11/03/2010

Projeto : Como a escola pode resgatar valores .

Projeto : Como a escola pode resgatar valores .

Responsável: Vanessa Sulien Dos Santos.

Duração: 1 mês.

Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.

A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.

Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

· COLABORAÇÃO – “QUER UMA MÃOZINHA”?

· CONVIVÊNCIA _ “ COM LICENÇA?”

· ATENÇÃO _ “ FALOU COMIGO?”

· HONESTIDADE _ “NÃO FUI EU.”

· RESPEITO _ “E EU COM ISSO?”

· NUTRIÇÃO _ “VERDURA? NÃO!”

· RESPONSABILIDADE _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”

· GENEROSIDADE _ “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”

CONTEUDOS CONCEITUAIS

· Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.

· Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.

· Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.

· fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.

· Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.

· mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.

· que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.

· que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

· Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

· Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.

· Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.

· Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.

· Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

· Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.

· Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

· Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.

· Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.

· Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.

· Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.

· Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.

· Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.

· Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.

· Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.

· Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.

· Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.

ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

· Correspondência

· Seqüência de figuras

· Idéia de quantidade

· Classificação

· Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)

· Bingo de palavras ou figuras.

· Estatísticas ( resultados da pesquisa)

ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:

ORAL:

· Utilização adequada da linguagem oral.

· Recontar estórias.

· Relatar experiências vividas.

· Crachá.

· Explicação dos temas, questionamentos.

· Conversas .

· Criação de estórias.

· Dramatizações.

· Pesquisas.

ESCRITA:

· Elaboração de textos espontâneos.

· Aproximação da escrita.

· Crachás.

· Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.

ÁREA DAS ARTES VISUAIS

Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :

· Modelagem.

· Recorte e colagem.

· Jogos.

· Brincadeiras.

· Rotina diária.

· Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO

· Jogos.

· Danças.

· Brincadeiras

Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.

ÁREA MUSICAL.

· Músicas que possam se adequar aos temas.

P.S. Aceito sugestão de todas as professoras.

ÁREA DE NATUREZA

· Mudança de hábitos.

· Vídeos instrutivos.

· Pesquisas .

· Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).

ÁREA DE SOCIEDADE

· Construção de regras.

· Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)

ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA

· Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,

· Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.

· Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.