ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.
Professora : Lisânia R. da S. Ferreira Turma: 501 Turno: 1º Ano de Escolaridade: 5º
PLANEJAMENTO 2008
Disciplina : Linguagem
Tema Integrador : Educando em defesa da vida.
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Análise e interpretação de vários textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e frases;
▪ O ser humano interpretando e interagindo no mundo através das diferentes linguagens verbais e não-verbais, suas funções e possibilidades de uso.
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▪ Leitura interpretativa; ▪ Ortografia; ▪ Construções de textos; ▪ Fonemas e letras; ▪ Classificação quanto ao número de sílabas; ▪ Substantivos * próprio e comum; ▪ Encontros vocálicos; ▪ Encontros consonantais; ▪ Dígrafos; ▪ Aplicação ortográfica. * emprego de ce / ci e se / si e cedilha. |
Através de: · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Produção textual ; * utilizar regras gramaticais nas situações que exigem uma norma culta. Oralidade; · Encartes; · Músicas; |
▪ Valorizar e ampliar os conhecimentos gramaticais; ▪ Reconhecer e identificar pontos básicos da língua portuguesa no meio em que vive; ▪ Utilizar variadas formas de registros, tendo a produção textual como principio; ▪ Identificar a linguagem da mídia no contexto social; ▪ Analisar e interpretar variados textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e textos; |
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Compreensão do uso e função das palavras a partir de estudos morfológicos contextualizados;
▪ Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio mantendo a coesão e coerência textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;
| ▪ Acentuação; ▪ Sílaba tônica; ▪ Artigos; * definidos e indefinidos. ▪ Substantivos; * próprio, comum, simples, composto e coletivo. ▪ Substantivo; * gênero, número e grau. ▪ Ortografia; * l / lh , r inicial, r brando e r entre vogais;
| Através de: · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos e pesquisas; · Trabalho em grupo; · Ditado de frases; · Produção de textos. · Oralidade; · Roda de leitura; · Vídeos; · Confecção de cartazes e mural;
| ▪ Compreender como empregar e classificar palavras após explicação do professor; ▪ Interpretação e interação no mundo através de diferentes linguagens; ▪ Conscientizar-se da importância das condições de produção textual : gênero, objetivo e linguagem;
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PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio, mantendo a coerência e coesão textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;
▪ Apreensão das funções e usos das orações e períodos, a partir de estudos morfossintáticos em textos norteadores;
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▪ Tipos de frases; ▪ Sinais de pontuação; ▪ Adjetivos; * grau. ▪ Pronomes pessoais; * do caso reto, oblíquo e de tratamento. ▪ Verbos; * tempos verbais; ▪ Ortografia * sc, x, xc. ▪ Cartas e poesias; ▪ Parlendas;
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· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Produção textual ; · Construção de cartas; · Atividades abordando o conceito envolvido; · Receitas; · Cruzadas; · Materiais de sucatas; · Composição de lendas;
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▪ entender o significado das palavras mostradas por meio de sinais ou por meio de uma qualidade num contexto variado; ▪ Construir pequenos textos de modo apropriado; ▪ Investigar os vários tipos de textos a fim de preparar um pequeno texto conservando a coesão textual de forma coerente; ▪ Analisar e (re) estruturação de texto feito por ele mesmo, de forma crítica e criativa; |
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Apreensão das funções e uso das orações e períodos a partir de estudos morfossintáticos;
▪ Compreensão do uso e função das palavras e/ou expressões denotativas e conotativas em textos diversos;
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▪ Verbos auxiliares; ▪ Advérbio; ▪ Preposição; ▪ Sujeito e predicado; ▪ Interjeição;
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· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Produção textual ; · Banco de palavras; · Gincana em grupo; · Atividades em geral; · Charges; |
▪ Entender como empregar de acordo as frases convertendo-as ao tempo segundo a compreensão dos textos direcionados; ▪ Compreender como empregar e classificar adequadamente as palavras; ▪ Interpretar as informações de forma a ser capaz de formar frases; ▪ Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes textuais do cotidiano;
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ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.
Professora : Lisânia R. da S. Ferreira Turma: 501 Turno: 1º Ano de Escolaridade: 5º
PLANEJAMENTO 2008 Disciplina : Ciências Sociais
Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: Valorizando a escola para ver e viver.
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;
▪ A relação sócio-econômica como fator determinante das formas de ocupação do espaço através do tempo;
▪ Análise e compreensão das implicações entre o tempo cronológico e o tempo histórico;
▪ Compreensão das transformações históricas de sua comunidade em suas relações com a historia da sociedade brasileira;
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▪ Identidade; ▪ A Terra; * Representação da Terra. ▪ O Brasil e a América do sul; ▪ A divisão política do Brasil;
▪ Município *Localização do Município e Municípios vizinhos;
▪ A história do Brasil ; *povoamento do território brasileiro. ▪ Datas comemorativas; ▪ A formação do povo brasileiro; |
· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Ilustrações; · Entrevista; · Fontes históricas; · Cartazes; · Dramatização; · Linha do tempo; · Entrevista; · Vídeo; · Roda de leitura; · Cruzada;
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▪ Realizar atividades a fim de expressar suas interpretações, hipóteses e conceitos;
▪ Conhecer os processos de transformação, fusão e dominação cultural e territorial;
▪ reconhecer a identidade cultural dos povos a partir da rede de influências em sua formação;
▪ Apropriar-se do fazer histórico como instrumento de compreensão e intervenção na realidade; |
Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: Esporte e saber integrando o mundo.
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Compreensão das modificações na natureza como agente da ação humana;
▪ Conhecimento das principais bacias hidrográficas do Brasil a fim de melhor entendimento sobre os efeitos da ação humana sobre a natureza;
▪ Apropriar-se do fazer histórico como instrumento de compreensão e intervenção da realidade;
▪ Analise e compreensão das relações de conflito e consenso que determinam a organização dos grupos sociais através dos tempo;
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▪ Clima; ▪ Relevo; * O relevo brasileiro; ▪ O Litoral; * O litoral brasileiro; ▪ Os rios, os lagos e as lagoas; * Os rios brasileiros; ▪ A vegetação brasileira;
▪ A história do Brasil ; *povoamento do território brasileiro. ▪ Datas comemorativas; ▪ A formação do povo brasileiro; |
Através de: · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Fontes históricas; · Confecção de cartazes; · Jogo da memória; · Caça-palavras; · Músicas;
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▪ Identificar as principais formas de relevo da superfície terrestre, a fim de compreender que o relevo é modificado pela ação da natureza e dos seres humanos; ▪ Reconhecer as partes de um rio e entender a morfologia de um rio, a fim de refletir sobre a ação humana em relação aos aspectos naturais; ▪ Relacionar a ocorrência da vegetação aos tipos de clima;
▪ Compreender através de estudos as diferenças de raças, níveis culturais e cultura do povo brasileiro, a fim de desenvolver atitudes criticas e transformadoras da realidade brasileira;
▪ Compreender a política brasileira como resultante de relações de conflito através do tempo;
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Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: A Escola semeia e a sociedade colhe.
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;
▪ Reconhecimento, análise e compreensão das diferentes formas de ocupação espacial como decorrentes da ação do homem;
▪ Apropriar-se do fazer histórico como instrumento de compreensão e intervenção da realidade;
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▪ A agricultura brasileira; ▪ A pecuária brasileira; ▪ O comercio brasileiro; ▪ A industria brasileira; ▪ As comunicações no Brasil; ▪ Meios de transporte no Brasil ;
▪ O Brasil
* Em busca da independência ;
▪ As revoltas brasileiras;
▪ O governo Geral;
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· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Ilustrações; · Atividades contextualizadas a fim de fixar o aprendizado; · Confecção de cartazes; · Jogo da memória; · Caça-palavras; · Músicas;
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▪ Reconhecer os avanços tecnológicos como resultante da ação humana e ter acesso aos mesmos; ▪ Reconhecer a interdependência entre as relações socioeconômicas; ▪ Conhecer os diferentes meios de transportes e de comunicação relacionando-os à importância dos avanços científicos no decorrer do tempo;
▪ Analisar e compreender os fatos históricos de forma a atuar como ser critico, ativo e transformador capaz de questionar ou levantar questionamentos a cerca do assunto abordado;
▪ Reconhecer as estruturas de poder como resultante dos interesses de grupo sociais em espaços e tempos diversos.
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Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: A Escola dando sentido a vida.
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Compreensão da identidade brasileira como resultante das interações culturais, favorecendo o respeito à diversidade;
▪ O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;
▪ Processos de transformação, fusão e dominação cultural e territorial.;
▪ Analise e compreensão das relações de conflito que determinam a organização dos grupos sociais através do tempo.
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▪ As regiões brasileiras; * (Aspectos físicos, econômicos e humanos) ▪ Região Norte; ▪ região Nordeste; ▪ Região Sudeste; ▪ Região Sul; ▪ Região Centro-Oeste; ▪ Mapas
▪ A política; * Nossa primeira constituição;
▪ Cultura brasileira; ▪ Republica brasileira; ▪ Voto – Democracia . | Através de: · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Confecção de cartazes; · Jogo da memória; · Caça-palavras; · Músicas; · Cruzada; |
▪ Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
▪ Compreender as transformações ocorridas no tempo como decorrente da intencionalidade humana;
▪ Conhecer os confrontos ideológicos que proporcionaram transformações no âmbito social e político;
▪ Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista histórico, de modo crítico, reconhecendo a necessidade de atuar na realidade, a fim de promover transformações de acordo com as diferenças sócio culturais.
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ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.
Professora : Lisânia R. da S. Ferreira Turma: 501 Turno: 1º Ano de Escolaridade: 5º
PLANEJAMENTO 2008 Disciplina : Ciências Químicas, Físicas, Biológicas e Matemáticas.
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ As operações matemáticas para resolução de situações problemas no cotidiano do aluno e nos processos de construção do raciocínio lógico;
▪ A aplicação do sistema de numeração conforme as necessidades do educando na resolução de situações problemas;
▪ Compreensão dos avanços científicos e tecnológico como fatores de melhoria da qualidade de vida;
▪ A mudança prática de atitude e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais;
▪ Compreensão da natureza como um todo dinâmico e do ser humano, em sociedade como agente de transformação do mundo em que vive.
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▪ Operações fundamentais (cálculos); ▪ Ordem e classe; ▪ Valor posicional * Absoluto e Relativo ▪ Composição e decomposição de números; ▪ Resoluções de cálculos ; ▪ Propriedades da adição e subtração;
▪ A Terra; * forma e movimentos ▪ Recursos naturais; ▪ A água e o nosso planeta; · A água e seus nutrientes; · A água e o ser humano; · Animais que se proliferam na água (dengue); · Purificação da água; · O ciclo da água na natureza. |
· Através de : · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Recorte e colagem; · Textos complementares e explicativos; · Gravuras / cartazes; · Reportagem em jornais; · Abordagem relacionada a fatos atuais, fazendo a relação com fenômenos da natureza à falta de conscientização humana. · Caça-palavras; · Músicas; · Cruzada; |
▪ Ler,escrever, comparar e ordenar números naturais nos sistemas de numeração romano e indo arábico; ▪ Resolver situações problema no dia-a-dia;
▪ reconhecer a complexidade e a multiplicidade das relações dos seres vivos e o ambiente;
▪ Desenvolver práticas que evitam desperdícios no uso cotidiano, como água, energia e alimentos;
▪ Reconhecer a água como fundamental para existência dos seres vivos.
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PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Problematizar os fatos observados no cotidiano, interessando-se pela busca de explicações da visão e do mundo;
▪ Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio que estimula o interesse, a curiosidade para resolver problemas de organização;
▪ A criação de uma visão crítica planetária considerando a vida de todas espécies como valor principal;
▪ Transformações e desenvolvimento dos seres vivos no habitat natural ;
▪ A existência de uma diversidade de animais, suas diferentes formas de locomoção;
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▪ Expressão numérica; ▪ Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. ▪ Propriedades da multiplicação; ▪ Expressão numérica com as quatro operações; *Expressão numérica com : ( ), [ ] e { }.
▪ O ar; ▪ A pressão atmosférica; ▪ A umidade do ar; ▪ A previsão do tempo; ▪ As plantas; ▪ Os animais; * domésticos e selvagens; |
· Através de : · Utilização do livro didático; · Trabalho em grupo; · Jogos; · Gincanas; · Atividades envolvendo situações problemas; · Desafios; · Caça-palavras; · Músicas; · Cruzada;
| ▪ Utilizar as operações matemáticas ;
▪ Resolver expressões contendo as quatro operações sem ou com sinal de associação e usar a relação existente entre alguns fatores para facilitar o calculo mental;
▪ Compreender os cálculos matemáticos como parte integrante da vida humana;
▪ Utilizar os conceitos matemáticos para compreender e intervir na realidade;
▪ Compreender os fenômenos da natureza como resultante da ação humana;
▪ Mudar de atitude, formar novos hábitos que possam beneficiar o meio em que vive;
▪ Reconhecer a complexidade e multiplicidade existente nas relações dos seres vivos; |
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Vivência das formas geométricas do meio em que vive, estabelecendo representações e cálculos especiais;
▪ Reconhecimento da importância de cálculos matemáticos para a compreensão e intervenção na realidade;
▪ Aplicação numérica na sociedade de consumo;
▪ Construção da auto-imagem a partir do corpo humano;
▪ Identificação do esquema corporal bem como seu funcionamento e cuidados necessários ao funcionamento da maquina humana;
▪ Compreensão da saúde como um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento humano;
▪ Reconhecimento da saúde como um bem a ser cuidado;
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▪ MMC e MDC; ▪ Sistema Monetário Brasileiro; ▪ Divisores de um numero natural; ▪ Noções de geometria; ▪ Números Primos.
▪ O corpo humano; ▪ Higiene corporal; ▪ Sexualidade; ▪ A saúde; ▪ Alimentos saudáveis; ▪ Higiene da alimentação; |
· Através de : · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Lista de compras; · Encartes de jornais; · Confecção de tabelas; · Construção de listas * gasto mensal, produtos utilizados pela família etc
· Dinâmicas (atividades diversas com o corpo); · Confecção de cartazes promovendo uma campanha de melhor qualidade de vida; · Experiências realizadas na sala de aula; · Caixa de perguntas; Debates; · Caça-palavras; · Músicas; · Cruzada; |
▪. Reconhecer e classificar as figuras de acordo com estudos anteriores; ▪ Aplicar o sistema de numeração conforme as suas necessidades nas resolução de situações-problema; ▪ Assimilar conteúdos matemáticos, tomando-se de novas descobertas e desenvolvimento do raciocínio lógico; ▪ Desenvolver o raciocínio lógico de forma ordenada;
▪ Reconhecer o corpo humano como um sistema integrado;
▪ Construir uma auto-imagem de si mesma, a partir do estudo do corpo humano;
▪ Identificar através do esquema corporal as partes do corpo humano bem como seu funcionamento e cuidados necessários;
▪ Saber como prevenir a saúde pessoal e coletiva;
▪ Reconhecer a importância dos alimentos para uma vida saudável ; |
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Administrar as finanças do cotidiano como valorização do trabalho e sua aplicação coletiva e individual;
▪ Percepção da importância dos conceitos numéricos, relacionado à sua função social;
▪ Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio de intervir em diversas situações da vida cotidiana;
▪ Compreensão da importância dos hábitos de higiene para a saúde no convívio social;
▪ Compreender os avanços científicos e tecnológicos como fatores de melhoria de qualidade de vida; |
▪ Números fracionários; ▪ Números decimais; ▪ Sistema de Medidas; ▪ Porcentagem; ▪ Operações com números decimais;
▪ Higiene * mental e social. ▪ Saneamento básico ; ▪ Verminoses; ▪ Primeiros socorros; |
· Através de : · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Recorte e colagem;
· Promoção de experiências de ciências; · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Fitas de vídeos; · Leitura interpretativa; · Confecção de cartazes; · Pesquisas em jornais; · Experiências realizadas na sala de aula; Construção em grupo de um quadro explicativo abordando os conceitos envolvidos; Promoção de experiência .
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▪ Utilizar números naturais e racionais que representem quantidades nas mais diversas quantidades;
▪ Reconhecer e determinar a relação existente entre duas quantidades de grandezas por meio de frações;
▪ Identificar e utilizar os conhecimentos matemáticos como intervir nas diferentes situações problemas do dia-a-dia;
▪ Produzir cartazes a fim de promover uma conscientização no meio em que vive; ▪ Adotar medidas preventivas, a partir da abordagem do conceito envolvido; ▪ Reconhecer a higiene como fundamental para o ser humano, sob todos os aspectos; ▪ Aprender a adotar mediadas simples de primeiros socorros diante de contusões e escoriações e outras circunstancias em geral ; ▪ Buscar e coletar informações por meio de observação direta ou indireta; |
AVALIAÇÃO
· Através de atividades diversificadas realizadas em sala de aula pelos alunos; · Autonomia na construção de resolução de situações problemas; · Trabalhos individuais e em grupo; · Através de avaliações escritas e investigativas; · Recuperação paralela como alternativa de complementação de aprendizagem, através de atividades de fixação; · Cantinhos ( leitura, texto reflexivos, charges, piadas, pensamentos etc ); · Trabalho coletivo com objetivos individuais;
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PROJETO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR.
Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: valorizar a Escola para ver e viver.
Objetivo :
· Valorizar a função da escola.
· Construir a noção de vida em sociedade valorizando o seu próprio modo de vida e respeitando os diferentes grupos sociais;
Conteúdo: A Escola e identificação do espaço escolar;
Identidade da comunidade escolar;
Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: Esporte e saber integrando o mundo.
Objetivo :
· Interagir com o mundo e sua cultura.
· Conhecer a adversidade cultura através dos esportes.
Conteúdo: Olimpíadas
Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: A Escola semeia e a sociedade colhe.
Objetivo :
· Despertar a consciência , ações simples geram grandes resultados;
· Melhorar a qualidade de vida da população brasileira (Metas para preservação do mundo)
Conteúdos: Eleição e Folclore.
Tema Integrador : Educando em defesa da vida
Projeto trabalhado: A Escola dando sentido a vida.
Objetivo :
· Interpretar e interagir com o mundo.
· Incentivar a participação da família no processo escolar.
Conteúdo : Dia das crianças, Amor à vida , Natal
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