Escola Municipal Piratini
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Parecer Descritivo de Rendimento do Aluno
Aluno(a): | Data Nasc.: |
Professor(a): | Ciclo: | Etapa/Ano: | |
Faltas: | Pontualidade: ( ) satisfatória ( ) insatisfatória | Atendimentos: | Parecer: |
Observações: | Progressão:
|
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – Ciclo II, 2ª etapa.
(5º Ano - Ensino Fundamental de nove anos)
MATEMÁTICA
Registra com compreensão quantidades até milhão; |
Utiliza-se das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação para resolver situações; |
Resolve problemas que envolvam raciocínio proporcional; |
Utiliza-se de diferentes unidades para medir distância, altura, espessura, massa e capacidade adequadamente; |
Compreende o significado de números fracionários, leitura e representação em relação a um inteiro e de uma certa quantidade; |
Resolve adições e subtrações com números fracionários; |
Reconhece e entende o significado de porcentagem aplicando-o adequadamente em situações problemas; |
Determina a área e o perímetro de figuras, diferenciando-os; |
Analisa, coleta e representa informações que são apresentadas em linguagem gráfica, percebendo a intencionalidade com que elas foram representadas; |
Observa dados em pesquisas e textos e a partir desta constrói tabelas e gráficos; |
Produz textos escritos a partir de interpretação de gráficos e tabelas. |
LÍNGUA PORTUGUESA
Expõe suas idéias com clareza, objetividade e consistência argumentativa; |
Articula corretamente as palavras; |
Utiliza entonação adequada ao relatar fatos e idéias; |
Utiliza novas palavras com adequação; |
Planeja sua fala em situações formais; |
Utiliza entonação adequada ao relatar fatos; |
Compreende a relação oralidade/escrita; |
Identifica portadores de texto; |
Produz diferentes tipos de texto com: unidade temática, seqüência lógica, consistência argumentativa; |
Utiliza adequadamente os elementos de apresentação (apresentação, legibilidade, margem, vocativo, titulo, assinatura); |
Segmenta as palavras observando o padrão silábico; |
Compreende as funções dos sinais de pontuação e os utiliza em suas produções adequadamente; |
Utiliza os sinais de acentuação obedecendo a convencionalidade da língua; |
Organiza adequadamente as idéias do seu texto em parágrafos; |
Faz uso da concordância nominal e verbal; |
Utiliza elementos coesivos para articular palavras, frases e parágrafos eliminando repetições desnecessárias e mantendo a coerência; |
Faz uso do discurso direto adequadamente em suas produções; |
Faz uso do discurso indireto adequadamente em suas produções; |
Sintetiza o texto a partir da identificação da idéia central da cada parágrafo; |
Produz textos escritos considerando as características do gênero (poético, narrativo, descritivo, informativo, quadrinha) com seqüência lógica, unidade temática, coerência e consistência argumentativa; |
Produz leituras de diferentes textos com fluência compreendendo o significado; |
Compreende idéias contidas em símbolos usuais; |
Identifica o gênero textual e sua finalidade; |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto; |
Infere informações explícitas no texto; |
Infere informações implícitas no texto; |
Reconhece diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam de um mesmo assunto. |
CIÊNCIAS
Reconhece que no corpo humano, assim como no de todos os seres vivos, existe uma organização; |
Localiza os principais órgãos dos sistemas do corpo humano em representações figurativas; |
Estabelece relação entre os sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor para compreender o corpo como um todo integrado: transformações sofridas pelo alimento na digestão e na respiração, transporte dos materiais pela circulação e eliminação de resíduos pela urina; |
Associa o processo da circulação com o transporte e distribuição de materiais pelo corpo; |
Entende os movimentos do corpo como a relação entre esqueleto e músculos, reconhecendo a importância dos cuidados com a nutrição e a prevenção de acidentes; |
Estabelece relação entre o sistema nervoso e hormonal, as funções do corpo e a percepção do ambiente; |
Associa a realização dos movimentos com a atividade dos músculos, ossos e nervos; |
Descreve as mudanças que ocorrem no corpo humano nas diferentes fases da vida. |
HISTÓRIA
Reconhece a organização econômica, social e cultural do Paraná, nos diferentes momentos históricos; |
Reconhece como ocorreu a construção e a ocupação do espaço paranaense, estabelecendo relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade nesses diferentes contextos; |
Compreende como ocorre a construção da identidade paranaense no contexto brasileiro, percebendo as diversidades culturais, étnicas e religiosas; |
Identifica a origem das famílias da comunidade/alunos observando a nacionalidade, etnia, classe social, religião, costumes, reconhecendo a identidade individual e coletiva; |
Contextualiza os deslocamentos (migração, imigração) de diferentes grupos no Brasil e no Paraná e a inserção desses nas atividades econômicas, evidenciando a diversidade cultural resultante desse processo em diferentes tempos; |
Identifica as relações de poder, trabalho e de consumo na sociedade, percebendo os processos de mudança; |
Compreende como se constitui a organização política do Paraná e de Curitiba no contexto brasileiro, percebendo as mudanças e permanências que ocorrem nesses diferentes momentos históricos; |
Percebe-se ser humano, buscando sua identidade em suas relações com os diferentes grupos com os quais convive, identificando seus direitos e deveres; |
Identifica e participa de ações coletivas desenvolvendo uma atitude de preservação, resgatando as tradições e respeitando o patrimônio étnico, natural e cultural; |
Demonstra, em suas produções escritas e orais, o entendimento de que existe influência da mídia nos padrões de conduta e no modo de viver das pessoas na sociedade atual. |
GEOGRAFIA
Compreende os diferentes espaços: país, estado, região, região metropolitana município e bairro; |
Estabelece relação entre os espaços e entende a função administrativa de cada um deles; |
Faz uso adequado das direções colaterais; |
Compreende a função da legenda nos mapas, utilizando-as para a sua interpretação; |
Utiliza a linguagem cartográfica para obter informações e representar o espaço geográfico; |
Identifica título, orientação, escala e legenda durante a leitura e representações que constrói de áreas do espaço real; |
Conceitua relevo, clima, vegetação e hidrografia estabelecendo relação entre eles; |
Compreende a paisagem enquanto resultado da inter-relação entre os elementos naturais: clima, relevo, vegetação e hidrografia; |
Compreende a inter-relação dos elementos da natureza e sua interdependência; |
Percebe que as diferentes formas de ocupação e construção do espaço retratam a pluralidade cultural; |
Reconhece na tecnologia um meio para ampliar conhecimento e suprir necessidades criadas pela sociedade; |
Distingue o conceito de urbano e rural identificando as diferentes atividades e sua interdependência; |
Compreende que o ambiente resulta da presença, interferência e inter-relação dos seres humanos; |
Identifica as principais conseqüências causadas pelo crescimento demográfico; |
Identifica o relevo, a vegetação e o clima do Paraná; |
Percebe a importância do trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Paraná; |
Reconhece-se como sujeito modificador do meio em que vive; |
Reconhece e localiza as características das paisagens locais e compara com as de outros espaços; |
Compreende algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pela ação humana; |
Indica atitudes em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da qualidade de vida. |
ARTE
Reconhece a produção visual como patrimônio cultural e sua importância na sociedade; |
Reconhece e identifica a interferência cultural nas estruturas artísticas visuais; |
Reconhece a importância da conservação e preservação do patrimônio cultural; |
Identifica diferentes técnicas e materiais aplicando-os nas suas produções artísticas; |
Identificar os elementos formais da linguagem cênica: texto, personagem, caracterização, cenografia, iluminação e sonoplastia nas estruturas teatrais; |
Representa suas idéias utilizando os elementos formais da linguagem cênica; |
Identificar forma e conteúdo nas estruturas teatrais; |
Utilizar a expressão corporal e jogos teatrais como preparação para a representação cênica; |
Representar idéias atribuindo função simbólica aos elementos formais da linguagem cênica; |
Perceber a forma e o conteúdo em diferentes composições de dança; |
Identificar, nas estruturas artísticas, as qualidades dos elementos estruturais da dança –peso, fluência, espaço e tempo; |
Perceber e identificar diferentes formas musicais. |
EDUCAÇÃO FÍSICA
Reconhece suas possibilidades de movimentação corporal dentro do conteúdo trabalhado, seus limites e seus avanços na execução do movimento; |
Compreende e respeita as diferenças pessoais na execução do movimento corporal; |
Interage corporalmente com os colegas dentro da prática vivenciada, com atitudes de respeito, superando preconceitos e discriminações; |
Constrói a partir da reelaboração do conteúdo trabalhado, outras formas de movimentar-se corporalmente, com apoio dos professores e colegas; |
Resolve situações de conflito com os colegas, por meio do diálogo. |
ENSINO RELIGIOSO
Conhece as espiritualidades de algumas tradições religiosas, analisando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado; |
Identifica ritos e rituais de algumas tradições religiosas, reconhecendo a importância do seu significado na vida dos adeptos; |
Identifica os espaços sagrados, reconhecendo a sua função e significado. |
__________________________________________________
Assinatura do Pai ou Responsável
_______________________________________________
Assinatura do Professor
Curitiba, ____ de _____________________de 200___.
1