Linguagem 1º e 2º Bimestre
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Análise e interpretação de vários textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e frases;
▪ O ser humano interpretando e interagindo no mundo através das diferentes linguagens verbais e não-verbais, suas funções e possibilidades de uso.
|
▪ Leitura interpretativa; ▪ Ortografia; ▪ Construções de textos; ▪ Fonemas e letras; ▪ Classificação quanto ao número de sílabas; ▪ Substantivos * próprio e comum; ▪ Encontros vocálicos; ▪ Encontros consonantais; ▪ Dígrafos; ▪ Aplicação ortográfica. * emprego de ce / ci e se / si e cedilha. |
· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Produção textual ; * utilizar regras gramaticais nas situações que exigem uma norma culta. Oralidade; |
▪ Valorizar e ampliar os conhecimentos gramaticais; ▪ Reconhecer e identificar pontos básicos da língua portuguesa no meio em que vive; ▪ Utilizar variadas formas de registros, tendo a produção textual como principio; ▪ Identificar a linguagem da mídia no contexto social; ▪ Analisar e interpretar variados textos a partir do adequado uso da entonação e grafia de palavras e textos; |
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Compreensão do uso e função das palavras a partir de estudos morfológicos contextualizados;
▪ Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio mantendo a coesão e coerência textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;
|
▪ Acentuação; ▪ Sílaba tônica; ▪ Artigos; * definidos e indefinidos. ▪ Substantivos; * próprio, comum, simples, composto e coletivo. ▪ Substantivo; * gênero, número e grau. ▪ Ortografia; * l / lh , r inicial, r brando e r entre vogais;
|
Através de: · Pesquisas; · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Trabalho em grupo; · Ditado de frases; · Produção de textos. · Oralidade;
|
▪ Compreender como empregar e classificar palavras após explicação do professor; ▪ Interpretação e interação no mundo através de diferentes linguagens; ▪ Conscientizar-se da importância das condições de produção textual : gênero, objetivo e linguagem;
|
Linguagem 3º e 4º Bimestre
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Exploração das características de textos diversos para elaboração de resumo próprio, mantendo a coerência e coesão textual, utilizando com propriedade a organização de parágrafos e frases;
▪ Apreensão das funções e usos das orações e períodos, a partir de estudos morfossintáticos em textos norteadores;
|
▪ Tipos de frases; ▪ Sinais de pontuação; ▪ Adjetivos; * grau. ▪ Pronomes pessoais; * do caso reto, oblíquo e de tratamento. ▪ Verbos; * tempos verbais; ▪ Ortografia * sc, x, xc. ▪ Cartas e poesias; ▪ Parlendas;
|
· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Produção textual ; · Construção de cartas; · Atividades abordando o conceito envolvido; · Receitas;
|
▪ entender o significado das palavras mostradas por meio de sinais ou por meio de uma qualidade num contexto variado; ▪ Construir pequenos textos de modo apropriado; ▪ Investigar os vários tipos de textos a fim de preparar um pequeno texto conservando a coesão textual de forma coerente; ▪ Analisar e (re) estruturação de texto feito por ele mesmo, de forma crítica e criativa; |
PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS | CONCEITOS ENVOLVIDOS | CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS | CONTEÚDOS ATITUDINAIS |
▪ Apreensão das funções e uso das orações e períodos a partir de estudos morfossintáticos;
▪ Compreensão do uso e função das palavras e/ou expressões denotativas e conotativas em textos diversos;
|
▪ Verbos auxiliares; ▪ Advérbio; ▪ Preposição; ▪ Sujeito e predicado; ▪ Interjeição;
|
· Através de : · Utilização do livro didático; · Textos informativos e ilustrativos; · Pesquisas; · Reportagem em jornais; · Produção textual ; · Banco de palavras; · Gincana em grupo; · Atividades em geral; · Charges;
|
▪ Entender como empregar de acordo as frases convertendo-as ao tempo segundo a compreensão dos textos direcionados; ▪ Compreender como empregar e classificar adequadamente as palavras; ▪ Interpretar as informações de forma a ser capaz de formar frases; ▪ Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes textuais do cotidiano; |