com registro.

1.9.  Antônimos e sinônimos.

1.10.    Rimas.

1.11.    Formação de palavras.

1.12.    Entrevistas.

1.13.    Descrição de cenas.

1.14.    Jogos com regras.

1.15.    Estudo de silabas.

1.16.    Produção de texto coletivo.

1.17.    Biografias.

1.18.    As diversas formas de expressão: gestos, cores, palavras, etc.

1.19.    Palavras iguais – significados diferentes.

1.20.    Reescrita de frases.

1.21.    Nome dos meses do ano.

1.22.    Identificação de palavras.

o        Utilizar as diferentes linguagens ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido.

o        Utilizar a linguagem como meio de comunicação e de ampliação do pensamento.

o        Fixar a seqüência alfabética contextualizando com nomes de animais e compreensão do som inicial das letras.

o        Diferenciar os seres vivos (homens e animais) em masculino e feminino.

o        Realizar construções orais envolvendo rimas e expressar-se oralmente na construção de textos.

 

2.    Matemática

2.1.  Números pares e ímpares.

2.2.  Contagem.

2.3.  Ordem dos acontecimentos.

2.4.  Idéia de multiplicação.

2.5.  Adição e subtração.

2.6.  Sistema monetário.

2.7.  Gráficos e tabelas.

2.8.  Sólidos geométricos.

2.9.  Dentro – fora.

2.10.    Resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

2.11.    Propriedades dos elementos (objetos que rolam, cor, tamanho, som produzido, textura).

2.12.    Manipulação de blocos lógicos.

2.13.    Formas geométricas.

2.14.    Figuras planas.

2.15.    Contornos.

2.16.    Mosaicos.

2.17.    Seqüênciação.

2.18.    Combinações.

2.19.    Tangran.

2.20.    Numerais.

2.21.    Calendário: semana, mês e ano.

2.22.    Sucessor e antecessor.

2.23.    Intervalos de tempo.

o        Manipular, classificar elementos observados, levando em consideração seus atributos.

o        Ordenar fatos, ações ou gravuras numa seqüência temporal.

o        Relacionar o conhecimento científico com o conhecimento bíblico.

o        Observar e explorar o ambiente que a cerca como um todo e seus elementos.

o        Classificar figuras geométricas segundo sua forma, verbalizando com vocabulário adequado.

o        Agrupar e desagrupar de diferentes maneiras.

 

3.    Ensino Religioso

3.1.  Noé e os animais.

3.2.  Jonas.

3.3.  Ovelha perdida.

3.4.  Deus cuida das pessoas e dos animais.

3.5.  Cuidado com os animais.

3.6.  Infância de Jesus.

3.7.  Amizade, cooperação, educação e cortesia.

3.8.  História: O Guarda-chuva Ambulante.

3.9.  Preocupação para com as outras pessoas.

o        Valorizar a história de vida de alguns personagens bíblicos.

o        Reconhecer que Deus é o nosso criador, por isso nos ama e que sempre o nosso bem.

o        Conhecer algumas as parábolas de Jesus e o que ele quis ensinar com tais.

 

4.    Ciências

4.1.  Seres vivos e não-vivos.

4.2.  Animais terrestres, aquáticos e aéreos.

4.3.  Locomoção dos animais.

4.4.  Característica dos animais.

4.5.  Como nascem os animais.

4.6.  Sons da natureza.

4.7.  Características do ambiente.

4.8.  Poluição.

4.9.  Importância das brincadeiras ao ar livre.

4.10.    As brincadeiras como forma de expressão e de movimento.

4.11.    As cores da natureza.

4.12.    Impressão digital e da mão.

4.13.    Dia e noite.

4.14.    Movimentos da Terra: rotação e translação.

4.15.    Gestação.

o        Compreender a diferença entre seres vivos e seres não-vivos.

o        Conhecer os diferentes tipos de animais, seus habitas, como se locomovem e suas características.

o        Conscientizar-se da importância da preservação do meio ambiente.

o        Conhecer as conseqüências da poluição.

o        Encontrar saídas práticas para a preservação da vida e do meio ambiente.

 

5.    História e Geografia

5.1.  Habitat natural dos animais (deserto, tropical, montanhas)

5.2.  O zoológico e o trabalho de preservação e cuidados das espécies.

5.3.  Brincadeiras antigas e atuais.

5.4.  Folclore.

5.5.  Cuidados com o ambiente.

5.6.  Características do campo e da cidade.

5.7.  História de alguns artistas: Mozart, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi.

5.8.  Os índios no Brasil.

5.9.  Características e modo de vida dos índios hoje.

5.10.    Origem do relógio.

5.11.    Linha do tempo.

5.12.    Calendário: dias da semana, mês, ano.

5.13.    Dia e noite.

5.14.    Tempo – clima.

o        Estabelecer s relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e necessidades vitais.

o        Conhecer e relacionar os conhecimentos bíblicos às informações recebidas.

o        Conhecer e apreciar produções artísticas e seus autores, valorizando-as como forma de expressão e cultura popular.

o        Conhecer a origem do relógio, compreendendo a noção de tempo e as divisões do tempo feitas por Deus e pelos homens.

 

6.    Artes

6.1.  Desenho e pintura.

6.2.  Criatividade.

6.3.  Imitação.

6.4.  Jogo dos erros.

6.5.  Quebra-cabeça.

6.6.  Dramatizações.

6.7.  Recorte e colagem.

6.8.  Brincadeiras de roda.

6.9.  Releitura de obras de arte.

6.10.    Trabalho com diferentes texturas.

6.11.    Apreciação de obras de arte e música clássica.

6.12.    Arte indígena.

 

o        Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

o        Conhecer diversas formas de expressão artística.

o        Despertar o interesse da criança pelas próprias produções e pelas produções dos colegas.

o        Produzir trabalhos de arte utilizando as diversas formas de expressão artística.

4º Bimestre

1.    Língua Portuguesa

1.1.  Linguagem visual, oral e escrita.

1.2.  Escrita espontânea.

1.3.  Gêneros textuais: texto informativo, trava-íngua, poemas, propaganda, história em quadrinhos, bilhete, fábulas, etc.

1.4.  Identificação de palavras.

1.5.  Estudo de sílabas.

1.6.  Formação de palavras a partir de códigos.

1.7.  Textos coletivos.

1.8.  Uso da letra maiúscula.

1.9.  Letra cursiva

1.10.    Diferentes tipos de letras.

1.11.    Reconhecimento de palavras.

1.12.    Reconto de história.

1.13.    Ordem alfabética.

1.14.    Letras com haste superior e inferior.

1.15.    Diálogos com balões.

1.16.    Vogais e consoantes.

1.17.    Leitura e interpretação de textos.

o        Expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

o        Utilizar diferentes linguagens (oral e escrita) nas formas de comunicação e expressão.

o        Ampliar o vocabulário significativo em adequação ao desenvolvimento articulatório.

o        Ampliar a linguagem de acordo com as estruturas gramaticais.

o        Utilizar a linguagem como meio de ampliação do pensamento.

 

2.    Matemática

2.1.  Contagem.

2.2.  Seguir comandos.

2.3.  Adição e subtração.

2.4.  Divisão (idéia de repartir em quantidades iguais).

2.5.  Códigos e tabelas.

2.6.  Localização de pontos (coordenadas).

2.7.  Numerais até 100.

2.8.  Medidas de capacidade.

2.9.  Medidas de comprimento.

2.10.    Medidas de massa.

2.11.    Resolução de situações problemas.

2.12.    Combinação de dados.

2.13.    Tabelas.

2.14.    Sólidos geométricos.

o        Observar e explorar o ambiente que a cerca como um todo e em seus elementos.

o        Manipular, classificar elementos observados, levando em consideração seus atributos.

o        Agrupar e desagrupar de diferentes maneiras.

o        Relacionar o conhecimento científico com o conhecimento bíblico.

 

3.    Ensino Religioso

3.1.  Obediência às regras.

3.2.  As regras de Deus – os 10 mandamentos.

3.3.  Joás – o Rei.

3.4.  Saber dizer não e saber dizer sim.

3.5.  Responsabilidade.

3.6.  Jesus acalma a tempestade.

3.7.  Confiança.

3.8.  Gratidão.

o        Reconhecer que Deus é o nosso Criador, por isso nos ama, conhece as nossas necessidades e deseja Ser nosso Amigo e Conselheiro.

o        Conhecer e valorizar a história de vida de Jesus.

o        Descobrir com a Bíblia como será o Lar Celestial.

 

4.    Ciências

4.1.  O homem e suas invenções.

4.2.  Vacina como prevenção de doenças.

4.3.  Lixo – destino e reciclagem.

4.4.  Cuidados com os animais.

4.5.  Desenvolvimento humano.

4.6.  Importância da água – utilidades e preservação.

4.7.  As estações do ano e suas características.

4.8.  Previsão do tempo.

4.9.  Fenômenos da natureza.

o        Conscientizar-se a respeito da melhoria da qualidade de vida no planeta.

o        Conhecer e relacionar, com os conhecimentos bíblicos, as informações recebidas.

o        Compreender a importância da preservação da água e o cuidado com seu consumo.

 

5.    História e Geografia

5.1.  Meios de transporte.

5.2.  História das invenções.

5.3.  Regras de convivência social.

5.4.  Trânsito.

5.5.  O Semáforo.

5.6.  Direitos e deveres dos cidadãos.

5.7.  Autoridades e suas funções.

5.8.  Profissões.

5.9.  Preservação do ambiente coletivo.

5.10.    Bairro e cidade.

5.11.    Ponto de vista – observação de objetos de diferentes lugares.

o        Identificar os meios de transporte e comunicação e suas funções no trabalho e no lazer.

o        Promover a cooperação entre os colegas por meio de situações de argumentação de idéias e opiniões.

o        Relacionar o conhecimento científico com o conhecimento bíblico.

 

6.    Artes

6.1.  Recorte e colagem.

6.2.  Construções com sucata.

6.3.  Colagem com retalhos.

6.4.  Trabalho com texturas.

6.5.  Montagem de uma coroa.

6.6.  Propriedades dos objetos.

6.7.  Recorte e colagem com materiais diversos.

6.8.  Desenho e pintura.

 

o        Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, a modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

o        Ampliar o conhecimento cultural através da apreciação de obras regionais, nacionais e internacionais.