10/01/10

PROJETOS_para_mini-maternal_e_berçario

projetos para mini-maternal e bercário
Projetos para berçário e mini-maternal

PLANEJAMENTO CURRICULAR
Objetivos:

•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

Atividades:

•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

 

•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
•Traçados simples: Coordenação Motora.
•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

 

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1.Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.
3.Permitir que a criança seja independente.
4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7.Mantê - la ocupada.
8.Levar a criança a participar das atividades de grupo

CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 anos

•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

SUGESTÕES DE “COLEGAS VIRTUAIS”:

No momento, o que temos usado bastante com os bebês é a nossa "caixinha de músicas", que nada mais é do que uma caixa de sapato previamente pintada com guache, bem colorida e dentro dela colocamos alguns personagens feitos com eva da cantigas que costumamos cantar com eles(ex: o sapo,a borboleta, joaninha,peixe..)
fizemos os bichinhos em eva, fixamos em palitos de sorvetes e usamos quando vamos cantar as canções, deixando que eles manuseiem e explorem... eles adoram.


brinquedos de sucata
pegamos algumas garrrafas pet pequenas(aquelas de 500 ml)e decoramos com fita colorida, dentro colocamos água,botões coloridos,canudos picados,lantejoulas,estrelinhas.Eles adoram.
Vcs podem propor diversas brincadeiras como: enfileirar as garrafinhas, rolar,brincar de boliche,dentre outras.
Foram decorados alguns potes com a fita colorida que eles logo começaram a fazer encaixes, e até mesmo a colocar as garrafinhas dentro.
E assim temos a possibilidade de trabalhar a questão do "dentro e fora", "pequeno e grande" dentre outras noções de forma bem gostosa e espontânea.
As próprias crianças acabam achando usos diferentes para os brinquedos. O importante é estimular. coisa muito importante nessa idade


caixa de brinquedos
Os brinquedos podem ser organizados em caixas de papelão resistentes pintados com as cores primárias (assim vc estará trabalhando mais um tema)se quiser pode colocar as mãozinhas deles na caixa,fica uma graça.
Lá na nossa sala separamos os brinquedos por categorias.
Em uma caixa condicionamos os brinquedos de sucata (confeccionados por nós),em outra os bichinhos de pelúcia e bonecas,outra com carrinhos, outra com as pecinhas de monta-tudo.
É legal essa separação pois podemos coordenar brincadeiras específicas e direcionadas, melhor do que quando os brinquedos estão todos misturados

 

Planejamento Diário
PRIMEIRO DIA
Objetivo Geral: Conhecer o tema a ser trabalhado motivando-se em relação à higiene corporal.

Objetivos Específicos:
• Tomar conhecimento do tema a ser trabalhado nos próximos dias (higiene e saúde);
• Identificar os procedimentos feitos durante o banho;
• Identificar e nomear as partes do corpo;
• Desenvolver a coordenação motora através do “banho de faz de conta”;
• Adotar hábitos de higiene;
• Identificar a cor vermelha.
Desenvolvimento:
• Rodinha: Montagem do cartaz com as gravuras trazidas pelos alunos de pessoas realizando hábitos de higiene;
Apresentação – Motivação - Música 1000 bolinhas de sabão (Aline Barros) e Ratinho tomando banho.
Conversa – O que fala a música? ; Quem gosta de tomar banho? ; A gente toma banho todo o dia? ; Por quê ?; O que acontecerá se não tomarmos banho?; O que usamos na hora do banho?.
Exposição visual – será mostrada no cartaz a gravura de uma pessoa tomando banho. Assim as crianças serão convidadas a brincar de tomar banho (um pedaço de papel amassado e pintado será o sabonete, uma folha de papel dobrada será a esponja, uma folha de papel aberta será a toalha, a cola colorida será o xampu e um quadrado feito com fita adesiva no chão será a banheira):
Vamos fazer de conta que este é o sabonete. Vamos entrar no chuveiro e tomar um gostoso banho? Vamos lavar o rosto, lavar as mãos, as orelhas. Vamos pegar a esponja e lavar os pés, os joelhos, os dedinhos dos pés, o cotovelo, a barriga, o bumbum. Agora vamos pegar o xampu e lavar o cabelo. Pronto, agora que já terminamos vamos desligar o chuveiro e usar a toalha para nos secarmos.
• Atividade: Pintar com tinta guache a criança tomando banho (capa dos trabalhinhos);
• Rodinha: Várias folhas mimeografadas que serão utilizadas durante o projeto com desenhos de objetos utilizados na higienização. Como conversamos sobre o banho, as crianças irão identificar em quais folhas estão os desenhos de objetos utilizados no banho.
• Atividade: Colar pontas de lápis na esponj

esponja.
Xampu: conceituar cheio/vazio, colar folhas de papel vermelho no vidro. (concreto) copo das crianças cheio de água e vazio.
• Música: Aline Barros (Mil bolinhas de sabão) e Cristina Mel (Dom Caracão);
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SEGUNDO DIA
Objetivo Geral: Perceber a importância de se lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de lanchar;
Objetivos Específicos:
Entender que se§ deve sempre lavar as mãos;
Identificar a maneira correta de se lavar as§ mãos;
Valorizar este prática como indispensável à saúde;§
Identificar§ as cores azul e vermelha;
Desenvolver a percepção visual;§
Adotar esta§ prática no seu dia-a-dia, conscientizando as pessoas com quem convive.
Desenvolvimento:
• Atividade: Carimbar as mãozinhas na folha (uma de vermelho e a outra de azul)
• Rodinha: Aproveitando que as crianças estão com as mãozinhas sujas de tinta iremos iniciar a conversa sobre higiene das mãos.
Música- Lavar as mãos
Conversa – Olhem nossas mãos! Como elas estão? Se nós fossemos lanchar agora, o que teríamos que fazer? Porque? O que acontece se não lavarmos as mãos antes de lanchar? Depois de irmos aonde temos que lavar as mãos? O que nós usamos para lavar as mãos? Vamos brincar de lavar as mãos com o nosso sabonete de mentira?...
Exposição visual - vamos observar no nosso cartaz da higiene onde tem uma pessoa lavando a mão.
§ Lanche: Vamos sair para o lanche e lá cada um vai ter a oportunidade de lavar sua mão sozinho, seg uindo a orientação da professora.

Atividade: Pintar com giz de quadro molhado o§ sabonete
Colar pedaços de tecido na toalha
§ Para casa: Trazer rótulos de produtos que utilizamos na higiene corporal

TERCEIRO DIA
Objetivo Geral: Perceber a importância de se escovar os dentes ao acordar, antes de ir dormir e após cada refeição.
Objetivos Específicos:
Entender que se deve sempre escovar os dentes e o porquê disso;§
§ Aprender como escovar os dentes corretamente;
Desenvolver o habito de§ escovar os dentes;
Desenvolver a coordenação motora e a percepção§ visual;
Conceituar maior/maior;§
Interagir com os§ colegas

Desenvolvimento:
• Rodinha: Caixa Surpresa: Escova de dente. Música: Saúde bucal
Conversa: Pra que serve este objeto? Quem já escovou o dente hoje? Quem já escova o dente sozinho em casa? Quem ensinou? Quando precisamos escovar os dentes? Por quê? O que mais usamos para escovar os dentes?...
Exposição visual: Encontraremos no cartaz figuras de pessoas escovando os dentes.
Vamos escovar os dentes? Cada um vai pegar a escova de dente, inclusive eu, e vamos juntos escovar os dentes de faz de conta. Iremos repetir este procedimento após o lanche, com todos juntos.
• Atividades: capa com o desenho de uma menina escovando os dentes.
• Lanche: Durante o lanche perguntarei o que iremos fazer ao terminar. Todos irão esperar para escovarmos os dentes juntos.
• Atividades: Enfeitar o creme dental maior com pedaços de papel.
Faça de conta que sua cola branca é pasta de dentes! Vamos cobrir o dentinho com pasta de dentes e deixa-lo limpinho e protegido.

 

QUARTO DIA
Objetivo Geral: Perceber a importância de manter o cabelo sempre limpinho e cortado
Objetivos Específicos:
§ Conscientizar-se sobre o piolho;
Aprender os meios de se prevenir e§ eliminar o piolho;
Conscientizar os pais com relação ao piolho;§
§ Interagir com os colegas;
Conhecer outros objetos usados na higiene§ corporal

Desenvolvimento:
• Rodinha: Caixa Surpresa: Pente Fino.
Música: Higiene já
Conversa: Pra que serve este objeto? Quem já ouviu falar do piolho? Onde ele mora? O que ele faz? Como tira-lo da nossa cabeça?...
Exposição visual: Desenho do piolho.
• Atividade: colorir o desenho da criança lavando o cabelo e do piolho
• Rodinha: Caixa Surpresa: Cotonete e cortador de unha.
Conversa – Que objetos são esses? Para que usamos? Como usamos?...
Exposição visual - vamos observar no nosso cartaz da higiene onde tem uma pessoa cortando a unha ou com o cotonete na mão.
• Atividade: Vamos colar algodão apenas no cotone maior
Fazer uma pintura usando cotonete e tinta guache