ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.
Professora : Lisânia R. da S. Ferreira Turma: 501 Turno: 1º Ano de Escolaridade: 5º
PLANEJAMENTO 2008 Disciplina : Geografia
Tema Integrador : _____________________________________________________________________________________________
Projeto trabalhado : ____________________________________________________________________________________________
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;
▪ A relação sócio-econômica como fator determinante das formas de ocupação do espaço através do tempo;
|
▪ Identidade; ▪ A Terra; * Representação da Terra. ▪ O Brasil e a América do sul; ▪ A divisão política do Brasil;
▪ Município *Localização do Município e Municípios vizinhos;
|
· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Ilustrações; · Entrevista;
|
▪ Realizar atividades a fim de expressar suas interpretações, hipóteses e conceitos;
▪
|
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Compreensão das modificações na natureza como agente da ação humana;
▪ Conhecimento das principais bacias hidrográficas do Brasil a fim de melhor entendimento sobre os efeitos da ação humana sobre a natureza;
|
▪ Clima; ▪ Relevo; * O relevo brasileiro; ▪ O Litoral; * O litoral brasileiro; ▪ Os rios, os lagos e as lagoas; * Os rios brasileiros; ▪ A vegetação brasileira;
| Através de: · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; |
▪ Identificar as principais formas de relevo da superfície terrestre, a fim de compreender que o relevo é modificado pela ação da natureza e dos seres humanos; ▪ Reconhecer as partes de um rio e entender a morfologia de um rio, a fim de refletir sobre a ação humana em relação aos aspectos naturais; ▪ Relacionar a ocorrência da vegetação aos tipos de clima;
|
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;
▪ Reconhecimento, análise e compreensão das diferentes formas de ocupação espacial como decorrentes da ação do homem;
|
▪ A agricultura brasileira; ▪ A pecuária brasileira; ▪ O comercio brasileiro; ▪ A industria brasileira; ▪ As comunicações no Brasil; ▪ Meios de transporte no Brasil ; |
· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Ilustrações; · Atividades contextualizadas a fim de fixar o aprendizado;
|
▪ Reconhecer os avanços tecnológicos como resultante da ação humana e ter acesso aos mesmos; ▪ Reconhecer a interdependência entre as relações socioeconômicas; ▪ Conhecer os diferentes meios de transportes e de comunicação relacionando-os à importância dos avanços científicos no decorrer do tempo;
|
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Compreensão da identidade brasileira como resultante das interações culturais, favorecendo o respeito à diversidade;
▪ O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;
|
▪ As regiões brasileiras; * (Aspectos físicos, econômicos e humanos) ▪ Região Norte; ▪ região Nordeste; ▪ Região Sudeste; ▪ Região Sul; ▪ Região Centro-Oeste; ▪ Mapas
| Através de: · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; |
▪ Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
▪ |
ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.
Professora : Lisânia R. da S. Ferreira Turma: 501 Turno: 1º Ano de Escolaridade: 5º
PLANEJAMENTO 2008 Disciplina : Matemática
Tema Integrador : _____________________________________________________________________________________________
Projeto trabalhado : ____________________________________________________________________________________________
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ As operações matemáticas para resolução de situações problemas no cotidiano do aluno e nos processos de construção do raciocínio lógico;
▪ A aplicação do sistema de numeração conforme as necessidades do educando na resolução de situações problemas;
|
▪ Operações fundamentais (cálculos); ▪ Ordem e classe; ▪ Valor posicional * Absoluto e Relativo ▪ Composição e decomposição de números; ▪ Resoluções de cálculos ; ▪ Propriedades da adição e subtração; |
· Através de : · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Recorte e colagem; · Textos complementares e explicativos;
|
▪ Ler,escrever, comparar e ordenar números naturais nos sistemas de numeração romano e indo arábico; ▪ Resolver situações problema no dia-a-dia; ▪
|
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Problematizar os fatos observados no cotidiano, interessando-se pela busca de explicações da visão e do mundo;
▪ Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio que estimula o interesse, a curiosidade para resolver problemas de organização;
|
▪ Expressão numérica; ▪ Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. ▪ Propriedades da multiplicação; ▪ Expressão numérica com as quatro operações; *Expressão numérica com : ( ), [ ] e { }.
|
· Através de : · Utilização do livro didático; · Trabalho em grupo; · Jogos; · Gincanas; · Atividades envolvendo situações problemas; · Desafios; | ▪ Utilizar as operações matemáticas ; ▪ Resolver expressões contendo as quatro operações sem ou com sinal de associação e usar a relação existente entre alguns fatores para facilitar o calculo mental; ▪ Compreender os cálculos matemáticos como parte integrante da vida humana; ▪ Utilizar os conceitos matemáticos para compreender e intervir na realidade; |
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Vivência das formas geométricas do meio em que vive, estabelecendo representações e cálculos especiais;
▪ Reconhecimento da importância de cálculos matemáticos para a compreensão e intervenção na realidade;
▪ Aplicação numérica na sociedade de consumo;
|
▪ MMC e MDC; ▪ Sistema Monetário Brasileiro; ▪ Divisores de um numero natural; ▪ Noções de geometria; ▪ Números Primos.
|
· Através de : · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Lista de compras; · Encartes de jornais; · Confecção de tabelas; · Construção de listas * gasto mensal, produtos utilizados pela família etc
|
▪. Reconhecer e classificar as figuras de acordo com estudos anteriores; ▪ Aplicar o sistema de numeração conforme as suas necessidades nas resolução de situações-problema; ▪ Assimilar conteúdos matemáticos, tomando-se de novas descobertas e desenvolvimento do raciocínio lógico; ▪ Desenvolver o raciocínio lógico de forma ordenada;
|
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Administrar as finanças do cotidiano como valorização do trabalho e sua aplicação coletiva e individual;
▪ Percepção da importância dos conceitos numéricos, relacionado à sua função social;
▪ Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio de intervir em diversas situações da vida cotidiana;
|
▪ Números fracionários; ▪ Números decimais; ▪ Sistema de Medidas; ▪ Porcentagem; ▪ Operações com números decimais; |
· Através de : · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Recorte e colagem; |
▪ Utilizar números naturais e racionais que representem quantidades nas mais diversas quantidades;
▪ Reconhecer e determinar a relação existente entre duas quantidades de grandezas por meio de frações;
▪ Identificar e utilizar os conhecimentos matemáticos como intervir nas diferentes situações problemas do dia-a-dia;
|
AVALIAÇÃO :
· Através de atividades diversificadas realizadas em sala de aula pelos alunos; · Autonomia na construção de resolução de situações problemas; · Trabalhos individuais e em grupo; · Através de avaliações escritas e investigativas; · Recuperação paralela como alternativa de complementação de aprendizagem, através de atividades de fixação;
|