15/03/2010

potugues

Linguagem                                                                                          1º e 2º Bimestre

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Análise e interpretação de vários textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e frases;

 

▪   O ser humano interpretando e interagindo no mundo através das diferentes linguagens verbais e não-verbais, suas funções e possibilidades de uso.

 

 

 

 

 

▪   Leitura interpretativa;

  Ortografia;

▪   Construções de textos;

▪   Fonemas e letras;

▪   Classificação quanto ao número de sílabas;

▪   Substantivos

   * próprio e comum;

▪   Encontros vocálicos;

▪   Encontros consonantais;

▪   Dígrafos;

▪   Aplicação ortográfica.

   * emprego de ce / ci e se / si e cedilha.

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Produção textual ;

  * utilizar regras gramaticais nas situações que exigem uma norma culta.

Oralidade;

 

▪  Valorizar e ampliar os conhecimentos gramaticais;

▪   Reconhecer e identificar pontos básicos da língua portuguesa no meio em que vive;

▪   Utilizar variadas formas de registros, tendo a produção textual como principio;

▪   Identificar a linguagem da mídia no contexto social;

▪   Analisar e interpretar variados textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e textos;

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

  

▪   Compreensão do uso e função das palavras a partir de estudos morfológicos contextualizados;

 

▪   Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio mantendo a coesão e coerência textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;

 

 

 

▪   Acentuação;

▪   Sílaba tônica;

▪  Artigos;

   * definidos e indefinidos.

▪   Substantivos;

   * próprio, comum, simples, composto e coletivo.

▪   Substantivo;

   * gênero, número e grau.

▪   Ortografia;

* l / lh , r inicial, r brando e r entre vogais;

 

     

  Através de:

·       Pesquisas;

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Trabalho em grupo;

·       Ditado de frases;

·       Produção de textos.

·       Oralidade;

 

 

 

▪ Compreender como empregar e classificar palavras após explicação do professor;

▪   Interpretação e interação no mundo através de diferentes linguagens;

▪   Conscientizar-se da importância das condições de produção textual : gênero, objetivo e linguagem; 

 

 

                                                  Linguagem                                                                                           3º e 4º Bimestre

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio, mantendo a coerência e coesão textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;

 

▪   Apreensão das funções e usos das orações e períodos, a partir de estudos morfossintáticos em textos norteadores;

 

 

 

 

 

▪   Tipos de frases;

▪   Sinais de pontuação;

▪    Adjetivos;

   * grau.

▪   Pronomes pessoais;

   * do caso reto, oblíquo e de tratamento.

▪   Verbos;

   * tempos verbais;

▪   Ortografia

   * sc, x, xc.

▪   Cartas e poesias;

▪   Parlendas;

 

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Produção textual ;

·       Construção de cartas;

·       Atividades abordando o conceito envolvido;

·       Receitas;

 

 

▪   entender o significado das palavras mostradas por meio de sinais ou por meio de uma qualidade num contexto variado;

▪   Construir pequenos textos de modo apropriado;

▪   Investigar os vários tipos de textos a fim de preparar um pequeno texto conservando a coesão textual de forma coerente;

▪   Analisar e (re) estruturação de texto feito por ele mesmo, de forma crítica e criativa;

 

PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS

CONCEITOS ENVOLVIDOS

CONTEÚDOS  PROCEDIMENTAIS

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 

▪   Apreensão das funções e uso das orações e períodos a partir de estudos morfossintáticos;

 

▪   Compreensão do uso e função das palavras e/ou expressões denotativas e conotativas em textos diversos;

 

 

 

 

▪   Verbos auxiliares;

▪   Advérbio;

▪   Preposição;

▪   Sujeito e predicado;

▪   Interjeição;

 

 

·   Através de :

·       Utilização do livro didático;

·       Textos informativos e ilustrativos;

·       Pesquisas;

·       Reportagem em jornais;

·       Produção textual ;

·       Banco de palavras;

·       Gincana em grupo;

·       Atividades em geral;

·       Charges;

 

 

▪   Entender como empregar de acordo as frases convertendo-as ao tempo segundo a compreensão dos textos direcionados;

▪   Compreender como empregar e classificar adequadamente as palavras;

▪   Interpretar as informações de forma  a ser capaz de formar frases;

▪   Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes textuais do cotidiano;