05/03/10

5º ano e 4 ano

 

 

4° Ano “U”

 

LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS

 

 

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 

·       Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;

·       Apreciar textos literários;

·       Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;

·       Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;

·       Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;

·       Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;

·       Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;

·       Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

 

EIXOS

habilidades

Linguagem oral

·       Leitura de imagens,

·       Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

·       Roda de conversa,

·       Declamar poesias,

·       Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

·       Relatar experiências vividas,

·       Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

·       Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,

·       Falar trava-línguas,

·       Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura

·       Leitura compartilhada diária,

·       Roda  de  leitores,

·       Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

·       Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

·       Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

·       Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

·       Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

·       Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.

·       Identificar e descrever personagens,

·       Distinguir fala do narrador dos outros personagens,

·       Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

·       Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

·       Consulta ao dicionário.

 

 

 

 

Prática Escrita e produção de texto

·       Empregar letra maiúscula corretamente,

·       Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

·       Utilização correta da pontuação,

·       Grafia correta das palavras,

·       Segmentação correta de frases e textos,

·       Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,

·       Produzir texto e revisá-lo.

 

 

 

 

Conteúdos

 

1º BIMESTRE

·       Produção de texto: conto

·       Leitura, produção e interpretação

-         Paragrafação

-         Acentuação

-         Pontuação

-         Concordância verbal e nominal

-         Vocabulário

-         Maiúsculas e minúsculas

-         Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

-         Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

-         Divisão silábica dos dígrafos

-         Gramática

-         Fonema e letra

-         Encontro vocálico

-         Dígrafo

-         Silaba tônica

 

 

2º BIMESTRE

·         Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

·                 Leitura, produção e interpretação

·                 Estrutura do texto

-        Paragrafação

-        Acentuação

-        Pontuação

-        Concordância verbal e nominal

-        Vocabulário

-        Maiúsculas e minúsculas

·       Ortografia:palavras com som de x

·       Gramática: substantivo e  preposição,

-         Revisão das acentuações

 

3º BIMESTRE

 

·       Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

-         Leitura, produção e interpretação

-         Estrutura do texto

-         Paragrafação

-         Acentuação

-         Pontuação

-         Concordância verbal e nominal

-         Vocabulário

-         Maiúsculas e minúsculas

·            Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

·       Gramática

-         Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

-         Adjetivo e locução adjetiva

 

 

4º BIMESTRE

 

·       Textos informativos e expositivos

-         Leitura, produção e interpretação

-         Estrutura do texto

-        Paragrafação

-        Acentuação

-        Pontuação

-        Concordância verbal e nominal

-        Vocabulário

-        Maiúsculas e minúsculas

·       Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

·       Gramática

·       Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

·       Numeral

 

MATEMATICA

 

OBJETIVOS

 

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

 

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 

·       Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;

·       Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

 

 

 

 

 

 

 

EIXOS

habilidades

Operações com números

·       Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

·       Campo aditivo e multiplicativo,

·       Compor e decompor números,

·       Reconhecer ordens e classes,

·       Citar o antecessor e sucessor dos números,

·       Sistema monetário,

·       Expressões numéricas,

·       Cálculo mental,

·       Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

·       Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma

·       Compor de decompor figuras geométricas planas,

·       Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

·       Associar sólidos ao seu molde.

·       Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas

·       Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

·       Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.

 

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

·       Números

-         S.N.D até 1.000

-         Leitura

-         Escrita

-         Composição e decomposição

-         Ordem crescente e decrescente

-         Sucessor e antecessor

-         Algarismos romanos

-         Números – ordens e classes

-         Situações problemas

-         Adição e subtração simples e com reserva

·       Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

·       Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

·       Números

·       Adição e subtração com reserva

-         Multiplicação com até 3 algarismos

-         Situações problemas  com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

·       Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

·       Espaços e formas: paralelepípedo

·       Tratamento de informação: Noções de gráficos

 

 

3º BIMESTRE

·       Números

-         Adição, subtração e multiplicação

-         Divisão com 2 algarismos

-         Situações problemas  com as quatro operações

·       Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

·       Grandezas e medidas: perímetros

·       Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

·       Espaços e formas: Ângulos

 

4º BIMESTRE

·       Números

-         Multiplicação  e divisão com 3 algarismos

-         Situações problemas  com as quatro operações

·       Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

·       Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

·       Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

·       Espaços e formas: polígonos

 

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

 

·       Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

·       Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

·       Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

·       Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

 

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 

·       Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

·       Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

·       Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

 

 

EIXOS

conteúdos

Ambiente

·       Relação entre os seres vivos e o ambiente,

·       Características da água, do ar e da atmosfera.

Ser humano e saúde

·       Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,

·       Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.

Recursos Tecnológicos

·       Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,

·       Doenças de veiculação hídrica

·       Meios de proliferação e transmissão de doenças

 

CONTEÚDOS

 

1º BIMESTRE

·       Investigando a matéria

-         Estados físicos

-         Propriedades e transformações da matéria

·       A água na terra

-         Preservando a água no nosso planeta

-         Estados físicos

-         O ciclo da água

-         A água e as misturas

·                 O ar e a atmosfera

 

2º BIMESTRE

·       O alimento e os seres vivos

-         Cadeias alimentares

-         As relações ecológicas

-         Os ecossistemas

·       Nutrição do corpo humano

-         Para que servem os alimentos

-         Bons alimentares

-         A digestão dos alimentos

 

3º BIMESTRE

·       Atividades do corpo humano

-         Atividades de: respiração, circulação e excreção

 

4º BIMESTRE

 

·       A tecnologia e os alimentos

-         Conservação e industrialização dos alimentos

-         Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos

 

HISTÓRIA

 

OBJETIVOS

 

·       ·Sua identidade e origem na história;

·       Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

·       Conhecer a os fatos históricos do estado

·       Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

·       Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

 

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 

·       Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

·       Registrar informações pessoais;

·       Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas

 

EIXOS

Conteúdos

História das organizações populacionais

·       Origem do Estado.

·       Populações locais (indígenas)

·       Organização do espaço,

·       Os indígenas no RN,

·       Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.

·       Movimentos que aconteceram no RN,

·       Imposições culturais e religiosas no RN,

·       Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas

·       Ocupação do espaço do RN,

·       Confederação dos Índios Cariris,

·       Revoltas pela Independência

·       Abolição dos escravos Brasil e RN,

·       Governos do estado do RN,

·       Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

 

1º BIMESTRE

·       Os povos indígenas do Brasil

·       Descobrimento

·       Os povos africanos

·       Origem do RN: população e colonização

·       Organização do espaço do RN

 

 

 

2º BIMESTRE

·       Movimentos que aconteceram no RN,

·       Imposições culturais e religiosas no RN,

·       Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

·       Movimentos que aconteceram no RN,

·       Imposições culturais e religiosas no RN,

·       Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

·       Abolição dos escravos Brasil e RN,

·       Governos do estado do RN,

·       Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

 

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA

 

OBJETIVOS

 

·       Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

·       Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

·       Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 

·                                                                                                                           Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

·       Identificar os limites e governo do Estado;

·       Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

 

 

 

 

EIXOS

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais

·       A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN

·       Natureza, economia do RN

Cartografia

·       Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.

 

 

1º BIMESTRE

·       A Terra ( livro)

-         Conhecendo o nosso planeta

-         A forma e os movimentos

-         Oceanos e continentes

·       A representação da Terra

-         Mapas

-         A representação do espaço no papel

·       A localização no planeta Terra

-         Paralelos e meridianos

-         Os lugares e a sua localização

 

 

 

 

2º BIMESTRE

·       A geografia e o Rio Grande do Norte

-                   O RN e a região nordeste

-                   O RN na América do sul e no mundo

 

3º BIMESTRE

·       A construção do espaço do RN

-         As nações indígenas

-         Ocupação e colonização do espaço do RN

 

4º BIMESTRE

 

·       O RN: natureza e economia

 

ARTES

 

 

OBJETIVO

·       Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

 

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

·       Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.

·       Música

·       Dança

·       Teatro

·       Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

·       Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.

·       Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

    O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

    Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

OBJETIVO

·       Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.

 

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

·       Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.

 

CONTEÚDOS

·       Ginástica

·       Danças

·       Jogos

·       Brinquedos cantados e cantigas de roda

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

        As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.

-         Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;

-         Iniciação aos jogos esportivos;

-         Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

 

 

ENSINO RELIGIOSO

    As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

    Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola.

 

 

 

 

5º ano “U”

 

 

Língua Portuguesa

 

OBJETIVOS:

 

·       Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

·       Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

·       Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

·       Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 

·       Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;

·       Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;

·       Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;

·       Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.

·       Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;

·       Apreciar textos literários;

·       Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;

·       Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;

·       Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;

·       Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;

·       Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;

·       Usar a acentuação correta;

·       Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;

·       Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;

·       Ler com ritmo e entonação correta;

·       Explicitar o assunto do texto;

·       Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;

·       Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.

·       Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;

·       Levantar as idéias principais do texto para organizá-las em seqüência lógica;

·       Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc...

 

EIXOS

habilidades

Linguagem oral

·       Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

·       Roda de conversa,

·       Considerar as opiniões de outras pessoas numa situação comunicativa,

·       Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

·       Relatar experiências vividas,

·       Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

·       Defender suas ideias com argumentação,

·       Criticar conteúdos tratados em textos lidos.

Prática de leitura

·       Leitura compartilhada diária,

·       Roda  de  leitores,

·       Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

·       Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

·       Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

·       Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

·       Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

·       Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

·       Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

·       Consulta ao dicionário.

 

Prática Escrita e produção de texto

·       Empregar letra maiúscula corretamente,

·       Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

·       Utilização correta da pontuação,

·       Grafia correta das palavras,

·       Segmentação correta de textos,

·       Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância.

CONTEÚDOS: Divididos por bimestres

 

1º BIMESTRE

·       Produção e reescrita de textos: contos de fadas, poéticos e instrucionais

·       Leitura, produção e interpretação

-         Paragrafação

-         Acentuação

-         Pontuação

-         Concordância verbal e nominal

-         Vocabulário

-         Maiúsculas e minúsculas

-         Ortografia – s/z, x, c,ç, ss, s e x, r e rr, sílabas terminadas em l ou u

-         Encontros vocálicos:ditongo, tritongo, hiato;

-         Encontros consonantais e dígrafos

-         Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas – observando a acentuação

-         Gramática

-         Substantivos – gênero, número e grau

-         Classificação dos substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado e coletivo

 

 

2º BIMESTRE

·         Produção e reescrita de textos: narrativos e de propaganda

·                 Leitura, produção e interpretação

·                 Estrutura do texto

-        Paragrafação

-        Acentuação

-        Pontuação

-        Concordância verbal e nominal

-        Vocabulário

-        Maiúsculas e minúsculas

·       Ortografia:sons do x, uso do x e ch, uso do s/z ( s após consoante), h inicial, terminações com ESA e EZA.

·       Gramática

-         Adjetivo: gênero, número e grau

-         Verbo : pessoas do verbo, conjugações ( presente, passado  e futuro) tempos verbais no texto.

-         Tipos de frase

-         Sinônimo e antônimo

-         Interjeições e preposições

3º BIMESTRE

 

·       Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

-         Leitura, produção e interpretação

-         Estrutura do texto

-         Paragrafação

-         Acentuação

-         Pontuação

-         Concordância verbal e nominal

-         Vocabulário

-         Maiúsculas e minúsculas

·            Ortografia: Uso das palavras como: TEM, TÊM, VEM, VÊM, TRAZ, TRAS, MAL e MAU.     

·       Revisão das acentuações

·       Gramática

-         Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

-         Artigo definido e indefinido

-         Verbos- conjugação de todos os tempos dos verbos no modo indicativo

 

 

4º BIMESTRE

 

·       Textos informativos

-         Leitura, produção e interpretação

-         Estrutura do texto

-        Paragrafação

-        Acentuação

-        Pontuação

-        Concordância verbal e nominal

-        Vocabulário

-        Maiúsculas e minúsculas

·       Ortografia: m antes de p e b, m no final, emprego do porque, por que, porquê e por quê, l, lh, nh, ch, sc

·       Gramática

·       Sujeito – simples e composto e predicado

·       Verbo- conjugação de todos os tempos do modo subjuntivo

 

 

 

 

Matemática

OBJETIVOS

 

·       Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;

·       Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.

·       Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.

·       Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 

·       Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;

·       Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;

·       Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;

·       Armar e efetuar as quatro operações básicas;

·       Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;

·       Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;

·       Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;

·       Identificar planificações de formas tridimensionais;

·       identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;

·       Construir e interpretar tabelas e gráficos;

·       Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.

 

 

EIXOS

habilidades

Operações com números

·       Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

·       Campo aditivo e multiplicativo,

·       Compor e decompor números,

·       Reconhecer ordens e classes,

·       Citar o antecessor e sucessor dos números,

·       Sistema monetário,

·       Expressões numéricas,

·       Cálculo mental,

·       Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

·       Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma

·       Compor de decompor figuras geométricas planas,

·       Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

·       Associar sólidos ao seu molde.

·       Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas

·       Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

·       Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.

 

 

 

 

CONTEÚDOS

 

 

1º BIMESTRE

·       Números

-         S.N.D( sistema de numeração decimal) até 5.000

-         Leitura

-         Escrita

-         Composição e decomposição

-         Ordem crescente e decrescente

-         Sucessor e antecessor

-         Situações problemas

-         Adição e subtração simples e com reserva

-         Multiplicação e divisão com 1 algarismo

·       Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

·       Espaço e forma: sólidos geométricos e figuras planas

·       Tratamento de informação: leitura e interpretação de tabelas.

 

2º BIMESTRE

·       S.N.D até 10.000

-         leitura S.N.D até 10.000

-         Leitura

-         Escrita

-         Composição e decomposição

-         Ordem crescente e decrescente

-         Sucessor e antecessor

-         Adição e subtração com reserva

-         Multiplicação e divisão com 2 algarismos

-         Situações problemas com as quatro operações

-         Frações:

-         Frações de um número, fração de um todo(fruta, 1 litro, 1 kg, pizza,...)

-         Fração de um conjunto de elementos

-         Tipos de frações: própria, imprópria, mista, aparente e equivalente

-         As quatro operações com frações homogêneas

·       Sistema monetário – em situações problemas

·       Grandezas e medidas: medidas de massa : múltiplos e submúltiplos e situações problemas

·       Espaço e forma: Poliedros

·       Tratamento de informação: noções de gráficos

 

 

3º BIMESTRE

 

·       S.N.D até 15.000

-         Leitura

-         Escrita

-         Composição e decomposição

-         Adição e subtração com reserva

-         Multiplicação  e divisão com 2 algarismos

-         Situações problemas  com as quatro operações

·       Números Decimais: Escrita, relação com frações, situações problemas, as quatro operações

·       Grandezas e medidas: medidas de comprimento e superfície: múltiplos e submúltiplos

-         Cálculo de perímetro e área

-         Situações problemas

·       Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos

·       Espaço e forma: figuras bidimensionais e tridimensionais.

 

4º BIMESTRE

 

·       S.N.D até 20.000

-         Leitura

-         Escrita

-         Multiplicação  e divisão com 3 algarismos

-         Situações problemas  com as quatro operações

-         Expressões numéricas

·       Grandezas e medidas: medidas de capacidade e volume: múltiplos e submúltiplos, situações problemas, cálculo de volume, situações problemas

·       Cálculo do m.m.c

·       Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos

·       Espaço e forma: ?

·       Porcentagem

-         Estatística e porcentagem (gráficos)

-          

Ciências

OBJETIVOS

 

·       Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

·       Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

·       Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

·       Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;

·       Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

 

EIXOS

CONTEÚDOS

Ambiente

·       O solo,

·       Sistema solar,

·       Biomas,

·       Ecossistemas

Ser humano e saúde

·       Corpo humano

·       Aparelhos do corpo humano

Recursos Tecnológicos

·       Formas e usos da energia

 

 

 

 

CONTEÚDOS

 

1º BIMESTRE

·       Sistema Solar

-         O que estuda a astronomia

-         O Sistema Solar: os planetas

-         Rotação e translação

·       A água na terra: Preservando a água no nosso planeta

·       Energia: formas e usos da energia

 

 

 

2º BIMESTRE

·       O Corpo Humano

-         Formação do corpo humano( cabeça, tronco e membros)

·       Nutrição do corpo humano

-         Para que servem os alimentos

-         Bons alimentares

-         Aparelho Digestivo

-         Aparelho Circulatório

 

3º BIMESTRE

·       Convivência entre os seres vivos

-         Ecossistema

-         Desequilíbrio ecológicos

·       Tipos de  ambiente( livro p. 72-86

·       Aparelho Respiratório

·       Sistema nervoso

 

 

4º BIMESTRE

·       A reprodução humana

·       Doenças da atualidade

·       Árvore genealógica

·       A reprodução dos animais e das plantas (86 a 95)

-         A reprodução  dos animais

-         A reprodução dos vegetais

·       Aparelho Excretor

 

 

Geografia

 

OBJETIVOS

 

·       Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;

·       Demonstrar o domínio de tempo e espaço;

·       Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;

·       Reconhecer e utilizar a  linguagem cartográfica;

·       Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 

·       Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;

·       Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;

·       Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;

·       Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;

·       Compreender as divisões do planisfério;

·       Identificar os meios de orientação e localização;

·       Compreender e identificar o território brasileiro;

·       Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;

·       Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.

 

 

EIXOS

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais

·       A construção do espaço do Brasil na America do sul e no mundo.

Espaço geográfico do Brasil

·       Regiões do pais e suas diferenças

Cartografia

·       Estudo do mapa do Brasil  e sua localização.

 

1º BIMESTRE

·       A Terra ( livro)

-         Conhecendo o nosso planeta

-         A forma e os movimentos

-         Oceanos e continentes

·       A localização no planeta Terra

-         Paralelos e meridianos

-         Os lugares e a sua localização

·       A população brasileira

-         A distribuição da população no território

-         A formação da população brasileira

 

2º BIMESTRE

·       Divisão Política e regional do Brasil

·       O Brasil e suas regiões

-         Região Norte

-         Região Nordeste

 

3º BIMESTRE

·       Região Centro- Oeste

·       Região Sudeste

·       Região sul

 

4º BIMESTRE

·       O Brasil e a América do Sul

·       O Brasil no mundo

 

História

OBJETIVOS

 

·       Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;

·       Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

·       Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;

·       Conhecer a história do Brasil em suas diferentes épocas

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 

·       Reconhecer-se como sujeito histórico;

·       Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;

·       Desenvolver habilidades de pesquisa;

·       Manifestar pensamento autônomo;

·       Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.

·       Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;

·       Identificar a importância  dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;

·       Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;

·       Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;

·       Buscar informações em diferentes fontes;

·       Descobrir e compreender diferenças culturais;

 

 

EIXOS

CONTEÚDOS

História das organizações populacionais

·       Descobrimento

·       Capitanias Hereditárias,

·       Brasil colônia,

·       Império,

·       Republica,

·       Ditadura,

·       Democracia.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.

·       Revoluções e guerras no Brasil e no mundo

Organizações  Políticas e Administrativas

·       Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

 

CONTEÚDOS

 

1º BIMESTRE

·       Descobrimento

·       Capitanias hereditárias

·       O Brasil colônia

·       A sociedade do ouro

·       Autonomia do Brasil: independência

 

2º BIMESTRE

 

·       Brasil: Império

-         O primeiro império

-         Segundo império

-         Da Monarquia a República

3º BIMESTRE

 

·       O Brasil:

-         O tempo dos coronéis

-         O longo governo de Vargas

 

4º BIMESTRE

·       Entre a democracia e a ditadura

·       Nosso tempo.

 

 

ARTES

 

 

OBJETIVO

·       Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

 

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

·       Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.

·       Música

·       Dança

·       Teatro

·       Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

·       Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.

·       Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

    O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

    Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

OBJETIVO

·       Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.

 

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

·       Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.

 

CONTEÚDOS

·       Ginástica

·       Danças

·       Jogos

·       Brinquedos cantados e cantigas de roda

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

        As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.

-         Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;

-         Iniciação aos jogos esportivos;

-         Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

 

ENSINO RELIGIOSO

    As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

    Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola.

 

 

 

Metodologias

 

Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.

Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:

·                    Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.

·                    Recortes de jornais e revistas;

·                    Debates;

·                    Brincadeiras;

·                    Cartazes;

·                    Gráficos e tabelas;

·                    CDs áudio;

·                    CD ROM;

·                    Aparelho de som;

·                    Vídeo;

·                    Músicas;

·                    Letras de músicas;

·                    Mapas;

·                    Jogos variados;

·                    Leituras diversificadas;

·                    Lápis de cor;

·                    Materiais de texturas diferentes para colagens;

·                    Rótulo de produtos;

·                    Gibis;

·                    Desenhos;

·                    Cartolina;

·                    Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;

·                    Textos literários: poesias, histórias, contos.

 

 

Avaliação:

 

     A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.

      A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.

      Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.

      O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção.

 

BIBLIOGRAFIA

 

v       PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORO

SECRETÁRIA MUNICIPAL DA CIDADANIA

GERÊNCIA EXECUTIVA DA EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL LIONS MOSSORÓ CENTRO

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO ANUAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Turmas:

4º E 5º ANO

 

 

 

PROFESSORA: Ecilvia Batista de Araújo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mossoró, RN de Fevereiro de 2010

24