“Reciclando o Futuro”
Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada.
O ontem e o amanhã.” Mahatma Ghandi
1- Identificação:
Tema: “Reciclando o Futuro”
Período de duração: 1º trimestre
Alunos envolvidos: 2º/2º “A”, “B” e “C”
Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar e Direção Escolar.
2- Justificativa:
Os cuidados e a urgência em se preservar o meio ambiente, vem sendo muito difundido nos meios de comunicação, as crianças em meio a tantas informações sentem necessidade de se fazer algo pela sua realidade.
O presente projeto vem abordar a importância da conservação do meio ambiente e do reaproveitamento do lixo, através da contextualização com o conteúdo, envolvendo oficinas de artesanato (empreendedorismo).
O livro “O Grito Silencioso da Mata”, bem como a exposição, mostraram que cada um é responsável pelo presente e pelo futuro bem próximo e que pequenas atitudes podem resultar em um grande amanhã.
3- Competências:
- Ampliar a possibilidade de participação social a partir da apropriação da cultura, contribuindo para a formação plena de um cidadão crítico que seja responsável pelos seus atos individuais e coletivos, conscientes e conhecedores dos riscos, ativos e solidários para conquistar o bem da sociedade.
- Construir a identidade histórico - sócio - cultural do aluno a partir das várias instituições sócio vivenciais na qual o mesmo está inserido cotidianamente: família, escola e comunidade.
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático
- Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento, os conceitos e procedimentos matemáticos abordados neste ciclo.
4- Habilidades:
- Refletir sobre as questões sociais.
- Criar a prática de análise das questões do cotidiano.
- Contextualizar os conteúdos.
- Perceber a relação direta que existe entre plantas e meio ambiente, dentro de um contexto sócio-educativo.
- Utilizar material e técnica adequados à situação e objetivos desejados.
- Posicionar-se criticamente sobre os temas discutidos, percebendo a diversidade de argumentos sobre os mesmos, compreendendo os motivos de tais diferenças.
- Identificar as transformações do ecossistema, estabelecendo sua dinâmica e as relações dos elementos vivos entre si e os seres não vivos.
- Incentivar a criatividade propondo aos alunos atividades prazerosas.
- Perceber as relações de poder na sociedade, atentando para as formas desiguais de organização do trabalho e da sociedade, ao longo do tempo em diferentes espaços.
5- Sugestão de atividades:
· Primeiro momento: Explorar as atividades já mencionadas no projeto “O grito silencioso da Mata”, que englobam: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes.
· Segundo momento: Fazer com as crianças uma produção coletiva em homenagem ao autor, pelo grande exemplo. Nessa produção podem ser explorados elementos como: rima, descrição, paródia etc.
· Terceiro momento: Confeccionar vários objetos com materiais recicláveis, como por exemplo: jogo da velha, biloquê, porta-treco, carrinhos, porta-temperos, dominó, porta-retratos, porta-lápis etc.
6- Recursos:
Humanos: Coordenadores pedagógicos, professores, auxiliares de sala, Preev, auxiliares de serviços gerais, supervisão pedagógica e direção escolar.
Materiais: papéis diversos, EVA, tintas, lápis (cor e cera), tesoura, cola, colorida, retalhos e sucatas em geral.
7- Avaliação:
Os alunos serão avaliados considerando a participação, o envolvimento nas atividades, bem como através de cálculos matemáticos, produções e leitura de textos diversos e trabalhos em equipe.
8- Culminância:
A culminância se dará com a exposição dos objetos confeccionados pelos alunos. O autor do livro será convidado para prestigiar a exposição dos alunos e receber um certificado dos mesmos.
Data prevista para a culminância: 28/03/2008 (sexta-feira)