EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO” |
PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009
LINGUA PORTUGUESA - 3º TRIMESTRE
Nome das professoras: Lisete Teixeira Cardozo e Caroline Raquel Disciplina: Língua Portuguesa - Série/ano:4ªA / B
|
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA | COMPETÊNCIAS/HABILIDADES | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Levar o aluno a desenvolver suas habilidades de expressão oral e escrita, quer como emissor ou receptor, ampliando e enriquecendo o uso da língua como instrumento de comunicação, utilizando diferentes formas de linguagem verbal e não verbal, desenvolvendo sua capacidade de observação, reflexão e questionamento para a formação do senso crítico, com vistas de aprimoramento de suas relações pessoais.
| . Reconhecer e empregar corretamente os substantivos simples e compostos. . Substituir vocabulário destacado de um texto por um sinônimo adequado. . Relacionar pontuação à entonação. .Pontuar corretamente final de frases e usar inicial maiúscula. .Empregar letra maiúscula em nomes próprios. . Aplicar corretamente palavras de concordância verbal e nominal. . Compreender a importância de se adjetivar substantivos em um texto. . Reconhecer o gênero textual ( conto de aventuras ). . Formatar graficamente o texto. . Examinar a flexão de gênero dos substantivos. . Empregar corretamente as dificuldades ortográficas. Desenvolver uma leitura questionadora. . Utilizar a flexão de número em substantivos acompanhados de artigos. . Desenvolver a habilidade de usar as flexões de gênero. . Compreender as idéias e as mensagens contidas nos textos e obras (contos), por meio de leitura silenciosa e em voz alta e através de reescritas a partir de modelo. Retomar o texto de memória. . Escrever um texto narrativo a partir de seus elementos. . Conhecer e empregar as três conjugações verbais. . Reconhecer e utilizar verbos da 1, 2 e 3 conjugações nos tempos presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito e futuro. . Produzir textos argumentativos e de opinião. . Identificar a função do verbo num texto. . Promover a produção de textos com o emprego dos verbos, de acordo com os tempos adequados. . Compreender globalmente um texto, através da reflexão sobre o tempo na construção da personagem e suas descobertas (ação). Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente. Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios. Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto. Recuperar informações explícitas. Reconhecer as diferenças das linguagens formal/informal. Identificar com a ajuda do professor, os elementos construtivos ( situação inicial, conflitos a serem resolvidos e o desfecho ). Distinguir fala de personagens do enunciado do narrador. Fazer uso dos verbos do dizer para introduzir a fala dos personagens. Fazer uso progressivo das substituições pronominal e lexical (substantivos ). Discutir os aspectos relacionados à elegância na construção textual.
| . Uso de letras maiúsculas e minúsculas. . . Adjetivo. . Textos instrucionais (projeto) . Descrição de texto. . Sinais de pontuação (ponto final, interrogação, dois pontos, Travessão e hífen). . Gênero do substantivo. . Número do substantivo. . Ortografia. . Pronome. . Paragrafação. . Leitura, produção e interpretação de gênero textual ( conto de aventuras ) . Verbos da 1, 2 e 3 conjugação. . Tempos verbais ( pretérito perfeito pretérito imperfeito e pretérito mais que perfeito ). . Leitura e interpretação e reescrita do gênero textual (conto de aventuras). Ouvir com atenção textos lidos ou contados pelo professor, estabelecendo conexões com vivências, crenças e valores.
| . Rodas de leitura. . Exercícios de revisão e fixação. . Conversa informal e dirigida. . Dinâmica de grupo. . Cruzadinhas. . Caça-palavras. ..Uso do dicionário.. . Ditados. . Leitura silenciosa, oral e dramatizada. . Dramatização de contos. . Leitura e interpretação de textos e contos variados. . Leitura de livros paradidáticos e existentes na sala. . Identificar os verbos nos textos. . Modificar os tempos verbais. . Recorte e colagem. . Atividades avaliativas.
|
MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO
| AVALIAÇÃO | SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS | BIBLIOGRAFIA CONSULTADA |
. Recorte e colagens. . Livro didático e paradidático. . Dicionários. . Sala de informática: uso de software Edutec Por 1: verbos. . Sala de leitura. . Jogos, vídeos, jornais, revistas, charges, quadrinhos, poesias. . Textos e contos variados. . Música, tesoura, cola, papel. . . .
| . Observação direta e contínua produção visual ( 0 – 1 ponto). . Observação sistemática. .. O.I.A ( 0 a 3 pontos)., . Avaliação integrada: individual ou em grupo. . Avaliação oficial ( 0 – 6 pontos), individual e sem consulta. . | . Museu da Língua Portuguesa. . Pinacoteca. . MASP. | . BENJAMIM, Norma Fraga, Júlia. Língua Portuguesa com certeza – 3. São Paulo, Ed. Do Brasil. .CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro, Maria Otília Leite Wandresen – Linhas e Entrelinhas – Ed. Positivo. . GARCIA, Cássia L. Cavequia, Márcia P. Almeida, Maria Aparecida – De olho no futuro – 3 São Paulo, Quinteto Editorial. . MARTOS, Cloder R. Viver e aprender – 3. São Paulo, Ed. Saraiva. . MEDEIROS, Celme Farias – Aquarela do Saber – 3. Ed. Do Brasil . PCNs – Parâmetro Curriculares Nacionais. Ed Renovada, Brasília. . PEIXOTO, Marilze L. Zattar, Stella M. – Bom Tempo – 3. São Paulo, Ed. Moderna. .SOUZA, Joanita – Assim eu Aprendo – 3. Ed. do Brasil. |