07/03/2010

70.PROJETO_Livro_Infantil

PROJETO LIVRO INFANTIL

 

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: PATRÍCIA, ROMILDA, IRACY, E CLEIDE.

 

ESCOLA: EMEF PROFA ROSA TOMITA

 

SÉRIES: 1º ANO A E TURMA DE PROGRESSÃO A

 

DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E ARTE.

 

TEMPO PREVISTO: 2 SEMANAS

 

APRESENTAÇÃO:

 

Esse livro é resultado de um trabalho de leitura, oficinas, produções escritas e revisão coletiva. O trabalho com projetos propõe criar situações de aprendizagem significativa.

 

JUSTIFICATIVA:

A leitura de livros infantis além de enriquecer o vocabulário das crianças permite com que eles viagem por histórias fantásticas e até vivenciem alguns personagens através de sonhos. A criança que lê ou ouve história desenvolve uma imaginação incrível e quando incentivada é capaz de criar, opinar e nos surpreender com sua inteligência.

 

OBJETIVO COMPARTILHADO:

Escrever um livro infantil com uma história criada pelas próprias crianças partindo de uma oficina com seres imaginários.

 

OBJETIVOS DIDÁTICOS:

 

Reconhecer a leitura como fonte· de informação e prazer;

 

Ouvir as histórias infantis e viajar pelas mesmas· através da imaginação;

 

Aprender procedimentos de revisão de textos, fazendo· comparações com o que já foi escrito e o que ainda falta escrever;

 

· Preocupar-se em produzir bons textos, para que a leitura fique clara e interessante;

 

Fazer uso de dicionário quando necessário;

 

· Preocupar-se· com parágrafos e pontuação para tornar a leitura mais agradável;

 

· Desenvolver a criatividade;

 

CONTEÚDOS:

 

CONCEITUAIS – conhecimento da estrutura de um texto narrativo;

Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer;

 

PROCEDIMENTAIS – Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea das histórias que servirão de modelos para a nossa própria;

Produção de bons textos;

 

ATITUDINAIS – leitura de várias versões de história infantis para apreciação do gêneros literários e comparação entre os mesmos;

 

ETAPAS PREVISTAS:

 

1. Leitura de vários livros infantis, chamando atenção para características