4ª série
Metas:
1. Construir uma educação de qualidade em todas as dimensões, com 100% de alfabetização, práticas de leitura e escrita.
2. Proporcionar ao aluno uma aprendizagem associada à realidade que o cerca, buscando a leitura e a escrita social.
3. Apresentar os conceitos matemáticos adequados ao nível de compreensão e assimilação dos alunos de forma clara, prática, real e concreta.
4. Desenvolver o espírito crítico e o interesse por assuntos científicos, históricos e geográficos, atuais e passados.
Língua Portuguesa
Objetivos:
1. Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
2. Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
3. Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
4. Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
Expectativas de aprendizagem:
Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
- Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;
2. Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;
3. Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;
4. Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
5. Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
6. Apreciar textos literários;
7. Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;
8. Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;
9. Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;
10. Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
11. Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;
12. Usar a acentuação correta;
13. Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;
14. Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;
15. Ler com ritmo e entonação correta;
16. Explicitar o assunto do texto;
17. Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;
18. Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.
19. Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;
20. Levantar as idéias principais do texto para organiza-las em seqüência lógica;
21. Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc...
Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :
Conteúdos | habilidades |
Linguagem oral | Leitura de imagens, recontar histórias de diferentes gêneros textuais, hora da notícia, roda de conversa, declamar poesias, apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, relatar experiências vividas, formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal. |
Prática de leitura | Leitura compartilhada diária, roda de leitores, leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, consultar diferentes acervos e fontes com vários propósitos, ler para divertir, informar, estudar e pesquisar.
|
Análise e reflexão sobre a língua | Identificar elementos de organização textual, examinar o uso de recursos gráficos, explorar o vocabulário, apresentando o dicionário e o seu uso aplicado, explorar listagens para exercitar a ordem alfabética, segmentar o texto em palavras e em parágrafos, segmentar as sílabas, pontuar, respeitar regularidades contextuais, ortográficas, gramaticais e acentuar corretamente, localizar informações explícitas e implícitas, distinguir causa/conseqüência, fato/opinião, identificar a ordem seqüencial, reconhecer o tema.
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Prática de produção de texto | Produzir, revisar e reescrever vários gêneros textuais, individualmente, em duplas e/ou coletivamente, próprios e/ou de outros. |
Gêneros textuais:
· Esfera cotidiana: receitas, listagens, cartas, regras de jogos, bilhetes, histórias em quadrinhos, roteiros;
· Esfera escolar: verbetes de curiosidades, verbetes de enciclopédias, diagrama, textos de divulgação científica;
· Esfera jornalística: manchetes, notícias, legendas, entrevistas, reportagens, propagandas;
· Esfera literária ( prosa ) contos tradicionais, contos acumulativos, literatura infantil, conto de repetição, fábulas, lendas, mitos, contos de assombração;
· Esfera literária ( verso ) cantigas, trava-línguas, adivinhas, trovas, poemas, parlendas, canções, cordel, poesias.
1º bimestre:
· Alfabeto
· Encontro vocálico
· Encontro consonantal
· Dígrafos
· Classificação quanto ao número de sílabas
· Sílaba tônica – classificação
· Acentuação – agudo e circunflexo
· Pontuação – ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos e travessão
· Palavras com ns
· Palavras com r inicial, r entre as vogais e r dobrado
· Palavras com l ou u
· Palavras com s inicial e s depois de consoante
· Produção de frases
· Escrita de pequena receita
· Poema com rima
· Descrição do objeto
· Final de história
· Produção de texto a partir de uma seqüência de cenas.
2º bimestre:
· Pontuação – vírgula, reticências e aspas
· Substantivo – comum, próprio e coletivo
· Artigo
· Substantivo – primitivo, derivado, simples, composto, concreto e abstrato
· Substantivo – comum de dois gêneros, sobrecomum, epiceno
· Gênero do substantivo
· Número do substantivo
· Palavras com s entre vogais e s dobrado
· Palavras com ce,ci e ç
· Palavras com z
· Palavras com s e z finais
· Criação e descrição de personagens com produção de texto
· Produção de texto coletivo
· Produção de texto com transformação da conduta das personagens dos contos de fada
· Produção de texto com final de história escolhido pelo aluno
· Complementação de diversos tipos de balão – HQ
· Produção e ilustração de texto com tema à escolha do aluno
· Redação de bilhete
3º bimestre:
· Grau do substantivo
· Adjetivo – locução adjetiva e adjetivo pátrio
· Grau do adjetivo – comparativo e superlativo
· Numeral
· Pronome pessoal
· Pronome – demonstrativo, possessivo e indefinido
· Verbo – conjugação, tempo e modo
· Palavras com s tendo som de z e com z
· Palavras com ge,gi e je, ji
· Palavras com gu e qu
· Palavras com lh e l
· Palavras com ch e x
· Palavras com e/i e o/u
· Produção de textos com apoio de um roteiro
· Produção de texto com lógica
· Produção de texto narrativo
· Produção de texto de acordo com uma gravura
· Produção de texto a partir e uma discussão sobre tema ecológico, envolvendo um texto de leitura
· Reprodução de texto
4º bimestre:
· Conjugação de verbos regulares
· Advérbio
· Interjeição
· Preposição – uso da crase
· Sujeito e predicado
· Uso das palavras mais e mas
· Palavras terminadas em ao e am
· Palavras com encontro consonantal
· Sons do x
· Produção de anúncio
· História enigmática
· Produção de texto com tema proposto
· Produção de texto, escolhendo um dos temas mágicos
· Produção de textos de acordo com uma seqüência lógica
· Produção de texto com final apresentado
· Carta
Matemática
Objetivos:
1. Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;
2. Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
3. Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.
4. Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.
Expectativas de aprendizagem:
Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
2. Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
3. Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
4. Armar e efetuar as quatro operações básicas;
5. Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;
6. Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
7. Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
8. Identificar planificações de formas tridimensionais;
9. identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
10. Construir e interpretar tabelas e gráficos;
11. Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.
Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :
Conteúdos | habilidades |
Sistema de numeração decimal | Leitura, escrita, ordenação e comparação de números naturais, sequências numéricas, valor posicional, jogos de trilha, contagem com diferentes propósitos. |
Operações com números naturais | Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações, campo aditivo e multiplicativo, sistema monetário, expressões numéricas, cálculo mental, múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem. |
Espaço e forma | Ampliação e redução de figuras, simetria, estruturas geométricas, identificação de figuras tridimensionais, retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, semi-reta, polígonos , poliedros e ângulos |
Grandezas e medidas | Medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície |
Tratamento da informação | Construir e interpretar tabelas e gráficos. |
1º bimestre:
· Representação dos números
· Sistema de Numeração Decimal
· Números ordinais
· Números romanos
· Situações problemas
· Operações com números naturais
· Noções de frações
· Espaço e orientação
· Retas – semi-reta
· Gráficos e tabelas
· Medidas de comprimento
2º bimestre:
· Operações com números naturais
· Situações problemas
· Sistema de Numeração Decimal
· Expressões numéricas
· Sistema monetário
· Sólidos geométricos
· Medidas de tempo
· Múltiplos e divisores
· Operações com frações
· Vistas e planos
· Frações equivalentes
· Probabilidade
· Gráficos e tabelas
3º bimestre:
· Operações com números naturais
· Situações problemas
· Sistema de Numeração Decimal
· Medidas de capacidade
· Decimais
· Polígonos
· Poliedros
· Simetria
· Comparação de frações
· Estatística
· Gráficos e tabelas
4º bimestre:
· Operações com números naturais
· Situações problemas
· Sistema de Numeração Decimal
· Medidas de superfície
· Porcentagem
· Ângulos
· Medidas de volume
· Área
· Gráficos e tabelas
Ciências
Objetivos:
1. Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
2. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
3. Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
4. Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
5. Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
Expectativas de aprendizagem:
Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes;
2. Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
3. Reconhecer assuntos científicos, suas descobertas, suas aplicações no cotidiano e a importância para o seu bem estar e o meio ambiente;
4. Observar e identificar características do corpo humano;
5. Expressar-se e comunicar-se fazendo uso de recursos básicos da linguagem científica para descrever, relatar ou registrar observações de objetos, situações e fenômenos em seu entorno;
6. Desenvolver atitude investigativa ao elaborar hipóteses, planejar pesquisas bibliográficas, observações e experimentos, registrar resultados e socializa-los ao se expressar oralmente;
7. Reconhecer e valorizar hábitos saudáveis e o uso adequado de materiais, evitando desperdícios, riscos à saúde e ao ambiente;
8. Identificar os elementos do ecossistema;
9. Reconhecer a cadeia alimentar;
10. Reconhecer o ser humano como principal agente modificador do ecossistema;
11. Adquirir noções de desequilíbrio ecológico;
12. Valorizar a comunicação das idéias, como atitude eficiente na preservação ambiental;
Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :
Conteúdo | habilidades |
Meio ambiente | Relações entre ecossistemas, recursos naturais, litosfera, atmosfera, hidrosfera desequilíbrios ecológicos, conservação e preservação dos recursos naturais. |
Seres vivos | Cadeia alimentar, reprodução animal e vegetal. |
Energia
| Combustão, luz e calor, magnetismo e eletricidade |
O corpo humano | Célula, tecido e órgãos, sistemas ósseo, muscular, digestivo, respiratório, circulatório, nervoso e reprodutor. |
1º bimestre:
· Litosfera
· Hidrosfera
· Atmosfera
2º bimestre:
· Os vegetais
· As plantas e os meios nutritivos
· Os animais
· Os seres vivos mais simples
· Seres vivos e meio ambiente
· Cadeia alimentar
3º bimestre:
· O corpo humano
· As células
· Os tecidos
· O sistema locomotor
· O sistema nervoso
· O sistema respiratório
· O sistema circulatório
· O sistema excretor
· O sistema reprodutor
· Higiene e saúde
4º bimestre:
· Primeiros socorros
· Matéria e energia
· Calor
· Efeitos do calor
· Combustão
· Eletricidade
· Magnetismo
· Educação ambiental
Geografia
Objetivos:
1. Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;
2. Demonstrar o domínio de tempo e espaço;
3. Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;
4. Reconhecer e utilizar a linguagem cartográfica;
5. Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;
Expectativas de aprendizagem:
Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;
2. Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;
3. Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;
4. Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;
5. Compreender as divisões do planisfério;
6. Identificar os meios de orientação e localização;
7. Compreender e identificar o território brasileiro;
8. Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;
9. Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.
10. Compreender a importância de seu estado e, principalmente, de sua região para o desenvolvimento econômico do país;
Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :
Conteúdo | habilidades |
Sistema solar e o planeta Terra | Identificar o Sistema Solar, seus planetas, características dos movimentos de rotação, translação, globo terrestre, planisfério, zonas climáticas, paralelos e meridianos, fuso horário orientação, pontos cardeais, continentes e oceanos. |
O Brasil e suas regiões | Identificar a divisão política do país e das regiões norte, nordeste, centro – oeste, sul e sudeste em suas características hidrográficas, climáticas, de relevo, de vegetação, culturais, econômicas e de desenvolvimento social . |
1º bimestre:
· Planeta Terra
· Globo terrestre
· Planisfério
· Oceanos e continentes
· Orientação pelo Sol
· Rosa dos ventos
· Os pontos cardeais e colaterais
· Paralelos e meridianos
· A linha do Equador
· Hemisférios norte e sul
2º bimestre:
· O Brasil
· Superfície do Brasil
· População
· Regiões e estados
· Capitais: sedes do governo federal
· Região sudeste
· Região sul
3º bimestre:
· Região norte
· Região nordeste
· Agricultura
· Pecuária
· Avicultura
· Apicultura
· Matéria-prima
· Indústria
· Turismo
· Diferentes paisagens
· Atrações turísticas
4º bimestre:
· Região centro-oeste
· Meios e vias de transporte
· Portos e aeroportos do Brasil
· Meios de comunicação
História
Objetivos:
1. Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
2. Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
3. Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;
4. Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;
5. Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade dos povos.
Expectativas de aprendizagem:
Os alunos ao final da 4ª série deverão ser capazes de:
1. Reconhecer-se como sujeito histórico;
2. Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
3. Desenvolver habilidades de pesquisa;
4. Manifestar pensamento autônomo;
5. Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.
6. Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;
7. Identificar a importância dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;
8. Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;
9. Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;
10. Buscar informações em diferentes fontes;
11. Descobrir e compreender diferenças culturais;
Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :
Conteúdo | habilidades |
Brasil: Período Colonial | Assimilar a cronologia dos fatos históricos, os costumes, modo de vida da época, identificar o período da colonização portuguesa, as grandes navegações, capitanias hereditárias, governo geral, índios e a colonização e suas características econômicas, o pau-brasil, cana-de-açúcar, bandeirantes, mineração revoltas, povoamento e expansão territorial. |
Brasil: Período Imperial | Assimilar a independência do Brasil, o primeiro reinado, regências, o segundo reinado, escravidão, café, imigração e o desenvolvimento econômico.
|
Brasil: Período Republicano
| Proclamação da República, a República, os movimentos populares, cidadania, democracia, símbolos nacionais, o Brasil atual. |
1º bimestre:
· O mundo conhecido no século XV
· O Brasil entra para a história
· Os primeiros habitantes do Brasil
· Primeiras expedições – reconhecimento do Brasil
· As capitanias hereditárias
2º bimestre:
· A cana-de-açúcar e o progresso da colônia
· O governo-geral
· As invasões estrangeiras
· As entradas, bandeiras e a expansão do território brasileiro
· A mineração
· Revoltas – emboabas e de Filipe das santos
3º bimestre:
· Tiradentes e a inconfidência mineira
· Família real no Brasil
· A independência do Brasil e o primeiro império
· As regências e o segundo império
· O fim da escravidão e a proclamação da república
4º bimestre:
· O progresso do Brasil no segundo império
· A república no Brasil
· Períodos republicanos
· Cidadania e democracia
· Os símbolos nacionais
PIC – ALFABETIZAÇÃO
Metas:
Alunos motivados a estudar para aprender, com capacidade de gerenciamento pessoal, respeitados em suas características e vistos como capazes de aprender, atingindo um percentual de 100% de alunos alfabéticos e exercendo as práticas de leitura e escrita em sua função social.
Objetivos:
1. Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
2. Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
3. Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
4. Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores
Expectativas de aprendizagem:
Os alunos ao final da 4ª série/PIC deverão ser capazes de:
· Expressar-se oralmente de forma coerente;
· Desenvolver formas pessoais de escrita e progressivamente confronta-las com as formas convencionais;
· Reconhecer e manusear diversos portadores de texto;
· Reconhecer todas as letras do alfabeto;
· Avançar sua hipótese de escrita;
· Refletir sobre a língua escrita;
· Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas;
· Produzir textos oralmente e escritos;
· Produzir textos utilizando a escrita alfabética
· Utilizar-se de pontuação nas produções de textos
Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres :
Conteúdos | habilidades |
Linguagem oral | Leitura de imagens, recontar histórias de diferentes gêneros textuais, hora da notícia, roda de conversa, declamar poesias, apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, relatar experiências vividas, formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal. |
Prática de leitura | Leitura compartilhada diária, roda de leitores, leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, consultar diferentes acervos e fontes com vários propósitos, ler para divertir, informar, estudar e pesquisar.
|
Análise e reflexão sobre a língua | Alfabeto móvel, alfabeto ilustrado, jogos com palavras e letras ( forca, bingo, cruzadinhas, memória, etc), ditado mudo, ordenação de frases e textos, reconto, Identificar elementos de organização textual, examinar o uso de recursos gráficos, explorar o vocabulário, apresentando o dicionário e o seu uso aplicado, explorar listagens para exercitar a ordem alfabética, segmentar o texto em palavras e em parágrafos, segmentar as sílabas, pontuar, respeitar regularidades contextuais, ortográficas, gramaticais e acentuar corretamente, localizar informações explícitas e implícitas, distinguir causa/conseqüência, fato/opinião, identificar a ordem seqüencial, reconhecer o tema.
|
Prática de produção de texto | Produzir, revisar e reescrever vários gêneros textuais, individualmente, em duplas e/ou coletivamente, próprios e/ou de outros. |
Avaliação:
Durante as aulas, no decorrer do ano letivo, serão utilizados os seguintes critérios para avaliação:
O aluno:
· Expõe sua opinião sobre o assunto em questão, considerando o seu conhecimento prévio e suas vivências;
· Utiliza uma linguagem formal;
· Escuta atentamente e aguarda sua vez para falar cordialmente;
· Identifica autores e gêneros;
· Participa das discussões;
· Planeja o que vai escrever e os propósitos de seus textos;
· Aplica aspectos ortográficos e gramaticais em suas produções;
· Escreve com coesão e coerência.
· Compõe e decompõe numerais corretamente.
· Reconhece o valor posicional do número.
· Calcula corretamente as operações fundamentais.
· Utiliza conhecimentos de espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento das informações corretamente em seu dia a dia ;
· Reconhece a realidade que o cerca;
· Registra corretamente em fichas, fatos históricos, geográficos e científicos;
A avaliação e a recuperação dos alunos acontecerão através da observação contínua do professor, do interesse e participação do aluno, atividades individuais e em grupos, produções, pesquisas e provas objetivas.
Fontes de pesquisa:
v PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais;
v Diretrizes para o Ensino de Língua Portuguesa e Matemática do Estado de São Paulo;
v Orientações Curriculares e Preposição de Expectativas de aprendizagem Para o Ensino Fundamental – Ciclo I , Prefeitura do Município de São Paulo
Anexo
Replanejamento – 31/03/2008 e 01/04/2008
Parte I
1. O que deu certo e deve ser mantido, o que precisa ser reconstruído?
As práticas de leitura, a linguagem oral e escrita e as produções escritas e reescritas foram contempladas no planejamento
É necessário a inclusão de gêneros textuais no contexto da prática social .
2. Quais as práticas pedagógicas que precisam ser alteradas?
Práticas de leitura e escrita visando o seu uso social, como um ser cidadão.
Fazer uso social das linguagens: oral, leitura e escrita.
E garantir os diferentes gêneros literários
3. Quais os redirecionamentos necessários?
Analisar e refletir as práticas pedagógicas e as situações didáticas, adequando-as aos reais objetivos e metas.
Parte II
1. Quais as metas de nossa escola para 2008?
Construir uma educação de qualidade em todas as dimensões, com 100% de alfabetização, práticas de leitura e escrita.
2. Quais serão nossas prioridades?
· Leitura e escrita
· Fazer uso social da língua
· Raciocínio lógico
· Consciência ambiental e hábitos saudáveis
3. Quais as estratégias possibilitarão a superação das principais dificuldades evidenciadas pelo SARESP – 2007 ?
Atividades que envolvam:
· Leitura, escrita e linguagem oral
· Produção de diferentes gêneros textuais
· Reescrita
· Uso social da linguagem
· Projetos
· Material concreto e situações de pesquisas
· Trabalhos com esquemas.
4. Nosso planejamento da forma como foi organizado contribui para o enfrentamento dessas dificuldades? Como?
Contribui positivamente, pois é flexível e baseado da leitura, escrita, oralidade, vivências, observações e registros em todas as áreas de conhecimento, contemplando os diferentes gêneros textuais, respeitando as dificuldades dos alunos e criando estratégias de avanço.
5. Quais foram os critérios de encaminhamento para a recuperação paralela?
A hipótese de leitura e escrita, dos alunos não alfabéticos .
6. E a recuperação contínua, como será garantida?
Com a retomada dos conteúdos, repensando as situações didáticas, com atividades em duplas produtivas, ou coletivamente, com dinâmicas, observação constante e registros adequados.
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