Projeto Sítio do Picapau Amarelo maternal 2
Conteúdo | Atividades |
· Ciências -explorando a chácara do colégio: planta e animais.
- conhecendo alguns animais do sítio
· LÍNGUA PORTUGUESA - linguagem oral, cênica e musical
Conteúdo
- escrita e leitura
Conteúdo
- escrita e leitura
- linguagem oral e vocabulário
- linguagem cênica
-linguagem plástica
| - andar pelo pomar perguntando se conhecem as árvores frutíferas (qual o nome delas, o nome da fruta), dizer como se chamam; fazer o mesmo coma horta, deixar que toquem as hortaliças, que sentem a textura, percebam as cores... { fazer um paralelo com o sítio do Picapau}. -explorar o galinheiro: quantas galinhas? Tem galo? O que a galinha bota?O que fazemos com o ovo? O corpo da galinha é coberto de que? E o nosso corpo? {fazer um paralelo com o sítio do Picapau}. - o que mais tem nesse sítio? Tem cachorro! Descobrir o nome do cachorro. Fazer um paralelo com o sito do Colégio e o do Picapau Amarelo; lá tem cachorro? O que tem no sítio do Picapau que aqui não tem? - todos esses questionamentos podem ser retomados na sala, fazendo um relatório das descobertas e no final as crianças ilustram. (ATIVIDADES DE REGISTRO) => em cartaz e depois em folha PROJETO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NOSSAS DESCOBERTAS
O QUE VIMOS NA O QUE TEM NO SÍTIO DO CHÁCARA DO PICAPAU AMARELO COLÉGIO
-fazer um levantamento com as crianças sobre alguns animais que queiram saber mais sobre eles (Cachorro? Gato? Galinha? Vaca?). -escolher uns 3 e pedir em agenda que tragam informações, historias, filmes, Cds sobre esses animais. -criar o cantinho dos animais do sítio, onde serão colocados os diversos materiais, inclusive animais de brinquedos (Pato, Cachorro, Vaca...). -Roda da leitura: após a professora selecionar em, casa o que vai ler do material trazido pelas crianças, promover a leitura de informações essenciais sobre os animais escolhidos. Após a leitura, pedir que digam, através do auxílio com perguntas da professora, o que aprenderam daquele animal. A professora vai registrando no quadro, depois copia em rascunho para fazer a atividade: PROJETO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO O QUE APRENDEMOS SOBRE A VACA - - - - (no final da atividade, faz-se a ilustração, utilizando técnicas artísticas diversas: dobradura do animal, pintura do desenho, colagem de gravura do animal).
-cantar a música referente ao sítio do Picapau. -cantar música referente ao animal estudado. -aprender pequenas poesias referentes ao animal estudado. -imitar o animal estudado.
Atividade
POESIAS: A galinha Come milho Enche o papo Bate papo no terreiro Se apaixona pelo galo Que cantou o dia inteiro.
-cartazes individuais com figuras dos animais estudados e fichas com os nomes desses animais. GALINHA PATO
* Fazer atividades semelhantes com os personagens do sítio (Visconde, Emília, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho, Cuca, Saci, Rabicó). - outras atividades: Na roda misturar as fichas e pedir que achem o nome de cada animal e coloquem perto dele. -fazer jogo da memória com as figuras, -fazer adivinhas: pegar o cartaz e dar pistas do animal pra que digam que animal é. -fazer atividades de registro: PROJETO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO Cole o animal perto do seu nome: PATO
GALINHA -Músicas: Meu pintinho amarelinho Cabe aqui na minha mão Quando quer comer bichinho Com seus pezinhos ele cisca o chão Ele bata as asas, ele faz piu-piu Mas tem muito medo é do gavião.
Patinhos Todos os patinhos Sabem bem nadar (bis) Cabeça para baixo E rabinho para o ar. Como estou com frio Da água eu vou sair, (bis) Depois em grande fila Pro ninho eu quero ir
1º recitar para as crianças fazendo gestos, elas imitam.
2º escrever no cartaz, (depois de falar alguns dias), à frente das crianças.
3º ilustrar o cartaz com as crianças.
4ºfazer atividade em folha. Trabalhar bastante a expressão corporal Atividade
- nomes das crianças: trabalhá-los através dos crachás (ver sugestões, na apostila, de brincadeiras e atividades). - fichas de nomes no quadro “quantos somos, ou quem veio hoje?”.
-com os cartazes dos personagens do sítio fazer as adivinhas para que digam de quem se trata (apostila pág.7): usa cartola e é feito de sabugo. -atividade referente às adivinhas (registro) PROJETO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO Adivinha quem é o personagem colando a figura no lugar certo. *faz bolinhos deliciosos
*nasceu de uma caixa de costura, com pano....
→ criar o cantinho do faz-de- conta: -cartola (Visconde) -pano (Emília) -panela (tia Nastácia) -óculos e livros (D. Benta) -boneca (Narizinho) -”pó do pirlimpimpim para fazer”mágica” -gorro (Saci) -caldeirão (Cuca)... Neste cantinho deverá ter sempre uma música do Sítio como fundo musical →montagem do Sítio do Picapau Amarelo em maquete (2 vezes na semana ou 1 vez) usando sucata, dentro da possibilidade de colaboração das crianças: -casa da D. Benta (caixa de sapato) -curral (palitos de dentes) -animais emprestados da sala ou das crianças. *fazer um levantamento com as crianças do que vai ter no sítio.
|