O LIXO É UM LUXO!
Atividade prática sobre reciclagem
Guia do Professor
RESUMO
Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos aprendem como reciclar enquanto coletam, registram em planilhas e analisam tabelas com os dados de produção de lixo de suas próprias famílias. Por fim, apresentam o que descobriram.
OBJETIVOS
¨ Calcular fórmulas simples em planilhas eletrônicas;
¨ Construir tabelas a partir de dados coletados;
¨ Analisar informações da tabela e interpretar os resultados.
TEMPO PREVISTO
De seis semanas a três meses.
COMO COMEÇAR
Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a preservação da Terra. Todos sabemos, por exemplo, que a poluição ameaça os recursos naturais. Mas quais são esses recursos? (O oceano, os mananciais de água, o ar, etc.) Como a superutilização também pode ameaçá-los? (Por exemplo, o desenvolvimento excessivo das terras ou o excesso de áreas destinadas à extração de madeira podem ameaçar árvores, solo, vida selvagem e a vida das plantas) De que modo o lixo doméstico agrava o problema? (De dois modos: superutilização dos recursos, como árvores/papel; poluição decorrente da grande quantidade de lixo, o que cria excesso de aterros; muitos produtos não-biodegradáveis.)
Em seguida, discuta a reciclagem com a classe. Por que a reciclagem é importante e útil para o futuro? Peça aos alunos para estimarem quantos quilos de lixo eles pessoalmente produzem a cada ano e digam suas estimativas para a classe. Diga-lhes que nesta atividade descobrirão quanto lixo eles e suas famílias realmente produzem por ano, o quanto dele é reciclado e quanto mais poderia ser reciclado. Explique que no projeto “O lixo é um luxo!” os alunos irão pesar e, se possível, separar o lixo da família em não-aproveitável e reciclável, registrar os resultados em tabelas durante três semanas e analisar os dados.
Faça com que os alunos voltem para casa com uma cópia do modelo encontrado no final desta atividade, que explica o projeto “O lixo é um luxo!” aos pais. Assine a parte inferior das cópias impressas e peça que os alunos coloquem seus nomes nos espaços em branco.
Atividade do aluno
DESCRIÇÃO
Nesta atividade, você terá a honra de levar todo o lixo da casa para fora durante uma semana. Você irá registrar o peso em uma planilha, construir uma tabela com os dados referentes a três semanas e analisar os resultados. Por fim, você criará uma apresentação sobre o que descobriu.
ETAPA 1
A coleta
SOFTWARE: Nenhum
O QUE FAZER: Comece dizendo a todos os membros da sua família que não se preocupem com o lixo! Nas próximas 3 semanas, você o levará para fora.
Se possível, monte uma Estação de Reciclagem temporária em casa para (1) vidros; (2) latas; (3) garrafas de plástico descartáveis e não-recicláveis; (4) jornais e revistas; e (5) garrafas retornáveis. Tenha um saco plástico ou recipiente separado para cada tipo de material reciclável.
ETAPA 2
A planilha
SOFTWARE: Microsoft Excel
O QUE FAZER: Abra o Microsoft Excel e crie uma planilha “Mantenha a Terra Limpa!”, como mostra o Exemplo 1. Você usará essa planilha para registrar o peso de cada categoria de lixo todas as noites. Imprima-a e coloque-a perto de onde você guarda o lixo.
Todas as vezes que levar o lixo da família para fora, você o pesará e registrará os dados na planilha. Um método simples seria você se pesar primeiro e depois se pesar novamente segurando um saco de lixo. OBSERVAÇÃO: Mesmo que você não tenha uma balança de banheiro, você poderá estimar o peso médio de um saco de lixo usado em casa. Por exemplo, um saco grande (capacidade para 100 litros) cheio de lixo pesa cerca de 3 quilos. Conte quantos sacos você leva para fora cada dia e anote na planilha o peso total aproximado..
Exemplo 1: Planilha Mantenha a Terra Limpa! criada no Microsoft Excel
Ao final de três semanas, depois de todos os seus dados terem sido coletados, abra novamente a sua planilha “Mantenha a Terra Limpa!” no Microsoft Excel e digite os dados coletados.
ETAPA 3
Representação em gráfico
SOFTWARE: Microsoft Excel
O QUE FAZER: Quando a sua planilha estiver preenchida, escolha os dados que deverão ser representados em um gráfico. Por exemplo, você pode comparar sua produção de lixo individual por ano com a produção anual média da classe ou dos brasileiros. Você também poderá mostrar a tendência de produção de lixo do Brasil utilizando os dados da tabela na página anterior.
ETAPA 4
Apresentação dos resultados
SOFTWARE: Microsoft PowerPoint
O QUE FAZER: Depois de ter construído suas tabelas, trabalhe em equipe para criar uma apresentação no PowerPoint. Considere as seguintes áreas a incluir na sua apresentação:
¨ Pesquisa do recolhimento e reciclagem de lixo na sua cidade e no Brasil. A reciclagem é obrigatória ou opcional? O lixo recolhido é jogado em aterros? Em que medida a reciclagem preserva o ambiente? Que tipo de lixo não é biodegradável? O que acontece com materiais não-biodegradáveis nos aterros sanitários? Os aterros sanitários ou lixões são poluentes?
¨ Pense em tudo que pode produzir lixo doméstico. Há algo que possamos mudar na sociedade e na família para diminuir a quantidade de lixo?
ETAPA 5
Uma campanha de reciclagem
SOFTWARE: Microsoft Publisher 97
O QUE FAZER: Comece uma campanha de reciclagem na sua escola ou bairro com o título Reduzir, Reutilizar, Reciclar ou crie o seu próprio lema. Os eventos para promover a campanha podem incluir uma noite de conscientização da reciclagem ou competição escolar.
Use o Microsoft Publisher para criar convites para o evento e folhetos para gerar a conscientização das questões da reciclagem, assim como informar sobre futuros eventos de reciclagem (veja o Exemplo 3). Planeje como distribuí-los de modo eficiente, para que ajudem as pessoas a conhecer mais sobre o assunto.
Exemplo 3: Folheto de reciclagem criado no Microsoft Publisher
PESQUISA
Data _________________
Prezados Pais,
Estamos iniciando um novo projeto denominado
“O lixo é um luxo!” e contamos com a sua colaboração.
Solicitamos apenas que autorize ________________________ a retirar todo o lixo da sua casa nas próximas semanas. Ninguém mais deverá retirá-lo pois, antes de sair da casa, ______________ deverá pesar o lixo. Se possível, permita que ______________ instale alguns sacos ou latões de “reciclagem”. Se a sua família não fizer reciclagem, o lixo deverá ser separado em casa, mas poderá ser jogado fora junto com o restante depois de ter sido pesado.
“O lixo é um luxo!” é um projeto que ajudará a ensinar a seu filho algumas habilidades importantes. Em uma situação prática e real, ele aprenderá como utilizar planilhas eletrônicas com o Microsoft Excel. Além disso, ele vai estudar mais sobre meio ambiente e reciclagem.
O projeto será encerrado com apresentações em classe. Esperamos contar com sua presença na ocasião!
Sinceramente,
________________________________________________
P.S. Se possível, monte uma Estação de Reciclagem temporária em casa para
1. vidros, 2. latas, 3. garrafas de plástico descartáveis e não-recicláveis, 4. jornais e revistas e 5. garrafas retornáveis. Os alunos deverão, se possível, dispor de sacos plásticos ou recipientes para cada tipo de material reciclável.
A reprodução parcial ou total deste documento é permitida para o desenvolvimento de equipes e objetivos educacionais.
®1997 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. As informações presentes neste documento estão sujeitas a alterações sem notificação prévia. As empresas, nomes e/ou dados utilizados nas telas e resultados de exemplo são fictícios, salvo indicação em contrário.
Microsoft Excel, Publisher, PowerPoint são marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países.