15/03/2010

196[1].PROJE..

O LIXO É UM LUXO!

Atividade prática sobre reciclagem

 

Guia do Professor

 

RESUMO

Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos aprendem como reciclar enquanto coletam, registram em planilhas e analisam tabelas com os dados de produção de lixo de suas próprias famílias. Por fim, apresentam o que descobriram.

 

OBJETIVOS

¨              Calcular fórmulas simples em planilhas eletrônicas;

¨              Construir tabelas a partir de dados coletados;

¨        Analisar informações da tabela e interpretar os resultados.

 

TEMPO PREVISTO

De seis semanas a três meses.

 

COMO COMEÇAR

Pergunte aos alunos o que eles sa­bem sobre a preservação da Terra. Todos sabemos, por exemplo, que a poluição ameaça os recursos naturais. Mas quais são esses recursos? (O oceano, os mananciais de água, o ar, etc.) Como a superutilização também pode ameaçá-los? (Por exemplo, o desenvolvimento excessivo das ter­ras ou o excesso de áreas destinadas à extração de madeira podem ameaçar árvores, solo, vida selva­gem e a vida das plantas) De que modo o lixo doméstico agrava o problema? (De dois modos: super­utilização dos recursos, como árvo­res/papel; poluição decorrente da grande quantidade de lixo, o que cria excesso de aterros; muitos pro­dutos não-biodegradáveis.)

Em seguida, discuta a recicla­gem com a classe. Por que a recicla­gem é importante e útil para o futuro? Pe­ça aos alunos para estimarem quantos quilos de lixo eles pessoalmente produzem a cada ano e digam suas estimativas para a classe. Diga-lhes que nesta atividade descobrirão quanto lixo eles e suas famílias realmente produzem por ano, o quanto dele é reciclado e quanto mais poderia ser reciclado. Explique que no projeto “O lixo é um luxo!” os alunos irão pesar e, se possível, separar o lixo da família em não-aproveitável e reciclável, registrar os resultados em tabelas durante três semanas e analisar os dados.

Faça com que os alunos voltem para casa com uma cópia do modelo encontrado no final desta atividade, que explica o projeto “O lixo é um luxo!” aos pais. Assine a parte inferior das cópias impressas e peça que os alunos coloquem seus nomes nos espaços em branco.

 

Atividade do aluno

 

DESCRIÇÃO

 

Nesta atividade, você terá a honra de levar todo o lixo da casa para fora durante uma semana. Você irá registrar o peso em uma planilha, construir uma tabela com os dados referentes a  três semanas e analisar os resultados. Por fim, você criará uma apresentação sobre o que descobriu.

 

ETAPA 1

 

A coleta

SOFTWARE: Nenhum

O QUE FAZER: Comece dizendo a todos os membros da sua família que não se preocupem com o lixo! Nas próximas 3 semanas, você o levará para fora.



Se possível, monte uma Estação de Reciclagem temporária em casa para (1) vidros; (2) latas; (3) garrafas de plástico descartáveis e não-recicláveis; (4) jornais e revistas; e (5) garrafas retornáveis. Tenha um saco plástico ou recipiente separado para cada tipo de material reciclável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPA 2

 

A planilha

SOFTWARE: Microsoft Excel

O QUE FAZER: Abra o Microsoft Excel e crie uma planilha “Mantenha a Terra Limpa!”, como mostra o Exemplo 1. Você usará essa planilha para registrar o peso de cada categoria de lixo todas as noites. Imprima-a e coloque-a perto de onde você guarda o lixo.

 

Todas as vezes que levar o lixo da família para fora, você o pesará e registrará os dados na planilha. Um método simples seria você se pesar primeiro e depois se pesar novamente segurando um saco de lixo. OBSERVAÇÃO: Mesmo que você não tenha uma balança de banheiro, você poderá estimar o peso médio de um saco de lixo usado em casa. Por exemplo, um saco grande (capacidade para 100 litros) cheio de lixo pesa cerca de 3 quilos. Conte quantos sacos você leva para fora cada dia e anote na planilha o peso total aproximado..

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo 1:  Planilha Mantenha a Terra Limpa! criada no Microsoft Excel

 

Ao final de três semanas, depois de todos os seus dados terem sido coletados, abra novamente a sua planilha “Mantenha a Terra Limpa!” no Microsoft Excel e digite os dados coletados.

 
ETAPA 3

 

Representação em gráfico

SOFTWARE: Microsoft Excel

O QUE FAZER: Quando a sua planilha estiver preenchida, escolha os dados que deverão ser representados em um gráfico.  Por exemplo, você pode comparar sua produção de lixo individual por ano com a produção anual média da classe ou dos brasileiros. Você também poderá mostrar a tendência de produção de lixo do Brasil utilizando os dados da tabela na página anterior.

 

ETAPA 4

 

Apresentação dos resultados

SOFTWARE: Microsoft PowerPoint

O QUE FAZER:  Depois de ter construído suas tabelas, trabalhe em equipe para criar uma apresentação no PowerPoint. Considere as seguintes áreas a incluir na sua apresentação:

¨              Pesquisa do recolhimento e reciclagem de lixo na sua cidade e no Brasil. A reciclagem é obrigatória ou opcional? O lixo recolhido é jogado em aterros? Em que medida a reciclagem preserva o ambiente? Que tipo de lixo não é biodegra­dável? O que acontece com materiais não-biodegradáveis nos aterros sanitários? Os aterros sanitários ou lixões são poluentes?

¨        Pense em tudo que pode produzir lixo doméstico. Há algo que possamos mudar na sociedade e na família para diminuir a quantidade de lixo?

 

ETAPA 5

 

Uma campanha de reciclagem

SOFTWARE: Microsoft Publisher 97

O QUE FAZER: Comece uma cam­panha de reciclagem na sua escola ou bairro com o título Reduzir, Reutilizar, Reciclar ou crie o seu próprio lema. Os eventos para promover a campanha podem incluir uma noite de conscientização da reciclagem ou competição escolar.

Use o Microsoft Publisher para criar convites para o evento e folhetos para gerar a conscientização das questões da reciclagem, assim como informar sobre futuros eventos de reciclagem (veja o Exemplo 3). Planeje como distribuí-los de modo eficiente, para que ajudem as pessoas a conhecer mais sobre o assunto.

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo 3: Folheto de reciclagem criado no Microsoft Publisher

 


PESQUISA

 

Data _________________

 

Prezados Pais,

 

Estamos iniciando um novo projeto denominado
O lixo é um luxo!” e contamos com a sua colaboração.

Solicitamos apenas que autorize ________________________ a retirar todo o lixo da sua casa nas próximas semanas. Ninguém mais deverá retirá-lo pois, antes de sair da casa, ______________ deverá pesar o lixo. Se possível, permita que ______________ instale alguns sacos ou latões de “reciclagem”. Se a sua família não fizer reciclagem, o lixo deverá ser separado em casa, mas poderá ser jogado fora junto com o restante depois de ter sido pesado.

O lixo é um luxo!” é um projeto que ajudará a ensinar a seu filho algumas habilidades importantes. Em uma situação prática e real, ele aprenderá como uti­­lizar planilhas eletrônicas com o Microsoft Excel. Além disso, ele vai estudar mais sobre meio ambiente e reciclagem.

O projeto será encerrado com apresentações em classe. Esperamos contar com sua presença na ocasião!

 

Sinceramente,

________________________________________________

 

P.S.  Se possível, monte uma Estação de Reciclagem temporária em casa para
1. vidros, 2. latas, 3. garrafas de plástico descartáveis e não-recicláveis, 4. jornais e revistas e 5. garrafas retornáveis. Os alunos deverão, se possível, dispor de sacos plásticos ou recipientes para cada tipo de material reciclável.

A reprodução parcial ou total deste documento é permitida para o desenvolvimento de equipes e objetivos educacionais.

®1997 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. As informações presentes neste documento estão sujeitas a alterações sem notificação prévia. As empresas, nomes e/ou dados utilizados nas telas e resultados de exemplo são fictícios, salvo indicação em contrário.

Microsoft Excel, Publisher, PowerPoint são marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países.