13/03/2010

Projeto Arraiá da Família - CONTRIBUIÇÃO JULIA

 

 

 

 

Projeto Arraiá da Família

 

1 - Identificação

Tema: Onde as famílias de diferentes culturas se encontram

Período de duração:

Alunos envolvidos: 1º, 2º e 3º ciclos.

Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica, Supervisão Pedagógica e Direção Escolar.

 

 

 

Tema : Onde as famílias de diferentes culturas se encontram

 

Identificação: Conhecer as tradições folclóricas das famílias dos diferentes povos que compõe a cultura do nosso país.

 

Justificativa: 

As festas juninas  são manifestações do nosso folclore . São comemorações repletas de alegria que proporcionam a sociabilidade e a integração da comunidade escolar.

 

Competências/ Habilidades

 

·       Resgatar a importância da família e das diferentes culturas existentes em nosso país:

·       Valorizar as manifestações folclóricas;

·       Despertar a preservação ambiental;

·       Evidenciar as diversidades regionais;

·       Levar a comunidade escolar a conhecer e respeitar as diferentes manifestações religiosas;

·       Desenvolver a afetividade, a expressão corporal, a expressão oral, musical, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;

 

Sugestão de atividades:

 

·       Decorar  tematicamente  as salas  em conjunto com as crianças confeccionando enfeites de porta , bandeirolas , capa para portifolio de atividades, maquetes , recortes, colagens , atividades de pintura , desenho entre outros;

·       Estimular  a vontade e a curiosidade dos alunos em participarem da festa da família colocando nos murais internos frases convidativas tais como: “ Está chegando a arraial da Família”, “ Estamos preparando uma desta inesquecível” ;

·       Realizar atividades com comidas típicas na cozinha experimental sendo que cada sala fará um prato típico e servirá para as outras turmas;

·       Realizar uma gincana e  um desfile entre as turmas dos diferentes ciclos motivando as crianças a participarem do arraial , além da exposição de objetos que remetam às culturas que compõe a nossa identidade.

·       Ensaios  das apresentações culturais de cada turma- as apresentações envolverão tanto danças quanto outras manifestações das culturas a serem trabalhadas.

·       Convite em forma de sanfona - em anexo

·       Sugestão de  uniforme do corpo docente e administrativo :  Uma camiseta com uma família multi-étinica em  volta de uma fogueira  e bandeirolas situada sobre  um globo terrestre.