ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RAINHA DO BRASIL
O presente trabalho constitui-se do dossiê de atividades realizadas no projeto “Meio Ambiente” realizado pelas turmas das 3ªséries do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil.
Porto Alegre, outubro de 2003.
PROJETO:A NATUREZA DEPENDE DE NÓS
SUB-TEMA:RECICLANDO O MUNDO DO LIXO
· 1ªETAPA: ESCOLHA DO PROJETO/TEMA
· 2ªETAPA:ÍNDICE INDIVIDUAL
· 3ªETAPA:ÍNDICE COLETIVO
· 4ªETAPA:JUSTIFICATIVA
· 5ªETAPA:OBJETIVOS DIDÁTICOS
· 6ªETAPA:ATIVIDADES
· 7ªETAPA:FINALIZAÇÃO
ÍNDICE COLETIVO(FEITO PELAS CRIANÇAS)
· Como se faz para reciclar o lixo?
· Como evitar as doenças do lixo?
· Onde é largado o lixo?
· O que é lixo orgânico?
· O que é lixo hospitalar?
· O que podemos fazer com o lixo seco?
· O lixo faz, ou não faz, mal à saúde e ao meio ambiente?
JUSTIFICATIVA
Cada vez o ser humano produz mais lixo, esse é um problema que envolve o mundo todo.
Preocupadas com a produção de lixo dentro da Escola, e do nosso papel de conscientizar os cidadãos do amanhã sobre a preservação do meio ambiente e da importância dos hábitos de colocar o lixo no lugar certo para que possa ser reciclado, começamos este projeto que pretende envolver os alunos desde o planejamento, até a execução e avaliação.
OBJETIVOS DIDÁTICOS
Envolver os alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.
COLETA DE DADOS:
· Cada grupo ficou responsável por procurar materiais referentes ao projeto.
· Material de pesquisa e leitura selecionado pelos alunos, via Internet e colaboração das famílias:
DECÁLOGO DOS “AMIGOS DO PLANETA”(JORNAL DO MEIO AMBIENTE-EDITOR:VILMAR BERNA-PRÊMIO GLOBAL 500 DA ONU)
LIVRO: O SACI E A RECICLAGEM DO LIXO
LIVRO: O PNEU CHORÃO
Em um bairro, havia um terreno baldio.
Para tentar melhorar um pouco a situação, Serginho fez a limpeza do terreno baldio. Pegou 4 latas de lixo no DMLU: uma para colocar plástico, outras para :papel, metal e vidro.
Numa noite, a lata ouviu alguém chorando, e chamou o plástico, o papel e o vidro.
O plástico perguntou:
-Quem está chorando?
E um pneu respondeu:
-Sou eu!
E o papel perguntou:
-Por que você está chorando?
O pneu respondeu:
-Eu já servi demais quando eu era de um automóvel, mas agora, meu dono trocou-me por um pneu novo e me colocou aqui.E agora eu não sirvo pra nada,buááá...
O vidro então teve a idéia de escreverem uma carta para o Serginho.
E escreveram a carta, com uma caneta velha(que tinha sido de professora).
O amigo vento levou a carta até Serginho, que chamou seus amigos: Júlio e Karoline.
Tiveram a idéia de transformar o terreno baldio em uma praça para as crianças.Levaram vários pneus velhos para o carpinteiro, que os transformou em brinquedos.
E o nosso amigo pneu? Está muito feliz, servindo de diversão para a garotada.
Material fornecido pelo DMLU:
CADA RESÍDUO NA SUA LATA
MANUAL DA COMPOSTAGEM
· Temas para leitura e debate:
“Reaproveitamento”
“Motivos para reciclar”
“Lixo seco e orgânico”
ATIVIDADES
· Montagem de um painel sobre o projeto na sala de aula, cada grupo ficou responsável por uma atividade:
LIXO SECO:
Separamos os dois tipos de lixo, usamos sucatas , revistas e encartes de supermercado.
· PLÁSTICO
· PAPEL
· METAL
· VIDRO
· EMBALAGENS LONGA-VIDA
LIXO ORGÂNICO:
· Colocamos figuras de comidas, papéis molhados...retirados de encartes e revistas.
· FAIXA COM O NOME DO PROJETO;
· CARTAZ COM O ÍNDICE COLETIVO;
· RESUMO DO QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO NO ÁLBUM;
· CONFECÇÃO DE UM ÁLBUM UTILIZANDO O PRÓPRIO LIVRO FORNECIDO PELO DMLU(acrescentando as atividades realizadas pela turma): importância da reciclagem e reutilização de resíduos, regras de comprometimento com a limpeza da escola, elaboradas pelas turmas;
· AMIGOS DA NATUREZA: revezadas, as crianças eram responsáveis por manter a limpeza do pátio da Escola durante e após o recreio, conscientizando a todos os alunos da importância de fazermos a nossa parte para a preservação do meio ambiente;
· GRÁFICO:
· RECICLONÁRIO:
As professoras recortaram o reciclonário dos livros do DMLU e montaram com as crianças o seu próprio reciclonário, que era preenchido conforme o surgimento das palavras durante a utilização do projeto.
“Eu gostei muito do reciclonário, porque nós ficamos sabendo de tudo sobre o lixo.”
“Eu gostei, aprendi coisas que eu não sabia. Valeu, DMLU!”
· LEI DO 9
A LEI É: “9 RESÍDUOS EM CADA LATÃO”.
No laboratório de matemática, envolvemos o tema LIXO nos jogos de multiplicação e divisão!
· OFICINA DE COMPOSTAGEM
1. Convite para a realização do trabalho, proposto pelas professoras;
2. Estudo de material teórico para a realização da oficina pelas professoras e alunos;
3. Seleção doméstica de resíduos compostáveis;
3ªetapa:reviramos o composto todos os dias, para a entrada de oxigênio, já sabemos que esta decomposição não pode ser
anaeróbica(aprendemos no
nosso reciclonário).
1ª etapa: Separamos os resíduos compostáveis em:
galhos;
composto do ano passado;
restos de jardim;
cascas cítricas;
erva,café,saquinho de chá.
2ªetapa:fizemos duas composteiras, uma no vidro, e outra num caixote de madeira.
PRODUÇÕES TEXTUAIS
Invente uma história, leia abaixo as palavras que podem ser utilizadas:LIXO-SECO-ORGÂNICO-RECICLAGEM-LIXEIRA-SEPARAR-COLETA SELETIVA-LIMPA-CIDADE-CASA-SUJEIRA-
METAIS-PLÁSTICOS-VIDROS-PAPÉIS-RESTOS DE COMIDAS-DMLU.
A CAMPANHA
Numa cidade chamada Porto Alegre, o prefeito fez uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva do lixo.
Na campanha, as pessoas foram informadas que o lixo seco:metais, plásticos, vidros e papéis, podem ser reciclados e reaproveitados novamente.
O mesmo é feito com o lixo orgânico, que são os restos de comida, que são transformados em adubo orgânico e usado para adubar hortas e canteiros.
Depois da campanha, as pessoas começaram a separar o lixo nas suas casas, e a prefeitura fez a sua parte:o DMLU colocou lixeiras nas ruas e recolheu o lixo doméstico para colocar no aterro sanitário.
Assim, a cidade ficou mais limpa e a qualidade de vida das pessoas melhorou bastante.
FINALIZAÇÃO-EXPOSIÇÃO
· A compostagem foi apresentada em exposição, junto com todos os materiais elaborados pelos alunos.
DICA 4: Use sacola de supermercado como saco de lixo, isto é reutilizar.
DICA 1: Chame sua turma e limpe uma área livre do seu bairro.
DICA 5:Não desperdice papel,use os dois lados da folha.
DICA 2:Quando for à praia, traga o seu lixo para casa.
DICA 6: Economizar água e energia, sempre! Não fique um tempão no banho!
DICA 3: Não jogue lixo no chão e diga para todo mundo fazer isto também!
DICA 7:Deixe sua casa
e sua escola bonitas, plante
árvores e flores.
DICA 8: Nunca faça uma
fogueira em áreas verdes
e nem solte balões.