05/03/2010

Planejamento 4ª série

4ª série

Metas:

 

1.    Construir uma educação de qualidade em todas as dimensões, com 100% de alfabetização, práticas de leitura e escrita.

2.    Proporcionar ao aluno uma aprendizagem associada à realidade que o cerca, buscando a leitura  e a escrita social.

3.    Apresentar os conceitos matemáticos adequados ao nível de compreensão e assimilação dos alunos de forma clara, prática, real e concreta.

4.    Desenvolver o espírito crítico e o interesse por assuntos científicos, históricos e geográficos, atuais e passados.

 

Língua Portuguesa

 

Objetivos:

 

1.    Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

2.    Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

3.    Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

4.    Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

 

Expectativas de aprendizagem:

 

Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:

 

  1. Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;

2.    Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;

3.    Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;

4.    Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.

5.    Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;

6.    Apreciar textos literários;

7.    Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;

8.    Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;

9.    Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;

10.                     Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;

11.                     Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;

12.                     Usar a acentuação correta;

13.                     Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;

14.                     Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;

15.                     Ler com ritmo e entonação correta;

16.                     Explicitar o assunto do texto;

17.                     Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;

18.                     Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.

19.                     Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;

20.                     Levantar as idéias principais do texto para organiza-las em seqüência lógica;

21.                     Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc...

 

Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

 

Conteúdos

habilidades

Linguagem oral

Leitura de imagens, recontar histórias de diferentes gêneros textuais, hora da notícia, roda de conversa, declamar poesias, apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, relatar experiências vividas, formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal.

Prática de leitura

Leitura  compartilhada diária, roda  de  leitores, leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, consultar diferentes acervos e fontes com vários propósitos, ler para divertir, informar, estudar e pesquisar.

 

Análise e reflexão sobre a língua

Identificar elementos de organização  textual, examinar o uso de recursos gráficos, explorar o vocabulário, apresentando o dicionário e o seu uso aplicado,  explorar listagens para exercitar a ordem alfabética, segmentar o texto em palavras e em parágrafos, segmentar  as sílabas, pontuar, respeitar regularidades contextuais, ortográficas, gramaticais e acentuar corretamente, localizar informações explícitas e implícitas, distinguir causa/conseqüência, fato/opinião, identificar a ordem seqüencial, reconhecer o tema.

 

Prática de produção de texto

Produzir, revisar e reescrever vários gêneros textuais, individualmente, em duplas e/ou coletivamente, próprios e/ou de outros.

 

Gêneros textuais:

·        Esfera cotidiana: receitas, listagens, cartas, regras de jogos, bilhetes, histórias em quadrinhos, roteiros;

·        Esfera escolar: verbetes de curiosidades, verbetes de enciclopédias, diagrama, textos de divulgação científica;

·        Esfera jornalística: manchetes, notícias, legendas, entrevistas, reportagens, propagandas;

·        Esfera literária ( prosa ) contos tradicionais, contos acumulativos, literatura infantil, conto de repetição, fábulas, lendas, mitos, contos de assombração;

·        Esfera literária ( verso ) cantigas, trava-línguas, adivinhas, trovas, poemas, parlendas, canções, cordel, poesias.

 

 

1º bimestre:

·        Alfabeto

·        Encontro vocálico

·        Encontro consonantal

·        Dígrafos

·        Classificação quanto ao número de sílabas

·        Sílaba tônica – classificação

·        Acentuação – agudo e circunflexo

·        Pontuação – ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos e travessão

·        Palavras com ns

·        Palavras com r inicial, r entre as vogais e r dobrado

·        Palavras com l ou u

·        Palavras com s inicial e s depois de consoante

·        Produção de frases

·        Escrita de pequena receita

·        Poema com rima

·        Descrição do objeto

·        Final de história

·        Produção de texto a partir de uma seqüência de cenas.

 

2º bimestre:

·        Pontuação – vírgula, reticências e aspas

·        Substantivo – comum, próprio e coletivo

·        Artigo

·        Substantivo – primitivo, derivado, simples, composto, concreto e abstrato

·        Substantivo – comum de dois gêneros, sobrecomum, epiceno

·        Gênero do substantivo

·        Número do substantivo

·        Palavras com s entre vogais e s dobrado

·        Palavras com ce,ci e ç

·        Palavras com z

·        Palavras com s e z finais

·        Criação e descrição de personagens com produção de texto

·        Produção de texto coletivo

·        Produção de texto com transformação da conduta das personagens dos contos de fada

·        Produção de texto com final de história escolhido pelo aluno

·        Complementação de diversos tipos de balão – HQ

·        Produção e ilustração de texto com tema à escolha do aluno

·        Redação de bilhete

 

3º bimestre:

·        Grau do substantivo

·        Adjetivo – locução adjetiva e adjetivo pátrio

·        Grau do adjetivo – comparativo e superlativo

·        Numeral

·        Pronome pessoal

·        Pronome – demonstrativo, possessivo e indefinido

·        Verbo – conjugação, tempo e modo

·        Palavras com s tendo som de z e com z

·        Palavras com ge,gi e je, ji

·        Palavras com gu e qu

·        Palavras com lh e l

·        Palavras com ch e x

·        Palavras com e/i e o/u

·        Produção de textos com apoio de um roteiro

·        Produção de texto com lógica

·        Produção de texto narrativo

·        Produção de texto de acordo com uma gravura

·        Produção de texto a partir e uma discussão sobre tema ecológico, envolvendo um texto de leitura

·        Reprodução de texto

 

4º bimestre:

·        Conjugação de verbos regulares

·        Advérbio

·        Interjeição

·        Preposição – uso da crase

·        Sujeito e predicado

·        Uso das palavras mais e mas

·        Palavras terminadas em ao e am

·        Palavras com encontro consonantal

·        Sons do x

·        Produção de anúncio

·        História enigmática

·        Produção de texto com tema proposto

·        Produção de texto, escolhendo um dos temas mágicos

·        Produção de textos de acordo com uma seqüência lógica

·        Produção de texto com final apresentado

·        Carta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matemática

 

Objetivos:

 

1.    Compreender e utilizar  os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;

2.    Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.

3.    Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.

4.    Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.

 

Expectativas de aprendizagem:

 

Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:

 

1.    Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;

2.    Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;

3.    Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;

4.    Armar e efetuar as quatro operações básicas;

5.    Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;

6.    Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;

7.    Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;

8.    Identificar planificações de formas tridimensionais;

9.    identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;

10.                     Construir e interpretar tabelas e gráficos;

11.  Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.

 

Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

 

Conteúdos

habilidades

Sistema de numeração decimal

Leitura, escrita, ordenação e comparação de números naturais, sequências numéricas, valor posicional, jogos de trilha, contagem com diferentes propósitos.

Operações com números naturais

Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações, campo aditivo e multiplicativo, sistema monetário, expressões numéricas, cálculo mental, múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

Espaço e forma

Ampliação e redução de figuras, simetria, estruturas geométricas, identificação de figuras tridimensionais,  retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, semi-reta,   polígonos , poliedros e ângulos

Grandezas e medidas

Medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.

 

 

 

 

1º bimestre:

·        Representação dos números

·        Sistema de Numeração Decimal

·        Números ordinais

·        Números romanos

·        Situações problemas

·        Operações com números naturais

·        Noções de frações

·        Espaço e orientação

·        Retas – semi-reta

·        Gráficos  e tabelas

·        Medidas de comprimento

 

2º bimestre:

·        Operações com números naturais

·        Situações problemas

·        Sistema de Numeração Decimal

·        Expressões numéricas

·        Sistema monetário

·        Sólidos geométricos

·        Medidas de tempo

·        Múltiplos e divisores

·        Operações com frações

·        Vistas e planos

·        Frações equivalentes

·        Probabilidade

·        Gráficos  e tabelas

 

3º bimestre:

·        Operações com números naturais

·        Situações problemas

·        Sistema de Numeração Decimal

·        Medidas de capacidade

·        Decimais

·        Polígonos

·        Poliedros

·        Simetria

·        Comparação de frações

·        Estatística

·        Gráficos  e tabelas

 

4º bimestre:

·        Operações com números naturais

·        Situações problemas

·        Sistema de Numeração Decimal

·        Medidas de superfície

·        Porcentagem

·        Ângulos

·        Medidas de volume

·        Área

·        Gráficos  e tabelas

 

 

 

 

 

 

 

 

Ciências

Objetivos:

 

1.    Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

2.    Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática  conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

3.    Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

4.    Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;

5.    Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

 

Expectativas de aprendizagem:

 

Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:

 

1.    Observar, registrar  e comunicar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes;

2.    Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;

3.    Reconhecer assuntos científicos, suas descobertas, suas aplicações no cotidiano e a importância para o seu bem estar e o meio ambiente;

4.    Observar e identificar características do corpo humano;

5.    Expressar-se e comunicar-se fazendo uso de recursos básicos da linguagem científica para descrever, relatar ou registrar observações de objetos, situações e fenômenos em seu entorno;

6.    Desenvolver atitude investigativa ao elaborar hipóteses, planejar pesquisas bibliográficas, observações e experimentos, registrar resultados e socializa-los ao se expressar oralmente;

7.    Reconhecer e valorizar hábitos saudáveis e o uso adequado de materiais, evitando desperdícios, riscos à saúde e ao ambiente;

8.    Identificar os elementos do ecossistema;

9.    Reconhecer a cadeia alimentar;

10.                     Reconhecer o ser humano como principal agente modificador do ecossistema;

11.                     Adquirir noções de desequilíbrio ecológico;

12.                     Valorizar a comunicação das idéias, como atitude eficiente na preservação ambiental;

 

Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

 

Conteúdo

habilidades

Meio ambiente

Relações entre ecossistemas, recursos naturais, litosfera, atmosfera, hidrosfera desequilíbrios ecológicos, conservação e preservação dos recursos naturais.

Seres vivos

Cadeia alimentar, reprodução animal e vegetal.

Energia

 

Combustão, luz e calor, magnetismo e eletricidade

O corpo humano

Célula, tecido e órgãos, sistemas ósseo, muscular, digestivo, respiratório, circulatório, nervoso e reprodutor.

 

1º bimestre:

·        Litosfera

·        Hidrosfera

·        Atmosfera

 

2º bimestre:

·        Os vegetais

·        As plantas  e os meios nutritivos

·        Os animais

·        Os seres vivos mais simples

·        Seres vivos e meio ambiente

·        Cadeia alimentar

 

3º bimestre:

·        O corpo humano

·        As células

·        Os tecidos

·        O sistema locomotor

·        O sistema nervoso

·        O sistema respiratório

·        O sistema circulatório

·        O sistema excretor

·        O sistema reprodutor

·        Higiene e saúde

 

4º bimestre:

·        Primeiros socorros

·        Matéria e energia

·        Calor

·        Efeitos do calor

·        Combustão

·        Eletricidade

·        Magnetismo

·        Educação ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Geografia

 

 

Objetivos:

 

1.    Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;

2.    Demonstrar o domínio de tempo e espaço;

3.    Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;

4.    Reconhecer e utilizar a  linguagem cartográfica;

5.    Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;

 

Expectativas de aprendizagem:

              Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:

 

1.    Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;

2.    Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;

3.    Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;

4.    Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;

5.    Compreender as divisões do planisfério;

6.    Identificar os meios de orientação e localização;

7.    Compreender e identificar o território brasileiro;

8.    Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;

9.    Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.

10.                     Compreender a importância de seu estado e, principalmente, de sua região para o desenvolvimento econômico do país;

 

Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

 

Conteúdo

habilidades

Sistema solar e o planeta Terra

Identificar o Sistema Solar, seus planetas, características dos movimentos de rotação, translação, globo terrestre, planisfério, zonas climáticas, paralelos e meridianos, fuso horário  orientação, pontos cardeais, continentes e oceanos.

O Brasil e suas regiões

Identificar a divisão política do país e das regiões norte, nordeste, centro – oeste, sul e sudeste em suas características hidrográficas, climáticas, de relevo, de vegetação, culturais, econômicas e de desenvolvimento social .


 

 

 

1º bimestre:

·        Planeta Terra

·        Globo terrestre

·        Planisfério

·        Oceanos e continentes

·        Orientação pelo Sol

·        Rosa dos ventos

·        Os pontos cardeais e colaterais

·        Paralelos e meridianos

·        A linha do Equador

·        Hemisférios norte e sul

 

2º bimestre:

·        O Brasil

·        Superfície do Brasil

·        População

·        Regiões e estados

·        Capitais: sedes do governo federal

·        Região sudeste

·        Região sul

 

3º bimestre:

·        Região norte

·        Região nordeste

·        Agricultura

·        Pecuária

·        Avicultura

·        Apicultura

·        Matéria-prima

·        Indústria

·        Turismo

·        Diferentes paisagens

·        Atrações turísticas

 

4º bimestre:

·        Região centro-oeste

·        Meios e vias de transporte

·        Portos e aeroportos do Brasil

·        Meios de comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História

Objetivos:

 

1.    Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;

2.    Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

3.    Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;

4.    Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;

5.    Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade dos povos.

 

Expectativas de aprendizagem:

 

              Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:

 

1.    Reconhecer-se como sujeito histórico;

2.    Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;

3.    Desenvolver habilidades de pesquisa;

4.    Manifestar pensamento autônomo;

5.    Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.

6.    Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;

7.    Identificar a importância  dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;

8.    Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;

9.    Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;

10.                     Buscar informações em diferentes fontes;

11.                     Descobrir e compreender diferenças culturais;

 

Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

 

Conteúdo

habilidades

Brasil: Período Colonial

Assimilar a cronologia dos fatos históricos, os costumes, modo de vida da época, identificar o período da colonização portuguesa, as grandes navegações, capitanias hereditárias, governo geral, índios e a colonização e suas características econômicas, o pau-brasil, cana-de-açúcar, bandeirantes, mineração revoltas, povoamento e expansão  territorial.

Brasil: Período Imperial

Assimilar a independência do Brasil, o primeiro reinado, regências, o segundo reinado, escravidão, café, imigração  e o desenvolvimento econômico.

 

Brasil: Período Republicano

 

Proclamação da República, a República, os movimentos populares, cidadania, democracia, símbolos nacionais, o Brasil atual.

 

 

 

1º bimestre:

·        O mundo conhecido no século XV

·        O Brasil entra para a história

·        Os primeiros habitantes do Brasil

·        Primeiras expedições – reconhecimento do Brasil

·        As capitanias hereditárias

 

2º bimestre:

·        A cana-de-açúcar e o progresso da colônia

·        O governo-geral

·        As invasões estrangeiras

·        As entradas, bandeiras e a expansão do território brasileiro

·        A mineração

·        Revoltas – emboabas e de Filipe das santos

 

3º bimestre:

·        Tiradentes e  a inconfidência mineira

·        Família real no Brasil

·        A independência do Brasil e o primeiro império

·        As regências e o segundo império

·        O fim da escravidão e a proclamação da república

 

4º bimestre:

·        O progresso do Brasil no segundo império

·        A república no Brasil

·        Períodos republicanos

·        Cidadania e democracia

·        Os símbolos nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PIC – ALFABETIZAÇÃO

 

Metas:

 

Alunos motivados a estudar para aprender, com capacidade de gerenciamento pessoal, respeitados em suas características e vistos como capazes de aprender, atingindo um percentual de 100% de alunos alfabéticos  e exercendo as práticas de leitura e escrita em sua função social.

 

Objetivos:

             

1.    Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

2.    Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

3.    Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

4.    Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores

 

     Expectativas de aprendizagem:

 

              Os alunos ao final da 4ª série/PIC deverão ser capazes de:

 

·       Expressar-se oralmente de forma coerente;

·       Desenvolver formas pessoais de escrita e progressivamente confronta-las com as formas convencionais;

·       Reconhecer e manusear diversos portadores de texto;

·       Reconhecer todas as letras do alfabeto;

·       Avançar sua hipótese de escrita;

·       Refletir sobre a língua escrita;

·       Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas;

·       Produzir textos oralmente e escritos;

·       Produzir textos utilizando a escrita alfabética

·       Utilizar-se de pontuação nas produções de textos

 

Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :

 

Conteúdos

habilidades

Linguagem oral

Leitura de imagens, recontar histórias de diferentes gêneros textuais, hora da notícia, roda de conversa, declamar poesias, apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, relatar experiências vividas, formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal.

Prática de leitura

Leitura  compartilhada diária, roda  de  leitores, leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, consultar diferentes acervos e fontes com vários propósitos, ler para divertir, informar, estudar e pesquisar.

 

Análise e reflexão sobre a língua

Alfabeto móvel, alfabeto ilustrado, jogos com palavras e letras ( forca, bingo, cruzadinhas, memória, etc), ditado mudo, ordenação de frases e textos, reconto, Identificar elementos de organização  textual, examinar o uso de recursos gráficos, explorar o vocabulário, apresentando o dicionário e o seu uso aplicado,  explorar listagens para exercitar a ordem alfabética, segmentar o texto em palavras e em parágrafos, segmentar  as sílabas, pontuar, respeitar regularidades contextuais, ortográficas, gramaticais e acentuar corretamente, localizar informações explícitas e implícitas, distinguir causa/conseqüência, fato/opinião, identificar a ordem seqüencial, reconhecer o tema.

 

Prática de produção de texto

Produzir, revisar e reescrever vários gêneros textuais, individualmente, em duplas e/ou coletivamente, próprios e/ou de outros.

 

 

Avaliação:

 

Durante as aulas, no decorrer do ano letivo, serão utilizados os seguintes critérios para avaliação:

O aluno:

·       Expõe sua opinião sobre  o assunto em questão, considerando o seu conhecimento prévio e suas vivências;

·       Utiliza uma linguagem  formal;

·       Escuta atentamente e aguarda sua vez para falar cordialmente;

·       Identifica autores e gêneros;

·       Participa das discussões;

·       Planeja o que vai escrever e os propósitos de seus textos;

·       Aplica aspectos ortográficos e gramaticais em suas produções;

·       Escreve com coesão e coerência.

·       Compõe e decompõe numerais corretamente.

·       Reconhece o valor posicional do número.

·       Calcula corretamente as operações fundamentais.

·       Utiliza conhecimentos de espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento das informações corretamente em seu dia a dia ;

·       Reconhece a realidade que o cerca;

·       Registra corretamente em fichas, fatos históricos, geográficos e científicos;

 

A avaliação  e a recuperação dos alunos  acontecerão através da observação contínua do professor, do interesse e participação do aluno, atividades individuais e em grupos, produções, pesquisas e provas objetivas.

 

 

 

 

 

Fontes de pesquisa:

 

v       PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais;

v       Diretrizes para o Ensino de Língua Portuguesa e Matemática do Estado de São Paulo;

v       Orientações Curriculares e Preposição de Expectativas de aprendizagem Para o Ensino Fundamental – Ciclo I , Prefeitura do Município de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo

 

Replanejamento – 31/03/2008 e 01/04/2008

Parte I

1.    O que deu certo e deve ser mantido, o que precisa ser reconstruído?

As práticas de leitura, a linguagem oral e escrita e as produções escritas e reescritas foram contempladas no planejamento

É necessário a inclusão de gêneros textuais no contexto da prática social .

 

2.    Quais as práticas pedagógicas que precisam ser alteradas?

Práticas de leitura e escrita visando o seu uso social, como um ser cidadão.

Fazer uso social das linguagens: oral, leitura e escrita.

E garantir os diferentes gêneros literários

 

3.    Quais os redirecionamentos necessários?

Analisar e refletir as práticas pedagógicas e as situações didáticas, adequando-as aos reais objetivos e metas.

 

Parte II

 

1.    Quais as metas de nossa escola para 2008?

Construir uma educação de qualidade em todas as dimensões, com 100% de alfabetização, práticas de leitura e escrita.

 

2.    Quais serão nossas prioridades?

·       Leitura e escrita

·       Fazer uso social da língua

·       Raciocínio lógico

·       Consciência ambiental e hábitos saudáveis

 

3.    Quais as estratégias possibilitarão a superação das principais dificuldades evidenciadas pelo SARESP – 2007 ?

Atividades que envolvam:

·       Leitura, escrita e linguagem oral

·       Produção de diferentes gêneros textuais

·       Reescrita

·       Uso social da linguagem

·       Projetos

·       Material concreto e situações de pesquisas

·       Trabalhos com esquemas.

 

4.    Nosso planejamento da forma como foi organizado contribui para o enfrentamento dessas dificuldades? Como?

Contribui positivamente, pois é flexível e baseado da leitura, escrita, oralidade, vivências, observações e registros em todas as áreas de conhecimento, contemplando os diferentes gêneros textuais, respeitando as dificuldades dos alunos e criando estratégias de avanço.

 

5.    Quais foram os critérios de encaminhamento para a recuperação paralela?

A hipótese de leitura e escrita, dos alunos não alfabéticos .

 

6.    E a recuperação contínua, como será garantida?

Com a retomada dos conteúdos, repensando as situações didáticas, com atividades em duplas produtivas, ou coletivamente, com dinâmicas, observação constante e registros adequados.

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