Projeto Nós e o Meio Ambiente
Tema: Meio Ambiente
Área do conhecimento:
Português, Matemática ,Geografia e Ciências
Tempo de duração : todo o ano letivo
Publico alvo:
Turmas: Educação Infantil e Ciclo I e II do Ensino Fundamental
Áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências e Artes
Sub- projetos :
Sub- projeto SOS Meio Ambiente
Sub- projetoTerrrário
Sensibilização :
· Lenda da Concha D’água
· Músicas:
Recicleia
Utopia do Tiete
É melhor fechar a torneira
É tempo de ser feliz
Planeta Água
Natureza
Ações:
· Campanha publicitária:
· Cartazes e textos construídos pelos alunos
· Construção dos terrários (1 por turno )
· Peça AGONIA DE UM PLANETA
· Mutirão no Parque da Cidade.
· Feira de Ciências
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças através de atividades, pesquisas e experiências, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como sujeitos ativos dentro do meio ambiente, através de variados aspectos da natureza e da ação humana sobre esta, conscientizando-se sobre as formas de preservação.
Objetivos específicos:
· Perceber- se como parte do ambiente.
· Identificar as características dos diversos meios em que vivemos.
· Investigar as características comuns e diferentes dos variados meios ambientes.
· Reconhecer as necessidades e importância dos seres vivos dentro do meio ambiente.
· Registrar formas de poluição do meio ambiente
· Coletar informações sobre a preservação do meio ambiente
· Identificar , listar e participar de ações para a preservação do meio ambiente.
· Demonstrar através da capacidade de observação o desenvolvimento do pensamento lógico no que diz respeito a temática ambiental.
· Comparar os diferentes modos de vida e sua ação na natureza.
· Fornecer subsídios teóricos para compreensão de conceitos de meio ambiente, seus aspectos, características, depedração e preservação.
Justificativa:
Ao observarmos que as crianças não conseguem perceber- se como parte integrante do meio ambiente, nem as conseqüências das ações dos seres humanos na destruição dos recursos naturais ou mesmo na sua preservação, resolvemos propor um amplo projeto que as mobilizassem no sentido de se compreenderem como parte integrante da natureza, sujeito às conseqüências de sua depredação e as conscientizassem das ações que podem preservar o meio ambiente e os seres vivos, não só de sua espécie e comunidade, mas de toda biodiversidade do planeta.
Metodologia:
· Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:
· Sensibilização
· Coleta de material
· Discussões e debates, filmes e vídeos ( documentários )
· Pesquisas, palestras, oficinas, feira, passeios a parques e zoológico
· Relatórios de conclusão
· Portifolium das atividades e ações
Conteúdos Atitudinais :
· Ouvir com atenção.
· Respeitar opiniões
· Argumentar em defesa de suas idéias
· Participar ativamente das atividades e ações desenvolvidas no projeto
· Cooperar com o grupo.
Conteúdos Conceituais
( por área de conhecimento )
Língua Portuguesa :
Oralidade
· exposição de idéias
· argumentação
· dramatizações
Escrita:
· Produção de textos variados (relatórios, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)
Leitura:
· Leitura de textos diversos em livros, revistas, jornais, etc.
Matemática:
· Trabalhar problemas, gráficos, tabelas que envolvam dados relativos ao meio ambiente
· Reprodução de espaços explorando o meio ambiente
· Grandezas e medidas relativas ao meio ambiente
Ciências:
· Explorar conceitos de meio ambiente, ecologia, ecossistema, biodiversidade.
· Ciclo da água na natureza
· Seres vivos e não vivos
· Recursos naturais: utilidade/cuidados/importância
· Transformações dos recursos naturais em artificiais
· Tecnologia
· Depedração e poluição do meio ambiente
· Ações para preservação do meio ambiente
· Trocas energéticas (cadeia alimentar)
· Higiene física e ambiental
Geografia:
· Formas de poluição dos recursos naturais
· A Terra – nosso planeta casa
· Problemas ambientais ocasionados pela má utilização dos recursos naturais
· Deslocamento do homem na esfera local, regional e mundial provocado pelas transformações no meio ambiente
· Adaptação do homem ao meio
· Exploração dos meios urbano/rural e natural/artificial
· Formas de preservação do meio ambiente nas esferas local/regional/mundial
História:
· Comparação do uso, pelo homem, dos recursos naturais na história humana.
· Observação da exploração, uso do espaço e deslocamento no espaço dos seres humanos.
· Formas de variadas etnias em se relacionar com o meio ambiente.
· Consumo e o meio ambiente.
Recursos:
Ônibus, DVDs, filmes, vídeos, transparências, retroprojetor, papéis, micro-system, CDS , filmito, vasilha transparente, pedrinhas, terra de vários ambientes e tipos, pequenos animais e vegetais, caneta e lápis para anotações, vasilha para água, sementes, cola, tesoura, sucatas, tinta, cami, computador, impressora.
Situação Comunicativa :
Culminância : Será feita uma Feira das Ciências , aberta à visitação das pessoas da comunidade, onde os alunos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam no decorrer do projeto. Serão também expostos objetos feitos, nas oficinas, com sucatas, álbuns com trabalhos sobre plantas e animais, bem como o portifolium com diversas atividades relativas ao projeto.
Apresentação da peça teatral
Avaliação :
Será feita no decorrer do projeto com o objetivo de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Serão usados os seguintes instrumentos:
Avaliação oral
Participação nas ações e atividades
Atividades escritas (textos, relatórios, murais)
Ficha de acompanhamento das ações
Anexos do Projeto Meio Ambiente
Sub – projeto Terrário
Tempo de duração : duas semanas ( 19 a 30 de outubro)
Turmas: Educação Infantil e Ciclo I do Ensino Fundamental
Tema: O Terrário na Escola
Área do conhecimento:
Português, Matemática ,Geografia e Ciências
Objetivo Geral:
Proporcionar aos discentes o conhecimento de vários aspectos da vida vegetal e animal através da construção de um terrário.
Justificativa:
Diante da grande biodiversidade e de várias indagações dos alunos, em sala de aula,senti a necessidade de promover atividades que possibilitem
a nossa clientela, o conhecimento de alguns aspectos da vida vegetal e animal que nos rodeia. E para tanto resolvi propor aos alunos a construção de um terrário para que seja feita a observação de alguns desses aspectos,como germinação,fotossíntese, ciclo da água na natureza, respiração vegetal e animal.
Objetivos específicos:
· Conhecer o modo de vida de alguns vegetais e animais.
· Observar como vegetais e animais respiram e se alimentam.
· Perceber que a água, o ar e a luz são importantes , tanto para a vida vegetal , quanto para a vida animal.
· Constatar que vegetais e animais mesmo sendo pequenos, fazem parte da cadeia alimentar e do ecossistema.
Metodologia:
· Levantamento do conhecimento prévio dos alunos, sobre diversos aspectos da vida vegetal , animal e do ecossistema.
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam pequenos vegetais e animais, terra vegetal e terra tirada de vários ambientes naturais,sementes ,pedrinhas ,tampas plásticas (vasilhas) para colocarem em um aquário que a professora trará.
· Pedir que os alunos pesquisem em várias fontes, ecossistema,cadeia alimentar, fotossíntese, respiração vegetal e animal. O valor da água, do ar e da luz solar para os seres vivos e ciclo da água na natureza.
· Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para a construção do terrário.
· Construir o terrário com os alunos.
· Colocar o terrário perto de uma janela ou local iluminado com a luz solar.
· Construir uma ficha ,com os alunos, para anotarem suas observações .
· Anotar as observações.
Conteúdos conceituais:
Português:
Redação das anotações, registro das observações.
Matemática:
Sistema monetário
Medidas de massa
Espaço e forma:
Formas geométricas, perímetro e ângulos .
Geografia:
Tipos de solo, habitat de animais e vegetais.
Ciências:
Cadeia alimentar, fotossíntese, respiração vegetal e animal, o valor da água, do ar e da luz solar para os seres vivos e o ecossistema e ciclo da água na natureza.
Conteúdos procedimentais:
· Levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
· Pesquisa sobre o conteúdo ( o que será observado)
· Colaboração dos alunos com o material que será colocado no terrário.
· Construção do terrário, obedecendo a divisão organização das tarefas
· observação do terrário quanto:
Tipos de solo, vida dos vegetais e animais, fotossíntese, ecossistema e ciclo da água na natureza.
Conteúdos Atitudinais:
· Ouvir atentamente o que for dito pelos colegas e professora sobre os seres vivos e demais assuntos.
· Respeitar as opiniões dos colegas.
· Participar no trabalho desenvolvido na sala de aula.
· Cooperar na arrecadação dos materiais .
Recursos :
Aquário, pequenos vegetais e animais,terra vegetal e terra tirada de vários ambientes naturais,sementes ,pedrinhas ,tampas plásticas (vasilhas),filmito, etiqueta, papel ofício, álcool, stencil, régua, mimeografo ,lápis ,caneta e borracha.
Avaliação:
A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse ,a participação dos alunos e suas anotações nas fichas.
Culminância:
Será feita a exposição, no pátio da Escola, do Terrário e das fichas com as observações feitas em sala de aula.
Os alunos darão explicação aos questionamentos feitos por alunos de outras classes.
Esta atividade fará parte da Feira de Ciências da Escola.
ANEXOS PARA AS ATIVIDADES DO
SUB – PROJETO TERRÁRIO
1ª Atividade :
Confecção de uma ficha onde serão anotadas as experiências de Ciências.
Área do Conhecimento: Português e Ciências.
Objetivos específicos
· Redigir anotações com coerência.
· Registrar as observações.
Conteúdo:
· Redação das pesquisas realizadas.
· Coerência.
· Margem, pontuação e ortografia.
Procedimentos
· Confecção da ficha em papel pautado.
· Anotar passo a passo as observações .
· Organizar as anotações com coerência.
· Observar a margem e a pontuação.
· O trabalho deve ser limpo e organizado.
Recursos :
Papel ofício, álcool, stencil, régua, mimeografo ,lápis ,caneta e borracha.
Avaliação:
Serão observadas as fichas nos seguintes itens: ortografia, margem , pontuação, organização e coerência.
2ª Atividade :
Seleção de tipos de solo para serem colocados no Terrário.
Área do Conhecimento: Geografia
Objetivos específicos
· Reconhecer tipos de solo.
· Perceber a importância do tipo de solo para cada tipo de vegetal e que estes últimos tem seu habitat.
Conteúdo:
· Tipos de solo
Procedimentos
· Conversa dirigida sobre o assunto.
· Explicar que a coleta do material deverá ser feita em locais diferentes.
· Recolher os tipos de solo para serem colocados no Terrário.
· Identificação dos tipos de solo pelos alunos.
· Comparação dos tipos de solo e sua utilização adequada.
Recursos :
Diversos tipos de solo, o Terrário, garrafas ou vasilhas( para colocar os tipos de solo)
Avaliação:
Observar o interesse dos alunos no decorrer da tarefa e se eles reconhecem os diferentes tipos de solo.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
3ª Atividade :
Experiência com sementes de feijão.
Área do Conhecimento: Ciências.
Objetivos específicos
· Perceber que a planta necessita de água para viver.
· Reconhecer como ocorre o tropismo.
Conteúdo:
· Germinação.
· Alimentação da planta
· Tropismo
Procedimentos
· Explicar sobre diversos tipos de tropismo e que neste atividade será observado o hidrotropismo e o geotropismo.
· Colocar sementes de feijão sobre o algodão molhado para começarem a germinar.
· Observar durante alguns dias até as raízes aparecerem.( até as radículas ficarem à mostra)
· Colocar os feijões germinados,entre a parede do Terrário e a terra úmida , na seguinte disposição:
1. Uma das sementes deverá estar com a radícula voltada para cima, a segunda semente deverá estar com a radícula voltada para a posição horizontal e a outra semente deverá estar com a radícula voltada para baixo.
2. Marcar os locais de cada posição com materiais diferentes.
Ex: palitos de fósforo, picolé e churrasco.
3. Anotar na ficha cada material relativo a que posição das raízese para onde elas vão se voltar.
Recursos :
Sementes de feijão, algodão,água ,terra úmida, Terrário, palitos de fósforo, picolé e churrasco.
Avaliação:
Observar o interesse dos alunos no decorrer da tarefa e as anotações nas fichas.
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
4ª Atividade :
Resolução de problemas( Estes problemas foram organizados por mim.)
Área do Conhecimento:
Matemática:
Objetivos específicos:
· Desenvolver o raciocínio dos alunos.
· Formar cidadãos capazes de resolver as suas questões do cotidiano.
Conteúdos:
· Espaço e forma , medida de massa , medida de comprimento, Sistema Monetário.
Procedimentos
· Distribuir uma folha – tarefa com o enunciado dos problemas.
· Pedir que leiam cada problema atenciosamente.
· Mediar quando houver necessidade.
Recursos :
Papel ofício, álcool, stencil, régua, mimeografo ,lápis ,caneta e borracha.
Avaliação:
No decorrer da atividade será feita a observação das estratégias de cada um para desenvolver a tarefa.
Matemática:
Resolução de problemas
1- Para construir o Terrário, compramos um aquário de R$ 12,50. O pagamento foi feito com 3 notas de 5,00.
Qual foi o troco recebido?
2-Compramos dois quilos de pedrinhas coloridas, gastamos a metade delas na decoração do o Terrário. Se os dois quilos custaram R$6,00, qual o valor da quantidade que gastamos.
3-O aquário tem 15 cm de largura e 25 de comprimento.
a) Com sua régua e um esquadro desenhe a forma do fundo do aquário .
b)Responda:
Todos os lados são iguais?
Todos os ângulos são retos?
Qual é a forma geométrica do fundo do aquário?
c) Calcule o perímetro da figura que você desenhou, não esqueça das dimensões.
Existem duas formas de calcular neste probleminha. Você pode realizar esta tarefa dos dois modos?
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
5ª Atividade :
Tarefa para casa
Área do Conhecimento:
Português,Geografia e Ciências
Objetivos específicos:
· Observar o que os alunos assimilaram sobre os assuntos.
· Desenvolver a escrita , aumentamento o volume .
· Fixar os conteudos e registrar o que aprenderam.
Conteúdos:
Tipos de solo ,habitat de plantas e animais ,germinação ,alimentação da planta, tropismo.
Procedimentos
Os alunos deverão fazer um relatório ,nos cadernos,sobre tudo que viram,ouviram e assimilaram no decorrer do projeto.
Recursos :
Caderno, lápis ,caneta e borracha.
Avaliação:
Na próxima aula os relatórios serão observados quanto a ortografia,pontuação,margem , conteúdo e volume de escrita.
Peça
AGONIA DE UM PLANETA
Autoria de:
Profesoras: Marice Piffer Martins e Terezinha Bordignon
PERSONAGENS:
Terra, Sol, Anjo, Lua, três Estrelas (Todas com o nome de Maria): Todas as personagens descalças. Nas mãos um bastão com tira coloridas de papel, barbante, lã, sobra de tecido para dar brilho e movimento aos astros. As roupas podem ser feitas de TNT ou plástico linholene. Todos os alunos são identificados com um papel preso à roupa.
CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS:
Terra | Roupa rasgada cor cinza (Tingir uma roupa velha ou costurar uma de TNT). Boca e rosto pintados em tom cinza. Na cabeça um capacete, bola de isopor, ou bexiga branca, bola de borracha recortada, com desenho dos Continentes. (Pintar com tinta lavável ou colar um papel).
|
Sol Roupa vermelha, raios luminosos na cabeça, tiras vermelhas e amarelas. Pintura do rosto bem carregada de vermelho, rouge e batom.Usar um short ou bermuda vermelha. Tiras vermelhas e laranja coladas à cintura.
|
Anjo Roupa branca, asas e uma coroa de flores brancas na cabeça. Rosto natural
| |
|
|
Lua
Roupa cor azul claro ou prateada, rosto e lábios pintado de azul ou prata.
|
Uma das Estrelas Três Marias Roupa amarela ou dourada, na cabeça uma estrela dourada.
|
CENÁRIO:
Enfeitar o cenário pendurando uma lua azul, três estrelas (são as Três Marias)
DESENVOLVIMENTO:
As personagens tomam seus lugares no palco:
Estrelas, Sol e Terra( um pouco afastada, andando bem devagar em círculo, como se fosse sua órbita, de cabeça baixa, triste).
SOL – (falando bem alto e animado) Bom dia, Estrelas queridas!
ESTRELAS – (falando juntas) Bom dia, querido Sol!
SOL – Bom dia, linda Terra!
TERRA – (Permanece em silêncio, cabeça baixa)
SOL – Bom dia, Terra maravilhosa!
TERRA – (Continua em silêncio)
SOL – Bom Terra! Levante a cabeça!
TERRA – (Não diz nada)
SOL – Nossa, que Terra silenciosa! Será que está cansada ou ainda não acordou?
ANJO – Nesse momento o anjo entra e toca uma musica de anjos . O anjo para e diz: Bom dia Sol, como você está belo!
SOL: Bom dia anjo
ANJO - Bom dia estrelinhas!
ESTRELINHAS – Bom dia, anjo!
SOL – Que bom vê-lo, anjo Celestino! O que faz por aqui?
ANJO – Estou de passagem. Parei um pouquinho para descansar e me aquecer, mas já estou seguindo viagem.
SOL – Para onde você vai Celestino?
ANJO – Vou visitar a linda Terra. Estou com saudade. Estive visitando outros astros criados por Deus, agora quero rever minha amiga. Não vejo a hora de tomar banho nas cachoeiras, comer frutas saborosas, ouvir o cantar dos pássaros, respirar aquele ar perfumado.
SOL – O quê, você não sabe o que aconteceu com a Terra?
ANJO – Não amigo. O que foi, ela sofreu alguma catástrofe? Foi terremoto? Maremoto? Ou foi vulcão?
SOL – Não foi nada disso. Dê uma olhada para ela. Veja como está triste.
ANJO – Nossa ! não tinha observado, mas ela realmente está com problemas!!! Está sem vida! Ela está agonizando...
TERRA – (Levanta a cabeça, permanece triste e fala com voz triste e angustiada) Socorro! Socorro! (Abana-se com falta de ar)
ANJO – (Fala para o Sol e Estrelas) Vou voar para lá imediatamente. Quem sabe eu possa fazer alguma coisa por ela? Tchau amigos.
SOL - Tchau, amigo anjo !!! , voe o mais rápido que puder.
ANJO – (Vai em direção à Terra) Toca realmente o cd de anjos! Quando chega diz: Olá amiga Terra. Vejo que vocÊ está triste. O que aconteceu querida?, Eu para ajudá-la!!! vim para socorrê-la.
TERRA _ (Para de girar e senta-se no chão, triste) Anjo querido..., veja como estou. Estou morrendo. Não tenho ar. O ar que Deus me deu foi envenenado com gazes tóxicos. Sinto sede, mas a água que me resta foi poluída com lixos e detritos. Sinto fome, mas no meu solo já não nasce mais nada, pois foi arado, sofreu erosões e envenenamento. (Chora)
ANJO – Calma, Terra. Quem sabe ainda há uma solução! Vou pedir ajuda a algumas pessoas conscientes, aos governos de todos os países. Vamos conscientizar todos os povos sobre a necessidade de cuidar do Planeta Terra, afinal é o local onde moram.
TERRA – É por isso que estou triste. É tarde demais. Não há pessoas, nem animais, nem plantas, só deserto. Estou me tornando um planeta seco, como Marte, Júpiter, Saturno e outros planetas do nosso sistema solar. (Cair no chão e morrer)
ANJO – (Olhando para a platéia) Já não há o que fazer. Está morta, totalmente estéril. Deus a fez a Terra tão bela. A humanidade não fez nada por ela. Não lhe deram valor!
(SOL E ESTRELAS – aproximam-se. Ficam em volta, formando um círculo)
SOL – As plantas não mais germinarão!
ANJO – As crianças não mais sorrirão!
ESTRELA – (juntas) A Terra era azul, agora é cinza!
ANJO – Vamos enterrá-la.
(todos pegam a Terra no colo e saem do palco cantando a marcha fúnebre):
Tan – tan – tantan
Tantam – tantam – tantam – tantam! Bis
Todos voltam ao palco e o aluno que representou a Terra comenta:
Hoje foi só um teatro, mas se não cuidarmos da Terra com carinho, preservando seu meio ambiente, isto vai acontecer muito mais cedo do que esperamos, e aí será o fim da humanidade.