07/03/2010

140.PROJETO_HISTÓRIA INFANTIL

Projeto:  HISTÓRIA INFANTIL

Escola: E.E. PROF. VICTÓRIO AMÉRICO FONTANA

PROFESSORA: SÔNIA REGINA UBEDA

Série: 2ª série do Ensino fundamental

Introdução

A história infantil é uma importante fonte de exploração quando utilizada de forma a sensibilizar a percepção e o senso crítico dos pequenos leitores ao observar seu trabalho e o trabalho dos outros.

A história infantil é o meio no qual o aluno faz uma viagem ao mundo do sonhos e do imaginário, onde se pode ter todos os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de aula um projeto de leituras com História Infantil dando assim a oportunidade de sonhar, viajar e se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos, podendo formar assim, futuros escritores.

Esse trabalho será realizado com alunos da 2ª série do Ensino Fundamental da Escola "Dora Arnizaut Silvares" por um período aproximado de 10 dias.

Justificativa:

O projeto História infantil foi sugestão da professora para os alunos e houve grande entusiasmo por parte deles pois é algo que já está no nosso dia-a-dia da sala de aula e por ser um conteúdo que se pode trabalhar a interdisciplinaridade e a criatividade do aluno aproveitando o mundo de sonhos que cada um tem dentro de si

Objetivo Geral:

Desenvolver o gosto pela leitura e capacidade de imaginação criadora, fazendo um paralelo entre a fantasia e o real, adquirindo habilidades como a arte da encenação.

Objetivos Específicos:

Desenvolver a criatividade, a leitura e escrita de textos, que venha usar corretamente os sinais de pontuação e desenvolva gosto pela leitura de livros, revistas...

Identifique espaço de tempo em cada história.

Identifique sempre ou quase sempre o que cada história lhe ensina (moral da história)

Interpretação de texto.

Exercitar o trabalho solitário –atividades individuais – e solidário – atividades em equipe.

Falar e ouvir, sintetizando idéias, defendendo pontos de vista e expondo opiniões.

Ler e produzir textos orais e escritos.

Desenvolvimento/Procedimentos:

1º Passo:

Ir com os alunos para a sala de leitura dando oportunidade para que cada um faça a sua leitura individual fazendo em seguida um relatório do livro que leu.

2º Passo:

Os alunos escreverão uma história acontecida em sua vida ou com uma pessoa conhecida (história real), pedir que comparem os fatos reais com o do livro.

Obs.: Os textos serão corrigidos individualmente mas com uma abordagem coletiva, ou seja, com a participação dos alunos.

3º Passo:

Elaborar com eles um roteiro para peça teatral onde eles serão os personagem. O teatro será encenado na sala de aula e os pais dos alunos serão convidados.

4º Passo:

Assistir com os alunos o filme, "Alice no país das maravilhas", depois preencher uma ficha de leitura baseada no filme.

5º Passo:

Orientar os alunos a produzirem uma história em dupla com início, meio e fim.

6º Passo:

Ir com os alunos ao NTE onde, utilizando o editor de textos, construirão seus respectivos textos.

Utilizarão o Paint para a construção das capas dos trabalhos.

Exposição dos trabalhos feitos pelos alunos que ficarão expostos nos corredores da escola em forma de mural.

Material/Recursos Didáticos:

·        Livros de histórias;

·        Computadores;

·        Sala de leitura;

·        Vídeo;

·        Cadernos, lápis, borracha, giz, quadro e folhas chamex.

Disciplinas envolvidas:

·        Matemática;

·        Português;

·        Ciências;

·        Estudo Sociais.

Fatos e curiosidades relacionadas a essas disciplinas serão utilizados. A tecnologia será utilizada sempre como ferramenta educacional complementar e não como única no processo de aprendizagem.

Avaliação:

A avaliação acontecerá no processo e no final das atividades valorizando a participação efetiva dos alunos em todas as etapas do projeto.