EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO” |
PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009
Nome do professor(a): Lisete Teixeira Cardozo Disciplina: Português Série/ano: 4/B |
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA | COMPETÊNCIAS/HABILIDADES | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
Levar o aluno a desenvolver suas habilidades de expressão oral e escrita, quer como emissor ou receptor, ampliando e enriquecendo o uso da língua como instrumento de comunicação, utilizando diferentes formas de linguagem verbal e não verbal, desenvolvendo sua capacidade de observação, reflexão e questionamento para a formação do senso crítico, com vistas de aprimoramento de suas relações pessoais.
| .Empregar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas no início e no meio das palavras. . Identificar encontros vocálicos e consonantais em palavras, classificando-os corretamente. . Reconhecer e usar corretamente os acentos agudo e circunflexo e o som nasal til. Distinguir cada um dos tipos de frases, utilizando-as corretamente. Identificar e interpretar frases, períodos e parágrafos. . Empregar corretamente as dificuldades ortográficas: eza, osa, oso. . Reconhecer e empregar corretamente os substantivos simples e compostos. . Familiarizar-se com diferentes tipos de poemas e seus autores. . Entender um texto poético a partir de análise. . Aplicar corretamente a separação silábica dentro de um texto. . Substituir vocabulário destacado de um texto por um sinônimo adequado. . Relacionar pontuação à entonação. . Compreender a importância de se adjetivar substantivos em um texto. . Diferenciar os diversos gêneros textuais ( informativo, biográfico e conto ). . Entender o conceito de artigo . Distinguir artigos definidos e indefinidos. Diferenciar substantivo simples do substantivo composto. . Relacionar os substantivos compostos e seus elementos. Compreender a relação entre substantivo primitivo e derivado. . Examinar a flexão de gênero dos substantivos. . Empregar corretamente as dificuldades ortográficas. . Desenvolver uma leitura questionadora. . Utilizar a flexão de número em substantivos acompanhados de artigos. . Desenvolver a habilidade de usar as flexões de gênero.. . Compreender as idéias e as mensagens contidas nos textos e obras (contos), por meio de leitura silenciosa e em voz alta. . Escrever um texto narrativo a partir de seus elementos. . Conhecer e empregar as três conjugações verbais. . Reconhecer e utilizar verbos da 1, 2 e 3 conjugações nos tempos presente, pretérito e futuro. . Distinguir um texto literário de um anúncio, . Produzir um anúncio usando vocabulários específicos. . Observar os vários sons que as letras x, ch podem representar, empregando corretamente tais dificuldades ortográficas. . Produzir textos argumentativos e de opinião. . Identificar a função do verbo num texto. . Classificar os verbos em função de tempo, conjugação e modo. . Promover a produção de textos com o emprego dos verbos, de acordo com os tempos adequados. . Compreender globalmente um texto, através da reflexão sobre o tempo na construção da personagem e suas descobertas (ação). | . Uso de letras maiúsculas e minúsculas. . Separação silábica. . Encontro vocálico ( ditongo e hiato ). . Encontro consonantal. . Dígrafo. . Ortografia: eza, osa, oso. . Substantivos simples e compostos. . Adjetivo. . Textos instrucionais (projeto) . Ordem alfabética. . Descrição. . Sinais de pontuação (ponto final, interrogação, dois pontos, Travessão e hífen). . Artigos definidos e indefinidos. . Substantivos: coletivos, primitivos e derivados. . Gênero do substantivo. . Número do substantivo. . Ortografia. . Pronome. . Paragrafação. . Leitura, produção e interpretação de gêneros textuais diversos. . Biografia. . Verbos (estado, ação, Fenômeno da natureza). . Verbos da 1, 2 e 3 conjugação. . Tempos verbais (presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo. . Textos jornalísticos (notícias) . Ortografia: x/ch, por que, porque, por quê. . Leitura e interpretação de vários gêneros textuais (biográficos). . Ortografia substantivo, infinitivo, mal e mau.
| . Rodas de leitura. . Exercícios de revisão e fixação. . Conversa informal e dirigida. . Dinâmica de grupo. . Cruzadinhas. . Caça-palavras. . Bingo ortográfico. ..Uso do dicionário.. . Ditados. . Manuseio de material concreto ( jogos). . Leitura silenciosa, oral e dramatizada. . Interpretação de biografias. . Dramatização de contos. . Leitura e interpretação de textos e contos variados. . Leitura de livros paradidáticos existentes na sala. . Identificar os verbos nos textos. . Modificar os tempos verbais. . Pesquisar em jornais. . Jornal falado. . Recorte e colagem. . Leitura, interpretação e produção de textos, notícias, anúncios e propagandas. . Atividades avaliativas.
|
MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO
| AVALIAÇÃO | SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS | BIBLIOGRAFIA CONSULTADA |
. Recorte e colagens. . Livro didático e paradidático. . Dicionários. . Sala de informática: uso de software Edutec Por 1: verbos. . Sala de leitura. . Jogos, vídeos, jornais, revistas, charges, quadrinhos, poesias. . Textos e contos variados. . Música, tesoura, cola, papel. . . .
| . Observação direta e contínua produção visual ( 0 – 1 ponto). . Observação sistemática. .. O.I.A ( 0 a 3 pontos)., . Avaliação integrada: individual ou em grupo. . Avaliação oficial ( 0 – 6 pontos), individual e sem consulta. . | . Museu da Língua Portuguesa. . Pinacoteca. . MASP. | . BENJAMIM, Norma Fraga, Júlia. Língua Portuguesa com certeza – 3. São Paulo, Ed. Do Brasil. .CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro, Maria Otília Leite Wandresen – Linhas e Entrelinhas – Ed. Positivo. . GARCIA, Cássia L. Cavequia, Márcia P. Almeida, Maria Aparecida – De olho no futuro – 3 São Paulo, Quinteto Editorial. . MARTOS, Cloder R. Viver e aprender – 3. São Paulo, Ed. Saraiva. . MEDEIROS, Celme Farias – Aquarela do Saber – 3. Ed. Do Brasil . PCNs – Parâmetro Curriculares Nacionais. Ed Renovada, Brasília. . PEIXOTO, Marilze L. Zattar, Stella M. – Bom Tempo – 3. São Paulo, Ed. Moderna. .SOUZA, Joanita – Assim eu Aprendo – 3. Ed. do Brasil. |