28/03/2010

35.PROJETO_Identidade

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”

Fase II - B                         

Período: Tarde                                          

Duração: Um semestre

Ano: 2006                                                                                                                                                                                                                                                     

JUSTIFICATIVA:

 

Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.

 

OBJETIVOS:

 

-         Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.

-         Conhecer a história e o significado de seu nome;

-          Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;

-          Construção de outros valores de vida.

-          Aquisição de novas formas de relações.

 

CONTEÚDOS:

 

CONCEITUAIS:

 

 

    * Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.

 

PROCEDIMENTAIS :

                                 

 

    * Participação em pesquisas.

    * Exploração de retratos.

    * Compartilhar experiências vividas.

 

 

ATITUDINAIS:

 

 

    * Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.

    * Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.

 

 

JANELAS :                                                                                                

Linguagem Oral e Escrita:

                                                                      

-          Rodas de conversas,

-          Leitura e escrita do nome,

-          Parlendas,

-          Advinhas,

-          Trava – língua,

-          Histórias.

                                          

 

Matemática:

 

-          Seqüência numérica,

-          Contagem,

-          Função dos números,

-          Grafia de números,

-          Leitura de números.

                                                                                                                                                                                                                    &n bsp;                                                         Artes:

 

-          Desenho,

-          Pintura,

-          Recorte e colagem,

-          Modelagem,

-          Apreciação.

 

                                

          Natureza e sociedade:

 

-          Esquema corporal,

-          Órgãos dos sentidos,

-          Animais de estimação.

 

 

Movimento:

 

-          Circuitos,

-          Brincadeiras,

-          Psicomotricidade.

                                                                                                                                        

Música:

 

-          Interpretar músicas infantis,

-          Ouvir músicas clássicas e populares.

 

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

 

-          Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.

-          Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato.

-          Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.

-          Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.

-          Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.

-          Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).

-          Pesquisar os significados dos nomes da turma.

-          Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).

     ETAPAS:                                                          

 

-          Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.

-           Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).

-          Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.).

-          Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo.

 

SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:

 

1-    Auto – Retrato.

2-    História do Nome.

3-    Atividades com nomes.

4-    Esquema corporal.

5-    Altura e peso.

6-    Órgãos dos sentidos.

7-    Número do sapato.

8-    Animais de estimação.

 

PRODUTO FINAL:

                                                                                   

Álbum Individual e mural coletivo.