PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
Escola :
Data:
Série: 4ª Turma: Turno:
Professoras:Nancy E OUTRAS
Tema: A História dos Malês
Objetivo Geral:
Desenvolver atividades interdisciplinares, proporcionando aos alunos o conhecimento dos vários aspectos da História da nação Malê.
1ª Atividade:
Rotina:
· Acolhida: bate-papo
· Correção da tarefa de casa: Pesquisa sobre a vida dos negros e o contexto histórico de sua fixação na Bahia.
· Comentários .
· Colocação das atividades no mural.
2ª Atividade:
Cantar a música:
Ilê ,Os Malês Agradecem a Você.
Objetivos específicos:
· Integrar professor e alunos.
· Descontrair os alunos.
· Introduzir o tema: A História dos Malês.
Conteúdo:
A História dos Malês.
Procedimentos:
· Distribuir a letra da música mimeografada .
· Colocar a fita no rádio gravador.
· Cantar a música com os alunos.
Recursos:
Fita- cassete, rádio- gravador ,papel ofício, stencil, álcool, mimeógrafo, letra da música mimeografada.
Avaliação:
Observação da participação dos alunos no decorrer da atividade.
3ª Atividade:
Conversa dirigida.
Área do conhecimento:
História e Geografia
Objetivos específicos:
· Extrair conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.
· Fornecer informações sobre a História dos Malês .
Conteúdo:
A História dos Malês.- origem, características, hábitos, costumes e religião.
Procedimentos:
Conversa sobre os Malês- origem, características, hábitos, costumes e religião.
Recursos:
Professor e alunos.
Avaliação:
Observação da participação dos alunos no decorrer da atividade.
4ªAtividade:
Leitura de texto, pela professora.
Área do conhecimento:
Português, História e Geografia.
Objetivos específicos:
· Desenvolver a capacidade dos alunos ouvirem leituras.
· Desenvolver o gosto pela leitura.
· Apropriar-se do conteúdo do texto.
Conteúdo:
Texto :
25 de Janeiro, A Revolta dos Malês .
Procedimentos:
A professora lerá o texto, fará uma breve explanação e alguns questionamentos sobre o assunto.
Recursos:.
O texto , o professor e alunos.
Avaliação
Será observada a capacidade dos alunos ouvirem a leitura e suas respostas aos questionamentos pertinentes ao assunto.
5ª Atividade:
Produção de texto coletivo.
Área do conhecimento:
Português, História e Geografia.
Objetivos específicos:
· Produzir um texto abordando o tema.
· Desenvolver a leitura e a escrita .
· Fixar os conteúdos registrando o que aprenderam.
· Socializar o conhecimento.
Conteúdo:
A História dos Malês
Procedimentos:
Subdividir a turma em grupos para:.
· Fazer anotações individuais do que acharem importante na música e no texto.
· Trocar idéias entre os componentes do grupo.
· Produzir um texto coletivo pertinente ao assunto.
· Propor que um aluno de cada grupo leia o texto produzido.
Recursos:
Texto: 25 de janeiro , A Revolta dos Malês , letra da música :Ilê ,os Malês Agradecem a Você, papel ofício, stencil, álcool, mimeógrafo, lápis e borracha..
Avaliação:
Observação do desempenho dos alunos durante a atividade, a contextualização do tema , o uso correto de margem ,de pontuação e a coerência e a coesão do texto .
Intervalo:
6ª Atividade:
Localização da nação Malê no mapa do continente africano.
Área do conhecimento:
Geografia
Objetivo específico:
· Identificar o espaço geográfico da nação Malê no mapa do continente africano.
Conteúdo:
Localização da nação Malê no mapa do continente africano.
Procedimentos:
· Distribuir papel mimeografado com o mapa representando o continente africano.
· Pedir que os alunos em duplas identifiquem no mapa o lugar de origem da nação Malê ,assinalando com lápis de cor de acordo com a legenda ao lado.
· Pintar o mapa .
Recursos:.
Papel ofício, stencil, álcool, mimeógrafo, lápis ,lápis de cor ,borracha e mapa do continente africano.
Avaliação:
· Observação do desempenho dos alunos em duplas, durante a atividade.
· Correção
· Comentários
· Exposição dos trabalhos na sala de aula.
7ªAtividade:
Tarefa de casa:
Relatório sobre a aula
Área do conhecimento:
Português, História e Geografia.
Objetivos específicos:
· Observar o que os alunos assimilaram sobre os diversos assuntos.
· Desenvolver a escrita aumentando o volume.
· Fixar os conteúdos e registrar o que aprenderam.
Conteúdos:
· A História dos Malês
· Ortografia
· Pontuação
· Margem
Procedimentos:
Os alunos deverão fazer um relatório ,nos cadernos de casa, sobre tudo que viram, ouviram e assimilaram no decorrer desta aula.
Recursos:.
Caderno, lápis e borracha.
Avaliação
Serão observados nos relatórios , nos cadernos ,na próxima aula, os itens: A História dos Malês, ortografia ,pontuação, margem e volume de escrita .
Texto: A Revolta dos Malês
25 de Janeiro
Retirado do Calendário Popular
Caderno de educação popular
Número especial
CEPUC
Centro de Educação e Cultura Popular
Os negros muçulmanos que vieram como escravos para a Bahia, receberam o nome de “Malê”. Pertenciam às nações Haussá, Nagô e Tapa. Muitos deles sabiam ler e escrever em árabe.
Os Malês organizaram uma série de levantes na Bahia , no século XIX, visando a tomada do poder.
Os Malês eram unidos por laços religiosos, mas subjugados à escravidão ,compreenderam que só com a tomada do poder político a doutrina do Profeta poderia triunfar no Brasil.
Das insurreições Malês participaram muitos libertos africanos e até ricos.
Na cidade de Salvador , houve levantes comandados pelos Haussá, entre 1807 e 1813,e levantes tendo à frente os Nagôs ,entre 1826 e 1835 .
A grande revolta Malê ocorreu no entanto, em 1835, comandada por : Elesbão Dandará, mestre ideológico da revolta que a dirigiu da cadeia onde estava preso por penhora; por Luís Sanin ,escravo Tapa, o negro liberto Manoel Calafate, Belchior os escravos Nagôs, Diogo ,Ramil, James,Cornélio e Tomás e a escrava Jejê, Luísa Mahin , mãe de Luís Gama. Eles pretendiam acabar com a escravidão e construir uma sociedade fraterna.
O plano militar foi assim elaborado um grupo partiria do bairro da Vitória para Água de Meninos e outro rumaria para o Cabrito, onde se reuniriam aos escravos dos engenhos.
A negra Guilhermina , porém, delatou a revolta. A cidade ficou em pé de guerra . A polícia invadiu a casa de Manoel Calafate e foi rechaçada pelos Malês. Era a noite de 24 de janeiro.
Houve combates vitoriosos para os Malês no largo do Teatro e na Mouraria.
O ultimo combate se deu na madrugada de 25 de janeiro. As tropas do governo derrotaram os Malês.
Muitos morreram em combate, outros foram afogados no mar. Os presos foram julgados e quase todos condenados.
Trabalhando com o texto:
1ª) Procure no dicionário as palavras grifadas no texto, ou seja, as seguintes:
Muçulmanos:.............................................................................................................................................................................................................................
escravos:....................................................................................................................................................................................................................................
subjugados:...............................................................................................................................................................................................................................
levantes:....................................................................................................................................................................................................................................
subjugados:...............................................................................................................................................................................................................................
triunfar:................................................................... ..................................................................................................................................................................
insurreições:..............................................................................................................................................................................................................................
penhora:.....................................................................................................................................................................................................................................
fraterna:.....................................................................................................................................................................................................................................
elaborado:..................................................................................................................................................................................................................................
rechaçada:.................................................................................................................................................................................................................................
2ª ) Responda:
a ) Quem eram os Malês?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Antes da última grande revolta negra ,houve dois grandes levantes. Quais as nações que participaram e em que época respectivamente?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Quem participou da última grande revolta dos Malês?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d) Em que data ocorreu a última grande revolta dos Malês?
..........................................................................................................................................................
e)No princípio quem estava vencendo as batalhas? ..........................................................................................................................................................
f)Em que lugar da cidade eles saíram vitoriosos? ..........................................................................................................................................................
g) Quem foi a traidora desse conflito? .......................................................................................................................................................... h) Em que data os Malês foram derrotados ?
..........................................................................................................................................................
i)Como morreram a maioria dos Malês?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................