11/01/2010

Plano de curso - Lingua Portuguesa 3º TRIMESTRE

EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO”

 

                                                                                               PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009

                                                                                                       LINGUA PORTUGUESA  - 3º TRIMESTRE  

Nome das professoras: Lisete Teixeira Cardozo e Caroline Raquel              

Disciplina: Língua Portuguesa Série/ano:4ªA / B

                        

 

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Levar o aluno a desenvolver suas habilidades de expressão oral e escrita, quer como emissor ou receptor, ampliando e enriquecendo o uso da língua como instrumento de comunicação, utilizando diferentes formas de linguagem verbal e não verbal, desenvolvendo sua capacidade de observação, reflexão e questionamento para a formação do senso crítico, com vistas de aprimoramento de  suas relações pessoais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Reconhecer e empregar corretamente os substantivos simples e compostos.

. Substituir vocabulário destacado de um texto por um sinônimo adequado.

. Relacionar pontuação à entonação.

.Pontuar corretamente final de frases e usar inicial maiúscula.

.Empregar letra maiúscula em nomes próprios.

. Aplicar corretamente palavras de concordância verbal e nominal.

. Compreender a importância de se adjetivar substantivos em um texto.

. Reconhecer o gênero textual

(  conto de aventuras ).

. Formatar graficamente o texto.

. Examinar a flexão de gênero dos substantivos.

. Empregar corretamente as dificuldades ortográficas.

Desenvolver uma leitura questionadora.

. Utilizar a flexão de número em substantivos acompanhados de artigos.

. Desenvolver a habilidade de usar as flexões de gênero.

. Compreender as idéias e as mensagens contidas nos textos e obras (contos), por meio de leitura silenciosa e em voz alta e através de reescritas a partir de modelo.

Retomar o texto de memória.

. Escrever um texto narrativo a partir de seus elementos.

. Conhecer e empregar as três conjugações verbais.

. Reconhecer e utilizar verbos da 1, 2 e 3 conjugações nos tempos presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito e futuro.

. Produzir textos argumentativos e de opinião.

. Identificar a função do verbo num texto.

. Promover a produção de textos com o emprego dos verbos, de acordo com os tempos adequados.

. Compreender globalmente um texto, através da reflexão sobre o tempo na construção da personagem e suas descobertas (ação).

Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.

Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios.

Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.

Recuperar informações explícitas.

Reconhecer as diferenças das linguagens formal/informal.

Identificar com a ajuda do professor, os elementos construtivos ( situação inicial, conflitos a serem resolvidos e o desfecho ).

Distinguir fala de personagens do enunciado do narrador.

Fazer uso dos verbos do dizer para introduzir a fala dos personagens.

Fazer uso progressivo das substituições pronominal e lexical (substantivos ).

Discutir os aspectos relacionados à elegância na construção textual.

 

 

LEITURA

1- Relacionar os gêneros lidos à situação comunicativa e ao suporte em que circulam originalmente.

2- Ler textos ajustando o falado ao escrito ou apoiando-se na ilustração.

3- Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios.

4- Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.

5- Recuperar informações explícitas.

 

ESCRITA

 

1- Reescrever texto a partir de modelo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção e inserindo modificações.

2- Retomar o texto para saber o que já foi escrito e o que ainda falta escrever na reescrita de textos de memória, com ajuda do professor.

3- Revisar o texto apoiado na leitura em voz alta do professor.

4-Revisar e editar o texto, focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua e a linguagem.

 

 

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

1- Reconhecer, em relação à finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal / informal.

2- Identificar, com auxílio do professor, possíveis elementos constitutivos da organização interna de um conto de aventura (situação inicial, um conflito em que o herói utiliza um encantamento ou sua coragem e bravura para conseguir resolver e o desfecho), localizando os elementos que variam e os que permanecem.

3- Distinguir fala de personagem do enunciado do narrador para compreender alguns de seus usos.

4- Fazer uso progressivo das substituições pronominal e lexical (substantivos).

5- Discutir os aspectos relacionados à elegância na construção textual, refletindo sobre os recursos lingüísticos utilizados e fazer uso progressivo dos adjetivos para caracterizar personagens, ambientes

e situações.

 

PADRÕES DE ESCRITA

 

1- Segmentar o texto em parágrafos em função das restrições impostas pelos gêneros.

 

2- Pontuar corretamente final de frases e usar inicial maiúscula.

3- Empregar letra maiúscula em nomes próprios e no início de frases em passagens de discurso direto.

4- Pontuar corretamente passagens de discurso direto em função das restrições impostas pelo gênero.

5- Escrever corretamente palavras de uso freqüente.

6- Fazer uso correto das terminações verbais r no infinitivo e ss no subjuntivo, segundo as regras ortográficas.

7- Aplicar a regra geral de concordância verbal e nominal.

8- Formatar graficamente o texto.

 

 

 

 

 

ORALIDADE

 

1- Ouvir com atenção textos lidos ou contados, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.

2- Recontar textos narrativos, apropriando-se das características do texto-fonte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Uso de letras maiúsculas e minúsculas.

. . Adjetivo.

. Textos instrucionais (projeto)

. Descrição de texto.

. Sinais de pontuação (ponto final, interrogação, dois pontos,

Travessão e hífen).

. Gênero do substantivo.

. Número do substantivo.

. Ortografia.

. Pronome.

. Paragrafação.

. Leitura, produção e interpretação de gênero textual ( conto de aventuras )

. Verbos da 1, 2 e 3 conjugação.

. Tempos verbais ( pretérito perfeito pretérito imperfeito e pretérito mais que perfeito ).

. Leitura e interpretação e reescrita do gênero textual   (conto de aventuras).

Ouvir com atenção textos lidos ou contados pelo professor, estabelecendo conexões com vivências, crenças e valores.

 

 

. Rodas de leitura.

. Exercícios de revisão e fixação.

. Conversa informal e dirigida.

. Dinâmica de grupo.

. Cruzadinhas.

. Caça-palavras.

..Uso do dicionário..

.  Ditados.

. Leitura silenciosa, oral e dramatizada.

. Dramatização de contos.

. Leitura e interpretação de textos e contos variados.

. Leitura de livros paradidáticos e existentes na sala.

. Identificar os verbos nos textos.

. Modificar os tempos verbais.

. Recorte e colagem.

. Atividades avaliativas.

 

 

 

 

 

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO

 

AVALIAÇÃO

SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

. Recorte e colagens.

. Livro didático e paradidático.

. Dicionários.

. Sala de informática: uso de software Edutec Por 1: verbos.

. Sala de leitura.

. Jogos, vídeos, jornais, revistas, charges, quadrinhos, poesias.

. Textos e contos variados.

. Música, tesoura, cola, papel.

.

. .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Observação direta e contínua  produção visual ( 0 – 1 ponto).

. Observação sistemática.

.. O.I.A ( 0 a 3 pontos).,

. Avaliação integrada:  individual ou em grupo.

. Avaliação oficial ( 0 – 6 pontos), individual e sem consulta.

.

. Museu da Língua Portuguesa.

. Pinacoteca.

. MASP.

. BENJAMIM, Norma Fraga, Júlia. Língua Portuguesa com certeza – 3. São Paulo, Ed. Do Brasil.

.CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro, Maria Otília Leite Wandresen –

Linhas e Entrelinhas – Ed. Positivo.

. GARCIA, Cássia L. Cavequia, Márcia P. Almeida, Maria Aparecida – De olho no futuro – 3 São Paulo, Quinteto Editorial.

. MARTOS, Cloder R. Viver e aprender – 3. São Paulo, Ed. Saraiva.

. MEDEIROS, Celme Farias – Aquarela do Saber – 3. Ed. Do Brasil

. PCNs – Parâmetro Curriculares Nacionais. Ed Renovada, Brasília.

. PEIXOTO,  Marilze L. Zattar, Stella M. – Bom Tempo – 3. São Paulo, Ed. Moderna.

.SOUZA, Joanita – Assim eu Aprendo – 3.  Ed. do Brasil.