Projeto Arraiá da Família
1 - Identificação
Tema: Onde as famílias de diferentes culturas se encontram
Período de duração:
Alunos envolvidos: 1º, 2º e 3º ciclos.
Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica, Supervisão Pedagógica e Direção Escolar.
Tema : Onde as famílias de diferentes culturas se encontram
Identificação: Conhecer as tradições folclóricas das famílias dos diferentes povos que compõe a cultura do nosso país.
Justificativa:
As festas juninas são manifestações do nosso folclore . São comemorações repletas de alegria que proporcionam a sociabilidade e a integração da comunidade escolar.
Competências/ Habilidades
· Resgatar a importância da família e das diferentes culturas existentes em nosso país:
· Valorizar as manifestações folclóricas;
· Despertar a preservação ambiental;
· Evidenciar as diversidades regionais;
· Levar a comunidade escolar a conhecer e respeitar as diferentes manifestações religiosas;
· Desenvolver a afetividade, a expressão corporal, a expressão oral, musical, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
Sugestão de atividades:
· Decorar tematicamente as salas em conjunto com as crianças confeccionando enfeites de porta , bandeirolas , capa para portifolio de atividades, maquetes , recortes, colagens , atividades de pintura , desenho entre outros;
· Estimular a vontade e a curiosidade dos alunos em participarem da festa da família colocando nos murais internos frases convidativas tais como: “ Está chegando a arraial da Família”, “ Estamos preparando uma desta inesquecível” ;
· Realizar atividades com comidas típicas na cozinha experimental sendo que cada sala fará um prato típico e servirá para as outras turmas;
· Realizar uma gincana e um desfile entre as turmas dos diferentes ciclos motivando as crianças a participarem do arraial , além da exposição de objetos que remetam às culturas que compõe a nossa identidade.
· Ensaios das apresentações culturais de cada turma- as apresentações envolverão tanto danças quanto outras manifestações das culturas a serem trabalhadas.
· Convite em forma de sanfona - em anexo
· Sugestão de uniforme do corpo docente e administrativo : Uma camiseta com uma família multi-étinica em volta de uma fogueira e bandeirolas situada sobre um globo terrestre.