05/03/2010

5º_ANO

 

Escola Municipal Piratini

Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

Parecer Descritivo de Rendimento do Aluno

 

Aluno(a):

Data Nasc.:

 

Professor(a):

Ciclo:

Etapa/Ano:

Faltas:

Pontualidade:

(  ) satisfatória

(  ) insatisfatória

Atendimentos:

Parecer:

Observações:

Progressão:

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – Ciclo II, 2ª etapa.

(5º Ano - Ensino Fundamental de nove anos)

 

 

MATEMÁTICA

Registra com compreensão quantidades até milhão;

Utiliza-se das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação para resolver situações;

Resolve problemas que envolvam raciocínio proporcional;

Utiliza-se de diferentes unidades para medir distância, altura, espessura, massa e capacidade adequadamente;

Compreende o significado de números fracionários, leitura e representação  em relação a um inteiro e de uma certa quantidade;

Resolve adições e subtrações com números fracionários;

Reconhece e entende o significado de porcentagem aplicando-o adequadamente em situações problemas;

Determina a área e o perímetro de figuras, diferenciando-os;

Analisa, coleta e representa informações que são apresentadas em linguagem gráfica, percebendo a intencionalidade com que elas foram representadas;

Observa dados em pesquisas e textos e a partir desta constrói  tabelas e gráficos;

Produz textos escritos a partir de interpretação de gráficos e tabelas.

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Expõe suas idéias com clareza, objetividade e consistência argumentativa;

Articula corretamente as palavras;

Utiliza entonação adequada ao relatar fatos e idéias;

Utiliza novas palavras com adequação;

Planeja sua fala em situações formais;

Utiliza entonação adequada ao relatar fatos;

Compreende a relação oralidade/escrita;

Identifica portadores de texto;

Produz diferentes tipos de texto com: unidade temática, seqüência lógica, consistência argumentativa;

Utiliza adequadamente os elementos de apresentação (apresentação, legibilidade, margem, vocativo, titulo, assinatura);

Segmenta as palavras observando o padrão silábico;

Compreende as funções dos sinais de pontuação e os utiliza em suas produções adequadamente;

Utiliza os sinais de acentuação obedecendo a convencionalidade da língua;

Organiza adequadamente as idéias do seu texto em parágrafos;

Faz uso da concordância nominal e verbal;

Utiliza elementos coesivos para articular palavras, frases e parágrafos eliminando repetições desnecessárias e mantendo a coerência;

Faz uso do discurso direto adequadamente em suas produções;

Faz uso do discurso indireto adequadamente em suas produções;

Sintetiza o texto a partir da identificação da idéia central da cada parágrafo;

Produz textos escritos  considerando as características do gênero (poético, narrativo, descritivo, informativo, quadrinha) com seqüência lógica, unidade temática, coerência e consistência argumentativa;

Produz leituras de diferentes textos com fluência compreendendo o significado;

Compreende idéias contidas em símbolos usuais;

Identifica o gênero textual e sua finalidade;

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto;

Infere informações explícitas no texto;

Infere informações implícitas no texto;

Reconhece diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam de um mesmo assunto.

 

 

CIÊNCIAS

Reconhece que no corpo humano, assim como no de todos os seres vivos, existe uma organização;

Localiza os principais órgãos dos sistemas do corpo humano em representações figurativas;

Estabelece relação entre os sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor para compreender o corpo como um todo integrado: transformações sofridas pelo alimento na digestão e na respiração, transporte dos materiais pela circulação e eliminação de resíduos pela urina;

Associa o processo da circulação com o transporte e distribuição de materiais pelo corpo;

Entende os movimentos do corpo como a relação entre esqueleto e músculos, reconhecendo a importância dos cuidados com a nutrição e a prevenção de acidentes;

Estabelece relação entre o sistema nervoso e hormonal, as funções do corpo e a percepção do ambiente;

Associa a realização dos movimentos com a atividade dos músculos, ossos e nervos;

Descreve as mudanças que ocorrem no corpo humano nas diferentes fases da vida.

 

 

HISTÓRIA

Reconhece a organização econômica, social e cultural do Paraná, nos diferentes momentos históricos;

Reconhece como ocorreu a construção e a ocupação do espaço paranaense, estabelecendo relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade nesses diferentes contextos;

Compreende como ocorre a construção da identidade paranaense no contexto brasileiro, percebendo as diversidades culturais, étnicas e religiosas;

Identifica a origem das famílias da comunidade/alunos observando a nacionalidade, etnia, classe social, religião, costumes, reconhecendo a identidade individual e coletiva;

Contextualiza os deslocamentos (migração, imigração) de diferentes grupos no Brasil e no Paraná e a inserção desses nas atividades econômicas, evidenciando a diversidade cultural resultante desse processo em diferentes tempos;

Identifica as relações de poder, trabalho e de consumo na sociedade, percebendo os processos de mudança;

Compreende como se constitui a organização política do Paraná e de Curitiba no contexto brasileiro, percebendo as mudanças e permanências que ocorrem nesses diferentes momentos históricos;

Percebe-se ser humano, buscando sua identidade em suas relações com os diferentes grupos com os quais convive, identificando seus direitos e deveres;

Identifica e participa de ações coletivas desenvolvendo uma atitude de preservação, resgatando as tradições e respeitando o patrimônio étnico, natural e cultural;

Demonstra, em suas produções escritas e orais, o entendimento de que existe influência da mídia nos padrões de conduta e no modo de viver das pessoas na sociedade atual.

 

 

GEOGRAFIA

Compreende os diferentes espaços: país, estado, região, região metropolitana município e bairro;

Estabelece relação entre os espaços e entende a função administrativa de cada um deles;

Faz uso adequado das direções  colaterais;

Compreende a função da legenda nos mapas, utilizando-as para a sua interpretação;

Utiliza a linguagem cartográfica para obter informações e representar o espaço geográfico;

Identifica título, orientação, escala e legenda durante a leitura e representações que constrói de áreas do espaço real;

Conceitua relevo, clima, vegetação e hidrografia estabelecendo relação entre eles;

Compreende a paisagem enquanto resultado da inter-relação entre os elementos naturais: clima, relevo, vegetação e hidrografia;

Compreende a inter-relação dos elementos da natureza e sua  interdependência;

Percebe que as diferentes formas de ocupação e construção do espaço retratam a pluralidade cultural;

Reconhece na tecnologia um meio para ampliar conhecimento e suprir necessidades criadas pela sociedade;

Distingue o conceito de urbano e rural identificando as diferentes atividades e sua interdependência;

Compreende que o ambiente resulta da presença, interferência e inter-relação dos seres humanos;

Identifica as principais conseqüências  causadas pelo crescimento demográfico;

Identifica o relevo, a vegetação e o clima do Paraná;

Percebe a importância do trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Paraná;

Reconhece-se como sujeito modificador do meio em que vive;

Reconhece e localiza as características das paisagens locais e compara com as de outros espaços;

Compreende algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pela ação humana;

Indica atitudes em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da qualidade de vida.

 

 

ARTE

Reconhece a produção visual como patrimônio cultural e sua importância na sociedade;

Reconhece e identifica a interferência cultural nas estruturas artísticas visuais;

Reconhece a importância da conservação e preservação do patrimônio cultural;

Identifica diferentes técnicas e materiais aplicando-os  nas  suas produções artísticas;

Identificar os elementos formais da linguagem cênica: texto, personagem, caracterização, cenografia, iluminação e sonoplastia nas estruturas teatrais;

Representa suas idéias utilizando os elementos formais da linguagem cênica;

Identificar forma e conteúdo nas estruturas teatrais;

Utilizar a expressão corporal e jogos teatrais como preparação para a representação cênica;

Representar idéias atribuindo função simbólica aos elementos formais da linguagem cênica;

Perceber a forma e o conteúdo em diferentes composições de dança;

Identificar, nas estruturas artísticas, as qualidades dos elementos estruturais da dança –peso, fluência, espaço e tempo;

Perceber e identificar diferentes formas musicais.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Reconhece suas possibilidades de movimentação corporal dentro do conteúdo trabalhado, seus limites e seus avanços na execução do movimento;

Compreende e respeita as diferenças pessoais na execução do movimento corporal;

Interage corporalmente com os colegas dentro da prática vivenciada, com atitudes de respeito, superando preconceitos e discriminações;

Constrói a partir da reelaboração do conteúdo trabalhado, outras formas de movimentar-se corporalmente, com apoio dos professores e colegas;

Resolve situações de conflito com os colegas, por meio do diálogo.

 

 

ENSINO RELIGIOSO

Conhece as espiritualidades de algumas tradições religiosas, analisando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado;

Identifica ritos e rituais de algumas tradições religiosas, reconhecendo a importância do seu significado na vida dos adeptos;

Identifica os espaços sagrados, reconhecendo a sua função e significado.

 

 

 

 

__________________________________________________

                                                                          Assinatura do Pai ou Responsável

 

 

 

_______________________________________________ 

                                                                            Assinatura do Professor

 

 

 

 

Curitiba, ____ de _____________________de 200___.

1