24/03/2010

Projeto

 

Projeto:

Estudo e criação de jornal em

Sala de

Aula

 

 

 

 

Estudo e criação de jornal em sala de aula

 

              A leitura e criação de jornais em sala como instrumento pedagógico, no intuito de alarga os conhecimentos atuais do estudante sobre o mundo e também sobre as necessidades da comunidade em que vive.

A utilização desse instrumento como projeto de estudo e criação auxilia o trabalho pedagógico educacional, colaborando com a socialização do conhecimento adquirido, visto que este serão exposto na escola para que os outros alunos tomem conhecimento e possam opinar e debater sobre o assunto.

 

Objetivos:

 

·       Propiciar ao aluno o contato com textos de diferentes estilos e assuntos reais, possibilitando a maior percepção das diferentes situações do uso da escrita, oportunizando aos mesmos um repertório lingüístico rico de informações atuais.

·       Proporcionar a diferenciação entre narração e descrição do mundo real e fazendo a socialização dessas informações adequando o uso do vocabulário jornalístico, ampliando o repertório dos alunos e também o adequando ao contexto vivenciado.

·       Criar o hábito saudável da leitura critica do meio.

Contexto: elementos de uma situação de comunicação que influencia no entendimento do texto.

 

Projeto: Estudo e criação de jornal em sala de aula

 

Atividades:

 

1- Conhecendo o jornal:

             

              Debater com os alunos sobre a função do jornal e de todo o projeto que será feito, sua duração e intuito. (vender a idéia, convencer os alunos que serão proveitosos)

              Levar para sala de aula vários exemplares do mesmo jornal de diferentes dias da semana.

              Distribuir os jornais em grupo, solicitando aos alunos que folheiem os mesmo e procure descobrir como o jornal é organizado (relembre os conhecimentos por eles obtidos com a leitura de sumários em livros). Coloquem na lousa e ou em papel pardo as suas descobertas e fixe na sala de aula. Exemplo: seções de esporte, turismo, política, policial...

              Se eles não conseguirem iniciem mostrando uma ou duas seções e deixem que descubram os outros.

 

2- Conhecendo melhor a primeira página:

 

              Conversa dirigida sobre a função da primeira página quanto às notícias que estarão no interior do jornal, as mais importantes do dia e principalmente a que mais chama a atenção do leitor para que o mesmo venha a comprar esse jornal.

              Orientar um debate sobre o quais recursos utilizados para uma melhor apresentação da noticia e reconhecimento do jornal sendo alguns destes: cabeçalho contendo a identificação, diferentes tipos e tamanhos das letras utilizadas para títulos e subtítulos (destacam noticias secundárias), data (marcando a atualização das informações), manchetes (notícia de destaque do dia), subtítulo ou olho (pequeno texto embaixo da manchete), fotos e respectivas legendas, chamadas de capa (os textos curtos sob os outros títulos, geralmente com a identificação do caderno e da página sobre a noticia desenvolvida, tabelas, gráficos, ilustrações (mostrando maior numero de informações importantes em um pequeno espaço), previsões do tempo, índice, seções e anúncios... registre na lousa ou em papel pardo cada descoberta.

 

 

3- Descobrir, reconhecer e procurar uma noticia dentro do jornal:

 

              Depois de explorar a primeira página agora é hora de localizar as noticias ler, saber mais sobre os assuntos referidos na capa e durante a leitura verificar quais as noticia que eles procuram mais, suas preferências.

              Solicitar dos alunos que procure sempre a primeira página como referencia para achar determinadas noticia dentro do jornal, isso economiza tempo e não deixa que o aluno desvie seu foco de informação, mas, deixar livre para que ele possa mudar de opinião e venham a ler outras noticias que antes lhe pareciam menos importantes.

              Atividade: organize a sala em grupos e solicite que leiam a manchete, o subtítulo (se houver), resumo das noticias e depois as recortem e colem em folha sulfite. Depois poderão procurar a noticia referente à manchete, ler, recortar e colar em outra folha de sulfite. auxiliem os alunos sempre provocando neles que procurem as pistas necessárias para achar as noticias. No final cada grupo apresentará seu trabalho para sala e socializará suas descobertas e principalmente o teor da manchete e expor o trabalho feito pelos mesmos dentro ou fora da sala.

 

4- Conhecer uma reportagem, procurar e debater sobre uma reportagem:

 

 

              A reportagem em um jornal é caracterizada por formar um conjunto de noticias sobre um mesmo tema

              Atividade: ler os títulos das matérias juntos com os alunos, abrindo um debate para comentários, perguntas, opiniões, discussões relativas às características da reportagem de jornal, onde mostra a cobertura bastante completa sobre o fato da reportagem. Inclui também entrevistas com testemunhas, descrições pormenorizadas do ocorrido.

 

5- Descobrindo e procurando tudo sobre classificados:

 

              Este serviço de classificados é oferecido pelo jornal para facilitar e organizar a vida do leitor, assim cobrindo também os custos do jornal e atrair leitores interessados nessas informações.

              Neste espaço é encontrado informações sobre vendas, trocas e compras de bens de consumo. Este texto pode apresentar algum nível de dificuldades de compreensão, pois como é cobrado pela quantidade de letras como nos telegramas pessoa que quer anunciar para deixar mais barato o serviço usa muitas abreviações, siglas, sinais matemáticos, números e assim também não é necessária a pontuação.

              Atividades: distribuir os jornais e pedir aos alunos que procure os classificados. Em duplas ou trios procurem o classificado que lhe chame mais a tenção, recorte e cole no caderno e depois faça um breve comentário. Ao termino será feito a leitura do classificado e o comentário do aluno,  a classe poderá dar opinião para acrescentar mais ao trabalho.