24/03/2010

Malês plano

 

 

 

 

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

 

 

Escola :

Data:

Série: 4ª        Turma:            Turno:

Professoras:Nancy E OUTRAS

Tema: A História dos Malês

 

 

Objetivo Geral:

 

Desenvolver atividades interdisciplinares,  proporcionando aos alunos o conhecimento dos vários aspectos da História da nação Malê.

 

1ª  Atividade:

Rotina:

·      Acolhida: bate-papo

·      Correção da tarefa de casa: Pesquisa sobre a vida dos negros e o contexto histórico de sua fixação na Bahia.

·      Comentários .

·      Colocação das atividades no mural.

 

Atividade:

Cantar a música:

Ilê ,Os Malês Agradecem a Você.

 

Objetivos específicos:

·      Integrar professor e alunos.

·      Descontrair os alunos.

·      Introduzir o tema: A História dos Malês.

 

Conteúdo:

A História dos Malês.

 

Procedimentos:

·      Distribuir a letra da música mimeografada .

·      Colocar a fita no rádio gravador.

·      Cantar a música com os alunos.

 

 

 

Recursos:

Fita- cassete, rádio- gravador ,papel ofício, stencil, álcool, mimeógrafo, letra da música mimeografada.

 

Avaliação:

Observação  da  participação dos alunos no decorrer da atividade.

 

3ª Atividade:

Conversa dirigida.

 

Área do conhecimento:

História e Geografia

 

Objetivos específicos:

·      Extrair conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.

·      Fornecer informações sobre a  História dos Malês .

 

Conteúdo:

A História dos Malês.- origem, características, hábitos, costumes e religião.

 

Procedimentos:

Conversa sobre os Malês- origem, características, hábitos, costumes e religião.

 

Recursos:

Professor e alunos.

 

Avaliação:

Observação  da  participação dos alunos no decorrer da atividade.

 

4ªAtividade:

Leitura de texto, pela professora.

 

Área do conhecimento:

Português, História e Geografia.

 

Objetivos específicos:

·      Desenvolver a capacidade dos alunos ouvirem leituras.

·      Desenvolver o gosto pela leitura.

·      Apropriar-se do conteúdo do texto.

 

Conteúdo:

Texto :

      25 de Janeiro, A Revolta dos Malês . 

Procedimentos:

A professora lerá o texto, fará uma breve explanação e alguns questionamentos sobre o assunto.

 

Recursos:.

O texto , o professor e alunos.

 

Avaliação

Será observada a capacidade dos alunos ouvirem a leitura e suas respostas aos questionamentos pertinentes ao assunto.

 

5ª Atividade:

Produção de texto coletivo.

 

Área do conhecimento:

Português, História e Geografia.

 

Objetivos específicos:

·       Produzir um texto abordando o tema.

·       Desenvolver a leitura e a escrita .

·       Fixar os conteúdos registrando o que aprenderam.

·       Socializar  o conhecimento.

 

 

Conteúdo:

A História dos Malês

 

Procedimentos:

Subdividir a turma em grupos para:.

·     Fazer anotações individuais do que acharem importante na música e no texto.

·      Trocar idéias entre os componentes do grupo.

·      Produzir um texto coletivo pertinente ao assunto.

·      Propor que um aluno de cada grupo leia o texto produzido.

 

Recursos:

 

Texto25 de janeiro , A Revolta dos Malês , letra da música :Ilê ,os Malês Agradecem a Você, papel ofício, stencil, álcool, mimeógrafo, lápis e borracha..

 

 

 

 

Avaliação:

Observação do desempenho  dos alunos durante a atividade, a contextualização do tema , o uso correto de margem ,de pontuação e a coerência  e a coesão do texto .

 

Intervalo:

 

Atividade:

Localização da nação Malê no mapa do continente africano.

 

Área do conhecimento:

Geografia

 

Objetivo específico:

·      Identificar o espaço geográfico  da nação Malê no mapa do continente africano.

 

Conteúdo:

Localização da nação Malê no mapa do continente africano.

 

Procedimentos:

·      Distribuir papel mimeografado com o mapa representando o continente africano.

·      Pedir que os alunos em duplas identifiquem no mapa o lugar de origem da nação Malê ,assinalando com lápis de cor de acordo com a legenda ao lado.

·      Pintar o mapa .

 

Recursos:.

Papel ofício, stencil, álcool, mimeógrafo, lápis ,lápis de cor ,borracha e mapa do continente africano.

 

Avaliação:

·      Observação do desempenho dos alunos em duplas, durante a atividade.

·      Correção

·      Comentários

·      Exposição dos trabalhos na sala de aula.

 

 

7ªAtividade:

Tarefa de casa:

Relatório sobre a aula

 

Área do conhecimento:

Português, História e Geografia.

 

Objetivos específicos:

·      Observar o que os alunos assimilaram sobre os diversos assuntos.

·      Desenvolver a escrita  aumentando o volume.

·      Fixar os conteúdos  e  registrar o que aprenderam.

 

Conteúdos:

·      A História dos Malês

·      Ortografia

·      Pontuação

·      Margem

 

Procedimentos:

Os alunos deverão fazer um relatório ,nos cadernos de casa, sobre tudo que viram, ouviram e assimilaram no decorrer desta aula.

 

Recursos:.

Caderno, lápis  e borracha.

 

Avaliação

Serão observados nos  relatórios , nos cadernos ,na próxima aula, os itens: A História dos Malês, ortografia ,pontuação, margem  e volume de escrita .

 

 

 

Texto: A Revolta dos Malês

 

25 de Janeiro

Retirado do Calendário Popular

Caderno de educação popular
Número especial
CEPUC

Centro de Educação e Cultura Popular

 

Os negros muçulmanos que vieram como escravos para a Bahia, receberam o nome de “Malê”. Pertenciam às nações Haussá, Nagô e Tapa. Muitos deles sabiam ler e escrever em árabe.

Os  Malês organizaram uma série de  levantes na Bahia , no século XIX, visando a tomada do poder.

Os  Malês eram unidos por laços religiosos, mas subjugados à escravidão ,compreenderam que só com a tomada do poder político a doutrina do Profeta  poderia triunfar no Brasil.

Das insurreições Malês participaram muitos libertos africanos e até ricos.

Na cidade de Salvador , houve levantes comandados pelos Haussá, entre 1807 e 1813,e levantes tendo à frente os Nagôs ,entre 1826 e 1835 .

 

A grande revolta Malê ocorreu no entanto, em 1835, comandada por : Elesbão Dandará, mestre  ideológico da revolta que a dirigiu da cadeia  onde estava preso por penhora; por Luís Sanin ,escravo Tapa, o negro liberto Manoel Calafate, Belchior os escravos Nagôs, Diogo ,Ramil, James,Cornélio e Tomás e a escrava Jejê, Luísa Mahin , mãe de Luís Gama. Eles pretendiam acabar com a escravidão e construir uma sociedade fraterna.

O plano militar  foi assim elaborado um grupo partiria do bairro da Vitória para Água de Meninos e outro rumaria para o Cabrito, onde se reuniriam aos escravos dos engenhos.

A negra Guilhermina , porém, delatou a revolta. A cidade ficou em pé de guerra . A polícia invadiu a casa de Manoel Calafate e foi rechaçada pelos Malês. Era a noite de 24 de janeiro.

Houve combates vitoriosos para os Malês no largo do Teatro e na Mouraria.

O ultimo combate se deu na madrugada de 25 de janeiro. As tropas do governo derrotaram os Malês.

Muitos morreram em combate, outros foram afogados no mar. Os presos foram julgados e quase todos condenados.

 

 

Trabalhando com o texto:

 

1ª) Procure no dicionário as palavras grifadas no texto, ou seja, as seguintes:

Muçulmanos:.............................................................................................................................................................................................................................

escravos:....................................................................................................................................................................................................................................

subjugados:...............................................................................................................................................................................................................................

levantes:....................................................................................................................................................................................................................................

subjugados:...............................................................................................................................................................................................................................

triunfar:................................................................... ..................................................................................................................................................................

insurreições:..............................................................................................................................................................................................................................

penhora:.....................................................................................................................................................................................................................................

fraterna:.....................................................................................................................................................................................................................................

elaborado:..................................................................................................................................................................................................................................

rechaçada:.................................................................................................................................................................................................................................

2ª ) Responda:

a ) Quem eram os Malês?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b) Antes  da última grande revolta negra ,houve dois grandes levantes. Quais as nações que participaram e em que época respectivamente?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

c) Quem participou da última grande revolta dos Malês?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

d) Em que data  ocorreu a última grande revolta dos Malês?

..........................................................................................................................................................

e)No princípio quem estava vencendo as batalhas? ..........................................................................................................................................................

f)Em que lugar da cidade eles saíram vitoriosos? ..........................................................................................................................................................

g) Quem foi a traidora desse conflito? .......................................................................................................................................................... h) Em que data os Malês foram derrotados ?

..........................................................................................................................................................

i)Como morreram a maioria dos Malês?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................