4° Ano “U”
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS | habilidades |
Linguagem oral | · Leitura de imagens, · Recontar histórias de diferentes gêneros textuais, · Roda de conversa, · Declamar poesias, · Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, · Relatar experiências vividas, · Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, · Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal, · Falar trava-línguas, · Defender suas ideias com argumentação |
Prática de leitura | · Leitura compartilhada diária, · Roda de leitores, · Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, · Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar, · Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa, · Inferir sentido a uma palavra no seu contexto, · Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto, · Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida. · Identificar e descrever personagens, · Distinguir fala do narrador dos outros personagens, · Antecipar o conteúdo da leitura de um texto, · Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual · Consulta ao dicionário.
|
Prática Escrita e produção de texto | · Empregar letra maiúscula corretamente, · Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais, · Utilização correta da pontuação, · Grafia correta das palavras, · Segmentação correta de frases e textos, · Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância, · Produzir texto e revisá-lo. |
Conteúdos
1º BIMESTRE
· Produção de texto: conto
· Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
2º BIMESTRE
· Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
· Leitura, produção e interpretação
· Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia:palavras com som de x
· Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
· Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
· Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
· Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
· Gramática
· Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
· Numeral
MATEMATICA
OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS | habilidades |
Operações com números | · Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações, · Campo aditivo e multiplicativo, · Compor e decompor números, · Reconhecer ordens e classes, · Citar o antecessor e sucessor dos números, · Sistema monetário, · Expressões numéricas, · Cálculo mental, · Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem. · Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem |
Espaço e forma | · Compor de decompor figuras geométricas planas, · Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos, · Associar sólidos ao seu molde. · Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc). |
Grandezas e medidas | · Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície, · Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro. |
Tratamento da informação | Construir e interpretar tabelas e gráficos. |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
· Números
- S.N.D até 1.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
· Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
· Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
· Números
· Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
· Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
· Espaços e formas: paralelepípedo
· Tratamento de informação: Noções de gráficos
3º BIMESTRE
· Números
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
· Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
· Grandezas e medidas: perímetros
· Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
· Espaços e formas: Ângulos
4º BIMESTRE
· Números
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
· Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
· Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
· Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
· Espaços e formas: polígonos
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
· Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
· Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
· Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
· Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
· Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
· Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
· Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
EIXOS | conteúdos |
Ambiente | · Relação entre os seres vivos e o ambiente, · Características da água, do ar e da atmosfera. |
Ser humano e saúde | · Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças, · Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções. |
Recursos Tecnológicos | · Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões, · Doenças de veiculação hídrica · Meios de proliferação e transmissão de doenças |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
· Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
· A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas
· O ar e a atmosfera
2º BIMESTRE
· O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
· Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos
3º BIMESTRE
· Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção
4º BIMESTRE
· A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos
HISTÓRIA
OBJETIVOS
· ·Sua identidade e origem na história;
· Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
· Conhecer a os fatos históricos do estado
· Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
· Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
· Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
· Registrar informações pessoais;
· Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
EIXOS | Conteúdos |
História das organizações populacionais | · Origem do Estado. · Populações locais (indígenas) · Organização do espaço, · Os indígenas no RN, · Colonização do RN. |
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. | · Movimentos que aconteceram no RN, · Imposições culturais e religiosas no RN, · Manifestações Culturais. |
Organizações Políticas e Administrativas | · Ocupação do espaço do RN, · Confederação dos Índios Cariris, · Revoltas pela Independência · Abolição dos escravos Brasil e RN, · Governos do estado do RN, · Poderes( executivo, legislativo e judiciário). |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
· Os povos indígenas do Brasil
· Descobrimento
· Os povos africanos
· Origem do RN: população e colonização
· Organização do espaço do RN
2º BIMESTRE
· Movimentos que aconteceram no RN,
· Imposições culturais e religiosas no RN,
· Manifestações Culturais
3º BIMESTRE
· Movimentos que aconteceram no RN,
· Imposições culturais e religiosas no RN,
· Manifestações Culturais
4º BIMESTRE
· Abolição dos escravos Brasil e RN,
· Governos do estado do RN,
· Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres
GEOGRAFIA
OBJETIVOS
· Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
· Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
· Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
· Identificar os limites e governo do Estado;
· Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
EIXOS | CONTEÚDOS |
Paisagens urbanas e rurais | · A construção do espaço do RN |
Espaço geográfico do RN | · Natureza, economia do RN |
Cartografia | · Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais. |
1º BIMESTRE
· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
· A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel
· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
2º BIMESTRE
· A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo
3º BIMESTRE
· A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN
4º BIMESTRE
· O RN: natureza e economia
ARTES
OBJETIVO
· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
OBJETIVO
· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS
· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
- Iniciação aos jogos esportivos;
- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização
ENSINO RELIGIOSO
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola.
5º ano “U”
Língua Portuguesa
OBJETIVOS:
· Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
· Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
· Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
· Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;
· Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;
· Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;
· Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
· Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
· Apreciar textos literários;
· Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;
· Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;
· Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;
· Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
· Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;
· Usar a acentuação correta;
· Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;
· Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;
· Ler com ritmo e entonação correta;
· Explicitar o assunto do texto;
· Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;
· Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.
· Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;
· Levantar as idéias principais do texto para organizá-las em seqüência lógica;
· Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc...
EIXOS | habilidades |
Linguagem oral | · Recontar histórias de diferentes gêneros textuais, · Roda de conversa, · Considerar as opiniões de outras pessoas numa situação comunicativa, · Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, · Relatar experiências vividas, · Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, · Defender suas ideias com argumentação, · Criticar conteúdos tratados em textos lidos. |
Prática de leitura | · Leitura compartilhada diária, · Roda de leitores, · Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, · Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar, · Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa, · Inferir sentido a uma palavra no seu contexto, · Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto, · Antecipar o conteúdo da leitura de um texto, · Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual · Consulta ao dicionário.
|
Prática Escrita e produção de texto | · Empregar letra maiúscula corretamente, · Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais, · Utilização correta da pontuação, · Grafia correta das palavras, · Segmentação correta de textos, · Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância. |
CONTEÚDOS: Divididos por bimestres
1º BIMESTRE
· Produção e reescrita de textos: contos de fadas, poéticos e instrucionais
· Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – s/z, x, c,ç, ss, s e x, r e rr, sílabas terminadas em l ou u
- Encontros vocálicos:ditongo, tritongo, hiato;
- Encontros consonantais e dígrafos
- Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas – observando a acentuação
- Gramática
- Substantivos – gênero, número e grau
- Classificação dos substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado e coletivo
2º BIMESTRE
· Produção e reescrita de textos: narrativos e de propaganda
· Leitura, produção e interpretação
· Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia:sons do x, uso do x e ch, uso do s/z ( s após consoante), h inicial, terminações com ESA e EZA.
· Gramática
- Adjetivo: gênero, número e grau
- Verbo : pessoas do verbo, conjugações ( presente, passado e futuro) tempos verbais no texto.
- Tipos de frase
- Sinônimo e antônimo
- Interjeições e preposições
3º BIMESTRE
· Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia: Uso das palavras como: TEM, TÊM, VEM, VÊM, TRAZ, TRAS, MAL e MAU.
· Revisão das acentuações
· Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Artigo definido e indefinido
- Verbos- conjugação de todos os tempos dos verbos no modo indicativo
4º BIMESTRE
· Textos informativos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
· Ortografia: m antes de p e b, m no final, emprego do porque, por que, porquê e por quê, l, lh, nh, ch, sc
· Gramática
· Sujeito – simples e composto e predicado
· Verbo- conjugação de todos os tempos do modo subjuntivo
Matemática
OBJETIVOS
· Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;
· Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
· Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.
· Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
· Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
· Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
· Armar e efetuar as quatro operações básicas;
· Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;
· Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
· Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
· Identificar planificações de formas tridimensionais;
· identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
· Construir e interpretar tabelas e gráficos;
· Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.
EIXOS | habilidades |
Operações com números | · Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações, · Campo aditivo e multiplicativo, · Compor e decompor números, · Reconhecer ordens e classes, · Citar o antecessor e sucessor dos números, · Sistema monetário, · Expressões numéricas, · Cálculo mental, · Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem. · Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem |
Espaço e forma | · Compor de decompor figuras geométricas planas, · Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos, · Associar sólidos ao seu molde. · Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc). |
Grandezas e medidas | · Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície, · Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro. |
Tratamento da informação | Construir e interpretar tabelas e gráficos. |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
· Números
- S.N.D( sistema de numeração decimal) até 5.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
- Multiplicação e divisão com 1 algarismo
· Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
· Espaço e forma: sólidos geométricos e figuras planas
· Tratamento de informação: leitura e interpretação de tabelas.
2º BIMESTRE
· S.N.D até 10.000
- leitura S.N.D até 10.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Frações:
- Frações de um número, fração de um todo(fruta, 1 litro, 1 kg, pizza,...)
- Fração de um conjunto de elementos
- Tipos de frações: própria, imprópria, mista, aparente e equivalente
- As quatro operações com frações homogêneas
· Sistema monetário – em situações problemas
· Grandezas e medidas: medidas de massa : múltiplos e submúltiplos e situações problemas
· Espaço e forma: Poliedros
· Tratamento de informação: noções de gráficos
3º BIMESTRE
· S.N.D até 15.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
· Números Decimais: Escrita, relação com frações, situações problemas, as quatro operações
· Grandezas e medidas: medidas de comprimento e superfície: múltiplos e submúltiplos
- Cálculo de perímetro e área
- Situações problemas
· Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
· Espaço e forma: figuras bidimensionais e tridimensionais.
4º BIMESTRE
· S.N.D até 20.000
- Leitura
- Escrita
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Expressões numéricas
· Grandezas e medidas: medidas de capacidade e volume: múltiplos e submúltiplos, situações problemas, cálculo de volume, situações problemas
· Cálculo do m.m.c
· Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
· Espaço e forma: ?
· Porcentagem
- Estatística e porcentagem (gráficos)
-
Ciências
OBJETIVOS
· Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
· Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
· Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
· Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
· Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
EIXOS | CONTEÚDOS |
Ambiente | · O solo, · Sistema solar, · Biomas, · Ecossistemas |
Ser humano e saúde | · Corpo humano · Aparelhos do corpo humano |
Recursos Tecnológicos | · Formas e usos da energia |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
· Sistema Solar
- O que estuda a astronomia
- O Sistema Solar: os planetas
- Rotação e translação
· A água na terra: Preservando a água no nosso planeta
· Energia: formas e usos da energia
2º BIMESTRE
· O Corpo Humano
- Formação do corpo humano( cabeça, tronco e membros)
· Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- Aparelho Digestivo
- Aparelho Circulatório
3º BIMESTRE
· Convivência entre os seres vivos
- Ecossistema
- Desequilíbrio ecológicos
· Tipos de ambiente( livro p. 72-86
· Aparelho Respiratório
· Sistema nervoso
4º BIMESTRE
· A reprodução humana
· Doenças da atualidade
· Árvore genealógica
· A reprodução dos animais e das plantas (86 a 95)
- A reprodução dos animais
- A reprodução dos vegetais
· Aparelho Excretor
Geografia
OBJETIVOS
· Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;
· Demonstrar o domínio de tempo e espaço;
· Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;
· Reconhecer e utilizar a linguagem cartográfica;
· Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;
· Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;
· Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;
· Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;
· Compreender as divisões do planisfério;
· Identificar os meios de orientação e localização;
· Compreender e identificar o território brasileiro;
· Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;
· Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.
EIXOS | CONTEÚDOS |
Paisagens urbanas e rurais | · A construção do espaço do Brasil na America do sul e no mundo. |
Espaço geográfico do Brasil | · Regiões do pais e suas diferenças |
Cartografia | · Estudo do mapa do Brasil e sua localização. |
1º BIMESTRE
· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
· A população brasileira
- A distribuição da população no território
- A formação da população brasileira
2º BIMESTRE
· Divisão Política e regional do Brasil
· O Brasil e suas regiões
- Região Norte
- Região Nordeste
3º BIMESTRE
· Região Centro- Oeste
· Região Sudeste
· Região sul
4º BIMESTRE
· O Brasil e a América do Sul
· O Brasil no mundo
História
OBJETIVOS
· Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
· Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
· Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;
· Conhecer a história do Brasil em suas diferentes épocas
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Reconhecer-se como sujeito histórico;
· Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
· Desenvolver habilidades de pesquisa;
· Manifestar pensamento autônomo;
· Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.
· Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;
· Identificar a importância dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;
· Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;
· Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;
· Buscar informações em diferentes fontes;
· Descobrir e compreender diferenças culturais;
EIXOS | CONTEÚDOS |
História das organizações populacionais | · Descobrimento · Capitanias Hereditárias, · Brasil colônia, · Império, · Republica, · Ditadura, · Democracia. |
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. | · Revoluções e guerras no Brasil e no mundo |
Organizações Políticas e Administrativas | · Poderes( executivo, legislativo e judiciário). |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
· Descobrimento
· Capitanias hereditárias
· O Brasil colônia
· A sociedade do ouro
· Autonomia do Brasil: independência
2º BIMESTRE
· Brasil: Império
- O primeiro império
- Segundo império
- Da Monarquia a República
3º BIMESTRE
· O Brasil:
- O tempo dos coronéis
- O longo governo de Vargas
4º BIMESTRE
· Entre a democracia e a ditadura
· Nosso tempo.
ARTES
OBJETIVO
· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
OBJETIVO
· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS
· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
- Iniciação aos jogos esportivos;
- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização
ENSINO RELIGIOSO
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola.
Metodologias
Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
· Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
· Recortes de jornais e revistas;
· Debates;
· Brincadeiras;
· Cartazes;
· Gráficos e tabelas;
· CDs áudio;
· CD ROM;
· Aparelho de som;
· Vídeo;
· Músicas;
· Letras de músicas;
· Mapas;
· Jogos variados;
· Leituras diversificadas;
· Lápis de cor;
· Materiais de texturas diferentes para colagens;
· Rótulo de produtos;
· Gibis;
· Desenhos;
· Cartolina;
· Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
· Textos literários: poesias, histórias, contos.
Avaliação:
A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção.
BIBLIOGRAFIA
v PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais;
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORO
SECRETÁRIA MUNICIPAL DA CIDADANIA
GERÊNCIA EXECUTIVA DA EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL LIONS MOSSORÓ CENTRO
PLANEJAMENTO ANUAL
Turmas:
4º E 5º ANO
PROFESSORA: Ecilvia Batista de Araújo.
Mossoró, RN de Fevereiro de 2010
24