28/02/2010

21 a 25

25

 

Enfim, a poluição das águas pode aparecer de diferentes maneiras.

A poluição de águas nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar.

Nos países pobres, os cidadãos não exigem seus direitos pela ausência da educação de seus habitantes, o que permite aos governantes ignorar as indústrias que acabam poluindo o ambiente e principalmente a água, deixando-as sem punição. Os governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo, fecham os olhos para essas questões, como se a poluição não atingisse também a eles.

A Educação Ambiental vem resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.

Portanto, preservar os poucos rios limpos que ainda restam é importante para que as pessoas possam dispor de um reservatório de água potável para que possam sobreviver nos próximos milênios.

 

Os dez mandamentos para economizar água.

 

1. No banho.

    Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não

     fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

 

2. Ao escovar os dentes.

   Escove os dentes e enxágüe a boca com a água colocada num copo. Assim

     você economiza 3 litros de água.

 

3. Na descarga.

    Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não

     jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

 

4. Na torneira.

    Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia.

    Isto significa 1380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

 

5. Vazamentos.

    Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas

    d’água de mil litros.

 

6. Na caixa d’água.

    Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

 

7. Na lavagem de louças.

    Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros.

    Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez.

 

8. Regar jardins e plantas.

   No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite.

    Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

 

 

9. Lavar carro.

  Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por

  mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar.

  Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

 

10. Na limpeza de quintal e calçada.

      USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da

      máquina de lavar.

 

 

 

A água está presente em muitos momentos da nossa vida:

 

 

 



Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as

mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc.

 

 

 





                                          Em nossa alimentação, quando comemos,

                           cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e

                            verduras ou preparamos sucos;

 

 

 



                           Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar

                           etc;

 

 

 

 



                                         

 

Em nosso lazer, quando nos refrescamos na praia ou

brincamos com bolinhas de sabão;

 

 



 

 

                           Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e

                           outros líquidos.

 

 

 

 

Mas será que podemos consumir toda a água do planeta?

Faça a experiência e descubra:

 

 

v                  Pegue um recipiente de 1 litro e encha de água;

v                  Retire 3 colheres de sobremesa da água de dentro desse recipiente,

         Aproximadamente 10ml de água.

 

Agora, imagine que a água que está no recipiente é toda a água doce do planeta Terra.

Imagine também que a quantidade de água que você retirou do recipiente é a parte que podemos utilizar.

 

 

Responda.

 

 

Podemos utilizar toda a água do planeta? Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Como você percebeu a água é um recurso limitado, por isso lembre-se: é muito importante economizar água e evitar a poluição das águas nos mares, rios e mananciais.

 

Relembrando. A poluição é causada principalmente por:

 

 

v      lançamento de esgotos sem tratamento;

 

v      lixo;

 

v      produtos agrotóxicos;

 

v      vazamento de petróleo e outros produtos químicos;

 

v      utilização de mercúrio em garimpos.

 

 

 

 

1º) Complete as frases com as palavras adequadas:

 

oceanos                            pólos                            gasosa                            insípida                            rios                            lagos                            pólos                            ar                            solo                            incolor

líquida                            mares                            inodora                            sólida

 

a) Grande parte da superfície da Terra é coberta pela água salgada que se encontram nos ________________ e nos ________________. Uma outra parte dessa água está congelada nos ___________ do planeta e é água doce encontrada nos ___________, nos ___________ no ___________ e no ___________.

 

b) A água potável, boa para beber, deve ser ________________, ________________ e ________________ e tem capacidade para

 

dissolver várias substâncias.

 

c) A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos diferentes:

______________, ______________ e ______________.

 



2º) Leia o diálogo entre os meninos

 

     A frase de um dos meninos não está correta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a) Quem falou a frase incorreta?

_________________________________________________________________________________________________

b) Qual foi o engano cometido?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

c) Reescreva corrigindo a frase que o menino falou.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3º) Desenhe nos quadros água nos estados:

              sólido                                  líquido                              gasoso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º) Existem duas formas diferentes de misturas na água, a homogênea e heterogênea.

      Responda.

 

a) O que é uma mistura homogênea? De um exemplo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

b) O que é uma mistura heterogênea? Dê um exemplo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________