15/03/2010

129[1].PROJETO_Lixo

 

 

 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RAINHA DO BRASIL

 

 

 

 

 

                   O presente trabalho constitui-se do dossiê de atividades realizadas no projeto “Meio Ambiente” realizado pelas turmas das 3ªséries do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                       Porto Alegre,  outubro de 2003.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



PROJETO:A NATUREZA DEPENDE DE NÓS



SUB-TEMA:RECICLANDO O MUNDO DO LIXO

·      1ªETAPA: ESCOLHA DO PROJETO/TEMA

·      2ªETAPA:ÍNDICE INDIVIDUAL

·      3ªETAPA:ÍNDICE COLETIVO

·      4ªETAPA:JUSTIFICATIVA

·      5ªETAPA:OBJETIVOS DIDÁTICOS

·      6ªETAPA:ATIVIDADES

·      7ªETAPA:FINALIZAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ÍNDICE COLETIVO(FEITO PELAS CRIANÇAS)

·      Como se faz para reciclar o lixo?

·      Como evitar as doenças do lixo?

·      Onde é largado o lixo?

·      O que é lixo orgânico?

·      O que é lixo hospitalar?

·      O que podemos fazer com o lixo seco?

·      O lixo faz, ou não faz, mal à saúde e ao meio ambiente?

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

             Cada vez o ser humano produz mais lixo, esse é um problema que envolve o mundo todo.

             Preocupadas com a produção de lixo dentro da Escola, e do nosso papel de conscientizar os cidadãos do amanhã sobre a preservação do meio ambiente e da importância dos hábitos de colocar o lixo no lugar certo  para que possa ser reciclado, começamos este projeto que pretende envolver os alunos desde o planejamento, até a  execução e avaliação.

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS DIDÁTICOS

                  Envolver os alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através  do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima  e da reciclagem do lixo.

 

 

COLETA DE DADOS:

·      Cada grupo ficou responsável por procurar materiais referentes ao projeto.

·      Material de pesquisa e leitura selecionado pelos alunos, via Internet e colaboração das famílias:

DECÁLOGO DOS “AMIGOS DO PLANETA”(JORNAL DO MEIO AMBIENTE-EDITOR:VILMAR BERNA-PRÊMIO GLOBAL 500 DA ONU)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIVRO: O SACI E A RECICLAGEM DO LIXO

 

 

 

 

 

 

LIVRO: O PNEU CHORÃO

          Em um bairro, havia um terreno baldio.

          Para tentar melhorar um pouco a situação, Serginho fez a limpeza do terreno baldio. Pegou 4 latas de lixo no DMLU: uma para colocar plástico, outras para :papel, metal e vidro.

          Numa noite, a lata ouviu alguém chorando, e chamou o plástico, o papel e o vidro.

         O plástico perguntou:

-Quem está chorando?

         E um pneu respondeu:

-Sou eu!

         E o papel perguntou:

-Por que você está chorando?

         O pneu respondeu:

-Eu já servi demais quando eu era de um automóvel, mas agora, meu dono trocou-me por um pneu novo e me colocou aqui.E agora eu não sirvo pra nada,buááá...

        O vidro então teve a idéia de escreverem uma carta para o Serginho.

         E escreveram a carta, com uma caneta velha(que tinha sido de professora).

         O amigo vento levou a carta até Serginho, que chamou seus amigos: Júlio e Karoline.

        Tiveram a idéia de transformar o terreno baldio em uma praça para as crianças.Levaram vários pneus velhos para o carpinteiro, que os transformou em brinquedos.

         E o nosso amigo pneu? Está muito feliz, servindo de diversão para a garotada.

 

 

 

Material fornecido pelo DMLU:

CADA RESÍDUO NA SUA LATA

 

MANUAL DA COMPOSTAGEM

 

 

·      Temas para leitura  e debate:

 

“Reaproveitamento”

 

“Motivos para reciclar”

 

“Lixo seco e orgânico”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES

·      Montagem de um painel sobre o projeto na sala de aula, cada grupo ficou responsável por uma atividade:

LIXO SECO:

Separamos os dois tipos de lixo, usamos sucatas , revistas e encartes de supermercado.

·      PLÁSTICO

·      PAPEL

·      METAL

·      VIDRO

·      EMBALAGENS LONGA-VIDA

LIXO ORGÂNICO:

·      Colocamos figuras de comidas, papéis molhados...retirados de encartes e revistas.

 

·      FAIXA COM O NOME DO PROJETO;

 

·      CARTAZ COM O ÍNDICE COLETIVO;

 

·      RESUMO DO QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO NO ÁLBUM;

 

 

 

·      CONFECÇÃO DE UM ÁLBUM UTILIZANDO O PRÓPRIO LIVRO FORNECIDO PELO DMLU(acrescentando as atividades realizadas pela turma): importância da reciclagem e reutilização de resíduos, regras de comprometimento com a limpeza da escola, elaboradas pelas turmas;

·      AMIGOS DA NATUREZA: revezadas, as crianças eram responsáveis por manter a limpeza do pátio da Escola durante e após o recreio, conscientizando a todos os alunos da importância de fazermos a nossa parte para a preservação do meio ambiente;

·      GRÁFICO:



 

 

 

 

·      RECICLONÁRIO:

As professoras recortaram o reciclonário dos livros do DMLU e montaram com as crianças o seu próprio reciclonário, que era preenchido conforme o surgimento das palavras durante a utilização do projeto.

 

“Eu gostei muito do reciclonário, porque nós ficamos sabendo de tudo sobre o lixo.”

“Eu gostei, aprendi coisas que eu não sabia. Valeu, DMLU!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·      LEI DO 9

A LEI É: “9 RESÍDUOS EM CADA LATÃO”.

No laboratório de matemática, envolvemos o tema LIXO nos jogos de multiplicação e divisão!





 

 

 

 

 

·      OFICINA DE COMPOSTAGEM

1.   Convite para a realização do trabalho, proposto pelas professoras;

2.   Estudo de material teórico para a realização da oficina pelas professoras e alunos;

3.   Seleção doméstica de resíduos compostáveis;

3ªetapa:reviramos o composto todos os dias, para a entrada de oxigênio, já sabemos que esta decomposição não pode ser

anaeróbica(aprendemos no

nosso reciclonário).

 

 

 

 

 

 

 

 

1ª etapa: Separamos os resíduos compostáveis em:

galhos;

composto do ano passado;

restos de jardim;

cascas cítricas;

erva,café,saquinho de chá.

 

 

 

 

 

2ªetapa:fizemos duas composteiras, uma no vidro, e outra num caixote de madeira.

 

 

 

 

 

PRODUÇÕES TEXTUAIS

Invente uma história, leia abaixo as palavras que podem ser utilizadas:LIXO-SECO-ORGÂNICO-RECICLAGEM-LIXEIRA-SEPARAR-COLETA SELETIVA-LIMPA-CIDADE-CASA-SUJEIRA-

METAIS-PLÁSTICOS-VIDROS-PAPÉIS-RESTOS DE COMIDAS-DMLU.

 

 

A CAMPANHA 

 

                Numa cidade chamada Porto Alegre, o prefeito fez uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva do lixo.

               Na campanha, as pessoas foram informadas que o lixo seco:metais, plásticos, vidros e papéis, podem ser reciclados e reaproveitados novamente.

              O mesmo é feito com o lixo orgânico, que são os restos de comida, que são transformados em adubo orgânico e usado para adubar hortas e canteiros.

              Depois da campanha, as pessoas começaram a separar o lixo nas suas casas, e a prefeitura fez a sua parte:o DMLU colocou lixeiras nas ruas e recolheu o lixo doméstico para colocar no aterro sanitário.

           Assim, a cidade ficou mais limpa e a qualidade de vida das pessoas melhorou bastante.

                    

 

 

 

 

 

 

FINALIZAÇÃO-EXPOSIÇÃO

·      A compostagem foi apresentada em exposição, junto com todos os materiais elaborados pelos alunos.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICA  4: Use sacola de supermercado como saco de lixo, isto é reutilizar.

DICA 1: Chame sua turma e limpe uma área livre do seu bairro.

 

 

 

 

 

 

 

DICA 5:Não desperdice papel,use os dois lados da folha.

DICA 2:Quando for à praia, traga o seu lixo para casa.

 

 

 

 

 

 

DICA 6: Economizar água e energia, sempre! Não fique um tempão no banho!

DICA  3: Não jogue lixo no chão e diga para todo mundo fazer isto também!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICA 7:Deixe sua casa

e sua escola bonitas, plante

árvores e flores.

 

 

 

 

 

 

 

DICA 8: Nunca faça uma

fogueira em áreas verdes

e nem solte balões.