15/03/2010

planejamento

ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.

Professora : Lisânia R. da S. Ferreira     Turma: 501     Turno: 1º        Ano de Escolaridade: 5º

                 

                  PLANEJAMENTO  2008                                            Disciplina :  Geografia

 

Tema Integrador : _____________________________________________________________________________________________

Projeto trabalhado : ____________________________________________________________________________________________

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;

 

▪   A relação sócio-econômica como fator determinante das formas de ocupação do espaço através do tempo;

 

 

 

▪   Identidade;

▪   A Terra;

* Representação da Terra.

   ▪   O Brasil e a América do sul;

   ▪    A divisão política do Brasil;

 

   ▪   Município

*Localização do Município e Municípios vizinhos;

 

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Ilustrações;

·       Entrevista;

 

 

 

▪  Realizar atividades a fim de expressar suas interpretações,

hipóteses e conceitos;

 

▪ 

 

 

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

  

▪   Compreensão das modificações na natureza como agente da ação humana;

 

▪  Conhecimento das principais bacias hidrográficas do Brasil a fim de melhor entendimento sobre os efeitos da ação humana sobre a natureza;

 

 

 

▪  Clima;

▪   Relevo;

  * O relevo brasileiro;

▪   O Litoral;

  * O litoral brasileiro;

▪   Os rios, os lagos e as lagoas;

   * Os rios brasileiros;

▪   A vegetação brasileira;

 

        Através de:

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

 

▪   Identificar as principais formas de relevo da superfície terrestre, a fim de compreender que o relevo é modificado pela ação da natureza e dos seres humanos;

▪  Reconhecer as partes de um rio e entender a morfologia de um rio, a fim de refletir sobre a ação humana em relação aos aspectos naturais;

▪  Relacionar a ocorrência da vegetação aos tipos de clima;

 

 

 

 

 

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;

 

▪   Reconhecimento, análise e compreensão das diferentes formas de ocupação espacial como decorrentes da ação do homem;

 

 

 

 

 

▪   A agricultura brasileira;

▪  A pecuária brasileira;

▪  O comercio brasileiro;

▪  A industria brasileira;

▪  As comunicações no Brasil;

▪  Meios de transporte no Brasil ;

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Ilustrações;

·       Atividades contextualizadas a fim de fixar o aprendizado;

 

 

▪  Reconhecer os avanços tecnológicos como resultante da ação humana e ter acesso aos mesmos;

▪   Reconhecer a interdependência entre as relações socioeconômicas;

▪   Conhecer os diferentes meios de transportes e de comunicação relacionando-os à importância dos avanços científicos no decorrer do tempo;

 

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

  

▪   Compreensão da identidade brasileira como resultante das interações culturais, favorecendo o respeito  à diversidade;

 

▪  O conhecimento do meio físico e espacial e suas inter-relações com o ser humano como agente transformador;

 

 

 

▪  As regiões brasileiras;

* (Aspectos físicos, econômicos e humanos)

▪  Região Norte;

▪  região Nordeste;

▪  Região Sudeste;

▪  Região Sul;

▪  Região Centro-Oeste;

▪  Mapas

 

        Através de:

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

 

▪   Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

 

▪ 

 

 

 

             

 

 

ESCOLA MUNICIPAL PAULO ROBERTO DE MORAES LOUREIRO.

Professora : Lisânia R. da S. Ferreira     Turma: 501     Turno: 1º        Ano de Escolaridade: 5º

 

PLANEJAMENTO  2008                                             Disciplina :               Matemática

 

Tema Integrador : _____________________________________________________________________________________________

Projeto trabalhado : ____________________________________________________________________________________________

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   As operações matemáticas para resolução de situações problemas no cotidiano do aluno e nos processos de construção do raciocínio lógico;

 

▪   A aplicação do sistema de numeração conforme as necessidades do educando na resolução de situações problemas;

 

 

▪  Operações fundamentais (cálculos);

▪   Ordem e classe;

▪   Valor posicional

*  Absoluto e Relativo

▪  Composição e decomposição de números;

▪  Resoluções de cálculos ;

▪  Propriedades da adição e subtração;

 

·   Através de :

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Recorte e colagem;

·       Textos complementares e explicativos;

 

 

▪  Ler,escrever, comparar e ordenar números naturais nos sistemas de numeração romano e indo arábico;

▪   Resolver situações problema no dia-a-dia;

▪  

 

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Problematizar os fatos observados no cotidiano, interessando-se pela busca de explicações da visão e do mundo;

 

▪  Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio que estimula o interesse, a curiosidade para resolver problemas de organização;

 

 

 

 

▪ Expressão numérica;

▪  Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.

▪  Propriedades da multiplicação;

▪  Expressão numérica com as quatro operações;

*Expressão numérica com :

(  ), [  ] e {  }.

 

 

 

 

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Trabalho em grupo;

·       Jogos;

·       Gincanas;

·       Atividades envolvendo situações problemas;

·       Desafios;

▪  Utilizar as operações matemáticas ;

▪  Resolver expressões contendo as quatro operações sem ou com sinal de associação e usar a relação existente entre alguns fatores para facilitar o calculo mental;

▪  Compreender os cálculos matemáticos como parte integrante da vida humana;

▪  Utilizar os conceitos matemáticos para compreender e intervir na realidade;

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Vivência das formas geométricas do meio em que vive, estabelecendo representações e cálculos especiais;

 

▪  Reconhecimento da importância de cálculos matemáticos para a compreensão e intervenção na realidade;

 

▪  Aplicação numérica na sociedade de consumo;

 

 

▪  MMC e MDC;

▪  Sistema Monetário Brasileiro;

▪  Divisores de um numero natural;

▪  Noções de geometria;

▪  Números Primos.

     

 

 

 

 

·   Através de :

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Lista de compras;

·       Encartes de jornais;

·       Confecção de tabelas;

·       Construção de listas

* gasto mensal, produtos utilizados pela família etc

 

 

▪. Reconhecer e classificar as figuras de acordo com estudos anteriores;

▪  Aplicar o sistema de numeração conforme as suas necessidades nas

resolução de situações-problema;

▪  Assimilar conteúdos matemáticos, tomando-se de novas descobertas e desenvolvimento do raciocínio lógico;

▪  Desenvolver o raciocínio lógico de forma ordenada;

 

 

 

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Administrar as finanças do cotidiano como valorização do trabalho e sua aplicação coletiva e individual;

 

▪  Percepção da importância dos conceitos numéricos, relacionado à sua função social;

 

▪  Identificação dos conhecimentos matemáticos como meio de intervir em diversas situações da vida cotidiana;

 

 

 

 

 

 

▪  Números fracionários;

▪  Números decimais;

▪  Sistema de Medidas;

▪  Porcentagem;

▪  Operações com números decimais;

 

·   Através de :

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Recorte e colagem;

 

▪  Utilizar números naturais e racionais que representem quantidades nas mais diversas quantidades;

 

▪  Reconhecer e determinar a relação existente entre duas quantidades de grandezas por meio de frações;

 

▪  Identificar e utilizar os conhecimentos matemáticos como intervir  nas diferentes situações problemas do dia-a-dia;

 

 

 

 

 

 

 

 

             

              AVALIAÇÃO :

 

 

·       Através de atividades diversificadas realizadas em sala de aula pelos alunos;

·       Autonomia na construção de resolução de situações problemas;

·       Trabalhos individuais e em grupo;

·       Através de avaliações escritas e investigativas;

·       Recuperação paralela como alternativa de complementação de aprendizagem, através de atividades de fixação;