15/03/2010

meu planejamento 2008

ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.

Professora :   Lisânia R. da S. Ferreira     Turma: 501              Turno:         Ano de Escolaridade:

                  PLANEJAMENTO  2008 

                                         Disciplina : Linguagem

                  Tema Integrador : Educando em defesa da vida.

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Análise e interpretação de vários textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e frases;

 

▪   O ser humano interpretando e interagindo no mundo através das diferentes linguagens verbais e não-verbais, suas funções e possibilidades de uso.

 

 

 

 

 

▪   Leitura interpretativa;

▪   Ortografia;

▪   Construções de textos;

▪   Fonemas e letras;

▪   Classificação quanto ao número de sílabas;

▪   Substantivos

   * próprio e comum;

▪   Encontros vocálicos;

▪   Encontros consonantais;

▪   Dígrafos;

▪   Aplicação ortográfica.

   * emprego de ce / ci e se / si e cedilha.

   

          Através de:

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Produção textual ;

  * utilizar regras gramaticais nas situações que exigem uma norma culta.

Oralidade;

·       Encartes;

·       Músicas;

 

▪  Valorizar e ampliar os conhecimentos gramaticais;

▪   Reconhecer e identificar pontos básicos da língua portuguesa no meio em que vive;

▪   Utilizar variadas formas de registros, tendo a produção textual como principio;

▪   Identificar a linguagem da mídia no contexto social;

▪   Analisar e interpretar variados textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e textos;

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

   ▪   Compreensão do uso e função das palavras a partir de estudos morfológicos contextualizados;

 

▪   Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio mantendo a coesão e coerência textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;

 

 

▪   Acentuação;

▪   Sílaba tônica;

▪  Artigos;

   * definidos e indefinidos.

▪   Substantivos;

   * próprio, comum, simples, composto e coletivo.

▪   Substantivo;

   * gênero, número e grau.

▪   Ortografia;

* l / lh , r inicial, r brando e r entre vogais;

 

        Através de:

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos e  pesquisas;

·       Trabalho em grupo;

·       Ditado de frases;

·       Produção de textos.

·       Oralidade;

·       Roda de leitura;

·       Vídeos;

·       Confecção de cartazes e mural;

 

▪ Compreender como empregar e classificar palavras após explicação do professor;

▪   Interpretação e interação no mundo através de diferentes linguagens;

▪   Conscientizar-se da importância das condições de produção textual : gênero, objetivo e linguagem; 

 

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio, mantendo a coerência e coesão textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;

 

▪   Apreensão das funções e usos das orações e períodos, a partir de estudos morfossintáticos em textos norteadores;

 

 

 

 

 

▪   Tipos de frases;

▪   Sinais de pontuação;

▪    Adjetivos;

   * grau.

▪   Pronomes pessoais;

   * do caso reto, oblíquo e de tratamento.

▪   Verbos;

   * tempos verbais;

▪   Ortografia

   * sc, x, xc.

▪   Cartas e poesias;

▪   Parlendas;

 

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Produção textual ;

·       Construção de cartas;

·       Atividades abordando o conceito envolvido;

·       Receitas;

·       Cruzadas;

·       Materiais de sucatas;

·       Composição de lendas;

 

 

▪   entender o significado das palavras mostradas por meio de sinais ou por meio de uma qualidade num contexto variado;

▪   Construir pequenos textos de modo apropriado;

▪   Investigar os vários tipos de textos a fim de preparar um pequeno texto conservando a coesão textual de forma coerente;

▪   Analisar e (re) estruturação de texto feito por ele mesmo, de forma crítica e criativa;

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Apreensão das funções e uso das orações e períodos a partir de estudos morfossintáticos;

 

▪   Compreensão do uso e função das palavras e/ou expressões denotativas e conotativas em textos diversos;

 

 

 

 

▪   Verbos auxiliares;

▪   Advérbio;

▪   Preposição;

▪   Sujeito e predicado;

▪   Interjeição;

 

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Produção textual ;

·       Banco de palavras;

·       Gincana em grupo;

·       Atividades em geral;

·       Charges;

 

▪   Entender como empregar de acordo as frases convertendo-as ao tempo segundo a compreensão dos textos direcionados;

▪   Compreender como empregar e classificar adequadamente as palavras;

▪   Interpretar as informações de forma  a ser capaz de formar frases;

▪   Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes textuais do cotidiano;

 

 

ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.

Professora : Lisânia R. da S. Ferreira     Turma: 501     Turno: 1º        Ano de Escolaridade: 5º

                 

                  PLANEJAMENTO  2008                                            Disciplina :  Ciências Sociais

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado: Valorizando a escola para ver e viver.

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;

 

▪   A relação sócio-econômica como fator determinante das formas de ocupação do espaço através do tempo;

 

 

 

 

 

▪   Análise e compreensão das implicações entre o tempo cronológico e o tempo histórico;

 

▪  Compreensão das transformações históricas de sua comunidade em suas relações com a historia da sociedade brasileira;

 

 

 

 

 

▪   Identidade;

▪   A Terra;

* Representação da Terra.

   ▪   O Brasil e a América do sul;

   ▪    A divisão política do Brasil;

 

   ▪   Município

*Localização do Município e Municípios vizinhos;

 

 

 

 

 

▪  A história do Brasil ;

*povoamento do território brasileiro.

▪  Datas comemorativas;

▪  A formação do povo brasileiro;

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Ilustrações;

·       Entrevista;

·       Fontes históricas;

·       Cartazes;

·       Dramatização;

·       Linha do tempo;

·       Entrevista;

·       Vídeo;

·       Roda de leitura;

·       Cruzada;

 

 

▪  Realizar atividades a fim de expressar suas interpretações,

hipóteses e conceitos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▪  Conhecer os processos de transformação, fusão e dominação cultural e territorial;

 

▪  reconhecer a identidade cultural dos povos a partir da rede de influências em sua formação;

 

▪  Apropriar-se do fazer histórico como instrumento de compreensão e intervenção na realidade;

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado: Esporte e saber integrando o mundo.

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

  

▪   Compreensão das modificações na natureza como agente da ação humana;

 

▪  Conhecimento das principais bacias hidrográficas do Brasil a fim de melhor entendimento sobre os efeitos da ação humana sobre a natureza;

 

 

 

 

 

 

▪   Apropriar-se do fazer histórico como instrumento de compreensão e intervenção da realidade;

 

▪  Analise e compreensão das relações de conflito e consenso que determinam a organização dos grupos sociais através dos tempo;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▪  Clima;

▪   Relevo;

  * O relevo brasileiro;

▪   O Litoral;

  * O litoral brasileiro;

▪   Os rios, os lagos e as lagoas;

   * Os rios brasileiros;

▪   A vegetação brasileira;

 

 

 

 

 

 

 

▪  A história do Brasil ;

*povoamento do território brasileiro.

▪  Datas comemorativas;

▪  A formação do povo brasileiro;

       

          Através de:

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Fontes históricas;

·       Confecção de cartazes;

·       Jogo da memória;

·       Caça-palavras;

·       Músicas;

 

 

▪   Identificar as principais formas de relevo da superfície terrestre, a fim de compreender que o relevo é modificado pela ação da natureza e dos seres humanos;

▪  Reconhecer as partes de um rio e entender a morfologia de um rio, a fim de refletir sobre a ação humana em relação aos aspectos naturais;

▪  Relacionar a ocorrência da vegetação aos tipos de clima;

 

 

 

▪  Compreender através de estudos as diferenças de raças, níveis culturais e cultura do povo brasileiro, a fim de desenvolver atitudes criticas e transformadoras da realidade brasileira;

 

▪  Compreender a política brasileira como resultante de relações de conflito através do tempo;

 

 

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado: A Escola semeia e a sociedade colhe.

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;

 

▪   Reconhecimento, análise e compreensão das diferentes formas de ocupação espacial como decorrentes da ação do homem;

 

 

 

 

 

 

 

 

▪   Apropriar-se do fazer histórico como instrumento de compreensão e intervenção da realidade;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▪   A agricultura brasileira;

▪  A pecuária brasileira;

▪  O comercio brasileiro;

▪  A industria brasileira;

▪  As comunicações no Brasil;

▪  Meios de transporte no Brasil ;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▪  O Brasil

 

* Em busca da independência ;

 

▪  As revoltas brasileiras;

 

▪  O governo Geral;

 

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Ilustrações;

·       Atividades contextualizadas a fim de fixar o aprendizado;

·       Confecção de cartazes;

·       Jogo da memória;

·       Caça-palavras;

·       Músicas;

 

 

▪  Reconhecer os avanços tecnológicos como resultante da ação humana e ter acesso aos mesmos;

▪   Reconhecer a interdependência entre as relações socioeconômicas;

▪   Conhecer os diferentes meios de transportes e de comunicação relacionando-os à importância dos avanços científicos no decorrer do tempo;

 

 

 

 

 

▪ Analisar e compreender os fatos históricos de forma a atuar como ser critico, ativo e transformador capaz de questionar ou levantar questionamentos a cerca do assunto abordado;

 

▪  Reconhecer as estruturas de poder como resultante dos interesses de grupo sociais em espaços e tempos diversos.

 

 

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado: A Escola dando sentido a vida.

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

  

▪   Compreensão da identidade brasileira como resultante das interações culturais, favorecendo o respeito  à diversidade;

 

▪  O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;

 

 

 

 

▪   Processos de transformação, fusão e dominação cultural e territorial.;

 

▪  Analise e compreensão  das relações de conflito que determinam a organização dos grupos  sociais através do tempo.

 

 

 

▪  As regiões brasileiras;

* (Aspectos físicos, econômicos e humanos)

▪  Região Norte;

▪  região Nordeste;

▪  Região Sudeste;

▪  Região Sul;

▪  Região Centro-Oeste;

▪  Mapas

 

 

 

 

▪  A política;

* Nossa primeira constituição;

 

▪  Cultura brasileira;

▪  Republica brasileira;

▪  Voto – Democracia .

        Através de:

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Confecção de cartazes;

·       Jogo da memória;

·       Caça-palavras;

·       Músicas;

·       Cruzada;

 

▪   Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

 

 

 

 

 

 

▪   Compreender as transformações ocorridas no tempo como decorrente da intencionalidade humana;

 

▪  Conhecer os confrontos ideológicos que proporcionaram transformações no âmbito social e político;

 

▪  Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista histórico, de modo crítico, reconhecendo a necessidade de atuar na realidade, a fim de promover transformações de acordo com as diferenças sócio culturais.

 

 

ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.

Professora : Lisânia R. da S. Ferreira     Turma: 501     Turno: 1º        Ano de Escolaridade: 5º

 

PLANEJAMENTO  2008                            Disciplina : Ciências Químicas, Físicas, Biológicas e Matemáticas.

 

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   As operações matemáticas para resolução de situações problemas no cotidiano do aluno e nos processos de construção do raciocínio lógico;

 

▪   A aplicação do sistema de numeração conforme as necessidades do educando na resolução de situações problemas;

 

▪   Compreensão dos avanços científicos e tecnológico como fatores de melhoria da qualidade de vida;

 

▪   A mudança prática de atitude e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais;

 

▪   Compreensão da natureza como um todo dinâmico e do ser humano, em sociedade como agente de transformação do mundo em que vive.

 

 

▪  Operações fundamentais (cálculos);

▪   Ordem e classe;

▪   Valor posicional

*  Absoluto e Relativo

▪  Composição e decomposição de números;

▪  Resoluções de cálculos ;

▪  Propriedades da adição e subtração;

 

▪    A Terra;

   * forma e movimentos

▪   Recursos naturais;

▪   A água e o nosso planeta;

·       A água e seus nutrientes;

·       A água e o ser humano;

·       Animais que se proliferam na água (dengue);

·       Purificação da água;

·       O ciclo da água na natureza.   

 

·   Através de :

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Recorte e colagem;

·       Textos complementares e explicativos;

·       Gravuras / cartazes;

·       Reportagem em jornais;

·       Abordagem relacionada a fatos atuais, fazendo a relação com fenômenos da natureza à falta de conscientização humana.

·       Caça-palavras;

·       Músicas;

·       Cruzada;

 

▪  Ler,escrever, comparar e ordenar números naturais nos sistemas de numeração romano e indo arábico;

▪   Resolver situações problema no dia-a-dia;

 

 

 

 

 

 

▪  reconhecer a complexidade e a multiplicidade das relações dos seres vivos e o ambiente;

 

▪   Desenvolver práticas que evitam desperdícios no uso cotidiano, como água, energia e alimentos;

 

▪   Reconhecer a água como fundamental para existência dos seres vivos.

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Problematizar os fatos observados no cotidiano, interessando-se pela busca de explicações da visão e do mundo;

 

▪  Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio que estimula o interesse, a curiosidade para resolver problemas de organização;

 

 

 

 

 

▪   A criação de uma visão crítica planetária considerando a vida de todas espécies como valor principal;

 

▪   Transformações e desenvolvimento dos seres vivos no habitat natural ;

 

▪   A existência de uma diversidade de animais, suas diferentes formas de locomoção;

 

 

 

 

 

 

 

 

▪ Expressão numérica;

▪  Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.

▪  Propriedades da multiplicação;

▪  Expressão numérica com as quatro operações;

*Expressão numérica com :

(  ), [  ] e {  }.

 

 

 

 

 

 

 

▪  O ar;

▪   A pressão atmosférica;

▪   A umidade do ar;

▪   A previsão do tempo;

▪   As plantas;

▪   Os animais;

   * domésticos e selvagens;

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Trabalho em grupo;

·       Jogos;

·       Gincanas;

·       Atividades envolvendo situações problemas;

·       Desafios;

·       Caça-palavras;

·       Músicas;

·       Cruzada;

 

 

 

 

 

 

 

▪  Utilizar as operações matemáticas ;

 

▪  Resolver expressões contendo as quatro operações sem ou com sinal de associação e usar a relação existente entre alguns fatores para facilitar o calculo mental;

 

▪  Compreender os cálculos matemáticos como parte integrante da vida humana;

 

▪  Utilizar os conceitos matemáticos para compreender e intervir na realidade;

 

 

 

 

▪   Compreender os fenômenos da natureza como resultante da ação humana;

 

▪   Mudar de atitude, formar novos hábitos que possam beneficiar o meio em que vive;

 

▪   Reconhecer a complexidade e multiplicidade existente nas relações dos seres vivos;

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Vivência das formas geométricas do meio em que vive, estabelecendo representações e cálculos especiais;

 

▪  Reconhecimento da importância de cálculos matemáticos para a compreensão e intervenção na realidade;

 

▪  Aplicação numérica na sociedade de consumo;

 

 

 

 

▪   Construção da auto-imagem a partir do corpo humano;

 

▪   Identificação do esquema corporal bem como seu funcionamento e cuidados necessários ao funcionamento da maquina humana;

 

▪   Compreensão da saúde como um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento humano;

 

▪   Reconhecimento da saúde como um bem a ser cuidado;

 

 

 

 

▪  MMC e MDC;

▪  Sistema Monetário Brasileiro;

▪  Divisores de um numero natural;

▪  Noções de geometria;

▪  Números Primos.

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▪  O corpo humano;

▪   Higiene corporal;

▪   Sexualidade;

▪   A saúde;

▪   Alimentos saudáveis;

▪   Higiene da alimentação;

 

·   Através de :

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Lista de compras;

·       Encartes de jornais;

·       Confecção de tabelas;

·       Construção de listas

* gasto mensal, produtos utilizados pela família etc

 

 

 

 

·       Dinâmicas (atividades diversas com o corpo);

·       Confecção de cartazes promovendo uma campanha de melhor qualidade de vida;

·       Experiências realizadas na sala de aula;

·       Caixa de perguntas;

Debates;

·       Caça-palavras;

·       Músicas;

·       Cruzada;

 

▪. Reconhecer e classificar as figuras de acordo com estudos anteriores;

▪  Aplicar o sistema de numeração conforme as suas necessidades nas

resolução de situações-problema;

▪  Assimilar conteúdos matemáticos, tomando-se de novas descobertas e desenvolvimento do raciocínio lógico;

▪  Desenvolver o raciocínio lógico de forma ordenada;

 

 

 

 

▪ Reconhecer o corpo humano como um sistema integrado;

 

▪   Construir uma auto-imagem de si mesma, a partir do estudo do corpo humano;

 

▪   Identificar através do esquema corporal as partes do corpo humano bem como seu funcionamento e cuidados necessários;

 

▪   Saber como prevenir a saúde pessoal e coletiva;

 

▪   Reconhecer a importância dos alimentos para uma vida saudável ;

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Administrar as finanças do cotidiano como valorização do trabalho e sua aplicação coletiva e individual;

 

▪  Percepção da importância dos conceitos numéricos, relacionado à sua função social;

 

▪  Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio de intervir em diversas situações da vida cotidiana;

 

 

 

 

▪   Compreensão da importância dos hábitos de higiene para a saúde no convívio social;

 

▪   Compreender os avanços científicos e tecnológicos como fatores de melhoria de qualidade de vida;

 

▪  Números fracionários;

▪  Números decimais;

▪  Sistema de Medidas;

▪  Porcentagem;

▪  Operações com números decimais;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▪  Higiene

* mental e social.

▪   Saneamento básico ;

▪   Verminoses;

▪   Primeiros socorros;

 

·   Através de :

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Recorte e colagem;

 

 

 

 

 

 

 

 

·       Promoção de experiências de ciências;

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Fitas de vídeos;

·       Leitura interpretativa;

·       Confecção de cartazes;

·       Pesquisas em jornais;

·       Experiências realizadas na sala de aula;

Construção em grupo de um quadro explicativo abordando os conceitos envolvidos;

Promoção de experiência .

 

 

 

▪  Utilizar números naturais e racionais que representem quantidades nas mais diversas quantidades;

 

▪  Reconhecer e determinar a relação existente entre duas quantidades de grandezas por meio de frações;

 

▪  Identificar e utilizar os conhecimentos matemáticos como intervir  nas diferentes situações problemas do dia-a-dia;

 

 

▪   Produzir cartazes a fim de promover uma conscientização no meio em que vive;

▪   Adotar medidas preventivas, a partir da abordagem do conceito envolvido;

▪   Reconhecer a higiene como fundamental para o ser humano, sob todos os aspectos;

▪  Aprender a adotar mediadas simples de primeiros socorros diante de contusões e escoriações e outras circunstancias em geral ;

▪   Buscar e coletar informações por meio de observação direta ou indireta;

 


 

 

             

              AVALIAÇÃO

 

 

·       Através de atividades diversificadas realizadas em sala de aula pelos alunos;

·       Autonomia na construção de resolução de situações problemas;

·       Trabalhos individuais e em grupo;

·       Através de avaliações escritas e investigativas;

·       Recuperação paralela como alternativa de complementação de aprendizagem, através de atividades de fixação;

·       Cantinhos ( leitura, texto reflexivos, charges, piadas, pensamentos etc );

·       Trabalho coletivo com objetivos individuais;

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR.

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado:  valorizar a Escola para ver e viver.

 

Objetivo :

·       Valorizar a função da escola.

·       Construir a noção de vida em sociedade valorizando o seu próprio modo de vida e respeitando os diferentes grupos sociais;

            

Conteúdo:   A Escola e identificação do espaço escolar;

                   Identidade da comunidade escolar;

 

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado: Esporte e saber integrando o mundo.

Objetivo :

·       Interagir com o mundo e sua cultura.

·       Conhecer a adversidade cultura através dos esportes.

 

Conteúdo: Olimpíadas

 

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado: A Escola semeia e a sociedade colhe.

Objetivo : 

·       Despertar a consciência , ações simples geram grandes resultados;

·       Melhorar a qualidade de vida da população brasileira (Metas para preservação do mundo)

Conteúdos: Eleição e Folclore.

 

 

Tema Integrador :  Educando em defesa da vida

Projeto trabalhado: A Escola dando sentido a vida.

Objetivo :

·       Interpretar e interagir com o mundo.

·       Incentivar a participação da família no processo escolar.

Conteúdo : Dia das crianças, Amor à vida , Natal

 

 

http://www.plenarinho.gov.br/noticias/agencia_plenarinho/metas-para-preservacao-do-mundo-nao-sao-cumpridas

 

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